Start Reading

Coaching literario

Ratings:
Length: 249 pages2 hours

Summary

Escrever é uma vocação, que nasce de uma necessidade própria em cada pessoa. É uma manifestação interior, uma expressão de comunicação, seja ela artística, científica, ou de outro género literário.É uma caraterística do ser humano, a comunicação através da escrita. O que significa que cada um o fará à sua maneira e da sua forma, do mesmo modo que cada leitor irá interpretar o conteúdo de um livro, uma revista, ou outro formato, de forma diferente, ao compreender segundo as suas próprias capacidades e conhecimentos.

San Buenaventura de Bagnoregio, escreveu no século XIII, que existiam quatro formas de produzir um livro:

1. Sendo um Escriba (Scriptor): Pessoa que escreve obras de outros autores, sem adicionar, modificar ou retirar qualquer conteúdo do texto original.

2. Sendo um Compilador (Compilator): Pessoa que escreve obras de outros autores com adições que não são da sua autoria (também de outros autores)

3. Sendo um Comentador (Comentator): Pessoa que escreve obras suas e de outros autores, atribuindo o papel principal às obras de outros autores com adições que sirvam de esclarecimento.

4. Sendo um Autor (Auctor): Pessoa que escreve as próprias obras e as de outros autores, atribuindo o papel principal aos seus textos e adicionando textos de outros autores para embelezar a sua obra.

Por isso, uma pessoa que escreve é, definitivamente, um Autor, independentemente de ter obra publicada ou não. E a diferença reside no caráter legal que a sociedade administra através da identificação de cada obra, o ISBN. Esse número constitui o caráter legal de uma publicação, e insere o trabalho nas bases bibliográficas internacionais, é o Documento de Identificação de cada livro.

Read on the Scribd mobile app

Download the free Scribd mobile app to read anytime, anywhere.