Start Reading

As Profundezas da Minha Mente

Ratings:
Length: 43 pages13 minutes

Summary

Ao apresentar este pequeno livro do jovem poveiro, Tiago Casanova, é meu propósito, antes de mais, aconselhá-lo a prosseguir na senda que escolheu, a poesia, tão auspiciosamente destacada neste seu primeiro trabalho.

Ao ler, com interesse, sempre despertado ao longo da mão cheia de versos de que "As Profundezas da Minha Mente" está recheado, nota-se que com carinho escolheu principalmente um tema, que na sua juventude estará a despontar – o Amor.

Apesar da sua novel idade parece que, já experimentado na vida, sabe que esse sentimento se encontra, em muitos casos adulterado, inconstante, em que a dúvida assalta o mais desprevenido:

"Que mulher deverei amar?
.........
Ambas jovens atraentes,
Cheias de afecto e ternura
.........
Não consigo escolher...

Mas nem só o amor está presente. Irradia e dispersa ao longo das suas poesias, outros cambiantes, como por exemplo ao apresentar num tom quase crítico, em versos sublimes, os temas de "Traição, Vinganças, Amor, Tristeza e Felicidade".

Não segue a sua inspiração a só nos dar assuntos sérios. As brincadeiras, de certo recordadas da sua meninice, estão presentes:

“Brincar, correr, fantasiar
Distorcer a realidade.”

A nostalgia também está presente em "A lágrima desta folha":

" ...Desenhava o teu nome
No céu, nas estrelas,
E até no mar
......
Não consegui ser feliz.”

As folias das cidades, ressaltam numa discrição feliz em "A noite na cidade".
Os tempos de estudante, que ainda o é, não são esquecidos através de "A sala de aula", como as fantasias, "A terra dos meus sonhos".

Enfim, todo este pequeno mas profícuo trabalho, de Tiago Casanova, é um repositório de um talento que está a despontar e ao qual auguro uma invejável carreira.
Continua, Tiago, e espero que, brevemente, nos dês outra selecção de poesia, pois estás no bom caminho.

Luís Costa

Read on the Scribd mobile app

Download the free Scribd mobile app to read anytime, anywhere.