Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more ➡
Download
Standard view
Full view
of .
Add note
Save to My Library
Sync to mobile
Look up keyword or section
Like this
8Activity
×
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Aula 01

Aula 01

Ratings: (0)|Views: 985|Likes:
Published by thunderforceIV

More info:

Published by: thunderforceIV on Jun 24, 2012
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See More
See less

07/10/2013

pdf

text

original

 
CURSO ON-LINE – ADM PÚBLICA EM EXERCÍCIOS – AFRFB E AFTPROFESSOR: RAFAEL ENCINAS
 
Prof. Rafael Encinas 
www.pontodosconcursos.com.br
 
1
 
Aula 01
Olá, Pessoal!Sejam bem-vindos ao curso de Administração Pública em Exercícios paraAFRFB e AFT. O início do curso foi adiado em uma semana porque não haviaatingido o quórum mínimo de alunos, por isso nosso cronograma será de setesemanas a partir do dia 23/11.Como havia proposto na aula demonstrativa, serão três simulados de 10questões por aula, mais uma questão discursiva. Tentarei ao máximo não usarquestões dos cursos que já dei no Ponto para AFRFB e AFT, pois é interessanteque vocês tentem resolver as provas com questões com as quais ainda nãotiveram contato.Boa Aula!
Sumário
1QUESTÕES COMENTADAS ..................................................................................... 2
1.1S
IMULADO
1 ..................................................................................................... 21.2S
IMULADO
2 ................................................................................................... 251.3S
IMULADO
3 ................................................................................................... 481.4Q
UESTÃO
D
ISCURSIVA
....................................................................................... 68
2LISTA DAS QUESTÕES ........................................................................................ 71
2.1S
IMULADO
1 ................................................................................................... 712.2S
IMULADO
2 ................................................................................................... 762.3S
IMULADO
3 ................................................................................................... 812.4Q
UESTÃO
D
ISCURSIVA
....................................................................................... 85
3GABARITO ......................................................................................................... 854PONTOS IMPORTANTES DA AULA ....................................................................... 86
 
CURSO ON-LINE – ADM PÚBLICA EM EXERCÍCIOS – AFRFB E AFTPROFESSOR: RAFAEL ENCINAS
 
Prof. Rafael Encinas 
www.pontodosconcursos.com.br
 
2
 
1
 
Questões Comentadas
1.1
 
S
IMULADO
1
1.
 
(MINHA AUTORIA) O Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estadoclassificou as atividades estatais em quatro setores. A esse respeito, assinalea opção incorreta.a) O núcleo estratégico corresponde à cúpula do Poder Executivo Federal.b) No núcleo estratégico, a efetividade é mais importante que a eficiência.c) Nas atividades exclusivas, nos serviços não exclusivos e na produção debens para o mercado, a eficiência é mais importante que a efetividade.d) As atividades exclusivas do Estado são caracterizadas pelo PoderExtroverso – o poder de regulamentar, fiscalizar, fomentar.e) O setor de serviços não-exclusivos corresponde ao setor em que estápresente o poder de Estado, que atua simultaneamente com outrasorganizações públicas não-estatais e privadas.O Plano Diretor identificou quatro segmentos de organização do Estado, formasde relacionamento com a sociedade, no que concerne à distribuição deresponsabilidades. Segundo o Documento:
 
Núcleo Estratégico
: Corresponde ao governo, em sentido lato. É osetor que define as leis e as políticas públicas, e cobra o seucumprimento. É, portanto, o setor onde as decisões estratégicas sãotomadas. Corresponde aos Poderes Legislativo e Judiciário, ao MinistérioPúblico e, no poder executivo
[a]
, ao Presidente da República, aosministros e aos seus auxiliares e assessores diretos, responsáveis peloplanejamento e formulação das políticas públicas. Aqui, as decisõesdevem ser as melhores, atender ao interesse nacional e ter efetividade.O regime de propriedade deve ser necessariamente estatal.
 
Atividades Exclusivas
: É o setor em que são prestados serviços que sóo Estado pode realizar. São serviços em que se exerce o poderextroverso do Estado – o poder de regulamentar, fiscalizar, fomentar
[c]
. Como exemplos, temos: a cobrança e fiscalização dos impostos, apolícia, a previdência social básica, o serviço de desemprego, afiscalização do cumprimento de normas sanitárias, o serviço de trânsito,a compra de serviços de saúde pelo Estado, o controle do meioambiente, o subsídio à educação básica, o serviço de emissão depassaportes, etc. A propriedade só pode ser também estatal.
 
CURSO ON-LINE – ADM PÚBLICA EM EXERCÍCIOS – AFRFB E AFTPROFESSOR: RAFAEL ENCINAS
 
Prof. Rafael Encinas 
www.pontodosconcursos.com.br
 
3
 
 
Serviços Não-Exclusivos
: Corresponde ao setor onde o Estado atuasimultaneamente com outras organizações públicas não-estatais eprivadas. As instituições desse setor não possuem o poder de Estado.Este, entretanto, está presente porque os serviços envolvem direitoshumanos fundamentais, como os da educação e da saúde, ou porquepossuem “economias externas” relevantes
[e]
, na medida em queproduzem ganhos que não podem ser apropriados por esses serviçosatravés do mercado. As economias produzidas imediatamente seespalham para o resto da sociedade, não podendo ser transformadas emlucros. São exemplos deste setor: as universidades, os hospitais, oscentros de pesquisa e os museus. A situação ideal de propriedade é,nesse caso, a pública não-estatal.
 
Produção de Bens e Serviços para o Mercado
: Corresponde à áreade atuação das empresas. É caracterizado pelas atividades econômicasvoltadas para o lucro que ainda permanecem no aparelho do Estadocomo, por exemplo, as do setor de infra-estrutura. Estão no Estado sejaporque faltou capital ao setor privado para realizar o investimento, sejaporque são atividades naturalmente monopolistas, nas quais o controlevia mercado não é possível, tornando-se necessário no caso deprivatização, a regulamentação rígida. Aqui a propriedade privada é aregra.A letra “A” é errada porque o núcleo estratégico corresponde à cúpula dos trêspoderes, e não apenas ao Executivo.A letra “B” é certa. Já vimos o seguinte trecho do Plano Diretor na AulaDemonstrativa:
Nestes termos, no núcleo estratégico, em que o essencial é a correção das decisões tomadas e o princípio administrativo fundamental é o da efetividade, entendido como a capacidade de ver obedecidas e implementadas com segurança as decisões tomadas, é mais adequado que haja um misto de administração pública burocrática e gerencial.
Ainda segundo o Plano:
No núcleo estratégico, o fundamental é que as decisões sejam as melhores,e, em seguida, que sejam efetivamente cumpridas.
A efetividade é mais importante que a eficiência 
. O que importa saber é, primeiro, se as decisões que estão sendo tomadas pelo governo atendem eficazmente ao interesse nacional, se correspondem aos objetivos mais gerais aos quais a sociedade brasileira está voltada ou não. Segundo, se, uma vez tomadas as decisões, estas são de fato cumpridas.

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->