Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Save to My Library
Look up keyword
Like this
11Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Evolução das redes tecnológicas

Evolução das redes tecnológicas

Ratings:

4.5

(2)
|Views: 6,214 |Likes:

More info:

Published by: www.mrcefaescola1233 on Jan 09, 2009
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as DOC or read online from Scribd
See more
See less

01/08/2013

 
 
ESCOLA SECUNDÁRIA / 3 DE BARCELINHOS
DR4- EVOLUÇÃO DAS REDES TECNOLÓGICAS
O QUE É A INTERNET?
A Internet nasceu praticamente sem querer. Foi desenvolvida nos tempos remotos daGuerra Fria com o nome de ArphaNet para manter a comunicação das bases militaresdos Estados Unidos, mesmo que o Pentágono fosse riscado do mapa por um ataquenuclear.Quando a ameaça da Guerra Fria passou, ArphaNet tornou-se tão inútil que os militares já não a consideravam tão importante para mantê-la sob a sua guarda. Foi assim permitido o acesso aos cientistas que, mais tarde, cederam a rede para as universidadesas quais, sucessivamente, passaram-na para as universidades de outros países, permitindo que pesquisadores domésticos a acessarem, até que mais de 5 milhões de pessoas estavam conectadas com a rede e, para cada nascimento, mais 4 seconectavam com a imensa teia da comunicação mundial. Nos dias de hoje, não é mais um luxo ou simples questão de opção uma pessoa utilizar edominar o manuseio e serviços disponíveis na Internet, pois é considerada o maior sistema de comunicação desenvolvido pelo homem.Com o surgimento da World Wide Web, esse meio foi enriquecido. O conteúdo da redeficou mais atraente com a possibilidade de incorporar imagens e sons. Um novo sistemade localização de arquivos criou um ambiente em que cada informação tem umendereço único e pode ser encontrada por qualquer usuário da rede.Em síntese, a Internet é um conjunto de redes de computadores interligadas que tem emcomum um conjunto de protocolos e serviços, de uma forma que os usuários conectados possam usufruir de serviços de informação e comunicação de alcance mundial.
Mas qual a verdadeira transformação provocada por este novo meio?
Existe uma nova liberdade na produção ou estamos utopicamente contagiados pelanovidade? Parece que o casuísmo dominou a rede e os novos "génios milionários" ditamas regras, cada vez mais arbitrárias, singulares e dominadoras. Mas, por falar nisto,existe alguma regra?A internet, sem dúvida alguma, reformulou a comunicação, as distâncias foramquebradas e para alguns tudo ficou mais fácil, até mesmo, para ganhar fortunas. Comeste objectivo, tudo é negociável, até mesmo a pseuda-democratização do meio. Paraavançar no promissor mercado chinês, as gigantes Microsoft, Yahoo e Google,aceitaram abrir mão de suas premissas e formularam para aqueles cidadãos uma "outrainternet" ou quem sabe, uma "intranet" para atender aos interesses de seus arbitráriosdirigentes.
 
 
ESCOLA SECUNDÁRIA / 3 DE BARCELINHOS
Aparecimento da televisão
O aparecimento da televio deve-se a grandes mateticos e sicos,pertencentes às ciências exactas que entregaram para as ciências humanasum grande e poderoso veículo. Desde o início do século XIX, os cientistasestavam preocupados com a transmissão de imagens à distância e foi cominvento de Alexander Bain, em 1842, que se obteve a transmissão telegráficade uma imagem (fac-símile), actualmente conhecido como fax.Em 1817, o químico sueco Jons Jacob Berzelius descobriu o selénio, mas só 56anos depois, em 1873, que o inglês Willoughby Smith comprovou que o seléniopossuía a propriedade de transformar energia luminosa em energia eléctrica.Através desta descoberta pode-se formular a transmissão de imagens por meioda corrente eléctrica.Em 1884, o jovem alemão Paul Nipkow inventou um disco com orifícios emespiral com a mesma distância entre si que fazia com que o objecto sesubdividisse em pequenos elementos que juntos formam uma imagem.
 
 
ESCOLA SECUNDÁRIA / 3 DE BARCELINHOS
Em 1892, Julius Elster e Hans Getiel inventaram a célula fotoeléctrica sinaleléctrico. Em que transformou cada subdivisão em 1906, Arbwehneltdesenvolveu um sistema de televisão por raios catódicos, sendo que o mesmoocorreria na Rússia por Boris Rosing. O sistema empregava a exploraçãomecânica de espelho somada ao tubo de raios catódicos. Em 1920, realizaram-se as verdadeiras transmissões, graças ao inglês John Logie Baird, através dosistema mecânico baseado no invento de Nipkow. Quatro anos depois, em1924, Baird transmitiu contornos de objectos à distância e no ano seguinte,fisionomias de pessoas. Já em 1926, Baird fez a primeira demonstração noRoyal Institution em Londres para a comunidade científica e logo após assinoucontrato com a BBC para transmissões experimentais. O padrão de definiçãopossuía 30 linhas e era mecânico.Nesse período, em 1923, o russo Wladimir Zworykin descobriu o iconoscópio,invento que utilizava tubos de raios cadicos. Em 1927, também PhiloFarnsworth descobriu um sistema dissecador de imagens por raios catódicos,mas com nível de resolução não satisfatório. Zworykin foi convidado pela RCA aencabeçar a equipe que produziria o primeiro tubo de televisão, chamadoorticon, que passou a ser produzido em escala industrial a partir de 1945.
Inoscópio
 Em Março de 1935, emite-se oficialmente a televisão na Alemanha, e emNovembro na França, sendo a Torre Eiffel o posto emissor.

Activity (11)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 hundred reads
1 thousand reads
Antonio Prates liked this
Antonio Prates liked this
Antonio Prates liked this
Bruna Tovar liked this
Elizete Arantes liked this
Miguel Matos liked this
lidia_pires_1 liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->