Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Save to My Library
Look up keyword
Like this
8Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
TRELIÇAS

TRELIÇAS

Ratings: (0)|Views: 744 |Likes:
Published by Tatiano Brollo

More info:

Published by: Tatiano Brollo on Jun 27, 2012
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

10/07/2013

pdf

text

original

 
CENTRO DE CIÊNCIAS EXTATAS E TECNOLOGIACURSO: ENGENHARIA MECÂNICAESTÁTICA DOS CORPOS RÍGIDOSPROFESSORA: HENRIETTE MANFREDINI BARONITRELIÇASTatiano BrolloCAXIAS DO SUL, 23 DE MAIO DE 2012.
 
Conceito:
Denomina-se treliça plana, o conjunto de elementos de construção interligadosentre si sob forma geométrica triangular, através de pinos, soldas, rebites, parafusos, quevisam formar uma estrutura rígida, com a finalidade de resistir a esforços normais apenas. A denominação treliça plana deve-se ao fato de todos os elementos doconjunto pertencerem a um único plano.Dois métodos de dimensionamento podem ser utilizados para as treliças:• Método dos Nós ou Método de Cremona• Método de Ritter ou Método das Seções (analíticos e usados com maior frequência)O comportamento das treliças pode ser comparado ao das vigas submetidas àflexão simples. Geralmente para uma treliça bi-apoiada, por exemplo, teremos os banzossuperiores (barras da camada superior) comprimidos e os banzos inferiores (barras dacamada inferior) tracionados. As barras montantes (verticais) ou diagonais poderão seapresentar com um ou outro modo de solicitação (tração ou compressão). No caso de detreliças em forma triangular, banzo superior é chamado de perna; banzo inferior, de linha;diagonal, de asna e montante, de pendural. As formas das treliças são muito variáveis, tanto no arcabouço externos quanto noarranjo interno de seus elementos, o que estará, na maior parte das vezes, associado àsfunções de uso e emprego. Pelas razões ligadas ao fenômeno da Flambagem, édesejável que as barras mais compridas estejam destinadas aos esforços de tração e asmais curtas se destinem a combater esforços de compressão. Porém, do ponto de vistaprático, esse intento muitas vezes pode não ocorrer. Isto vai depender também danatureza do material empregado na construção da treliça.
 
Materiais:
 A treliça pode ser feita com qualquer material que ofereça alguma resistência mecânicaMadeira:Tesoura; Howe ou Inglesa; Marquesa ou Marquise; Bowstring; PolonceauMetálicas:Pratt; Poonceau; Warren; Baltmore; Cruz de Santo André ou Cruzada; Arcada (com ousem tirante); Fink; "K"; Shed.Concreto: Alma Cheia (com ou sem vazamento); Vierendeel; Barra-e-cabo. Até com tubo de papelãoé possível construir uma treliça.

Activity (8)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 thousand reads
1 hundred reads
Camila de Paula liked this
Camila de Paula liked this
jottaz liked this
angelmp liked this
reisferreira__ liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->