Enjoy millions of ebooks, audiobooks, magazines, and more, with a free trial

Only $11.99/month after trial. Cancel anytime.

Operação Revelação:: Caso Bruxo - o maior erro histórico de um delegado no Brasil
Operação Revelação:: Caso Bruxo - o maior erro histórico de um delegado no Brasil
Operação Revelação:: Caso Bruxo - o maior erro histórico de um delegado no Brasil
Ebook108 pages1 hour

Operação Revelação:: Caso Bruxo - o maior erro histórico de um delegado no Brasil

Rating: 0 out of 5 stars

()

About this ebook

O maior desafio do criminalista é, antes de tudo, solucionar problemas de crimes capitais, usando toda a sua capacidade intelectiva para chegar a algum sentido de razoabilidade diante do processo criminal estabelecido. O livro em questão traz algo incabível nos dias de hoje, a falsa acusação pela morte de duas crianças, esquartejadas, possivelmente originárias da Argentina, e aponta uma seita religiosa e seu líder como sendo o responsável pela tragédia. Não bastasse isso, até os dias de hoje o mundo virtual e suas plataformas sociais não conseguiram reparar os danos dessa falsa acusação que, partindo de um delegado criminoso, teve o sucesso de montar um inquérito cheio de falsetas, não tendo rigor técnico obrigatório diante de um processo deste calado; e por outro lado, o promotor e um juiz que em vez de serem analíticos, foram os mais tendenciosos e injustos possíveis, determinando a prisão do réu. Todo o processo judicial e investigativo foi fundamentado em declarações e provas consideradas pelo delegado como "revelações divinas". Tudo isso levou ao maior erro policial e judicial ocorrido no Estado do Rio Grande do Sul e no Brasil. A presente obra tem por finalidade deixar registrado o que não se deve fazer num processo investigativo. Partindo de um delegado criminoso, serve de exemplo como não se deve atuar em posições erráticas e não estudadas de um promotor público, e por fim o que um juiz não pode despachar sem ter o mínimo conhecimento de um processo de homicídio e suas relações de causa e efeito. Este escrito mostra a prova de que por mais singelo que seja o defensor, contrariando a todos e a tudo, pode destruir teses e falsas conduções erradas de agentes públicos e restabelecer a justiça, mostrando para todos o maior erro investigativo e judicial da história recente do Brasil.
LanguagePortuguês
PublisherEditora Buqui
Release dateMar 14, 2019
ISBN9788583384731
Operação Revelação:: Caso Bruxo - o maior erro histórico de um delegado no Brasil
Read preview

Related to Operação Revelação:

Related Books

Related Articles

Reviews for Operação Revelação:

Rating: 0 out of 5 stars
0 ratings

0 ratings0 reviews

What did you think?

Tap to rate

    Book preview

    Operação Revelação: - Marco Alfredo Mejìa

    © Marco Alfredo Mejìa 2018

    Produção editorial: Vanessa Pedroso

    Revisão: Josias A. de Andrade

    Capa: Editora Buqui

    Fotos: Marco Alfredo Mejìa

    Editoração: Cristiano Marques

    Produção de ePub: Cumbuca Studio

    CIP-Brasil, Catalogação na fonte Sindicato Nacional dos Editores de Livros

    M458o

    Mejìa, Marco Alfredo

    Operação revelação : [recurso eletrônico] : caso bruxo, o maior erro histórico de um delegado no Brasil / Marco Alfredo Mejìa. - 1. ed. - Porto Alegre [RS] : Buqui, 2019.

    recurso digital

    Formato: ebook

    Requisitos do sistema: adobe digital editions

    Modo de acesso: world wide web

    ISBN 9788583384731 (recurso eletrônico)

    1. Erro (Direito penal). 2. Erro jurídico. 3. Investigação criminal - Novo Hamburgo (RS) - Estudo de casos. 4. Livros eletrônicos. I. Título.

    19-55449 | CDU: 343.132(816.5)

    Leandra Felix da Cruz - Bibliotecária - CRB-7/6135

    26/02/2019 | 28/02/2019

    Todos os direitos desta edição reservados à

    Buqui Comércio de Livros Eireli.

    Rua Dr Timóteo, 475 sala 102

    Porto Alegre | RS | Brasil

    Fone: +55 51 3508.3991

    www.buqui.com.br

    www.editorabuqui.com.br

    www.facebook.com/buquistore

    Τίποτα δεν είναι πιο πολύτιμο από τη σοφία, τι προκαλεί σοφία; τη μετριοπάθεια των απολαύσεων, γι ‘αυτό προσπαθούμε να κάνουμε το μέγιστο δυνατό και ότι είμαστε ίσοι με τις μητέρες της σπαρτιατικής ότι είναι προτιμότερο να πεθάνουμε στην μάχη απ’ ό, τι να ζήσουμε στην ήττα!

    Dedico este escrito aos meus confrades que ao longo do tempo transformaram-se em irmãos:

    Dr. Américo Lins Leal;

    Dr. Ércio Quaresma Firpe;

    Dr. Luca Sá;

    Dr. José Gaudêncio da Cunha;

    Dr. Pedro Possa;

    Dr. Dan Bastos;

    Dr. Zanone Manoel de Oliveira Júnior;

    Dr. Fernando Magalhães.

    In memoriam:

    meus tios Jaime Mejìa e Alfredo Mejìa,

    exemplos de nossa família.

    Aqueles que decidiram abraçar a advocacia criminal, vez por outra e não raro, defrontaram-se com a questão do abuso de autoridade, praticado por policiais. Os motivos são os mais diversos possíveis, indo de problemas de religiosidade a questões raciais, culturais, homofóbicas e políticas, entre outras.

    No presente caso um delegado evangélico despejou toda a sua repugnância sobre um homem cujo maior pecado era crer nas entidades e ritos afros, vedando aos indiciados o respeito a todo e qualquer direito.

    Os abusos não pararam por aí, até mesmo induzindo a erro as autoridades judiciais para decretação de custódia em desfavor dos implicados, que sob o jugo da truculência chegaram a perder a esperança de recuperar a liberdade. Maçantes eram as ameaças de que iriam apodrecer na cadeia e que ninguém iria conseguir libertá-los do cárcere.

    Mas eis que a abnegação, a perseverança e a sagacidade dos advogados defensores, capitaneados por Marco Mejìa, abalaram o alicerce dos abusos, culminando com o desmoronamento do império da maldade. Vale a pena acompanhar a luta do bem contra o mal e a ousadia da defesa em busca da liberdade, nosso bem mais valioso.

    Boa leitura e bom aprendizado!

    Foi com júbilo na alma que recebi a incumbência honrosa de prefaciar a novel obra literária do notório e fulgente advogado criminalista do Rio Grande do Sul Marco Alfredo Mejìa.

    Mejìa é advogado forjado na tribuna do júri, local onde a desgraça e a miséria da existência humana são discutidas à saciedade; sítio no qual a dialética, a sagacidade de espírito, o tirocínio do raciocinar e a oratória teleologicamente dirigida à persuasão e à dissuasão são experimentados e confeccionados no máximo grau que o cabedal intelectivo dos operadores do direito – ministério público, assistência à acusação e defesa – é capaz de externar.

    Foi justamente no exercício da advocacia criminal, especificamente no tribunal do júri, que tive a felicidade de conhecê-lo. Deste encontro surgiu uma amizade confidente e confitente que, sob a pressão dos embates realizados – em dupla – nos plenários do tribunal do

    Enjoying the preview?
    Page 1 of 1