Discover millions of ebooks, audiobooks, and so much more with a free trial

Only $11.99/month after trial. Cancel anytime.

Shine On... You, Crazy Diamond
Shine On... You, Crazy Diamond
Shine On... You, Crazy Diamond
Ebook130 pages1 hour

Shine On... You, Crazy Diamond

Rating: 0 out of 5 stars

()

Read preview

About this ebook

DESCRIÇÃO DO LIVRO:
Um breve ensaio sobre a música dos Pink Floyd.
Não é um texto puramente biográfico nem um apanhado geral sobre a banda de Londres. Trata-se dum trabalho focado no estudo de uma composição específica, o que restringe o âmbito para uma das mais emblemáticas canções-suite da discografia pinkfloydiana: Shine On You Crazy Diamond.
Um ponto de partida para uma reflexão sobre a música popular em geral, em comparação com a música de todos os tempos. Através de uma análise detalhada dos aspectos harmónicos e melódicos das primeiras 5 partes da canção (I-V), descrita em forma de viagem virtual, este trabalho pretende testemunhar como o génio da composição dos Pink Floyd (com um capítulo inteiramente dedicado ao guitarrista David Gilmour) é capaz de recolher em si mesmo, ainda hoje, elementos determinantes de toda a herança estilística musical dos últimos 60 anos da música popular em todo o mundo.
Começando com uma breve introdução da vida artística e um registo historiográfico da banda, o texto depressa se volta para um trabalho de pesquisa e estudo da peça, baseando-se em três aspectos: formal, composicional, evocativo e emocional.
Uma base estimulante para estudo e pesquisa. Para os músicos (especialmente para guitarristas), para alunos empenhados ou já profissionais, quer pretendam participar mais plenamente no conhecimento do mundo musical destes artistas, quer pretendam, mais em geral, comparar com outras análises da composição anteriores ou posteriores. Uma ferramenta útil para um estudo e execução musical mais conscientes e menos puramente imitativos.
Uma leitura, por fim, que, embora contendo diferentes partes complexas do ponto de vista da técnica musical, é dirigida também, em grande parte, ao leitor ávido, mesmo não sendo músico, permitindo-lhe descobrir de perto o imenso, fascinante e complexo "mundo paralelo" que existe por trás de tudo o que
LanguagePortuguês
Release dateFeb 12, 2017
ISBN9781507145074
Shine On... You, Crazy Diamond

Related to Shine On... You, Crazy Diamond

Related ebooks

Music For You

View More

Related articles

Reviews for Shine On... You, Crazy Diamond

Rating: 0 out of 5 stars
0 ratings

0 ratings0 reviews

What did you think?

Tap to rate

Review must be at least 10 words

    Book preview

    Shine On... You, Crazy Diamond - ZACCARIA FABIO

    1974,

    FABIO ZACCARIA

    Shine on...You, Crazy Diamond.

    SHINE ON... YOU, CRAZY DIAMOND.

    Viagem musical ao interior dum tema emblemático pinkfloydiano,

    o grande repositório da música popular de sempre.

    ––––––––

    ISBN 978-60-5035-513-0

    Obra tutelada e depositada em www.patamu.com sob a licença número 18746

    Na capa: As four notes na partitura (fotografia © Giusy Conte)

    ––––––––

    As partituras presentes e utilizadas neste e-book foram adquiridas comercialmente pelo autor através do sítio web musicnote.it e estão ao abrigo dos direitos de autor dos titulares dos direitos discográficos.

    A utilização ora feita é puramente demonstrativa das teses analíticas expostas no texto.

    ––––––––

    Copyright © 2015 Fabio Zaccaria

    Esta obra encontra-se protegida pela Lei dos Direitos de Autor.

    Assim sendo, é proibida qualquer duplicação, mesmo que parcial, não autorizada.

    Para sinalizar eventuais erros ou imprecisões encontradas no texto, para enviar sugestões e/ou qualquer outro tipo de feedback, poderá contactar o autor no endereço de e-mail zaky.fabio@gmail.com

    ––––––––

    UUID: 09dbdf52-1cfd-11e6-93bc-0f7870795abd

    Este livro foi realizado com recurso a StreetLib Write

    (http://write.streetlib.com),

    um produto de Simplicissimus Book Farm.

    Indice

    INTRODUÇÃO

    ––––––––

    PREMISSA

    ––––––––

    CAPÍTULO 1

    Dados históricos e biográficos

    Verdadeiros pioneiros dos tempos modernos

    ––––––––

    CAPÍTULO 2

    Discografia dos Pink Floyd

    Dados históricos e discográficos da peça

    Tópicos da análise

    Análise formal

    ––––––––

    CAPÍTULO 3

    Análise compositiva e evocativo-emocional

    Breve biografia artística

    Estilo musical e guitarrístico

    Dos Pink Floyd ao Pop italiano: há um pouco de Gilmour em todos os gutarristas do

    mundo

    ––––––––

    CAPÍTULO 4

    BIBLIOGRAFIA

    Notas

    Agradecimentos

    INTRODUÇÃO

    Um trabalho de ensaística sobre a música dos Pink Floyd, retirado duma tese de licenciatura em Guitarra de Jazz, endereçado ao público em geral.

    O que se segue nestas páginas não é um texto historiográfico nem puramente discográfico; creio ser já numerosa a quantidade de livros escritos por diversos autores, cada um dos quais terá tratado, ao longo dos anos, diferentes argumentos relativamente a esta icónica banda musical.

    Provavelmente, nem mesmo a escolha dum álbum integral como tema de análise, poderia fazer justiça à totalidade do património discográfico, porque resultaria, em qualquer caso, numa escolha potencialmente discutível.

    Vi-me forçado, por razões óbvias de espaço e tempo, a sintetizar, embora com a profundidade necessária, os elementos de composição.

    Fi-lo, por isso, centrando o tema numa análise compositiva objectiva, orientando-me e restringindo-me a uma única peça-suite emblemática da discografia floydiana:

    Shine on you Crazy Diamond; visando assim, através desta linha mestra, abordar diversos tópicos, sempre focado na evolução musical destes artistas e da sua influência no género Pop. Ao propor-me analisar uma única peça vital, tal permitiu-me avançar em profundidade, conseguindo trazer à luz, tópicos para discussão e execução muito mais numerosos, graças a uma decomposição minuciosa das partes, que, em todo o caso, não representa mais do que uma híper-síntese da mestria de composição dos Pink Floyd, mas que, por outro lado, é detalhada duma forma como nunca poderia ser a de um álbum completo, pelas razões acima mencionadas.

    Mas porquê os Pink Floyd?

    As razões que me levaram a esta escolha são simples e passo a enumerá-las.

    O primeiro aspeto é representado pelo facto de os Pink Floyd constituírem um dos pilares das minhas escutas musicais desde que, ainda rapazinho, comecei a estudar o meu maravilhoso instrumento. De facto, a minha inspiração musical na guitarra, provavelmente pela minha natureza espiritual, aproxima-se de modo natural à sonoridade desta música, particularmente, do período pós-Barrett em diante.

    O som e o estado de espírito que, sobretudo, o guitarrista David Gilmour, dentre os outros elementos da banda, expressa nos seus discos, encontraram sempre uma forte familiaridade com o meu modo interior de entender a expressividade do instrumento guitarra elétrica, em sentido lato.

    As notas infinitamente longas, os efeitos de delay, as frases lentas mas falantes, a profundidade do som, o sentimentalismo dos temas abordados.

    Segundo aspeto: ao nível da história e evolução da música popular, a transversalidade da mestria compositiva dos Pink Floyd é um dado objetivo de sempre e de hoje.

    Quanto ao seu nascimento artístico, são, geralmente, catalogados na época underground

    (primeiros anos da década de 60), mas sobretudo na categoria estilística do

    Rock progressivo dos anos 70-80, juntamente com outros artistas emblemáticos internacionais não menos importantes (Ex: Genesis, King Crimson, Emerson Lake and Palmer, Jethro Tull). Na verdade, a este propósito, é, entretanto, notório que a produção discográfica dos Pink Floyd, apesar de quase nunca apresentar grandes exibições de virtuosismo dos seus músicos - aspeto por vezes fulcral na caracterização dessas correntes musicais da época - fosse significativamente à frente, já em épocas anteriores a esse período histórico, quer em termos de complexidade harmónica e melódica no papel, quer em termos duma complexa experimentação sonora.

    É entretanto notável que essa sua mesma produção discográfica, generalizada em termos da evolução estilística da banda, tenha continuado ao longo dos anos a representar sempre um capítulo à parte do resto do mundo musical, não conforme aos padrões dos diversos momentos e incrivelmente actual em quaisquer épocas subsequentes nas quais a música popular tenha sofrido relevantes desenvolvimentos estílicos ou de género.

    E isto, incrivelmente, mesmo nos caminhos separados, percorridos paralelamente por Waters e por Gilmour-Wright-Mason após a separação artística ocorrida poucos anos depois da sua união.

    Por último, mas não em termos de importância, creio que a veia compositiva destes artistas - que pode salientar-se tanto num percurso discográfico completo, variado e articulado no tempo, como, na minha modesta opinião, numa única peça musical pertencente a um único álbum, como pode ser Shine on You Crazy Diamond – está habilitada a reunir em si mesma, ainda hoje, todos os elementos determinantes da totalidade do património estilístico musical dos últimos 60 ou 70 anos, da música popular mundial.

    Boa continuação.

    PREMISSA

    Apraz-me pensar que, tudo aquilo que se seguirá nas próximas páginas possa ser lido com extrema atenção por um leitor que não seja músico, mesmo aquelas partes longas em que se analisam aspetos técnicos da teoria musical que, por razões óbvias, possam não lhe ser tão acessíveis. Sem se desencorajar diante de conceitos obscuros, sem avançar saltando páginas como, instintivamente, poderá sentir-se empurrado a fazer.

    Estou convencido de que algumas descrições, embora podendo não ser compreendidas do ponto de vista técnico, poderão ajudar, mesmo o leitor não músico, a descobrir o tão

    Enjoying the preview?
    Page 1 of 1