Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Look up keyword
Like this
1Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Osc Il Adores

Osc Il Adores

Ratings: (0)|Views: 25|Likes:
Published by Adriano Aurélio

More info:

Published by: Adriano Aurélio on Jun 28, 2012
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

10/13/2013

pdf

text

original

 
Osciladores - O que é preciso saber? (ART499)
Escrito por Newton C. BragaSáb, 11 de Junho de 2011 10:16 -
Osciladores são configurações encontradas em praticamente todos os circuitos eletrônicos.Gerando sinais com as mais diversas freqüências e formas de onda os osciladores são críticose exigem cuidados especiais na sua escolha conforme a aplicação. Veja neste artigo comofuncionam os principais osciladores, que tipos de sinais geram e onde são usados. Osciladores são circuitos que geram sinais. Partindo de uma fonte de corrente contínua ososciladores produzem sinais variáveis cuja freqüência e forma de onda depende de suaconfiguração. Pra gerar sinais e, portanto funcionar como osciladores podemos ter as mais diversasconfigurações que recebem nomes de acordo com a sua arquitetura ou o nome de seu criador. Os osciladores podem ser separados em dois grandes grupos: 
a) Osciladores com elementos ativos
Nos osciladores com elementos ativos temos um dispositivo amplificador e uma rede derealimentação positiva, conforme mostra a figura 1. Saída do amplificadorPara a sua operação uma pequena parcela do sinal de saída é aplicada à entrada de modo a
1 / 13
 
Osciladores - O que é preciso saber? (ART499)
Escrito por Newton C. BragaSáb, 11 de Junho de 2011 10:16 -
haver um processo de realimentação que determina a freqüência e a forma de onda do sinalgerado. Para que este tipo de oscilador funcione o ganho da etapa amplificadora deve sermaior do que 1. b) Osciladores com dispositivos de resistência negativa Nestes osciladores, o elemento básico é um dispositivo que tenha uma característica deresistência negativa, conforme mostra a figura 2. Resistência negativa.O sinal é gerado quando o dispositivo dispara, de modo que um pequeno aumento da tensãoproduz uma queda na corrente (o que contraria a Lei de Ohm) e que portanto representa umaresistência negativa. Analisemos os principais tipos de osciladores com suas principais aplicações. 
1. Oscilador de Relaxação
2 / 13
 
Osciladores - O que é preciso saber? (ART499)
Escrito por Newton C. BragaSáb, 11 de Junho de 2011 10:16 -
No oscilador de relaxação temos um dispositivo de resistência negativa. A configuração maistradicional é o oscilador com lâmpada neon, e que tem o circuito mostrado na figura 3. Oscilador de relaxação.Analisemos seu funcionamento: o capacitor C carrega-se através do resistor R até a tensão dedisparo da lâmpada neon. Nesse momento, a lâmpada conduz intensamente, provocandodescarregando parcialmente o capacitor. A descarga cessa no ponto em que a lâmpada deixa de conduzir e desliga começando umnovo ciclo de carga do capacitor. A forma de onda produzida por este circuito é mostrada na figura 4. Essa forma de onda,denominada "dente de serra" tem freqüências relativamente baixas, não ultrapassandoalgumas dezenas de quilohertz para a lâmpada neon e mais para outros dispositivos demesmas características. Dente de serra.
3 / 13

You're Reading a Free Preview

Download
scribd
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->