UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA FACULDADE DE ARTES, FILOSOFIA E CIÊNCIAS SOCIAIS

DEPARTAMENTO DE MÚSICA E ARTES CÊNICAS (DEMAC) Campus Santa Mônica - BLOCO 1V - Fone: 3239-4117

Apostila de Contrabaixo Elétrico

Apostila apresentada em cumprimento com a avaliação da disciplina Estagio da Licenciatura II do curso de música da Universidade Federal de Uberlândia, ministrada pela prof. Sônia Tereza da Silva Ribeiro

Diego Leite Basilio de Sobral Uberlândia, Dezembro de 2009

Sumario

1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12.

Baixo Elétrico Afinação Mao esquerda e direita Formação da musica Propriedades do som Claves Notação musical Técnica Independência Slap Groove Glossário

1. Baixo Elétrico
Há diversas peças/partes em um contrabaixo elétrico, seus nomes podem ser vistos abaixo em português e em inglês.

2. Afinação do Instrumento
Existem diversas maneiras de se afinar um instrumento a mais indicada e precisa é a utilização de um afinador. O s padrões de afinação mais utilizados são:

Baixo de 4 cordas
.
1 corda Sol (G) 2 corda Ré (D) 3 corda Lá (A) 4 corda Mi (E)

Baixo de 5 cordas
1 corda Sol (G) 2 corda Ré (D) 3 corda Lá (A) 4 corda Mi (E) 5 corda Si (B)

Baixo de 6 cordas
1 corda Dó (C) 2 corda Sol (G) 3 corda Ré (D) 4 corda Lá (A) 5 corda Mi (E) 6 corda Si (B)

3. Mãos Direita e Esquerda

4. Formação da Musica
A Musica é formada por 3 elementos: Melodia – é a parte da musica que``canta`` trumpete, flauta, violino soa alguns exemplos de instrumentos melódicos (instrumentos que tocam uma nota de cada vez) Harmonia – é a parte da musica que trata dos acordes, sua formação e suas relações. violão , guitarra piano são alguns exemplos de instrumentos harmônicos (instrumentos que tocam geralmente notas de maneira simultânea.) Ritmo – parte da musica que estuda o tempo as durações das notas.alguns exemplos de Instrumentos essencialmente rítmicos são: bateria e instrumentos de percussão em geral.

Esses são os 3 aspectos da musica agora vamos acrescentar mais um: O contrabaixo – a função do baixo na musica e dar sustentação a ela, fazendo uma ``ponte`` entre a função rítmica (da bateria) e a função harmônica (da guitarra) esta é sua função principal dentro da musica mas atualmente o contrabaixo pode desempenhar qualquer uma das funções rítmica, harmônica e melódica.
OBS: os exemplos de instrumentos rítmicos harmônicos e melódicos fora baseados nas funções comuns aos mesmos em uma banda por exemplo , mas existem sempre exceções. Um instrumento harmônico guitarra por exemplo também trabalha ritmicamente ( fazendo uma base um groove de funk, rock, blues etc...) e melodicamente ( em um solo por exemplo)

5. Propriedades do Som
Duração – é o tempo da produção do som Na escrita musical o parâmetro musical de duração é representado pela figura da nota e pelo andamento – duração esta diretamente ligada ao ritmo. Intensidade – é a característica do som em ser mais forte ou fraca (volume ) – dinâmica. Altura – é o que caracteriza um somo como grave ou agudo. Representado pela posição da nota na pauta e pela clave. Timbre – propriedade p caracteriza a origem do som. É por esse parâmetro que podemos identificar se o som vem de uma guitarra, bateria, voz humana etc...

6. Claves

7. Notação Musical

Pauta ou Pentagrama

Exercício para Resistência da Mão Direita

8. Técnica
Orientações Usar um dedo para cada casa (mão esquerda) Alternar os dedos da mão direita Abafar as cordas buscando clareza no som e precisão rítmica e resistência 1. Um toque da mão direita para cada nota da mão esquerda, uma nota por tempo (semínima)

2. Dois toques da mão direita para cada nota da mão esquerda, duas notas por tempo (colcheia)

3. Três toques da mão direita para cada nota da mão esquerda, três notas por tempo (quiáltera de colcheia)

4. Quatro toques da mão direita para cada nota da mão esquerda, quatro notas por tempo (semicolcheia)

9. Independência para os Dedos da Mão Esquerda
Orientações:  Fazer todas as combinações dos dedos da mão esquerda em todo o braço do instrumento
1234 1243 1324 1342 1423 1432 2134 2143 2314 2341 2413 2431 3124 3142 3214 3241 3412 3421 4132 4132 4213 4231 4312 4321

10.

Slap

11.

Grooves

Abaixo alguns exemplos de grooves de estilos variados

Rock

Blues

Jazz

Funk

Samba e Bossa

Xote

Baião

12.

Glossário