Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Look up keyword
Like this
2Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Ferramentas Encontradas Em Ilha Mostram a Diversidade Dos Primeiros Colonizadores - Fabio Grossi dos Santos

Ferramentas Encontradas Em Ilha Mostram a Diversidade Dos Primeiros Colonizadores - Fabio Grossi dos Santos

Ratings: (0)|Views: 75 |Likes:
Published by Arqueologia Digital

More info:

Categories:Types, Research, Science
Published by: Arqueologia Digital on Jun 24, 2012
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

02/09/2014

pdf

text

original

 
FERRAMENTAS ENCONTRADAS EM ILHA MOSTRAM A DIVERSIDADEDOS PRIMEIROS COLONIZADORES
BBC News
1
 Traduzido por Fabio Grossi dos Santos
2
 
As pontas farpadas podem até ter sido pontas de flechas, o que recuaria o primeiro uso conhecido de flechas em milhares de anos.
Conjuntos de Ferramentas e remanescentes animais de aproximadamente 12.000 anosatrás, encontrados em ilhas ao largo da costa da Califórnia, deram uma visão notável sobrea vida dos primeiros americanos.
 
As descobertas mostram a fina tecnologia e rica economia marítima que existiram lá. Asferramentas variam significativamente das principais culturas do continente dessa época, como aClovis
3
.As descobertas, relatadas na Revista Science, sugerem também que, em vez de uma rotaterrestre para a América do Sul, os primeiros humanos podem ter usado rotas costeiras. Uma
1
Matéria exibida em 4 de Março de 2011 no site da BBC News.
2
Historiador e Arqueólogo: pesquisador do MAPA – Museu de Arqueologia e Paleontologia deAraraquara/SP, Brasil.
3
Nome da Cultura Arqueológica que caracteriza os grupos humanos mais antigos que colonizaram ocontinente americano. Entretanto, hoje, tal fato é contestado devido a sítios mais antigos encontrados em todasas Américas. O marcador principal dessa cultura arqueológica é sua distinta ponta de projétil, que secaracteriza por um sulco central, ou canaleta, ao longo de ambas as faces e arestas bem trabalhadas. Asmedidas típicas da lâmina são 10-13 cm de comprimento por 4 cm de largura e era produzida por umacombinação do lascamento por percussão e pressão. A canaleta central na lâmina permitiu empunha-la numeixo de uma lança de madeira, fazendo dela uma excelente arma. Recebe esse nome por causa do lugar ondefoi encontrado seu primeiro sítio, no Novo México, EUA.(http://www.umanitoba.ca/faculties/arts/anthropology/manarchnet/chronology/paleoindian/clovis2.html-ultimo acesso em maio de 2012)
 
equipe que estuda as Ilhas do Canal da Califórnia
4
, em sua costa sul, descobriu que as ilhasmostram evidencias de diferenças, tanto na tecnologia quanto na dieta, mesmo entre as poucasilhas.
“Na ilha San Miguel, encontramos muitas ferramentas notáveis, mas os materiais animaiseram em grande parte de marisco”,
disse Torben Rick, um antropólogo do
Smithsonian Instituicion
, em Washington DC.
“Em Santa Rosa, esse sítio foi dominado por remanescentes deaves e um pouco de um mamífero do mar e alguns remanescentes de peixes...e nenhum molusco,entretanto. O interessante, é que isso nos mostra que as pessoas de lá não estavam somentetendo uma vida costeira, mas eles estavam aproveitando de todos os recursos que lhes eramdisponíveis; tinha uma economia marítima muito diversificada”.
 As ferramentas que a equipe encontrou, guardam a maior surpresa, entretanto, na medida emque diferem significativamente daquelas das culturas do continente, como Clovis e Folsom.Pontas encontradas nas ilhas – que poderiam até ser pontas de flechas – são finas, serrilhadas, etem pontas farpadas, que mostram um impressionante trabalho artesanal para o período. Asferramentas do interior são pontas com canaletas, e é sabido que elas eram usadas para caçargrandes animais, incluindo o mamute coberto de lã. As pontas da ilha eram tão delicadas quequase certamente eram usadas na caça de peixe. Além disso, muitas delas não reaparecem noregistro arqueológico.
“Essas pontas são extremamente delicadas, ferramentas finamente fabricadas que nãoocorrem em períodos posteriores”,
disse Dr. Rick.
“Encontrar esses tipos de ferramentas emtodos os três desses sítios arqueológicos, realmente sugere um grupo similar de pessoas, emtermos de tecnologia e subsistência – e eram muito diferentes das que vieram depois”.
 Dr. Rick disse que as evidências apoiaram a idéia de que as ilhas eram acampamentos decurto prazo ou sazonais, ao invés de assentamentos permanentes. A equipe também encontrouum pedaço de obsidiana nas ilhas.
“A fonte de obsidiana Coso está no continente, a algumascentenas de quilômetros de distância, por isso sabemos que eles estavam participando de redesde troca de longa distância”,
disse ele.
“Mais surpresas”
Um modelo de longa data, da exploração e povoamento humano das Américas afirma que,depois de atingir a América do Norte através do Estreito de Bering, ao largo do Alasca, umempurrão combinado ao sul levou os primeiros humanos, incluindo a Cultura Clovis, para partesdo interior do Continente da América do Sul. Mas o antropólogo Tom Dillehay, da
Vanderbilt University
, disse que os achados das Ilhas Canal faziam parte de um corpo de evidências contraessa história simplista.
4
Trata-se de um conjunto de oito ilhas localizadas no Oceano Pacífico, ao largo da Costa sul da Califórnia, aolongo do canal de Santa Bárbara, no EUA. Cinco das Ilhas fazem parte do Parque Nacional das Ilhas doCanal. (http://en.wikipedia.org/wiki/Channel_Islands_of_California; ultimo acesso em maio de 2012)

You're Reading a Free Preview

Download
scribd
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->