Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Look up keyword
Like this
1Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Artigo @ GB

Artigo @ GB

Ratings: (0)|Views: 5|Likes:
Published by Francieli Schmidt

More info:

Published by: Francieli Schmidt on Jun 26, 2012
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

08/14/2014

pdf

text

original

 
 
UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS
ENGENHARIA CIVIL
Disciplina de Materiais de Construção Civil I – 2012/1 – Turma 23
1
Ensaio de Tijolos e Blocos Cerâmicos
Testing of Ceramic Bricks and Blocks 
Francieli Schmidt (1); Guilherme Dal Zotto (2); Laila Hamad (3); Mateus Rocha (4)
(1); (2); (3); (4), Graduandos de Engenharia Civil, Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS 
Resumo
Na construção de estruturas em alvenaria, podem ser utilizados como elementos estruturais, blocoscerâmicos que devem apresentar determinadas características e propriedades, como a identificação dofabricante sem que prejudique seu uso estabelecido em normas que venham a garantir o seu desempenho.Para obter o mesmo, é necessário que sejam feitos estudos mais detalhados e análises das propriedadesdesejadas. Portanto, este trabalho faz um estudo das características de três tipos de blocos cerâmicos: obloco estrutural, bloco de vedação com 6 furos e o bloco maciço, e apresenta a comparação dos resultadoscom as exigências das normas técnicas vigentes, citadas abaixo. Os blocos cerâmicos foram submetidos àanálise dimensional (formas e dimensões), resistência à compressão e determinação da massa seca paraavaliação da sucção e absorção de água. Todos os ensaios foram realizados no Laboratório de Materiais deConstrução Civil da UNISINOS, com a orientação da engenheira responsável e dos laboratoristas.
Palavra-Chave: estruturas em alvenaria, blocos cerâmicos, análise dimensional, resistência do tijolo.
Abstract
In the construction of masonry structures can be used as structural elements, ceramic blocks thatmust have certain characteristics and properties, as the identification of manufacturer without adverselyaffecting their use established in rules that will guarantee its performance. For the same, it is necessary to bemade further studies and analysis of the desired properties. Therefore, this paper makes a study of thecharacteristics of three types of ceramic blocks: the building block, block fence with 6 holes and the solidblock, and presents a comparison of results with the requirements of the current technical standards, listedbelow. The ceramic blocks were analyzed dimensional (shape and dimensions), compressive strength anddry mass determination for evaluation of the suction and water absorption. All assays were performed at theLaboratory of Building Materials UNISINOS, with guidance from the responsible engineer and laboratoryworkers.
Keywords:
 
masonry structures, ceramic blocks, dimensional analysis, strength of brick.
 
 
UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS
ENGENHARIA CIVIL
Disciplina de Materiais de Construção Civil I – 2012/1 – Turma 23
2
1. Introdução
Os blocos cerâmicos são um dos componentes principais de qualquer construçãode alvenaria, podendo ser classificado como estruturais ou de vedação. Devido aabundância da matéria-prima para fabricação dos blocos cerâmicos, a argila, classifica aindústria cerâmica como uma das mais antigas do mundo, por existirem vestígios antigosdatados de pelo menos 7500 a.C..O Brasil é um dos maiores produtores de cerâmica vermelha, ao lado de paísescomo China, Espanha e Itália. Porém, o País consome quase toda sua produção que estádistribuída principalmente na região sudeste, sul e nordeste. O seu emprego hoje não serestringe somente a construções populares.O processo de fabricação dos blocos cerâmicos, na maioria das vezes, se dá pelamistura de dois ou mais tipos de argila com o acréscimo de água. Em seguida, a misturaresultante é homogeneizada e transportada para uma matriz onde as peças serão,dependendo da conformação da argila, extrudadas ou prensadas. Após essa etapa, osblocos são submetidos a um processo de secagem e na etapa seguinte são queimadosaté uma temperatura especificada e em seguida, resfriados. A qualidade da cerâmica vai depender da matéria-prima utilizada na sua fabricaçãoe do processo produtivo. Cada tipo de cerâmica vai apresentar suas características emfunção do uso para a qual está sendo produzida. A qualidade das mesmas pode ser analisada através de ensaios descritos em normas técnicas e os resultados podem ser comparados com os valores padrão destas normas.
2. Objetivo
O objetivo deste trabalho é estabelecer métodos para a execução dos ensaios dosblocos cerâmicos estruturais e de vedação e determinar a qualidade e conformidade dosblocos estudados em relação às especificações das normas brasileiras para os blocoscerâmicos.
 
 
UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS
ENGENHARIA CIVIL
Disciplina de Materiais de Construção Civil I – 2012/1 – Turma 23
3 
3. Desenvolvimento3.1 Materiais e Métodos
Para a realização dos ensaios foram feitas análises em três tipos de blocoscerâmicos diferentes: bloco cerâmico de vedação com seis furos (V), bloco cerâmicomaciço (M) e bloco cerâmico estrutural (E). Foram utilizadas seis amostras de cada tipode bloco, totalizando 18 unidades.Os ensaios foram realizados de acordo com as normas citadas acima, as quaisestipulam os métodos de avaliação de blocos cerâmicos a partir de um estudo dosresultados de massa seca e massa úmida para o cálculo do índice de absorção de água,resistência à compressão e conformidade metrológica das dimensões e formas que osmesmos devem apresentar.Os equipamentos e instrumentos utilizados foram: prensa universal de ensaiosmecânicos, paquímetro digital, estufa com faixa de operação 50ºC a 300ºC, esquadrometálico e balança digital. Para a realização do capeamento das faces dos blocos, exigidoem norma, foi utilizado o Cimento Portland CP, além de espátula, areia, água, misturador.Todos os ensaios foram realizados no Laboratório de Materiais de Construção Civilda Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS.
Figura 1 – Blocos ensaiados (na ordem: blocos estrutural, maciço e de vedação com 06 furos)
 
3.2 Ensaios
3.2.1 Conformidade metrológica das dimensões e formas

You're Reading a Free Preview

Download
scribd
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->