Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Look up keyword
Like this
6Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Concreto Protendido

Concreto Protendido

Ratings: (0)|Views: 292 |Likes:
Published by Adair da Rosa
Artigo Acadêmico apresentado ao curso de Engenharia Civil como parte de avaliação interdisciplinar - 2011
Artigo Acadêmico apresentado ao curso de Engenharia Civil como parte de avaliação interdisciplinar - 2011

More info:

Published by: Adair da Rosa on Jun 26, 2012
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

09/15/2014

pdf

text

original

 
Análise do concreto protendido na construção civil
BARBIERI, Romano Junior Silva
1
 DA ROSA, AdairDOS SANTOS, Ivan Ferreira PintoSOUSA, BismarkVIEIRA, Rafael ViniciusRESUMOO concreto protendido traz consigo inovações arquitetônicas, possibilitando aprodução de projetos mais ousados antes impossíveis pelas limitações do concretoconvencional. As vantagens da protensão são inúmeras e justificam seu empregomundialmente para a execução de projetos arquitetônicos convencionais e arrojadosde pequeno, médio e grande porte. Neste artigo serão citadas obras que usaram oconcreto protendido, algumas recentes e importantes para Belo Horizonte. Serátambém explicado como se aplica a protensão ao concreto e a tecnologia usadapara que isso aconteça.PALAVRAS-CHAVE: Concreto, protensão, cordoalha, viga, estrutura.1
 –
INTRODUÇÃOProtender uma estrutura de concreto, além de elevar ao máximo a sua performance,trabalhando a melhor característica do concreto, a resistência à compressão, diminuiou até elimina os poros e fissuras de retração do concreto, protegendo a armadura eaumentando a vida útil do concreto.Segundo Veríssimo e César Jr (1998), a utilização de estruturas de concretoprotendido consagrou-se no Brasil, nas últimas décadas, como técnica construtiva.Esse fato pode ser comprovado por meio do grande número de obras civisrealizadas, desde silos e tanques, passando por pontes e viadutos, até edifícios detodos os tipos, incluindo obras com mais de 40 anos.
1
Alunos do primeiro período do curso de Engenharia Civil, do Centro Universitário Newton Paiva.Orientador: Professor José Francisco Vilela Rosa.
 
2
A protensão do concreto resulta em estruturas com baixa ou nenhuma necessidadede manutenção ao longo de sua vida útil, além de permitir outras características queserão mostradas neste artigo.Este trabalho teve como objetivo pesquisar sobre concreto protendido e apresentar oconceito, funcionamento, usos e vantagens deste concreto de alto desempenhoutilizado em obras recentes e importantes para Belo Horizonte, tais como asedificações da Cidade Administrativa de Minas Gerais e o Boulevard Arrudas.Por que protender? Segundo a Rudloff (2011):
Protender uma estrutura de concreto é fazer uso de uma tecnologiainteligente, eficaz e duradoura. Inteligente, pois permite que se aproveite aomáximo a resistência mecânica dos seus principais materiais constituintes, oconcreto e o aço, reduzindo assim suas quantidades; eficaz, devido à suasuperioridade técnica sobre soluções convencionais, proporcionandoestruturas seguras e confortáveis; duradoura, porque possibilita longa vidaútil aos seus elementos. [...]As vantagens da tecnologia são diversas e justificam o seu empregomundialmente, para a execução de projetos arquitetônicos convencionais earrojados, em obras de pequeno, médio e grande porte.
Este artigo foi formulado com base em pesquisas bibliográficas em obras literáriasque tratam do assunto, sites de empresas especializadas e conceituadas nomercado, bem como pesquisa de campo em visita técnica realizada à obra emandamento do Boulevard Arrudas em Belo Horizonte
 –
MG.2 - CONCEITO DE PROTENSÃONo dicionário Aurélio, citado por Veríssimo e César Jr (1998), encontra-se a seguinte
definição para a palavra protensão: “Processo pelo qual se aplicam tensões préviasao concreto.” A definição está correta, entretanto o significad
o de protensão é bemmais amplo, pois na engenharia a protensão é aplicada a peças estruturais emateriais de construção.Pode-se ilustrar o princípio da protensão por meio de um exemplo clássico bastantesignificativo, antes de abordar a protensão no concreto propriamente dito.
 
3
Imagine, por exemplo, a situação em que uma pessoa carrega um conjunto de livrosna forma de uma fila horizontal, conforme demonstra a figura 1. Para que os livrossejam levantados, sem que caiam, é necessário aplicar uma força horizontal deforma que sejam comprimidos uns contra os outros, produzindo assim forças deatrito capazes de superar o peso próprio do conjunto.
Figura 1- Introdução de um estado prévio de tensões numa fila de livrosFonte: Concreto protendido: Fundamentos básicos. 4. ed. 1998. pag. 1.
3
 –
A PROTENSÃO APLICADA AO CONCRETOSabe-se que o concreto tem resistência à tração várias vezes inferior à resistência àcompressão e que medidas são necessárias para evitar ou controlar a fissuração.Então, segundo Hanai (2005),
a protensão pode ser empregada como um meio dese criar tensões de compressão prévias nas regiões onde o concreto seriatracionado em consequência das ações sobre a estrutura.
 Além disso, segundo Hanai (2005), a protensão é utilizada como meio desolidarização de partes menores de concreto armado para compor sistemasestruturais, lembrando o exemplo da fila horizontal de livros, pode-se concluir pelaviabilidade de se compor uma viga de concreto protendido, a partir de "fatias" ouaduelas pré-moldadas de concreto armado conforme ilustrado na figura 2.Para esse caso, recorre-se a um sistema de protensão que possibilite a introduçãoda armadura que vai produzir a força normal necessária, assim como a ancoragemdessa armadura nas extremidades da viga.

Activity (6)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 thousand reads
1 hundred reads
fabi_mansur liked this
fabi_mansur liked this
Augusto Gonzales liked this
Katrina Anderson liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->