Enjoy this title right now, plus millions more, with a free trial

Only $9.99/month after trial. Cancel anytime.

Revit passo a passo volume I

Revit passo a passo volume I

Read preview

Revit passo a passo volume I

ratings:
5/5 (2 ratings)
Length:
501 pages
2 hours
Publisher:
Released:
Sep 1, 2017
ISBN:
9788561453398
Format:
Book

Description

Revit é um software BIM desenvolvido pela Autodesk, criadora do AutoCAD. Com o Revit é possível criar um projeto completo em 3D, e é a partir deste modelo (que pode ser chamado de edifício virtual) são extraídas perspectivas, pranchas de documentação, tabelas e todo o tipo de dados e informações que estão associadas aos objetos do modelo.

Dessa maneira, você não estará mais desenhando linhas que representam uma parede, por exemplo, mas estará desenhando uma parede "real", que contém informações sobre sua altura, espessura, componentes, aberturas, entre outros dados. Assim como as paredes, as lajes, vigas, pilares, portas, janelas e todo tipo de objeto inserido em seu modelo contém (ou pode conter) todo o tipo de dado a respeito de si mesmo.

Por causa disso, o modelo resultante se torna algo além de um objeto 3D normalmente usado para se obter plantas, cortes, elevações e perspectivas automaticamente; trata-se de um banco de dados completo sobre o projeto, que pode ser aproveitado em softwares de coordenação e compatibilização de projetos, análises estruturais e de eficiência energética, orçamento e planejamento da obra, e gestão da edificação depois que estiver pronta, só para citar alguns exemplos.

Aprendendo a usar o Revit você estará preparado para atuar profissionalmente com um dos métodos mais modernos de concepção, desenvolvimento e produção de projeto existentes hoje para o mercado de AEC, ou seja, arquitetura, engenharia e construção.
Publisher:
Released:
Sep 1, 2017
ISBN:
9788561453398
Format:
Book

About the author


Related to Revit passo a passo volume I

Related Books

Book Preview

Revit passo a passo volume I - João Gaspar

Revit passo a passo - volume I

João Gaspar

Natália Turri Lorenzo

1a Edição

ProBooks

São Paulo

2015

Gaspar, João e Lorenzo, Natália Turri

Revit passo a passo ‒ volume I / João Alberto da Motta Gaspar e Natália Turri Lorenzo - São Paulo : ProBooks, 2015.

400 p.: il. . 24,5 cm

ISBN 978-85-61453-40-4

1. Computação Gráfica 2. Revit I. Título.

CDD 006.0000

Índice para catálogo sistemático:

1. Revit : Computação Gráfica : Programas: Processamento de Dados 006.0000

http://www.livrorevit.com.br

livro@livrorevit.com.br

telefone (11) 3814 8145

Copyright ©2015 ProBooks

Nenhuma parte deste livro poderá ser reproduzido sem a permissão dos autores, por qualquer meio: xerox, fotocópia, fotográfico, ou ainda meios eletrônicos ou digitais de armazenamento e transmissão de dados, de acordo com a lei 9610, de 19 de fevereiro de 1998.

Todas as informações contidas neste livro são fornecidas sem qualquer garantia, explícita ou implícita, de que produzirão sempre os efeitos desejados. Dessa forma, nem os autores nem a editora poderão ser responsabilizados por qualquer problema ou dano que possa ser direta ou indiretamente causado, ou supostamente causado por este livro.

Todos os nomes de produtos e empresas citados nesta apostila são de propriedade de seus respectivos proprietários, não havendo nenhum vínculo comercial com a editora.

João Gaspar agradece

ao seu Gaspar, dona Maria, Malu, à Marina, ao Gabriel e a toda a minha família

ao Alexandre e a todos os que participam ou já participaram da editora ProBooks

a todos os meus amigos

Natália Turri Lorenzo agradece

aos meus pais, Ricardo e Vanilde; a minha irmã, Marcela e ao Júlio, por me apoiar em tudo sempre

ao João e o Alexandre, pela oportunidade e conhecimentos compartilhados

a todos os instrutores do TI Lab, pela amizade e troca de experiências

Os autores agradecem

a todos os que deram um grande apoio para lançamento deste livro,

resultado de muitos anos de estudos e testes com o software.

Esta dedicatória é especial para vocês,

que confiaram en nosso trabalho, comprando

a primeira edição do livro Revit passo a passo - Volume I

mesmo antes do lançamento, ou então logo depois.

Muito obrigado!

Revit passo a passo - volume I

texto

João Gaspar

Natália Turri Lorenzo

capa

Alexandre Villares e Leonardo Reitano

colaboração

Camila Ghendov

Karyna Kiryazi

Leonardo Reitano

Marco Braga

Manuela Santos

Nashalyn Casagrande

Roberto Dionízio

versão epub

Leonardo Reitano

Sobre os autores

João Gaspar

João Gaspar é arquiteto formado pela FAU-USP em 1999. Um dos fundadores da Rede AEC Pro, João já ministrou várias palestras sobre o uso de computação para arquitetura em várias faculdades no estado de São Paulo. Em 2006, fez parte do quadro de professores da Escola da Cidade, faculdade de arquitetura e urbanismo localizada no centro de São Paulo.

Arquiteto formado pela FAU-USP, é um diretores do TI Lab, centro de treinamento especializado em BIM, modelagem 3D, render e design gráfico, fundado em 2000. Desde então escreve e coordena a produção de material didático de diversos softwares usados pelo setor AEC–BIM, como o SketchUp, o ArchiCAD, o Revit e o Vectorworks. Entre os últimos livros publicados estão: ArchiCAD passo a passo, Vectorworks passo a passo, Photoshop CC - guia de referência, SketchUp Pro Avançado e SketchUp Pro 2013 passo a passo, este último publicado também em espanhol e inglês. Além dos livros, João já ministrou diversas palestras sobre BIM e tecnologia para o mercado AEC em faculdades, eventos, associações e empresas em todo o país.

Natália Turri Lorenzo

Natália Turri Lorenzo é arquiteta e urbanista formada pela FAU-USP em 2011. É instrutora no centro de treinamento TI Lab, desde 2009, em São Paulo, para os cursos Revit, SketchUp, ArchiCAD, Vectorworks, Artlantis, Photoshop e Illustrator. Desde 2013 atua na coordenação da escola e na seleção de novos instrutores. Na ProBooks Editora, participa da criação e do desenvolvimento de cursos, materiais didáticos e é co-autora do livro ArchiCAD passo a passo.

Entre 2011 e 2013 trabalhou no Spadoni Arquitetos Associados, atuando em todas as etapas de desenvolvimento de projetos e maquetes eletrônicas. Com a equipe do escritório, participou de vários concursos de projeto arquitetônico, como o do Porto Olímpico para olimpíada Rio 2016, premiado em terceiro lugar; nas propostas para os SESC Franca e Osasco, ficaram na segunda colocação.

Introdução

Revit é um software BIM desenvolvido pela Autodesk, criadora do AutoCAD. Com o Revit é possível criar um projeto completo em 3D, e é a partir deste modelo (que pode ser chamado de edifício virtual) que são extraídas as pranchas de documentação, além de tabelas e todo o tipo de dados e informações que estão associadas aos objetos do modelo.

Dessa maneira, você não estará mais desenhando linhas que representam uma parede, por exemplo, mas estará desenhando uma parede real, que contém informações sobre sua altura, espessura, componentes, aberturas, entre muito outros dados. Assim como as paredes, as lajes, vigas, pilares, portas, janelas e todo tipo de objeto inserido em seu modelo contém (ou pode conter) todo o tipo de dado a respeito de si mesmo.

Por causa disso, o modelo resultante se torna algo além de um objeto 3D que é usado para se obter plantas, cortes, elevações e perspectivas automaticamente; trata-se de um banco de dados completo sobre o projeto, que pode ser aproveitado em softwares do compatibilização de projetos, análises estruturais e de eficiência energética, orçamento e planejamento da obra, gestão da edificação depois que estiver pronta, só para citar alguns exemplos.

Aprendendo a usar o Revit você estará preparado para atuar profissionalmente com um dos métodos mais modernos de concepção, desenvolvimento e produção de projeto existentes hoje para o mercado de AEC, ou seja, arquitetura, engenharia e construção.

Nota dos autores

O processo de desenvolvimento de um livro a respeito de um software é lento e minucioso. Para escrever este material, nós, com o auxílio de toda a equipe da ProBooks, levamos cerca de 2 anos, desde os rascunhos iniciais até a finalização. Como todos sabem, o Revit é um programa com muitas ferramentas e recursos, portanto decidimos dividir todo o conteúdo previsto em dois volumes. Este, portanto, é o primeiro volume, que abrange tudo aquilo que um usuário iniciante do Revit precisa saber para modelar o seu projeto.

No volume II, vamos partir para assuntos um pouco mais avançados, como edição de familías, controle fino de atributos gráficos, uso de cotas, textos, anotações, como usar tabelas, como documentar um projeto e como exportar e importar para diversos formatos. No momento do término deste volume, estávamos com cerca de metade do conteúdo do volume II pronto.

como usar este livro

Os capítulos deste livro foram estruturados para proporcionar um aprendizado de alta qualidade. Acreditamos que você poderá encontrar rapidamente todas as informações de que precisar, tanto em uma primeira leitura quanto em uma consulta posterior. Para facilitar o entendimento da estrutura do livro, acompanhe as descrições a seguir.

Resumo do sumário previsto para o Revit passo a passo – volume II

1 criação e edição de famílias

2 controle de atributos gráficos

3 visualização e renderização

4 cotas, textos e anotações

5 como criar e editar tabelas

6 documentação de projetos

7 importação e exportação

O que você vai ler neste capítulo

1.1 Pequeno histórico do Revit

1.2 O método de trabalho proposto pelo Revit

1.3 Interface

1.4 Ajustes iniciais

1.5 Visualização básica

1.6 Seleção

1.7 Configurações de localização

1.1 Pequeno histórico do Revit

No final de 1997, o engenheiro russo Leonid Raiz e o norte-americano Irwin Jungreis, começaram a elaborar os primeiros esboços do Revit. Leonid e Irwin eram colegas de trabalho na PTC, empresa conhecida pelo Pro/ENGINEER, software paramétrico de modelagem de produtos para diversos tipos de indústria. A empresa montada para desenvolver o novo programa (até então sem nome) foi chamada de Charles River Software, em uma referência a um importante rio da região, e sua primeira sede era um conjunto de 5 salas no sótão de uma pizzaria, na cidade de Newton, Massachussets, EUA.

O Revit foi projetado para ser um software de modelagem paramétrica integrada para Arquitetura, de modo que todos os objetos que compõem um modelo, além de saberem o que são (paredes, vigas, colunas, lajes, etc), também sabem como devem se comportar em relação aos demais; dessa maneira, o sistema consegue induzir o usuário a reduzir (ou até mesmo eliminar) redundâncias, diminuindo retrabalho. Além disso, toda e qualquer mudança realizada em vistas ou tabelas são automaticamente refletidas no modelo, ou seja, as alterações sempre tem caráter bidirecional. Dada essa característica fundamental do programa, que em inglês pode ser entendida como Revise Instantly (Revisar Instantaneamente), o software foi batizado como Revit.

Depois de alguns anos desenvolvendo o programa com a participação de alguns escritórios pioneiros, e já usando o seu novo nome, a Revit Technology Corporation lança, em abril de 2000, a primeira versão comercial do Revit, em um evento para pouco mais de 100 convidados. Antecipando uma tendência que apenas em meados da década de 2010 seria confirmada, o Revit era comercializado apenas sob o modelo de assinaturas, e custava US$199,00 por mês, por licença.

Em 2002 a empresa foi adquirida pela Autodesk, que precisava ter em seu portfolio um software de modelagem paramétrica para Arquitetura que pudesse ser utilizado em sistemas de trabalho baseados em BIM, uma grande novidade para a época. Era imprescindível ter um programa BIM para oferecer aos seus clientes projetistas, principalmente os que que tinham como contratante a GSA (General Services Administration), organização estatal norte-americana responsável pela construção, gerenciamento e manutenção de seus edifícios civis, e que em 2003 havia publicado uma resolução afirmando que, a partir do ano 2007, só iria contratar projetos em BIM.

Com o suporte financeiro e tecnológico da Autodesk, o software evoluiu rápida e consideravelmente ao longo dos anos, passando a disponibilizar, além de suas ferramentas tradicionais, diversos serviços em nuvem (para renderização, ensaio estrutural, análise energética, entre outros) e uma variedade enorme de plug-ins (dentre eles, o Dynamo, uma impressionante ferramenta de programação visual paramétrica), o que, segundo alguns especialistas, indica o que o Revit está evoluindo na direção de se tornar uma plataforma de criação, construção e operação de um edifício por todo o seu ciclo de vida.

1.2 O método de trabalho proposto pelo Revit

Na maior parte dos programas de projeto arquitetônico em BIM, o projetista consegue escolher entre trabalhar apenas com ferramentas 2D, como se estivesse usando AutoCAD (o que, convenhamos, não é nem um pouco recomendável). Isso acontece porque a maior parte destes softwares começaram a ser desenvolvidos ao mesmo tempo em que os conceitos BIM foram criados, e por isso passaram por adaptações. O Revit é um software relativamente novo (se comparado ao MicroStation, ArchiCAD e Vectorworks), e portanto foi criado em um momento da história em que os conceitos BIM já estavam bem delineados; por esse motivo, o método de trabalho proposto pelo Revit praticamente impede a criação de projetos em 2D. Desde o primeiro instante, no desenvolvimento do projeto, o usuário é impelido a projetar com elementos 3D. Para que você, ao começar a usar o programa, não se sinta um peixe completamente fora d’água, sugerimos acompanhar o esquema a seguir e a ilustração na próxima página:

1. Modelo (banco de dados): É onde estão armazenadas todas as informações do seu modelo virtual de construção (objetos geométricos e outras informações complementares). Não é possível ter acesso direto à esta área do seu arquivo: para tanto, você utiliza as vistas e tabelas.

2. Vistas: Geralmente o seu projeto terá início em uma vista, onde você pode, por exemplo, importar um arquivo .dwg para modelar um terreno, criar os andares, desenhar os elementos construtivos, como pilares, paredes, lajes e vigas, inserir escadas e outros objetos. Durante o processo de criação do projeto são utilizados diversos tipos de vistas: plantas de piso, de forro, plantas estruturais, cortes, elevações, perspectivas, detalhes, enfim, todo o tipo de desenho, que poderá ser utilizado para a aprovação por parte do cliente, a aprovação em prefeitura, ao desenvolvimento do projeto executivo, entre outros tipos de clientes do seu edifício.

3. Tabelas/Quantidades: As tabelas e listas de quantitativos também são encaradas pelo Revit como um modo de visualização de seu modelo, portanto qualquer alteração feita nas tabelas ou nas vistas são atualizadas instantaneamente.

4. Folhas: Nesta seção do programa você vai organizar as diversas vistas em pranchas. É possível criar folhas de tamanhos diferentes, com carimbos diferentes, orientados para quem vai receber cada tipo de prancha.

5. Famílias: Todos os objetos que você poderá usar para criar seu projeto estão organizados em um sistema de classificação que tem o nome de Famílias. Existem muitas categorias de famílias (para paredes, vigas, colunas, escadas, fundações, enfim, qualquer tipo de objeto), e todos os elementos de projeto que você inserir no modelo, utilizando qualquer vista, obrigatoriamente vem das famílias.

6. Grupos e Montagens: São estruturas que permitem combinar objetos de famílias diferentes em um mesmo contexto, com o propósito de aumentar a produtividade e melhorar a documentação de determinadas partes de um modelo.

7. Vínculos: São arquivos externos ao modelo, utilizados como referência para o desenvolvimento do projeto.

Você pode ter acesso a todas as seções de trabalho do Revit comentadas acima, exceto a seção Modelo, por uma paleta chamada Navegador de projeto (Project Browser).

A imagem acima ilustra o método de trabalho proposto pelo Revit.

1.3 Interface

Observe na figura abaixo as principais características da interface do programa. A imagem a seguir foi capturada a partir de um Revit 2015.

1.4 Ajustes iniciais

como criar um novo projeto

1. Clique no botão indicado (a), e em seguida escolha Novo/Projeto (New/Project) Ctrl+N (b).

2. Clique na barra indicada para escolher o modelo que quer usar (a). Clique em Procurar... (Browse...) (b) se quiser usar um modelo que não aparece na lista.

3. Escolha se vai criar um arquivo novo de Projeto (Project) (a) ou um outro modelo para projeto (b) a partir do modelo selecionado em 2a.

4. Clique em OK.

para abrir um projeto

1. Clique no botão indicado (a), e em seguida escolha Abrir/Projeto (Open/Project) Ctrl+O (b).

2. Na sequência, escolha o arquivo que quer abrir (a) e clique em Abrir (Open) (b).

para salvar um projeto

1. Clique no botão indicado (a), e em seguida escolha Salvar (Save) Ctrl+S (b).

2. Se for a primeira vez que o arquivo será salvo, o Revit pede o nome do arquivo e a sua localização no computador.

3. Se

You've reached the end of this preview. Sign up to read more!
Page 1 of 1

Reviews

What people think about Revit passo a passo volume I

5.0
2 ratings / 0 Reviews
What did you think?
Rating: 0 out of 5 stars

Reader reviews