V

QUAL É 0 SEU ORIXÁ?

4
8

PENDULOS CIGANOS

36 3) 9 43\

Descubra o seu orixá de acordo com seu sig­ no e saiba também a história de cada um deles.
H 0R Ú S C 0 P 0 CHINÊS

Faça-os você mesma. Eles responderão a to­ das as suas dúvidas so­ bre amor, saúde e di­ nheiro.
A ARTE DE LER A MÃO

O ano em que você nas­ ceu pode determinar os traços da sua perso­ nalidade, na figura do seu animal símbolo.
NUMEROLOGIA

_____________

Seu nome indicará o número que revelará sua sorte e possibilida­ des. É magia das mais antigas.
A CRENÇA UMBANDISTA

12
Norma Dubrugas, maquilada por Marlene, produzida por Guiga Soares e fotografada por Flávio Ferreira, usa brinco do Marcos Sabino.

Quiromancia, uma das mais antigas formas de descobrir nosso fu­ turo e personalidade, agora ao seu alcance.
SIM PATIAS DE “ A” a “ Z ”

ALMANAQUE

Como nasceu? O que é? Toda a beleza deste culto.
COMIDAS COM MIRONGA

Quer acabar com a as­ ma? Quer casar? Quer ter mais dinheiro? Es­ tá tudo aí. Coloque es­ sas simpatias em prá­ tica e dê um fim aos seus problemas.
0 JOGO DOS DELOGUNS

©OQODÏÏÛ
EDITORA VECCHI
ENTREVISTA EXCLUSIVA

46 50

Receitas poderosas de pratos que atraem o amor.
ERVAS & ESSÊNCIAS DA SORTE

32

Plantas e aromas para melhorar o astral.
CARTOMANCIA

O lga de A laketo, a grande mãe-de-santo baiana, faz declara­ ções incríve is para você.

E através dos búzios que você descobrirá o que o futuro lhe reser­ va e a quantas anda a sua sorte. Nós ensina­ mos os segredos desse jogo dos babalaôs.
AXE!

Nossa saudação para você.

Aprenda a 1er o futuro nas cartas. Nós damos os segredos.
MANDINGA E PRECE PARA FECHAR 0 CORPO

Livre-se para sempre do mau-olhado. Apren­ da um a oração ecu­ mênica que une todos os credos.

As reportagens, pesquisas e textos desta edição foram e la b o ra d a s por M A RIA HELENA FARELLI, jornalis­ ta, autora de mais de 16 livros publi­ cados sobre o as­ sunto.

Famosas mães-de-santo baianas desvendam para você um mistério da Nigéria:

Quando a gente da África chegou na fímbria do mar da Bahia, trazia com ela o segredo dos despachos, o manto de Iemanjá, os ventos de Iansã, as ervas e pa­ tuás. Princesas negras, com sorrisos de mar­ fim, conduziam Oxosse, rei de Keto, se­ nhor da caça, para as ladeiras e para o luar de Salvador. Pretos de Oió, com suas mãos calosas, trouxeram Xangô, com seus raios e trovões, para o Engenho Ve­ lho, o primeiro terreiro que surgiu no Brasil. E se não fossem eles, sacerdotes de Ifâ e rainhas de Alaketo, como viriam os deu­ ses africanos com suas lanças, escudos e coroas morar na misteriosa e quente ci­ dade da Bahia?

Há 400 anos o povo negro veio do Daomé, de Angola, das terras do Congo, tra­ zendo seus orixás e suas crendices. E aqui esses mitos se mesclaram com os santos católicos, com as lendas dos ín­ dios, fazendo nascer um folclore diferente de todas as partes do mundo. Quem não ouviu falar em Oxum, Oxosse e Odé? Quem não tem curiosidade de penetrar nestes segredos? Pois para que você, lei­ tora, penetre nesse mundo encantado dos candomblés e terreiros de umbanda, fomos buscar um modo simples de en­ tender os encantados nigerianos. Se­ guindo a orientação de famosas mães-desanto, você poderá saber qual o seu ori­ xá e como abrir os seus caminhos pela força e axé dos deuses negros.

4

QUEM SÁO OS ORIXÁS?

.Vanã, senhora da águas do culto jeje

Oxalá, o maior dos orixás nagô

Orixás são divindades da África Negra. Alguns são de to­ da a Nigéria, outros de apenas uma região, como é o caso de Oxum, deusa das águas doces, que só tem força realmente em Ijexá. Já Orixalá, também cha­ mado Obatalá, é reverenciado em todos os lugares. Segundo as lendas, cada pes­ soa tem um orixá, cujo culto tem relação com a sua família, com todos os seus antepassa­ dos, ou seja, com a origem da pessoa. Não há nenhuma rela­ ção entre orixá e santo católi­ co, mas, no Brasil, por necessi­ dade de se ambientarem, os ne­ gros uniram as lendas de seus deuses aos santos católicos. Em verdade, há relação entre orixá e a vibração astral de uma pessoa. Assim, podemos saber o orixá de alguém pelo período em que nasceu.

OS QUATRO ELEMENTOS DA MAGIA, UM SEGREDO CÓSMICO

Ossãe, deusa da floresta

Ogum, deus da guerra

Sabemos que em magia exis­ tem quatro elementos: fogo, terra, ar e água. Assim, os ori­ xás nagô se relacionam com esses elementos. Por exemplo, F O G O rege Iansã, X angô, Ogum. TERRA rege Obaluaê, Oxosse e Omulu. AR, Oxalá, Oxumarê, Ibeji. ÁGUA, Iemanjá, Oxum, Naná. Se observarmos, esses qua­ tro elementos também regem os 12 signos da Astrologia. As­ sim, podemos relacionar os 12 signos astrológicos com a vi­ bração dos orixás. E pelo seu signo, pela data de seu nasci­ mento, saber qual o seu orixá africano.

5

FOGO, TERRA, AR E ÁGUA, O QUE EMANA EM VOCÊ?
Fogo rege Áries, Leão e Sagi­ tário. Terra rege Touro, Vir­ gem, Capricórnio. Ar abre-se à força de Gêmeos, Balança e Aquário. E finalmente Água, a origem de tudo, vibra sobre Câncer, Escorpião e Peixes. As­ sim, veja como é fácil saber seu verdadeiro orixá sem recorrer a nada além da Astrologia, a maior das artes herméticas.

Deus dos guerreiros, que rece­ be oferendas em Ahori, um lago nigeriano. O que caracteriza os filhos de Ogum é a violência, a impulsividade e a coragem. TOURO — De 21 de abril a 20 de maio — Se você nasceu nes­ te período, seu elemento é a Terra. Seu orixá é Oxosse, rei de Keto. Você é esperto, rápi­ do, sempre alerta. Todos os de Oxosse são pessoas cheias de in ic ia tiv a e dedicadas à fa­ mília. GÊMEOS — 21 de maio a 21 de junho — Seu elemento é o Ar. Seu orixá, Ib e ji, deuses gê­ meos, que dão alegria. Se você é nascido neste período, tem como características gostar de festas, criar coisas novas e ter uma certa dependência em re­ lação ao seu amor ou aos seus pais.

PELA DATA DE NASCIMENTO CONHEÇA SEU ORIXÁ
ÁRIES — 21 de março a 20 de abril — Se você nasceu neste período, seu orixá é Ogum. Atabaque, o som que chama os deuses negros

Obá, deusa das brigas

Logum Edé, filho de Oxosse e Oxum
6

Xangô, rei de Oió

Oxosse, deus da caça

Pomba-gira, mulher de Exu

Oxum, deusa das águas doces

ÁNCER — De 22 de junho a 22 de julho — Seu elemento é a Água. Seu orixá, Oxum, deusa das águas doces. Seu tempera­ mento é romântico, caráter fa­ cilmente dominado pelas bele­ zas da vida. Você gosta de amar e desperta grandes amores. LEÁO — De 23 de julho a 22 de agosto — Seu elemento é o Fo­ go, seu temperamento, violen­ to e agressivo. Seu orixá, Xan­ gô, rei de Oió, terceiro alafim (rei) dessa cidade. Tempera­ mentais, voluntariosos, os nas­ cidos sob essa vibração tendem à riqueza e a muitos amores. VIRGEM — De 23 de agosto a 22 de setembro — Elementos da Terra, chamados de Gno­ mos, regem esse período. O ori­ xá é Obaluaê, orixá das doen­ ças. Seus nativos são de natu­ reza frágil, límpidos e são óti­ mos artistas. LIBRA — De 23 de setembro a 22 de outubro — Libra está li­

gada ao elemento Ar. Simboli­ za o equilíbrio da natureza. Seu orixá semelhante é Oxumaré, um empregado de Xangô, que se veste com as cores do arcoíris. Se você nasceu neste pe­ ríodo, será rico, feliz e terá mui­ tos amores. ESCORPIÃO — De 23 de outu­ bro a 21 de novembro— Ligado ao elemento Água, os nascidos neste período astral têm como orixá Nanã. Símbolo das águas fundas, dos pântanos, Naná dá a seus filhos caráter erótico e nebuloso, tendência à magia e à bruxaria, sendo ótimas as donas-de-casa nativas neste pe­ ríodo. SAGITÁRIO — De 22 de no­ vembro a 21 de dezembro — Sagitário é a brasa, o elemento Fogo levado ao máximo. Seu orixá é Iansã, deusa das venta­ nias e que rege a paixão. Seus filhos têm caráter brigão, gos­ tam de vencer sempre, são guerreiros e altamente sexuais.
7

CAPRICÓRNIO — De 22 de dezembro a 19 de janeiro — Simboliza a secura do solo, a resistência. Seu elemento é Terra, seu orixá, Omulu, deus da transformação. As pessoas nascidas sob essa vibração são caseiras, maternais e têm ma­ nia de doença. AQUÁRIO de 20 de janeiro a 18 de fevereiro — Atenção e mutação são as características dos nascidos neste período. Seu orixá é Oxalá, o maior de todos os orixás, cultuado em toda a África. Essas pessoas nasceram para a vitória, são sá­ bias e aceitam cada um como realmente é. Elemento: o Ar. PEIXES — de 19 de fevereiro a 20 de março — Último signo do Zodíaco, ligado às águas, os na­ tivos deste período são como o oceano. Amáveis, criativos, sentimentais, amantes maravi­ lhosos. Seu orixá é Iemanjá, rainha das águas, princesa do mar.

CAVALO DE FOGO, DRAGÃO DE SOL SERPENTE DE LUZ,

*

GHINES
Astrologia pode mostrar o maravilhoso movimen­ to cósmico que cada um de nós representa. Ela nos leva a um autoconhecimento que visa o equilí­ brio entre nós e o mundo das estrelas. Assim, conhecendo nosso poder pelo horóscopo mais velho do mundo, o Chi­ nês, teremos mais chances de viver bem e de caminhar me­ lhor para nosso futuro. Contam as lendas da China que Buda, o maior dentre os deuses antigos do Oriente, an­ dava descontente com os ho­ mens. Assim, ele resolveu con­ versar com os animais para descobrir como ajudar o ho­ mem a ser mais fraterno, mais amigo da Natureza, mais har­ monioso com o que tinha à sua volta. No entanto, os ani­ mais faltaram ao encontro no palácio de Buda. Apenas 12

A

dentre eles compareceram. E a cada um deles foi dado reger um ano por um período de 12 em 12 anos, dando a este ano as características de sua espé­ cie. Assim nasceu a Astrolo­ gia Chinesa. E ela é tão impor­ tante que se um oriental tiver que mudar o rumo de sua vi­ da, ou enfrentar um aconteci­ mento importante, como ca­ samento ou mudança de em­ prego, ele começa logo a inda­ gar se seu signo é propício a essa decisão ou não. No Japão e na China há pais que ainda escolhem o casamento de seus filhos pela Astrologia. Se os signos não forem compatí­ veis, é quase certo que este ca­ samento não se realizará. É claro que nós não vamos levar tão a sério üm horóscopo, mas com o conhecimento que nos vem dele vamos procurar en­ tender melhor nossos amigos,
8

nossas tendências e até o amor que desejamos. OS 12 SIGNOS ORIENTAIS No Horóscopo Chinês não é o mês em que a pessoa nasceu o que importa. E sim o ano. Ele é mais antigo do que o que hoje em dia é divulgado, que nasceu na Caldéia. Acreditase que foi Confücio quem di­ vulgou esse horóscopo orien­ tal onde os 12 signos têm no­ mes de animais. Na terra dos mandarins, entre aromas de cerejeiras e incensos, os 12 animais que formam os 12 sig­ nos têm características pró­ prias e vibrações que são transferidas aos seus nativos: Rato, Búfalo, Tigre, Coelho, Dragão, Serpente, Cavalo, Ca­ bra, Macaco, Galo, Cão e Ja­ vali são os signos chineses. Vejamos qual é o seu.

OS SIGNOS DO SOL NASCENTE
Ilustrações de Flâvio Mota

TIGRE
1902 1914 1926 1938 1950 1962 1974 1986 1998

Se você nasceu num destes anos, você é um trem endo T I­ GRE. Não há quem resista ao seu char­ me. C uidado com seu gênio, no entan­ to. Se dão bem com C avalo, D ragão e Cachorro. Casamen­ to com Macaco. He­ ranças vindas entre J40 a 50 anos. Signo da Nova Era, da m udança radi­ cal, das viagens, óti­ mo para casamento, seus nativ o s são bons de transa. Se am arram em Ser­ pente, M acaco e Coelho ou Gato. Vi­ vem num inferno com Javali.

destes anos, seu sig­ no é RATO. As pes­ soas nascidas sob esta vibração são generosas, se n ti­ mentais, fraternas. Adoram ajudar os outros e combinam com as pessoas de Dragão, Cachorro e Porco. Com Macaco podem se dar bem. Se dão pessimamenIte com os de Tigre.
COELHO — (ou GATO, para alguns pesquisa­ dores) Este signo é fogo.
1903 1915 1927 1939 1951 1963 1975 1987 1999

I Se você nasceu num

São terríveis no am or. C ostum am tira r nam orados alheios só por puro charme. Mas são óti­ mos amigos, se dan­ do muito bem com Cabra, Cachorro e Porco ou Javali. Se estes nativos sou­ bessem seu valor, SERPENTE tudo lhes correria 1905 bem. Nativo de SER­ 1917 PENTE é alto astral, 1929 com tendência à ri­ 1941 queza e ao sucesso. 1953 Se dão em amor com 1965 Porco e Galo.
1977 1989

Os deste signo são ótimos amigos, ado­ ram curtir sua turminha. São bons es­ tudantes, mas têm problemas de famí­ lia, pois não se adap­ tam a gente mais ve­ lha, e se dão bem com R ato, G alo e Serpente. D e silu ­ sões com Coelho.

VEJA QUAI» O 8EU DESTINO PEfeO HORÓSCOPO GHINÊS

S onhadores, m é­ d iu n s, in tu itiv o s . Mas sempre se apa­ voram em tom ar uma decisão. Gente nascida no ano do MACACO deve lu­ tar contra a timidez. Amor sem fim com Dragão. ¿uem nasceu num destes anos é de um signo fortíssim o: CAVALO. Brigões, artistas e muito sen­ suais, eles têm tudo para vencer. Mas, cuidado, pois quem tem esse signo vive muito tenso e nervo­ so. Amor com Galo. Desilusões com Ti­ gre. Gente de briga, de várias facetas na personalidade, de m uitos e variados amores. Os nativos de GALO ficam en­ tusiasm ados com novidades, mas logo se cansam de tudo. Se entendem com Cabra e Tigre. Cor­ rem perigo de gran­ des tragédias, mas se renovam sempre. Gente que adora se encostar nos outros, de pouca iniciativa, mas tremendos ar­ tistas, tendendo à ri­ queza depois dos trinta anos. Casam com nativos de Ser­ pente ou Coelho. Se desquitam e casam novamente. C om preensivos e amigos, os deste sig­ no são ótimos confi­ dentes e se dão mui­ to bem com os nati­ vos de Cabra e Ti­ gre. São, em geral, m u ito carinhosos, sendo ótimos aman­ tes e, se e stu d a­ rem Medicina, serão grandes cirurgiões. As pessoas de CA­ CHORRO são ansi­ osas, ligeiras, com CACHORRO grande tendência ao estrelato. G e ra l­ 1910 mente, aceitam to­ 1922 das as formas de 1934 amor, sem precon­ 1946 ceitos e tabus. Se 1958 dão bem com todos 1970 os signos, menos 1982 com Dragão. 1994

CAVALO
1906 1918 1930 1942 1954 1966 1978 1990

JAVALI
(O U

PORCO)
1911 1923 1935 1947 1959 1971 1983 1995

Quem lê sabe mais.
Quem lê NOSSOS LIVROS sabe muito mais!
Preencha, ainda hoje, o cupom ou faça o seu pedido por carta
ATENÇÁO
Na compra de dois ou mais i livros, Você receberá, \ INTEIRAMENTE GRÁTIS, \ Brindes-Surpresas sensacionais!
1 — COMIGO NA CAMA Ela fizera sexo com mui­ tos homens, mas nenhum como aquele Quem seria aquele desconhecido que se deitava na sua cama7 C r* 350.00 v

NOSSO LIVRO EDITORIAL LTDA.
CAIXA POSTAL 3373 TEL.: 263-1786 CEP 20080 — RIO DE JANEIRO
13 — 0 UVRO PROIBI­ DO DE SÀO CIPRI­ ANO (Finalmente LIBERADO o Livro Proibido de Sào Ci­ priano) ADVERTÊNCIA — Este li­ vro não deve ser empres­ tado nem mostrado È de uso privativo de seu possyicjor. CrS 1.000,00 235 — O LEGITIMO LI­ VRO DE PRECES E ORAÇÕES (Acompanha gratis um crucifixo) Neste livro, o leitor encon­ trara inúmeras preces e orações para todas as cncunstáncias da vida. CrS 700,00

Não mande dinheiro agora. Só pague ao receber a sua encomenda no Correio.
263 — COMO DESMAN CHAR FEITIÇOS Lendo este livro, o leitor saberá o que é o Feitiço bem como aprenderá as diversas maneiras de des­ truir as feitiçarias CrS 550,00

/

/
2 — 0 PRIMEIRO A TER MEU CORPO O remorso por ter rouba­ do o namorado da irmá não permitia que ela sen­ tisse prazer quando ele possuía o seu corpo. CrS 350,00 137 — FEITIÇOS DE UM PR ETO -VELH O QUIMBANDfc'!RO Contendo defumações, banhos, feitiços, orações, mandingas e rezas. Obra compTéta e necessária a todos os Umbandistas. CrS 700,00

245 — COMO EVITAR A GRAVIDEZ Todos os processos co­ nhecidos. descritos com grande clareza e analisa­ dos com eficiência, um a um. Trata-sç. enfim, de ■ um ADMIRAVEL COM­ PÊNDIO, facilmente com­ preendido por qualquer pessoa: Homem ou Mu­ lher. CrS 550,00

264 — PLANTAS MILA­ GROSAS (A Cura Completa Pelas Plantas) As plantas das curas mi­ lagrosas — As plantas da potência sexual — As plantas da eterna juven­ tude — E todos 3 outros tipos de tratamento CrS 450,00

3 — SEMPRE SE FAZ A DOIS O que tinha aquele pro­ fessor a ponto de fazer com que suas alunas o raptassem, obrigando-o a fazer sexo com elas7 CrS 350,00

147 — A CHAVE DE OU­ RO DOS SONHOS E VISÕES Verdadeiro tesouro da Fortuna Decifração dos sonhos, contendo todas as explicações ao alcance de qualquer pessoa. Con­ tém o Manual do CartoCrS 550,00

254 — A CURA PELA SIMPATIA Grátis: Uma Figa da Sorte Neste trabalho, versando sobre tudo que diz respei­ to à simpatia, o amigo en­ contrará o modo de curar alguém que esteja em so­ frimento contraído por qualquer tipo de doença. CrS 600,00

266 — COMO FAZER TREZE PONTOS NA LOTERIA (Jogando 3 vezes menos) Agora você não conta só co..i a sorte Chegou o m étodo que muMíplica suas chances na Loteria Esportiva. CrS 900,00

5 — MASSAGISTAS A
d o m ic íl io

Ao tornar-se massagis-, ta. Ginger hão imaginou as incríveis experiências que viveria com homens obcecados pelas mais estranhas perversões se­ xuais. CrS 350,00

175 — MÉTODO DE HIP­ NOTISMO O presente método o le­ vará á prática do hipno­ tismo, partindo das expe­ riências mais simples até as mais complexas F arta m en te ilustrado, d e s tin a-se a elim in ar qualquer dúvida que se apresente ao leitor CrS 550,00

256 — TRABALHOS P R Á T IC O S DE MAGIA NEGRA O autor apresenta neste trabalho orações e rezas fortes capazes de dar so­ lução a cada problema que se tenha. Nele, você encontrará, sem dúvida, um trabalho certo para o seu caso. CrS 650,00

267 — LIVRO DE MAGI­ CAS O autor reuniu neste livro diversas mágicas que jul­ gamos as mais interes­ santes. Deslumbre seus familiares, seus amigos e pequenos grupos e, final­ mente quando adquirir tarimba e confiança, os auditórios de grande pú­ blico. CrS 500,00

6 — CONVITE PARA O PRAZER Aquela jovem médica sa­ bia que o sexo era o me­ lhor remédio para tra­ tar os homens CrS 350,00

231 — COMO CORTAR O OLHO GRANDE (Acompanha grátis uma figa protetora) Neste livro, o leitor encon­ trará orações, preces, ba­ nhos. defumações e ou­ tras práticas tradicionais para neutralizar malefí­ cios. evitar o mau olhado, o quebranto etc CrS 700,00

257 — O LIVRO NEGRO DA CRUZ DE CARAVACA Por muitos séculos, a Mi­ lagrosa Cruz de Caravaca é cultuada por cristãos do mundo inteiro, devido a sua prodigiosa íorça di­ vina Esta obra contem as mais diversas orações pa­ ra todos os fins CrS 600,00

268 — TRUQUES COM CARTAS DE BA­ RALHO (Acompanha grátis um baralho) Os truques expostos nes­ te livro podem ser exe­ cutados sem demasiados preparativos CrS 600,00

10 — DE COSTAS PARA O SEXO Aquele autor julgava que escrevia as mais incríveis cenas de sexo ate que se envolveu numa aventura que provou o contrario CrS 350.00

233 — MANUAL DE FEI­ TIÇOS E MANOtNGAS — Conheça seu Onxa — E um livro para iniciados pela profundidade de seus ensinamentos e pelo valor de suas revelações Todavia se presta para todos os estudiosos do OS55Õ.OO

258 — NOVAS PO SI­ ÇÕES AMORO­ SAS lustradas com mais de 100 fotosl Totalmente a cores Expressamente proibidc para menores de 1 8 anos CrS 500.00

270 — OS 12 PRINCI­ PIOS PARA VOCÉ VENCER NA VIDA Este livro foi especial­ m ente elaborado para que vocé agora seja um campeáo Esta obra vai mudar seu estilo de vida CrS 550.00

Ir3

u DESEJO RECEBER OS VOLUMES ASSINALADOS

Preencha o cupom de form a legível 13 137 147 175 231 233 235 • 245 254 256 257 258 263 264 266 267 268 270

= 0

D Senador Pompeu 62 - Loja Rua CAIXA POSTAL N° 3373 D 20080 - Rio de Janeiro - RJ CEP n TEL.: 263-1786

2 NOSSO LIVRO u EDITORIAL LTDA.

1 2 3 5 6 10

N om e ............................................. E ndereço C idade ......................................

a

o

.........................................

,Q
- jO •sn

E stado ................. ............... CEP

Os números podem lhe dar boa ou má sorte. Eles são carregados de influências misteriosas. Assim veja qual o seu valor numérico.

P ilL Â
Nos antigos alfabetos, cada letra se relacionava com um número. Todo número hebreu é igual a uma letra. Os algarismos romanos em verdade são letras. Assim, conhecendo o valor de cada letra do seu nome, você chegará ao seu número da sorte. Esta ciência é cabalística, mas você pode aprendê-la facilmente. Vejamos: seu nome tem uma vibração, ele ressoa várias vezes por dia, quando alguém o chama ou mesmo quando alguém pensa em você. Ele pode ser positivo ou negativo, mas se, pela numerologia, seu nome for negativo, você pode usar seu apelido carinhoso ou até diminuir um sobrenome, para que a soma cabalística fique mais forte. Muita gente famosa usa apenas um dos seus sobrenomes por essa razão. Não é difícil usar essa matemática, basta aprender essas mirongas.

ALFABETO MÁGICO: CADA NÚMERO E LETRA TEM UM ASTRAL
A=100 B=101 C=102 D=103 E=104 • F=105 G=106 H=107 1=108 L = lll M=112 N=113 0O 5 O rt-H H I I I I
t-H

0=114 P=115 Q=116 R=117 S=118 T=119 U=120

V=121 W=122 X=123 Y=124 Z=125

CALCULE PRIM EIRO SEU NOME. VEJA COMO. Some as letras de seu primeiro nome e veja o resultado. Por exemplo

MARIA: M=112, A=100, R=117,1=108, A=100 = 537 Assim o nome Maria vale 537. Para sabermos se é positivo, vemos o últim o número, que é o sete. Sabemos que é positivo, pois o sete é um dos

números mais fortes que existem. Agora para saber o valor de cada número que poderá ser o seu, aí vai a tabela dos magos da Caldéia. Assim, após a soma considere apenas o número final.

RESULTADOS Energia, generosidade, ambição, pessoas fortes e trabalhadoras. Donas de senso de liderança. Amores benéficos, harmonia de casais, sorte na vida.

Á

Paciência, feminilidade, intuição, calma e bondade.

Espiritualidade, sabedoria interior, alto astral.

Independência, vivacidade, lutas e vitórias e também instabilidade.

Falsidade, esperteza, gente promíscua, mas que, quando ama, é maravilhosa.

m/mg g If lf

4

Estabilidade, ordem e dever. Gente laboriosa.

Solidão, impaciência, egoísmo, mas predestinado à fortuna.

Extremamente ativo, religioso, mediúnico e passional. Muitos amores.

Infinito, perigos, calúnias. Lado positivo: a capacidade artística.

Calcule seu sobrenome da mesma maneira, mas separadamente, pois você terá chegado às vibrações básicas de todo o seu nome de batismo. OK?

Mas saiba que assim como os números vão ao infinito, a imaginação dos magos e cabalistas também pode ir além da imaginação.

Umbanda - Quimbanda Candomblé - Magia Negra e Cultos Africanos.
ESCOLHA O SEU LIVRO
1 - ANTIGO E VERDADEIRO LIVRO DE SAO CIPRIANO — Possidônio Tavares — Verdadeiro tratado de artes magicas, de exor­ cismos e bruxarias. Invocações, rezas, círculos mágicos de po­ deres lim itados ................................................................ CrS 700.00 2 -ANTIG O E VERDADEIRO LIVRO DOS SONHOS — AknatonRá-— G-sontio-geratmente-é um aviso do além. conduzindo nos­ sos passos para um destino melhor. Livro oriundo dos monges do Tibet, impregnado de ensinamentos de Tebas. no Egito. Você aprenderá a interpretar seus sonhos acertadamente e atingirá o sucesso, a saúde, o amor integral ............................... CrS 650,00 3 - BANHOS DE DESCARGAS E AMACIS (Defumações e Oferendas) — As ervas sempre foram usadas nos ritos de magia das grandes religiões. Na Umbanda e no Candomblé nada se faz sem as ervas Ossãe, sem as raízes e frutos de Oxosse, sem folhas nas descar­ gas e oferendas ............................................................... CrS 400,00 4 - COMIDAS DE SANTO E OFERENDAS — Prof José Ribeiro — Elaborado cuidadosamente, este livro ensina como se deve pre­ parar as com idas dos Orixás, quais as bebidas que devem ser oferecidas para se conseguirem os objetos desejados dentro do Santo. Contém um anexo sobre cantigas e pontos de Candomblé autêntico que m uito vai ajudá-lo, amigo leitor ......... CrS 600,00 5 - COMO ADIVINHAR O FUTURO NA BOLA DE CRISTAL — A Hernandez Y Alonso — A arte de ler o destino nos espelhos má­ gicos, nas taças consagradas e na bola de cristal. Contém os métodos de preparação da bola de cristal ................. CrS 600,00 6 - COMO COMBATER O FEITIÇO — Maria Helena Farelli — Todas as maneiras de desfazer cientificam ente a feitiçaria, a magia negra e os trabalhos para o mal. O enfeitiçamento mental, objetos de necromancia. adivinhações por meio de bacias de água, das entranhas de animais, símbolos e ta lis m ã s ................ CrS 600,00 7 - COMO EVITAR O OLHO GRANDE — Carlos Francisco Xavier — O olho grande existe, afirm a a ciência. Ele prejudica a sua aura, ensina o Ocultismo. Então, não haverá meios de livrarmonos deste flagelo? Sim. E nesta obra revelamos tudo sobre este com plexo e fascinante te m a ......................................... CrS 400,00 8 - COMO DESENVOLVER A MEDIUNIDADE — P. Podier — Tra­ duzido pelo Dr. Francisco Klõrs Werneck, encontram os nesta obra interessantes conhecim entos para os espíritas. Surpreende pela linguagem fácil, ao alcance dos leigos, revelando como en­ contrar seus próprios dons m e d iú n ico s ..................... CrS 600,00 9 - CRUZ (Milagrosa) DE CARAVACA (Capa Preta) — Contendo a famosa ORAÇÃO DA CAPA PRETA (milagrosa), este livro, cuja origem vem das guerras entre cruzados e adoradores de Alá, por certo auxiliará você nas suas lutas diárias contra os males ocultos e os visíveis ...................................................................... CrS 600,00 1 0 -C U R A PELAS PLANTAS, PELAS FOLHAS, PELOS FRUTOS, PELAS RAÍZES — André G. Fossat — O autor deste livro rea­ lizou constantes pesquisas no campo da flora medicinal e pôde catalogar uma infinidade de ervas, plantas, frutos e raízes, que realmente têm poder curativo. Mente sã em corpo são é o lema desta obra importante a todos ..................................... CrS 700,00 11 - CURAS, MANDINGAS E FEITIÇOS DE PRETO-VELHO — Antonio Alves Teixeira (neto) — Os males provocados pelos feitiços, pelas mandingas ocultas e a maneira de curá-las através da palavra de um p re to -velho................................................................. CrS 700,00 1 2 - DESPACHOS E OFERENDAS NA UMBANDA — Antonio Alves Teixeira (neto) — Você sabe como despachar o ebó do Exu, ‘ arriar” um engambelo para uma Yabá? Pois tudo isso você aprenderá através desta obra consagrada pelos umbandistas ................ ...................................................................... CrS 650,00 13 - VERDADEIRO JOGO DOS BÚZIOS — Babalaô Oju-Obá — Fi­ nalmente conseguimos publicar o livro que explica realmente todos os significados da caída dos búzios e os seus milenares segredos do jogo I f á ....................................................... CrS 800,00 14 - EBÓS — FEITIÇOS NO CANDOMBLÉ — Oga Cimbereuá — Trata-se de uma das obras mais completas no assunto, revelando uma das práticas reservadas do Candomblé — os ebós. Cen­ tenas deles estão contidos nas páginas desta obra .. CrS 600,00 15 - GUIA DO PAI-DE-SANTO NO CANDOMBLÉ — Ogà Cimbereuá — Mais uma extraordinária obra deste famoso Ogà. que explica todas as funções e o com portam ento que um pai-de-santo deve ter no terreiro de C a n d o m b lé ....................................... CrS 700,00 16 - LIVRO DA BRUXA OU FEITICEIRA ÉVORA — Amadeo de San­ tander — Relação dos tesouros da Galiza, segredos das curas através da magia, receitas infalíveis e antiquíssimas, usadas por Lagarrona, a bruxa de Evora ................................. CrS 700,00 17 - LIVRO COMPLETO DOS SONHOS — Mahail Bathan — Tradu­ zido do árabe pelo mensageiro de Alá, este estudo dos sonhos ensinará você a interpretar seus sonhos mais íntimos, a convertélos em fortuna e sucesso ............................................... CrS 650,00 18 - LIVRO DO FEITICEIRO ATHANASIO — Contendo 130 segredos do feiticeiro fenício, mais um tratado completo de cartomancia e os conjuros e orações para afastar os demónios que nos ator­ mentam à noite ................................................................ CrS 650,00 19 - LIVRO GIGANTE DE SÃO CIPRIANO (CAPA PRETA) — Instru ções aos religiosos que lutam contra os demos e seus malefícios. Invocações dos demónios Belzebu, Asmodeu e Satanás. Mágicas e encantos, exorcism os e esconjurações, métodos de feitiçaria para atrair a fortuna e a fe lic id a d e ........................... CrS 1.300,00 20 - MAGIA E ENCANTOS DA POMBA GIRA — Antonio A. Teixeira — Centenas de trabalhos efetuados para a entidade Pomba Gira, Rainha do Inferno, deusa do Tartaro e das regiões do fogo, o b ri­ gações "arriadas'' na Calunga Pequena, amuletos e pontos ris­ cados ................................................................................. CrS 550,00 21 - MANUAL DA CARTOMANTE — Yllema Hormazabal — Carto­ mante cigana, revelações das cartas, método gitano de deitar o baralho, significado de todos os n a ip e s ..................... CrS 600,00 22 - MANUAL DE REZAS E MANDINGAS — Cândido Emanuel Félix — Rezas destinadas a preservar e curar as moléstias que afligem a humanidade. Ervas, jejuns, simpatias, patuás e defumadores ...................................................................................... CrS 400,00 23 - OMULU MÉDICO DOS POBRES — Antonio Alves Teixeira (neto) — Rei da Calunga e seu povo. Tritologia de abaluaê, Exus-Caveira, Meia-Noite e Rei de Ganga. Pontos cantados, obrigações no cemitério, males e remédios relacionados com esta entidade da vida e da morte ........................................................... CrS 650,00 2 4 -R EIN O DOS EXUS — José Maria Bittencourt — Escrito pelo Presidente da Federação Umbandista de Curitiba, possui refe­ rências sobre todas as entidades da linha de Exu. quer dos cemi­ térios, quer das encruzilhadas. Como fazer trabalhos de Quim­ banda. Como defender-se dos Kiumbas ................ CrS 550,00 25 - TRANCA-RUAS DAS ALMAS — José Ribeiro e Decelso — O padê do culto de Angola, dos nagôs, ijexás e do grupo Keto. Ilê de Exu, assentamentos, kele de Legbá, matanças e amalás. Exu .. v na Umbanda, os seus toques. O karma de Exu e o seu astral. Inie\ dispensável aos filhos da f é .......................................... CrS 550,00

Na compra de 3 livros de uma só vez, você terá direito automaticamente a um brinde.
A T P h ir à n A i c N lf A U Estoques limitados. Faça logo seu pedjdo e garanta seu exemplar.'

CUPOM DE PEDIDO 1 6 2 7 3 8 4 9 5 10 NOME ................................................................... ENDEREÇO .......................................................... CX. POSTAL . . . ................... CIDADE ...........

11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25

PUBLIECO PROMOÇOES LTDA,
R U A 'M A R Q U Ê S DE P O M B A L , 17 1-B - C A IX A P O S TAL, 1 1 .0 3 0 - Z C -1 4 R IO DE J A N E IR O — RJ — C .E.P. 2 0 2 3 0 — TE LE FO N E : 2 2 f- 5 0 1 6 *

E S T A D O ..................................CEP ................... ASSINATURA ....................................................

A arte de curar pela magia

mbanda não é fácil de defi­ nir. Suas raízes são africa­ nas, pois ela nasceu em Angola. A própria palavra vem do dialeto quimbundo, o que se fala em Angola. Mas ela tem muitas influências, muitas no­ ções que foram trazidas por ou­ tras religiões. Por exemplo, a maior influência vem da pró­ pria Igreja Católica, isto por­ que os africanos no Brasil fo­ ram quase que obrigados a aceitar a fé cristã. Assim, os santos que estão num gongá (al­ tar) de Umbanda são os mais famosos da Igreja, no tempo da colonização: São Jorge, Santo Antônio, Santa Bárbara e to­ das as Nossas Senhoras que o africano aprendeu a amar des­ de o tempo dos navios negrei­ ros. Aliás, os nomes dos tumbeiros que traziam os escravos da Nigéria ou de Luanda para o Brasil, todos tinham nomes co­ mo Nossa Senhora da Concei­ ção, das Graças, das Candeias. Logo os nagós e os bantos (os dois maiores grupos afros que para nossas bandas vieram) co­ meçaram a entrar em contato com o catolicismo desde a via­ gem. E todas as missas que eles tiveram que assistir... e as rezas que as mães de leite aprende­ ram para fazer a meninada dor­ mir... e os batismos, e trezenas... tudo foi aos poucos se fundindo na cabeça dos que co­ nheciam os orixás, dando ori­ gem à futura Umbanda. Mas houve ainda a influência do índio, hoje lembrado na pre­ sença dos caboclos de Umban­ da, caciques e pajés que “bai­ xam” nos terreiros, abaçás e tendas umbandistas. Soman­ do-se às noções trazidas pelo kardecismo, espiritismo “de mesa”, temos a feição da reli­ gião de Umbanda, talvez ainda uma seita, em formação, e a quem o povo brasileiro tanto ama. Mesmo os católicos, mes­ mo os mais “materialistas”.

U

O QUE “BAIXA” NOS TERREIROS? O QUE É O TRANSEZ? As chamadas entidades de Umbanda são “Caboclos e Pretos-Velhos, Crianças e Exus”. Cada um desses com seus tra­ balhos e suas cores, suas ofe-

UMBANDA

rendas e obrigações. Cada um deles trabalhando numa linha, dentre as sete linhas de Um­ banda. Estas sete linhas são a de O X A L Á , de IEM A N JÁ , X A N G Ô , O XO SSE, OGUM, PRETO-VELHO, e a do O R I­ ENTE. Para outros, em vez des­ ta últim a, temos a de EXU. Mas quem são estes seres que “baixam” ou incorporam nos terreiros? Dizem que são ín ­ dios, negos velhos e almas em expiação, se limpando para pa­ gar suas faltas. Por isso ajudam aos que vão aos terreiros, pa­ gando faltas antigas. Outros criticam essa definição achan­ do que ninguém sabe bem que tipo de espíritos “acostam” nos médiuns (pessoas que se dei­ xam possuir pelas entidades), pois muitas vezes os nomes são usados para camuflar quem ali está incorporado num mé­ dium. Bem, realmente isso está muito além de nossa compre­ ensão. UMBANDA? O QUE É REALMENTE ISSO? Cavalcanti Bandeira, um dos maiores pesquisadores do te­ ma, diz que Umbanda significa “arte de curar pela magia”, na

língua banta. Realmente, ele tem razáo. Em meu livro As Se­ te Forças da Umbanda, mostro que a raiz da palavra é africana, das tribos bantas, e que quem batia Umbanda era o quimban­ da, ou seja, o pai-de-santo lá de Luanda. Aqui, a palavra Quim­ banda passou a designar uma nova seita, a que só faz o mal. As primeiras notícias de Um­ banda são colhidas no começo deste século, sendo que ela se desenvolveu bem antes, mas com outros nomes, como batu­ que, macumba, feitiço etc. Ho­ je, ela é uma religião com mais de trinta milhões de adeptos, mas ainda muito pessoal, isto é, cada um faz à sua moda. Não tem leis rígidas como o can­ domblé. Ela tem federações, círculos de estudos, há progra­ mas de rádio que a divulgam e editoras especializadas no te­ ma. Tudo no entanto m uito pessoal, pois a característica maior dessa seita popular é a liberdade, a criatividade e o ca­ ráter pessoal das divindades. Os escritores e os jornalistas dedicados à Umbanda reú­ nem-se no Círculo de Escrito­ res e Jornalistas de Umbanda do Brasil, e as maiores federa­

ções estão hoje em São Paulo, a de Jam il Rachid, por exemplo, ou aqui no Rio, a do falecido Tata Ti Inkice Tancredo da Sil­ va Pinto, na Rua do Riachuelo. As maiores tendas chegam a ter dez mil membros, como a T.E. TUPIARA, MIRIM, CA­ M INHEIROS DA VERDADE, e outras, mas o povo gosta mais das tendas pequenas, onde se pode bater um papo com os caboclos, mais à vontade. O pioneiro da Umbanda foi Zélio de Moraes, já falecido, e um dos fenômenos de massa, m uito combatido, mas famosíssimo, foi o caso de Seu Sete da Lira, em Santíssimo, que chegou a reunir vinte mil pessoas numa sexta-feira de gira (festa de Um­ banda). Hoje, não há realmente nenhum pai-de-santo muito fa­ moso, todos estão trabalhando dentro de seus terreiros, sem fazer muito sensacionalismo, talvez porque os tempos sejam de calma, na Umbanda, sem as perseguições que caracteriza­ ram as fases iniciais da religião. Assim, esta seita em formação, amada pelo povo, cheia de mis­ térios e magias, está, como diz RAM ATIS, um dos espíritos mais conhecidos e lidos pelos umbandistas, “como um cal­ deirão no fogo, onde se coloca­ ram muitas seitas e religiões. O que será no futuro desse bolo de magias, de crenças e de es­ piritualismo popular, só com o tempo se poderá saber...”

ESTUDE SEM PAGAR MENSALIDADES.
O IN S T IT U T O T É C N IC O PA ULISTA, sabendo que uma das metas prioritárias do Governo Fe­ deral é a Educação, e tendo em vista a carência de profissionais competentes, nos nutisva riados setores, resolveu abrir matrículas nos seus cursos gratuitos. O aluno paga somente o material escolar e taxa do correio. PEÇA O SEU CURSO E S C R E V E N D O A CAIXA POSTAL 1221. CEP. 01000 SP. A v. Rangel Pestana, 1807 - S.P.

NOSSOS CURSOS.
SUPLETIVO DE 1.° e2.° GRA US -duração do curso 6 meses -você fará um único pagamento de4 .0 00.00rece­ bendo todo o material de uma só vez. Matérias do curso: Português, Matemática, Ciências, História, Geografia, EMC, OSPB e Inglês para o 2? grau, tudo de acordo com a Lei 5.692 -H/08/7L

DETETIVE PARTICULAR - um único pagamento dc4.000,00 e você recebe todo o material do curso de uma só vcz.Neste curso você ficará sabendo todos os segredos desta fascinante erendosa profissão, reconhecida em todo territó­ rio nacional. Lei Federal 3.099 -24/02/57 e Decreto 50.532 -03/05/61. Duração do curso 4 meses.

AGENTE DE SEGURANÇA - um único pagamento de4.0 00,00ereceberá todo o material de uma só vez. Neste curso você ficará sabendo tudo de segurança de: indústrias, hospitais, lojas eresidências, profissão muito rendosa. Dura­ ção do curso 6 meses.

CURSO DE RELOJOEIRO - um único pagamento de4.000,00, recebendo todo o material de uma só vez. Neste curso você aprenderá a consertar qualquer tipo de relógio nacional ou estrangeiro. Duração do curso 6 meses.

CURSO DE RÁDIO E TELEVISÃO PRETO-BRANCO E A CORES - um único pagamento de 6.000,00, recebendo todo o material de uma só vez. Este curso ensina tudo sobre rádio e TV, toca-discos e todos os aparelhos ele­ trodomésticos. Duração do curso 6 meses.

Peça seu curso enviando vale postal, cheque visado, ou valor declarado no valor do curso desejado. Para todos os cursos fornecemos carteira e diploma reconhecido em todo o Brasil.

V

m

iv-

ossas avós estavam cobertas de razão quando afirmavam que “ homem, a gente prende pelo estômago, primeiro, e depois, pelo coração”. Essa teoria fa­ zia com que as moças de antigamente aprendes­ sem os segredos dos qui­ tutes e das panelas perfu­ madas. Hoje, essa onda passou, a vida agitada faz com que nos esqueçamos da an tiga crença mas, bem que, uma vez ou ou­ tra, gostamos de prepa­ rar alguma coisa para o nosso amor comer. E nes­ sa hora, por que não fazer uma comidinha de ori­ gem africana regada a dendê, ou um bom doce com mel, testado e apro­ vado como perfeito afro­ disíaco? Ou num dia seguinte a uma briga, quem não gos­ ta de preparar algo dife­ rente, saboroso, para co­ m em orar a reconcilia­ ção? E ainda, após uma noite de amor, nada me­ lhor do que café quentinho, acompanhado de ai­ pim com mel, cuscuz ou pamonha. Coisas da anti­ ga, que funcionam perfei­ tamente. Assim, para vo­ cê aprender a amarrar seu amado pelo estôma­ go, como um dia Oxum prendeu Xangô, lá pelas bandas da Nigéria, va­ mos ensinar a fazer os quitutes africanos de ver­ dade. Belos, simples e cheios de poder de atra­ ção.

N

provocam e excitam

(para quem anda esgotado)

FEIJÃO DE AZEITE

Aferventa-se o feijãomulatinho ou fradinho em água e sal. Escorre-se numa peneira. Tempera-se com uma colher (sopa) de dendê, 250g de camarões secos, cebola e alho bem ralados. Mistura-se (deve ficar bem sequinho). Pode ser comido com farinha ou não, acompanhando prato de peixes. Faz efeito, principalmente para aquele gatão que se esforça, mas não consegue dar tudo que pode.

camarões secos, descascados e bem moídos. Adiciona-se suco de um limão, alguns quiabos e jilós cozidos em dendê. Mistura-se tudo isto no machucador (pilão), que deve ser de barro e amassa-se até que fique com consistência uniforme. Este molho, mesmo quando colocado sobre a comida do amado, em gotas, é de efeito imediato. Aproveite!

V A TA PA BOM DE BICO
Uma garrafa pequena de azeite de dendê; 2 cocos; meio quilo de camarão seco e meio quilo de camarão fresco; meio quilo de garoupa (ou outro peixe em posta); 250g de amendoim torrado, cebola, alho, pimenta, 12 pães tipo francês ou 1 pão de fôrma. Como fazer: Tire o coco da casca grossa e raspe ligeiramente a fina. Lave, rale e, depois de aquecido em banho-maria, esprema num guardanapo para retirar o leite puro. Junte ao bagaço dois copos de água quente e esprema. Repita esse processo mais uma vez. Guarde os três leites separadamente. Passe na máquina de carne, com chapa limpa e lisa, 2 cebolas grandes e 2 dentes de alho. Com a chapa de picadinho fino, passe o camarão seco. Tome a colocar a chapa lisa e passe o pão previamente amolecido em água. Também o amendoim e a castanha-de-caju devem ser passados na máquina. O peixe e o camarão frescos já deverão estar cozidos em água e sal, e um tomate. Agora chegou a vez de refogar em dendê o amendoim, a castanha, a cebola, o alho e o camarão seco. Junte o pão. Coloque sal. Vá, então, adicionando o segundo leite e depois o terceiro. Finalmente, junte a água em que foram cozidos o peixe e o camarão. Junte o leite puro, o camarão fresco e o peixe em lascas. Não pare de mexer para não embolar. Sirva com arroz cozido ou angu de arroz.

MOLHO DE DENDÊ

(esquenta qualquer um)

MOLHO NAGÔ DE PIM ENTAS
Esmaga-se a pimenta com um pouco de sal. Pimenta malagueta, bem entendido. Juntam-se, em seguida,

Amassa-se uma pimenta malagueta, com sal e cebola. Mistura-se um galho de coentro picado. Vai-se juntando dendê e um pouco de vinagre, até tomar uma consistência um pouco pastosa. Pronto. Este é o molho mais arretado do Brasil. Conhecido como levanta morto\

coum as

AFRODISÍACAS

-i C o a < u >
o

JENIPAPADA

(para acalmar os ânimos)

Descascam-se os jenipapos, retiram-se as sementes. Cortam-se em tirinhas e mistura-se bastante açúcar. Deixa-se descansar dois dias e serve-se. Antes dele beber, maninha, fale três vezes seu nome na borda do copo... Acalma os ânimos e evita brigas.
22

| novo amado junto à panela, a Só então tapa-se a panela, '% para acabar de secar. Dizem £ que este feitiço simples, pega ^ mesmo. |

£ O BOMBOM DO AMOR
Essa magia com comida é a mais simples de todas. Basta pegar um bombom, desembrulhá-lo e passar por sua própria aura (ácima da sua pele) sem deixar tocar em você, sem esfregar para não se sujar de chocolate. Enquanto passa o bombom em volta de você mesma, vá chamando o nome do dito-cujo (ou da ditacuja, porque se pensa que homens não apelam pra feitiços de amor, se engana, meu bem). Em seguida, reembrulhe direitinho o bombom e coloque num local em que ele (ou ela) possa vê-lo e então ofereça-o. Se ele comer, coitado, não escapará ao feitiço. Mas veja bem: não coma deste bombom, senão o feitiço virará contra a feiticeira...

ESPECIAL PARA VIÚVAS
Outra receita afrodisíaca, vinda da Bahia, é o arroz de viúva. Dele, fala Jorge Amado e Caribé, pois dizem que “viúva é o sexo mais perigoso que tem”. Quem é encantado

por esse arroz, acaba-se casando com a viúva, contam as lendas africanas. Eis a receita: um litro de leite ralo de coco, no qual deverá ser cozido uma xícara e meia de arroz. Quando começar a secar, a viúva invoca um pretendente ou diz o nome do

URGENTE COMO GANHAR CR$ 20.000,00OCUPANDO APENAS 1HORA POR DIA
LEIA COM ATENÇÃO A M ODELO está aceitando pessoas de ambos os sexos e qualquer nível escolar que desejam subir na vida. Você, sem muito esforço, poderá continuar seus afazeres normais; basta que você tenha 1 hora disponível por dia. Tão logo recebermos a sua carta com o seu nome e endereço corretos, enviaremos todas as informações necessárias para que seu trabalho saia com perfeição. A M ODELO GARANTE P/V O C Ê:
-Um ótimo Rendimento -Assistência permanente de material de trabalho -Um bom êxito

GARANTIM OS SEU SU C ESSO IMPORTANTE
Para maiores informações escreva para MODELO Ltda. Caixa Postal 15.046 -CEP 01.599 -São Paulo -SP DEP FTV Escreva-nos hoje mesmo e receba em sua residência todas as informações detalhadas.

Ilustração de George

O

s ciganos estão desaparecendo. Nossa civilização modema, quase intolerante a tudo que difere de sua própria linguagem, condenou-os a desaparecer. Antigamente, para o cigano, só contava sua tribo, seu cavalo, uns poucos metros quadrados de terra sobre a qual dormia e o céu estrelado sobre sua cabeça. Hoje não. Eles moram em casas, pagam impostos, vão a festas populares, integram-se ao seu mundo ambiente. Mas, ainda assim, conseguem guardar segredos que passam de geração em geração. E um deles é exatamente o das ervas e essências que dão sorte.

atrair sexualmente um amor. E é bom não nos esquecermos de uma florzinha singela, mas cheia de mistério e poderes: a madressilva.

Ervas & folhas
A folha do trevo, vocês sabem, traz sorte. Especialmente a de trevo de quatro folhas. As folhas das árvores comuns, soltas ao vento e pisadas pelos pés, também podem ser usadas em banhos para melhorar a sorte. Por exemplo, basta uma folha de carvalho para que nos tomemos mais fortes. Nossa saúde melhorará certamente. A folha da oliveira nos dá a bondade, nos ensina a ser mais tolerantes com os defeitos alheios (bom, se você anda impaciente). As folhas de louro atraem dinheiro. As folhas da bétula são maravilhosas para abrir nossos caminhos. Se quisermos alcançar alguma vitória, é bom colocar uma folha de faia em nosso banho. Se você acredita que alguém anda fazendo algum feitiço
25

Essências
A mais poderosa essência de atração do amor é, sem dúvida, a da rosa. Não a da rosa cultivada, mas daquela pequena, silvestre, natural. Esta essência usada em banhos é infalível e nos toma melhores amantes. Também as essências de patchuli, almíscar, jasmim e violeta são poderosíssimas para

contra você, não perca mais tempo: apele para a planta vence-demanda. O dinheiro anda por demasiado curto? Parta então para banhos com a erva-tostão. Ela atrai riqueza. Ainda para melhorar o dinheiro, os gitanos usam banhos de arroz. Faz-se assim: ferve-se um litro de água com um punhado de arroz por dez minutos. Coa-se a água restante e toma-se um banho com ela. Está a fim de arrumar sua vida, abrir mais seus horizontes, criando novas perspectivas? Apele para a guiné. Para acabar com medos, cansaços e brigas, as folhas de levante são as ideais. Os ciganos que trabalham com folhas e frutos são chamados de kakus e têm sua igreja máxima em Chartres (França), onde cultuam Sara, a virgem cigana. Aqui no Brasil, os ciganos veneram Nossa Senhora de Aparecida, negra como seus ancestrais. Tanto lá como cá, os ciganos não dispensam as preciosas plantas e essências que trazem sorte.

uc " O curso de Bolos, Doces e Festas se tornou meu guia indispensável; mais do que isso, um verdadeiro conselheiro que nunca me deixou na mSo. Com ele, aprendi todas as espécies de bo/ost doces, salgados, co­ mo enfeitar bandejas, uma quantidade enorme de pra­ tos novos e deliciosos, co­ mo organizar festas, etc. Coisas práticas, que a gen­ te aprende com facilidade, graças à grande quantidade de fotos e à maneira sim­ ples como é explicado. Curso completo com tudo o que a gente precisa saber sobre o assunto. Verdadeiramente indispen­ sável para a mulher mo­ derna. Um curso de dar água na boca." - Maria Ap. Lima.

VIOLAO
Único e exclusivo. Album de Músicas desucesso; 1 palheta e 1 dedeira; carteira deestudante; Belíssimo OIPLOMA colorido; Consultas com profesores especiali­ zados, mesmo após a conclusSo do curso.

BOLOS DOCES FESTAS descubra os segredos
dos bolos lindos ej

GARANTIA: Examine o curso durante cinco dias. Devolvemos seu dinheiro, caso ele não lhe agrade.

Você não precisa conhecer música (notas musicais); pelo nosso método (único no Brasil), em pouco tempo, você tocará músicas de Roberto Carlos, Chico Buarque, Jorge Ben, Canhoto e outros autores famosos. Solará ou se acom­ panhará cantando os maiores sucessos detodos os tempos, através do extraordinário ALBUM DE MÚSICAS, que você recebe gratuitamente ju nto com o curso. Vá desde já se preparando para ser o mais solicitado nas festas, rodas de amigos e principalmente pelo... sexo oposto. TO TA L­ MENTE ILUSTRADO: Curso explicado por ilustrações. O aluno vê o que faz e aprende rápida e facilmente. Como num sonho, você logo estará tocando e descobrindo a feli­ cidade de entreter as pessoas e ser admirado por elas. Um curso para você realmente aprender a tocar violão. GARANTIA: Examine o curso durante cinco dias. Devolve­ mos seu dinheiro, caso ele não lhe agrade.

Método Revolucionário

NAOM ANNI
Envie cupão ou carta ao Canadian Post Cx. Postal 45.302 - 01.000 S.Paulo SP.

----Dicas para sua- -

PAQUERA
Curso cientificamente escrito, com segredos jamais reve­ lados; elaborado por especialistas em psicologia, socio­ logia, magnetismo físico, relações humanas e boas ma­ neiras. Curso para ambos os sexos. Se você fo r solteiro (a) e não comprometido(a), em pouco tempo conquis­ tará a pessoa desejada. Se já estiver namorando, noivan­ do, ou fo r casado(a), manterá sempre acesa a chama da paixão. Curso comp|eto, abrangendo todos os aspectos da rela­ ção homem/mulher; o amor adulto; o impulso sexual; o conhecimento e a degradação do sexo; <ipos amorosos; o comportamento do . homem diante da | m u lh e r e v ice - i versa; erros na vida de um casal; tipos de homem: român­ tico, tím ido, sim­ ples, inconstante, 1 ousado ou conven­ cido; o amor e a ■ mulher, a tática fe- I minina, são apenas | alguns dos itens do p ro g ra m a deste curso. '! A TE N Ç Ã O : Não I use os ensinamentos deste curso j para o mal, pois você irá se tomar ! um(a) conquistador (a) irresistível. M M M E II Envie cu|6ão ou carta ao Canadian Post Cx.Postal 4 5.302-01.000 São Paulo SP Garantia: Devolvemos seu dinheiro, caso o curso não lhe agradg, em 5 dias.

G R Á T IS !—
Saco deconfeítar com 15 bicos di­ ferentes • Moldes para confecção de bolos .Suplemento com car­ dápios completos para um mês • Consultai com a famosa doceira D, Melita • Carteira y de Estudante • Belís/ simo diploma rica/ j mente ornamentado / £ em cores. / (I

.Tenha um . Firme e Sensual!
Você está infeliz por causa do seu busto pouco desenvol­ vido? Agora isso já passou, todas as mulheres têm chan­ ces iguais. Desperte a fera que existe dentro de você e não permita que sua personalidade seja destruída por ser uma "táboa". 0 famoso e experimentado sucesso obtido com o curso e o aparelho desenvolvedor dar-lhe-á um busto jovem, de bonitas formas e firme. COMO? é uma técnica especial, testada e aprovada por milhares de mulhe­ res que não têm dúvida em nos escrever, afirmando que consegui­ ram o busto com o qual sempre sonharam. Você recebe o fabuloso desenvolvedor criado e aperfeiçoado pelo Centro de Estética Femi­ nina do Canadian Post, recebe também o curso completo com as itruções e totalmente ilustrado com fotografias que lhe mostram ^ como usar o desenvolvedor. seu busto será sensual e voluptuoso como o das mais fa­ mosas estrelas de cinema. Assegure-se de seu êxito no amor.

Envie cupão ou carta ao Canadian Post Cx.Postal 45.302 - 01.000 S.Paulo SP.
^Envie-me pelo reembolso o curso de Botos, Doces I e Festas. Pagarei ao recebé-lo, conforme o plano: ! □ S1.S30.00 p/envio, em 2 remessas mensais I □ $2.560,00 pelo curso completo em 1 só vez

y' I ; Ji Î i

>me_____________________________________ f

M Ã O M A N M

Faça tudo através do

Júlia de Andrade é quem diz: "Adoro os contornos do meu novo busto; sintoe confiante e orgulhosa de m im mesma. Reco­ mendo o curso para todas as minhas amigas. " Na embalagem do curso, mantemos sigilo sobre o conteúdo do pacote.

Nossa GARANTIA é sua proteção: se, após usar o desenvolvedor por 10 dias, vo­ cê não sentir diferença em seu busto, de­ volvemos seu dinheiro. Consultas: Um Departamento a seu dis­ por, para esclarecer suas dúvidas, mesmo após a conclusão do curso. Envie cupão ou carta ao Canadian Post Cx.Postal 45.302 - 01.000 S.Paulo SP I

CARTAZES 1 FLÂMULAS CHAVEIROS CAMISETAS ETIQUETAS EMBALAGENS DECALCOMANIAS CIRCUITOS IMPRESSOS

NAO MAMDi DINHEIRO

Envie-me pelo reembolso, o curso completo para desenvolvimento do busto e o desenvolvedor. Pagarei ao recebê-los a quantia de Cr$ 1.680,00. Nome__________________________________________________ AQUELA ^ Rua_________________________________ n________ __ CAMISETA EXCLUSIVA QUESO VOCÊ TEM, COM SUA AS­ SINATURA OU MESMO .SUA FOTO ESTAMPADA, JÃ Ê POSSÍVEL E VOCE MESMO PODERÁ EXECUTÁ-LA. Brindes, displays, convites, placas indicativas, de­ calques, adesivos e dezenas de outros artigos de grande procura são feitos através doSilk-Screen, o mais moderno sistema de impressão. Através de nosso prático e rápido curso por correspon­ dência, você aprenderá, na prática, a fazer todos os artigos acima citados e muitos outros que sua imaginação criará. Nosso curso é prático, eficien­ te e completo. Desde as primeiras lições você já começará a fazer serviços cada vez mais difíceis, até tornar-se um profissional requisitado e bem remunerado. Envie sua matrícula ainda hoje para começar a ganhar dinheiro amanhã. Garantia: Devolvemos seu dinheiro, caso o curso não lhe agrade, em cinco dias.

G <

EmOio Cêrlat, 1.1 1 5 -SP.

Material necessário para você fa­ zer suas primeiras experiências: • Tintas (5 cores); • Quadro; • Tela de nylon; « Puxador; • Moldes; • Carteira de estudante; • Magnífico DIPLOMA colorido; • Consultas com professores especializados.

I recebê-lo, conforme o plano: I □ Cr$2.350,00 p/envio, em 2 remessas

r—

— Envie-me pelo reembolso o curso de Silk-Screen. Pagarei ao

Í

^ D Cr$3.920,00 pelo curso completo em 1 só vez £• Nome_____________

Qualquer tipo ou estilo de fo­ 1 máquina foto ­ tografia, revela­ g r á fic a T E K Ições, amplia­ NHA. Laboratóções, etc. Co­ rio contendo: 1 li­ mo abrir e ter tro de revelador; sucesso com 1 litro de fixador; seu negócio, papel fotográfico; ganhando mui­ 2 banheiras; pren­ to dinheiro em dedores. Carteira pouco tempo. de estudante; di­ C o m o cons­ plom a colorido; tru ir sua pró­ consultas com pria câmara; iluminação; focalização; dispositivos de ex­ professores espe­ posição; diafragma; fotóm etro; teleobjetiva; grande an­ cializados. gular; zoom; lentes de aproximação; distância focal; lu­ minosidade; profundidade de campo. Filme: como se NAO MANDC I forma a imagem; filtros de contraste e corretivos; flash comum e eletrônico. COMO FOTOGRAFAR: Escolha Envie cupão ou carta à Academia de A rte CP do motivo; enquadramento; focalização; ajustes de ex­ Cx. Postal 45.302 - Vila Mariana posição; casos especiais; uso dos filtros e do flash; fotos 01.0 0 0 -São Paulo SP. noturnas, etc. O LABORATORIO FOTOGRAFICO: Re­ ■ Envie-me pelo reembolso o curso de Fotografia. Pagarei I velando e copiando. Seja mais que um principiante: exa­ apenas ao recebê-lo, conforme o plano: minando os resultados, correções e técnicas especiajs; □ Cr$ 1.770,00 p/envio, em 2 remessas mensais esmaltagem; retoque; viragem, etc. Dicas para seu apri­ í □ Cr$ 3.060,00 pelo curso completo em 1 só vez moramento e estabelecimento comercial, etc.

FOTOGRAFIA

Ganhe dinheiro oo d¡virtue com

o o

Í

¡R u a _______________

Garantia: Examine o curso durante cinco dias. Devol­ vemos seu dinheiro, caso ele não lhe agrade.

r.FP

1

Colocando as cartas com baralho comum
Ilustração de Crimaldo Leandro

través dos séculos o ho­ mem procurou levantar o véu de mistério que o se­ para de seu próprio destino. Adivinhar o futuro, conhecer as alegrias e tristezas que nos estão reservadas é um anseio comum. Quem não gostaria de prever o que os Anjos bons ou os Demos antigos guardaram para o nosso dia-a-dia? Muitos pensam que o futuro só a Deus pertence, mas não é bem assim. Segundo o Ocultis­ mo, há maneiras certas para se adivinhar o que vai nos acon­ tecer futuramente. E, baseados na CABALA, nos segredos das cartomantes, nas revelações dos tatas e iniciados vamos en­ sinar a você, amigo, a conhecer a sua sorte. A ciência da cartomancia é muito antiga. Nasceu em Sumer, talvez a primeira cidade da Terra. Lá também surgiu o 'horóscopo, na Caldéia. Nesta cidade de torres douradas, jar­ dins suspensos e mulheres mo­ renas, os sacerdotes estuda­ ram os naipes e suas maravi­ lhosas interpretações. O baralho então era feito de lajotas de barro. Só nos tempos do Egito foi descoberto o uso do papiro e as cartas foram desenhadas. Porém foram os ciganos, andarilhos, quem di­ vulgaram as cartas por toda parte. Vamos agora ensinar o significado das cartas do bara­ lho comum, deste que você cos­ tuma jogar buraco ou canastra. E assim você poderá deitar as cartas e ler o passado, o presen­ te e o futuro.

A

REIS
De ouros; homem bom, ciaro, com dinheiro De copas: homem muito caseiro De espadas: homem ciumento ou mau De paus: homem separado

ÁS
De ouros: fartura, muito dinheiro De copas: vida tranqüila em casa De espadas: brigas, desentendimentos De paus: doenças à vista

SEIS
De ouros: grandes lutas pela frente De copas: ódios a serem contornados De espadas: mulher rival De paus: caminhos fechados

DAMA
De ouros: a boa consulente; peça conselhos De copas: amiga fiel De espadas: rival no t caminho s~ De paus: homossexualismo

TD C Q n to
De ouros: mentiras atrasando sua vida De copas: mudanças De espadas: cirurgia inadiável De paus: cura de uma enfermidade

1

DOIS
De ouros: um grande amante surgirá De copas: adultério inevitável De espadas: sonhos que se realizarão De paus: intolerância, caprichos

S IG N I F I C A D O DAS CARTAS
Um baralho comum é forma­ do por 52 cartas. Mas, para con­ sultar a sorte, não as usamos todas. Separamos para a leitu­ ra ÁS, REI, DAMA, VALETE, SETE, SEIS, CINCO, QUA­ TRO, TRÊS, DOIS, de cadanaipe. Ou seja: copas, ouros, espadas e paus.

28

VALETE
De ouros: riqueza, bens materiais De copas: bom emprego à vista De espadas: ilusões e ciúmes De paus: desentendimentos De ouros: dinheiro pela carreira seguida De copas: herança para ser recebida De espadas: perda de dinheiro De paus: roubo

Desperte a Pantera que existe em você

CINCO
De ourós: viagens; aproveite De copas: intrigas; não caia nelas De espadas: falsidade De paus: loucura, perda momentânea das faculdades mentais
_________________________

De ouros: amizade que valem ouro De copas: provável viuvez De espadas: altos encontros amorosos De paus: desejos ardentes serão

Nos mais avançados centros da europa e dos Estados Unidos, é c a d a vez maior o número de mulheres que trabalham como DETETIVES PROFISSIONAIS. E todas revelam elevado grau de eficiência numa profissão aparentemente mais apropriada para os homens. Aparentemente, apenas. As “panteras" fa­ mosas nâo existem apenas nos filmes feitos p a­ ra o cinema e a televisão. Estão na vida real, competindo com os homens, e são responsá­ veis pela elucidação de muitos casos em que fracassaram seus colegas masculinos. No Brasil também jã existem mulheres que triunfaram nessa profissão fascinante e alta­ mente rendosa. São todas ex-alunas do Institu­ to de Investigações Cientificas e Criminais. Aprenderam com Bechara Jalkh as mais avan­ çadas técnicas de investigações, e são muitas as que trabalham para empresas como ban­ cos, indústrias e organizações comerciais, áreas onde existe grande disponibilidade de empregos para profissionais desse tipo. Vamos. Acorde a "pantera" que existe em vocé. Há â sua espera um campo de trabalho extenso e altamente rendoso. Junte-se ás nos­ sas alunas, e em pouco tempo estará apta para competir vantajosamente com os mais competentes profissionais do ramo. Envie o cupom e receberá, GRÁTIS, llvreto contendo todas as informações sobre os nossos cursos, especiais para mulheres e sem limite de idade.

DETETIVE CRIMINAL DETETIVE PROFISSIONAL

Mande a pessoa, que vai se cc três. Abra três montes. Depois faça (cinco cartas) e realize a leitura. Re O baralho, para funcionar bem, fumado e cruzado. A abertura das ( ser feita com nove cartas. O que realme tuição e boa vontade com o consulente da parte de quem colo­ ca as cartas. Não vamos dizer só coisas ruins, não é? Estamos pisando num terreno muito frágil: o ser humano.

(Particular)

SEGURANÇA FÍSICA DE EMPRESAS
(Perito) ProfissOes regulamentadas por Lei em todo oterritório nacional. Para ambos os sexos sem lim ite de idade INSTITUTO DE INVESTIGAÇÕES CIENTÍFICAS E CRIMINAIS Pr.Olavo Bilac,28-13.°(Mercado das F lo re s )D te ls .: 2 ? i 2900 e 222-2852 □ Caixa Postal 215 □ Cep. 20.000 □ Rio □ RJ. Cursos por Correspondência
# 1. A 1**/A 7

NOM E

RUA

N?

CIDADE □ □ □ □ □ CEP

29

ESTADO

parafecharocorpo
. jp :

A

W

W

JM H R

^m m /M/m Jmm m/m/M m ■ K / Bg g F /H m /m

Iff

m / MA «

Jr

w m mi

/ '

S

m M mf Ê

m / H f ,/m M Ik W

Ilustração de Will

echar o corpo quer dizer ficar protegido, livre de influências maléficas. E quem não quer fi­ car numa boa? Os gurus indianos garantem que, para atingirmos este estágio contra os malefícios, são necessárias a ca­ pacidade de mentalização e respira­ ção certa. J á os um bandistas dizem que bom mesmo é um banho de folhas de jurema. Os candomblecistas ape­ lam para um abô (feito com ervas, restos de animais sacrificados, seu péssimo cheiro), que eles afirmam que cura e limpa. A raiz de uma gramínea chamada dandá, se colocada na boca, abran­ da mau humor de chefe e corta um despacho feito contra a pessoa, di­ zem nos catimbós. Para fechar a casa contra inves­ tidas maléficas e olho grande, é só fazer um bom defumador com açú­ car e café e passá-lo da porta da entrada até o fim da casa. Uma pe­ dra de carvão dentro de um copo de água também pode fechar a casa contra a entrada de mandingas e olho grande. Para fechar o corpo, realmente, pode-se usar amuletos, figas (mãos que nasceram na Caldéia) de todas as cores, talismãs com inscrições, podemos acender velas ou fazermos persignações. Mas, para contentar todas as cor­ rentes místicas, a todas as linhas, a todos os corações, realmente nada melhor do que uma reza pura e san­ ta, que fechará seu corpo e abrirá a chama de amor ao próximo. Assim pensam kardecistas, cató­ licos, m entalistas e protestantes. Jesus, o filho de Deus, ensinou aos homens a orar. E nós, peregrinos cansados, lutadores em nosso dia-adia, com nossas espadas de esperan­

F

ça, nossos escudos de cultura, nos­ sas mãos cheias de contas, de papéis, de ansiedade, corações cheios de sustos, vontades, sonhos bons, va­ mos escolher uma das mais lindas e modernas rezas. Própria para nós, gente da aldeia global, das viagens pelo espaço, da radiação, das comi­ das enlatadas, gente que fala e pen­ sa rápido. Corações alados. Vamos rezar contritos e nos tomarmos me­ lhores. E sentir-nos mais protegidos contra o mal. *
30

ORAÇÃO DE UM PEREGRINO EXAUSTO
Senhor: eu ando cansado da vida. Cansado de m im . Cansado dos outros. Não s e i... às vezes com raiva de tudo e de todos Por que isso, Senhor, se a gente quer am ar a vida, quer amar os outros? E que eu ando exausto, esgotado, e as mínimas coisas me irritam, Senhor. De repente me dá vontade de largar tudo meu ideal, meu amor, meus compromissos... Largar e fugir da vida. Ah! sim, se eu pudesse fugir, fugir dessa fossa em que vivo fugir dessa angústia que me oprime, dessa incerteza que me fere, dessa canseira que dói em meu corpo todo. Contudo sei que é preciso viver. Que preciso continuar lutando que é preciso caminhar e dizer sim. Mas, como Senhor? Se as forças me faltam? Se ninguém me compreende? Se estou só? Você sabe, Senhor, que vontade não me falta. Sabe que eu quero viver o amor, mas sou pobre demais. Fraco demais, instável demais Não some, Senhor, as vezes que caí. Lembre-se das vezes que me ergui na queda, Com o coração em pranto pelo meu fracasso, mas disposto a melhorar PRECISO DE FORÇAS, SENHOR PRECISO DE CORAGEM Sou um pobre peregrino exausto que sabe que a vida continua, que o amor existe, que é preciso andar.

GANHE MAIS

I
\

OPORTUNIDADE VÁLIDA PARA TODO O BRASIL
• • • • Ambos os sexos Não exigimos nível escolar Serviço de fácil aprendizagem Damos toda a orientação

SENHOR

eu conto com VOCÊ em minha jornada.

Escreva-nos sem compromisso e receba informações preliminares de como participar dessa oportunidade.

GARANTA SUA VAGA

STYLUS LTDA.
Caixa Postal n? 67 - DEP. NV CEP 01000 - São Paulo - SP

DAMOS CERTEZA DO SEU SUCESSO
Rua Dom Duarte Leopoldo, 908 - CEP 01542 - São Paulo-S.P.

OLGA
lga de Alaketo, uma das mais conhecidas mãesde-santo do Brasil, for­ ma, junto com Menininha do Gantois e Esteia de Oxosse, do Engenho Velho, o trio mais famoso do candomblé baiano. Olga, da gente que veio do A laketo (Ãfrica Negra), tem tudo que uma máe-de-santo precisa ter: jeito superior, al­ tivo, conhecimento das len­ das dos orixás e dos seus an­ cestrais, além de possuir mi­ lhares de filhos de santo. Nes­ ta seita antiga ela é rainha e senhora e altas autoridades políticas, artistas famosos (e não só do Brasil, como da Eu­ ropa também) não dispensam seus conhecimentos e con­ selhos. Vestida com roupas que o falecido costureiro Denner criou especialmente para ela, passeou pela Europa e fez des­ pachos para muitos lá pelas bandas de Portugal e Espa­ nha. Olga já fez conferências nos Estados Unidos e até na Nigéria, sempre difündindo a cultura negra. Em sua casa de orixás ela segue os costu­ mes africanos e, embora não goste de criticar casas alheias, repete sempre que não é certo fazer o santo (preparar uma iaô — noviça) em apenas al­ guns dias, como é comum no Rio e em São Paulo. Esse as-

O

A flor negra aa
P N ^ I .

sunto já acendeu acirrados debates. Além disso, Olga cri­ tica o fato de muitos chefes de candomblé obrigarem seus fi­ lhos de santo a trabalhar co­ mo empregados do terreiro para que possam pagar suas obrigações e rituais. E quando estas críticas e comentários vêm de alguém que já recebeu a Comenda Rio Branco e o tí­ tulo de Cidadã Honorária de Ohio (Estados Unidos) e tem em suas veias o sangue dos chefes espirituais de Alaketo, de Benin, as palavras ecoam como um libelo contra os que deturpam os ritos africanos no Brasil. E agora, O lga vai contar, com exclusividade, o que é ser zeladora de santo. Enfim, di­ zer o que uma ialorix á tem. AM O lga, vemos que na his­ tória dos candomblés os gran­ des nomes, aqueles que fica­ ram m ais fam osos, são sempre de mulheres como A ninha, Pulquéria, Senhora. Candomblé é um a religião m atriarcal? OA Não. O candomblé tanto pode ser dirigido por homem ou por mulher. É uma coinci­ dência o fato de mulheres te­ rem ficado mais famosas. AM Sabemos que fo i a gente de Alaketo que trouxe o culto de Oxosse, deus dos caçadores, p ara o B rasil. Quem é Oxosse na verdade?

OLGA
m e e m o s
OA O Culto de Oxosse vem de Kêto, onde ele foi rei. Ele é santo homem e seus iniciados usam colares de contas azulesverdeadas em geral. Quintafeira é o seu dia. AM Pierre Verger, um dos maiores estudiosos da cultura negra, diz em seu livro Orixás, que há outros deuses da caça, como Oreluerê, Irilé e Ibualama. Os filhos de Oxosse são es­ pertos e rápidos. Sincretizados como São Jorge, na Bahia, e São Sebastião, no Rio, esse orixá ficou famoso na umbanda. (Nesse ponto, Olga contesta muitos pais-de-santo em rela­ ção a umbanda). Diz: OA Ainda não achei a raiz da um banda e desafio qualquer pai-de-santo a fazer isso. Um­ banda é uma mistura de todas as religiões da África. Pegaram um pedacinho daqui, outro pe­ dacinho de outra região, adi­ cionaram um pedacinho da re­ ligião dos índios brasileiros e fizeram a umbanda. Uma can­ tiga só de terreiro, às vezes, lou­ va todos os orixás ao mesmo tempo. Por isso digo e afirmo: umbanda não tem tradição. E não tem hierarquia como o can­ domblé. AM Então o candomblé tem hierarquia. Não será pouco de­ mocrático? OA O candomblé é democrá­ tico, sim. Mas tem hierarquia. Você não pode chegar em mi­ nha casa e ir entrando e per­ guntando por Olga. Tem que seguir a regra da casa.Ogã é ogã. Iaô ou noviça é iaô. Ialori­ xá é o cargo mais elevado, o maior, e tem que ser respeita­ do. Olodumaré é o deus supre­ mo, distante. Abaixo dele, vêm, então, os orixás. Cada um tem sua regência. Assim, também aqui em baixo, na terra, cada um tem seu lugar. AM M uita gente diz ser JUho de santo de baianos e princi­ palmente de Olga. O que a se­ nhora tem a dizer sobre isso? OA Tenho, realmente, mui­ tos filhos de santo, mas no Rio tenho no máximo cinco. Muita gente afirma ser filha de santo de baianos famosos para tirar proveito econômico. Isso preju­ dica a religião. Para ser sacer­ dote, levam-se anos. É preciso aprender os ritos, as obriga­ ções, passar por muitos sacri­ fícios e, acima de tudo, amar os deuses africanos. Assim falou a grande ialo­ rixá.

OUTROS FAMOSOS BABALAÕS E MÃES-DE-SANTO DA BAHIA
M IR IN H A D O PORTÃO — Pessoa amável, sim pática, sempre cheia de responsabili­ dades, modesta e simples, ela é, no entanto, uma das rai­ nhas da Bahia. Seu terreiro é em Portão, onde lá cultua ori­ xás e caboclos, no chamado ritual candomblé de caboclo. STELA DE OXOSSE — Stela, na casa mais antiga do país, leva a sério o culto afro mais autêntico. Ela é dona do trono do Axé do Opô Afonjá. Caribé, o famoso artista plás­ tico, é o presidente do seu con­ selho de Obás, cargo muito importante nos candomblés. EDUARDO DE IJE X Á — Em suas mãos ficou a tradição do povo jeje. Revestido de dig­ nidade, saudava a todos que o procuravam. Foi de uma sa­ bedoria africana a toda prova. MENININHA DO GANTOIS — Im o rtalizad a por Jorge Amado, obá de Xangô, amada por milhões de brasileiros, te­ m a inspirado de escola de samba e de músicas inesque­ cíveis, querida por Mário Cra­ vo (o grande escultor), Mãe
34

Menininha tem o amor de to­ do o povo da Bahia. E como toda mãe-de-santo, respeita a Igreja Católica, os santos das capelas, os santos que se sincretizaram aos deuses afros, tanto quanto aos seus orixás dançantes. Com bata de ren­ das, saia florida, em tons ama­ relos, ela representa o m a­ triarcado dos terreiros de ori­ xás do país. Quase lendários de tão famosos, já falecidos, foram Aninha, Ciriaco, babalaô, Manuel Falefá e Senhora. Cada um deles defendendo a força da cultura africana.

SENSACIONAL

UM

--

SENSACIONAL , CONCURSO!

JÁ NAS BÀNCAS

Uma publicação da Editora Vecchi

O PÊNDULO CIGANO

Ilustrações de Flávio Mota

le é um instrumento mágico táo antigo que se perde na noite dos tempos. Com ele, os magos desvendavam o futuro. Hoje, ele está de novo na moda. Nos Estados Unidos, por exemplo,1 ele é vendido aos milhares. Livros sobre o assunto sáo impressos em todo o mundo. Ele é o PÊNDULO MÁGICO, e dá qualquer resposta que você desejar. Com um pêndulo, você pode saber se a comida que você come lhe faz bem, se a pessoa amada lhe quer, se tal planta condiz com seu ambiente particular: sua casa, por exemplo. Pode ainda encontrar coisas perdidas e até localizar num mapa alguém desaparecido. Com seus giros ora para um lado ora para o outro, ele vai lhe mostrar muita coisa. E, o mais interessante, você pode fazer o seu próprio pêndulo, e perguntar a ele o que quiser. Quem trouxe o estudo dos pêndulos para a época moderna foi um padre: o Abade Hermet. Ele usou o

E

pêndulo para encontrar tesouros e contam as lendas que ficou rico. Já outro médico, o Dr. Albert Abrams usou o pêndulo para descobrir as doenças ocultas de seus pacientes. Este médico fundou a radiestesia, ciência que estuda os pêndulos. Assim, usando seu fluido natural, sua vontade, você vai sacar tudo que um pêndulo pode lhe dar. Primeiro vamos aprender como ele trabalha.

COMO USAR O PÊNDULO E ACHAR O AMOR OU A FORTUNA
Um pêndulo é uma cordinha com um objeto pontudo pendurado. Você pode fazer um pêndulo assim: um fio de linha de seda e uma agulha. Ou um fio do seu cabelo e uma agulha. Ou ainda um fio de linha e um botáo. Ou ainda um triângulo de metal (aço, por exemplo) e uma linha de

seda. No Rio, você pode encontrar pêndulos no Templo de Magia, Rua Cisne de Faria, 40, em Maria da Graça. Lá existem de pedra da lua, e de aço. Mas, fazendo o seu você, terá grandes experiências também. Para usá-lo, faça assim: sente-se descalço em uma cadeira. Os pés devem estar no cháo, separados. À vontade. Em uma mesa à sua frente, ponha uma das mãos (a que está sem o pêndulo) sobre a mesa. A outra segura o pêndulo tendo o cotovelo apoiado na mesa. O pêndulo deve oscilar naturalmente, sem que você trema a mão que o segura. O pêndulo começa a girar naturalmente assim que você olhar para ele e ordenar mentalmente que ele gire. Sua mão deve ficar firme e o cotovelo apoiado na mesa. Observe para que lado ele gira. Se ele girar no sentido dos ponteiros do relógio, ele estará dizendo SIM. Se ele girar no sentido contrário dos

O PÊNDULO CIGANO
ponteiros do relógio, ele estará dizendo NAO. Se ele oscilar na vertical, em vez de um giro para um lado ou para outro na horizontal, ele estará se preparando para responder. Pois, nesse caso, ele ainda não captou a resposta. Podemos fazer todas as perguntas e até localizar coisas num mapa. Como? Assim: pegamos um mapa e colocamos na mesa. Mantemos o pêndulo acima do mapa e o cotovelo apoiado no mapa. E fazemos a pergunta: por exemplo, onde mora fulano? Ele vai girar e no local onde fulano mora, ele vai girar com mais força, bem rápido, mostrando que é naquele ponto do mapa que se encontra a sua resposta. Para sabermos se nosso amor nos ama mesmo, fazemos de outra maneira. Pegamos um retrato de nosso namorado ou marido e pomos na mesa. Seguramos o pêndulo acima do retrato e apoiamos o cotovelo na mesa. A mão esquerda fica espalmada na mesa. Os pés no chão, separados. Pensamos no gatão e perguntamos mentalmente se ele nos quer bem. E deixamos o pêndulo cigano rodar. Se ele girar como os ponteiros do relógio, ele positivo, o gatão nos quer com toda paixão. Ao contrário, ele revelará que nós não estamos com nada...

COMO ATRAIR PESSOAS COM UM PÊNDULO
Caso a gente queira alguém que não dá a mínima bola para nosso charme, fazemos assim: pegamos um pêndulo e mentalizamos a pessoa. Essa mentalização tem que ser bem-feita, poderosa. E mandamos o pêndulo girar. Repetimos mentalmente o que desejamos e se ele girar rapidamente, com a direção igual à dos ponteiros de um relógio, ele estará vibrando na vibração da pessoa amada. Devemos fazer isso, diariamente, numa mesma e determinada hora do dia. A pessoa que desejamos atrair receberá as vibrações de nossa mente/nossa ordem mental, nosso encanto de amor. É fácil, basta amar verdadeiramente.

COMO FICAR MAIS M AGNÉTICA E FORTE COM UM PÊNDULO
Desenhe num papel uma estrela de seis pontas. A seguir, ponha o pêndulo para vibrar. E deixe que ele siga a estrela, que ele gire pelos traços da estrela de seis pontas. Em Magia, esta estrela chama-se HEXAGRAMA e é fortíssima. Assim, quando seu pêndulo dirigir-se nos caminhos da estrela, estará nessa vibração. Aí, pare e escreva nas pontas dessa estrela tudo que você deseja. Por exemplo, passar de ano, arranjar um emprego, viver com mais alegria etc. Faça, então, com que ele gire novamente. Ele estará atraindo essas coisas para você. Estará captando estas coisas pela sua força mental, natural, que é enorme, mas que você talvez não saiba usar convenientemente. Mas, com o pêndulo mágico, por certo, aprenderá.

MO

a

quiromancia:

APRENDA ALER ASMAOS

QUIROMANCIA
A
s duas mãos contam coisas: a mão esquerda revela o passado. A direita mostra o presente e o futuro. Na sua mão esquerda, estão descritas as suas tendências inatas, hereditárias, das quais você não pode escapar. Já na sua mão direita, estão os costu­ mes e manias, que você adqui­ riu através dos tempos. Por isso, p ara conhecer o destino pelas linhas da mão, você precisa ler as duas mãos, começando pela esquerda e conferindo na direita. Veja, por exemplo, como as linhas da mão esquerda são di­ ferentes das da mão direita. Muitas vezes numa, elas são li­ nhas certinhas e na outra são cheias de cruzes, estrelas, cor­ tes, cadeias, sinais, que reve­ lam mudanças, ou atropelos. Logo, vemos que nós é que com­ plicamos a vida, nós atrapa­ lham os nossa própria cam i­ nhada, exageramos em nossas paixões e, por isso, sofremos. Ler a mão é fácil. Em sua máo dançam planetas, bailam es­ trelas. Até o tamanho de sua mão importa na leitura, caso não seja proporcional à sua es­ tatura ao ponto dessa diferen­ ça chamar atenção. Mas, se sua mão é pequena, de verdade, in­ dica que você é pouco ambicio­ so. Se, ao contrário, sua mão é grande, você quer muito da vi­ da, tem sonhos e ambições. Mãos grandes indicam ainda amor aos' detalhes. As peque­ nas indicam amor à pesquisa, aos trabalhos de rotina, e ape­ go ao lar. Palma larga mostra persona­ lidade sociável. Bons trabalha­ dores têm palma larga. Já a palma estreita denota uma na­ tureza introspectiva e necessi­ dade de solidão, para equili­ brar seus sentimentos. Pontas dos dedos em forma cônica significam amor à bele­ za, ao lazer, ao conforto. Pontas dos dedos quadradas mostram natureza disciplinada e que a pessoa tem os pés bem na terra; nunca será um sonhador, como o que tem as pontas dos dedos largas.

• Pontas dos dedos mistas não são comuns, revelam pessoas versáteis, espertas, bem adap­ táveis.

AQUI VOCÊ APRENDE A LER OS MONTES DE SUA MÃO
Os montes são pequenas “al­ mofadinhas” que aparecem na base do polegar, nos dedos e na parte externa da palma da máo. Quanto mais desenvolvidas, mais fortes as características que elas revelam. Olhe para sua máo e aprenda agora: MONTE DE VÊNUS — Fica na base do polegar. Mostra saú­ de, vitalidade, afeto; e desejo sexual in+enso, quando é bem proeminente. MONTE DE JÚPITER — Fica debaixo do dedo indicador. De­ nota ambição, aptidão para o poder. MONTE DE SATURNO — Fi­ ca na base do dedo médio. Mos­ tra a cautela, caso ele seja bem raso.

MONTE DO SOL — Fica bem abaixo do dedo anular. Mostra preferência por todas as formas alegres de viver; tendências ho­ mossexuais latentes, se for mui­ to desenvolvido. MONTE DA LUA — Ele fica na parte externa da palma. Sig­ nifica imaginação e idealismo. Quando muito desenvolvido, gordinho, revela que seu pos­ suidor tende a gastar muito di­ nheiro e a ser um pouco luná­ tico.

AQUI VOCÊ CONHECERÁ OS SINAIS SAGRADOS DA PALMA
Temos na palma da máo vá­ rios sinais cabalísticos. A ES­ TRELA, A CRUZ, O TRIÂN­ GULO, A GRADE. Cada uma dessas marcas tem um signifi­ cado. ESTRELA — Marca de boa sorte, onde quer que apareça. É um sinal raro e indica ventura, romances, amores certinhos. A estrela em qualquer monte po-

Fotos Vecchipress

de indicar felicidade, viagens, carinho. TRIÂNGULO — Indicador de esperanças, proteção espiri­ tual; revela ainda m uita pa­ ciência. CRUZ — Indica sofrimentos, melancolías, negativismo, mu­ danças para pior, aborrecimen­ tos ou neuroses. GRADE — Caminhos fecha­ dos, dificuldades, inveja, melo­ dramas. Linhas sobre linhas, fazendo como que uma corda, mostram dificuldades, diferenças, e até boa sorte, dependendo da lo­ calização.

Cada linha normal tem uma posição fixa na mão. Mas as variações são muitas. Vamos analisar as linhas normais, as mais comuns, nunca casos se­ parados. Por exemplo, há pes­ soas em que a LINHA DA CA­ BEÇA E A DO CORAÇÃO se fundem. Mas isso é raro. Em ge­ ral, as pessoas têm as três li­ nhas bem definidas.

mental, insegurança, pessoas dadas ao mistério, à irrealida­ de. Com um ponto grande nela, pode indicar loucura. LINHA DO CORAÇÃO — Fi­ ca abaixo do dedo mínimo. Quando é curta, revela pouca carga de sentimento. Longa in­ dica que a pessoa nasceu para o amor. Ainda temos mais três linhas menores, a DO CASAMENTO, que é uma pequena linha abai­ xo do dedo mínimo, a DA SAÚ­ DE, que começa abaixo do de­ do mínimo e corre para o pu­ nho, e a DO DINHEIRO, no pulso, caminhando para den­ tro da mão. O conjunto de linhas, sinais e montes gravados na palma da mão çhama-se SELO DE SA­ LOMÃO. Este conjunto é que se lê e interpreta, para chegar­ mos às conclusões do destino de uma pessoa. Esse conjunto pode ser har­ monioso, perfeito, depende de nosso dia-a-dia, de nossa capa­ cidade de amar ao próximo, de ter paz com Deus e com os ho­ mens.
233 - COMO 234 - TARÔ. 0 ADIVINHAR 0 F U -" “ B A R A L H O D A TUR0 — Este li­ - F 0 R T U N A — vro é um aviso de Acompanha o li­ que o homem po­ vro, as 22 cartas de e tem contato r e a is d o .T a ró com forças cós­ egípcio. Corneias., m ica s e te rna s e ' ■todas as respo s-que, segundo os tas são fáceis e profetas e visio­ nários. os tempos da Terra são che­ gados. CrS400,00' claras, pois a ló­ gica rege o des-~ • c o n h e c id o e o enigm ático. A di­ vinhação e pre­ monição. Esta é a chave de todos os m istérios. CrS 660,00

O

LINHA DA VIDA — Começa abaixo do dedo indicador e ca­ minha para o fim da mão. Ela termina muitas vezes no pulso, indicando vida longa. Outras vezes ela é curta, indicando vi­ da mais breve, exigindo cuida­ dos. Mas, veja bem, essas li­ AQUI, FIQUE nhas às vezes falham, pois há SABENDO casos de pessoas idosas que SIGNIFICADO DAS têm as linhas curtas.

LINHAS

Realmente, as linhas são as partes mais importantes da mão. Elas são três: VIDA, CO­ RAÇÃO E CABEÇA. Outros autores chamam es­ tas três linhas de LINHA DA E X IS T Ê N C IA , LIN H A DO SENTIMENTO E DA RAZÃO.
223 — TUDO OQUEVOCE -----SEMPRE QUIS-----SABER SOBRE FEITIÇARIA CrS 500.00

LINHA DA CABEÇA — Co­ meça com a Linha da Vida e ca­ minha para o centro da mão. Longa, indica capacidade de raciocínio, poder mental, dons parapsicológicos, boa disposi­ ção para os estudos, capacida­ de de criar e escrever belas coisas. C urta, indica preguiça
228 — 0 PODER DA AUTOSUGESTÀO CrS 450.00

230 - 0 LIVRO ENCARNADO DE S À 0 C IP R IA N 0 — Mergulhe nos mistérios da ma­ gia e da feitiçaria que São Cipriano legou à Humani­ dade. Este livro deve ser lido e utiliz a d o p a ra .o Bem, exclusiva­ mente.CrS 450,00

231 - AMOR E MAGIA - Este l i - ' vro é um tesouro * de conhecimento, um talismã para uma vida mais ri­ ca e satisfatória, com experiências" e entrevistas que a iu d a rã o você. CrS 390.00 232 - COMIDAS -DE SANTO. O B R I­ GAÇÕES E OFE­ R E N D AS AOS ORIXÁS — Todos os segredos das co m id a s p e rfu .m adas e d e lic io -, sas da cozinha a fro -b ra s ile ira . Você vai saber o porq u ê, as o ri­ gens de tão rica e criativa cozinha. CrS 400,00

GRÁTIS Compre 3 livros ganhe 1 Compre 5 livros ganhe 2

PALLAS S.A.
Editora e Distribuidora Caixa Postal 7001 -2 0 0 0 0 -R io
• Desejo receber, pelo Reembolso Postal, os livros assinalados seguintes abaixo.

220 221 230 231 Nome____ Endereço. C id ad e_ _ E sta d o .

222 223 232 233

224 225 | 226 227 234

228 | 229

.C E P .

PALLAS S.A. CX. POSTAL 7001 — 20000 — RIO

rJ

I

caima postal 199
FAÇA O SEU PEDIDO E RECEBA PELO REEMBOLSO POSTAL!

m undo latino Hda rio de ianeiro/vj

1

REF.: P-87 BANHO-MARIA. Com duas peças que se encaixam, o conjunto Banho-Maria é excelente para cozimento de alimentos que não podem ir diretamente ao fogo.
crs1

.6 0 0 ,0 0

2

i

REF.: P-90 BATEDOR DE OVOS. Aparelho manual, ideal*para cremes, ovos, massas... Corpo cromado, com lâminas em aço inox.
CRS 1 . 8 2 0 , 0 0

3 4 5 6

REF: P -16 FÔRMA 3 UTILIDADES. Prática! Com uma só peça você tem 3 utilidades: fôrma p/bolo; banho-maria para fazer pudins e um caldeirão para todas as necessidades. Tampa vermelha. C R S l . 5 8 0 , 0 0 REF.: P-86 CONJUNTO FRITURA. Económico! 1 frigideira mais 1 guardador de óleo com tampa e coador para você armazenar o óleo utilizado. Você vai ver que economia. CRS 9 5 0 0 0 REF.: P-64 UTILIFLEX. Conjunto de recipientes com 4 peças, que conservam sempre fresquinhos alimentos crus ou cozidos. Todas elas vêm com tam pa; que fecha sob pressão. C R S l . 4 3 0 , 0 0 REF.: P-15 ARR0ZITA. É ideal para cozimentos super-rapidos. Economia de tempo e gás! Tipo semipressão com borracha vedadora, válvula de escape e tampa com encaixe. C R S l . 7 9 0 , 0 0

REF.: P-18 PIC-GELO. Uma idéia refrescante! Imagine o charme que éjservir drinques, aperitivos, batidas, refrescos, com gelo triturado de montão. Péça hoje mesmo seu Pic-Geló, e tenha gelo triturado à hora que você quiser.O e manejo facílimo, acabamento de 1a qualidade, o Pic-Gelo é uma ótima sugestão para um presente. CRS 2 . 2 8 0 , 0 0 REF.: P-14 CONJUNTO DIA/DIA. Conjunto com 4 utilíssimas peças por um preço fora de série. Em alumínio reforçado, este conjunto contém: 3 caçarolas com tampas azuis (16, 18, 20cm), e uma frigideira (20cm). Aproveite o preço! C R S 2 . 4 9 9 . 0 0 REF.: P-92 LEITEIRA FERV-MAGIC. 0 leite não derrama! Com o exclusivo fervedor cônico, esta leiteira não deixa o leite derramar m esm o!!! É feita em alumínio super-resistente, Capacidade: 2 litros. C R S 2 . 1 8 0 , 0 0

10

REF.: P-88 CORTADOR DE BATATAS. Prático, corta a batata certinha e rapidamente Corpo plástico de alta resistência: faca em aço inox removível, pode ser usado para cortar vários legumes. c r $ 2 . 4 0 0 , 0 0

• É SIMPLES FÁZER SEU PEDIDO!

★ Basta assinalar no cupom o item desejado, recortar, e
enviar para Mundo Latino Ltda. — Caixa Postal 199 — Rio de Janeiro —

RJ

★ As despesas de remessa e embalagem são por nossa conta. ★ Em cada compra você ganha o original brinde
“ESFEROFOSFORO” (a caneta que imita um fósforo — 14cm). o valor ★ Não mande dinheiro agora! Você só pagacorreio. anunciado, ao retirar sua mercadoria do

★ Quando o seu pedido chegar em sua cidade,
PEÇA POR TELEFONE,
— Basta discar (021) 252-2432 — Rio de Janeiro, e o seu pedido vai ser atendido mais rapidamente.

você recebe um aviso com instruções para ir retirá-lo do correio.

SIMPATIAS DE

Mirongas de umbanda, feiti­ a solucionar problemas. Com ços ciganos, mandingas sim­ elas, sua vida vai ficar mais ples mas certeiras para ajudar fácil.
ciado. É só ele virar uns copos com o pó de marisco, que per­ derá o gosto pela birita. Ga­ rantido.

ASMA — Para acabar com os ataques de asma, há uma sim­ patia bem simples. Só que nãodeve ser feita pela própria pes­ soa que sofre da doença, e sim por outra, pois se a asmática souber o que usa, cortará o efeito. Esta simpatia é feita pelos pretos-velhos de um ­ banda e é tiro e queda: pegase o rabo de uma lagartixa (não precisa matar o animal, pois ele tem o dom de fazer crescer um novo rabinho) e deixa-se secar. Depois faz-se um breve com um paninho branco, fechando-o bem. A pessoa que tem ataques de as­ ma deve usar esse breve preso com um alfinete ou na bolsa. Jamais terá novos ataques.

CASAMENTO — Para casar, as meninas fazem muitas sim­ patias, mas a mais simples e certa é a seguinte: pega-se uma maçã e corta-se ao meio. Dentro dela coloca-se um pa­ pel com o nome da pessoa amada. Depois coloca-se mel e amarra-se com fita verme­ lha. Está pronta a mironga de casamento, agora é só es­ perar...

EMPREGO — Procurar em­ prego é uma das coisas mais chatas da vida. E neste caso a simpatia ajuda pelo menos a dar esperança, não é? Os ciga­ nos fazem uma mandinga as­ sim: quando se for tentar um em prego, pega-se um giz branco e risca-se na palma da mão uma estrela. Ao entrar no local para candidatar-se ao emprego essa estrela da sorte vai vibrar positivamente e ajudar a conseguir o trabalho.

BEBER — Para deixar de be­ ber, há várias simpatias, mas geralmente poucas fazem efei­ to. Uma que é bem certeira é a seguinte: pega-se um marisco e torra-se no fogo até ficar bem pretinho. Depois, faz-se um pó que deverá ser coloca­ do na bebida preferida do vi-

DINHEIRO — Como o dinhei­ ro anda curto, a gente apela para tudo e as simpatias neste sentido andam sendo feitas aos montes. A mais simples é colocar uma moeda velha pre­ sa num tênis ou num sapato que tenha uma dobra. A moe­ da tem que ficar presa em ci­ ma do sapato e não ser pisada quando a gente anda. Dá bem certinho, gente!

FOME — Para criança que ■ gosta de comer, dar a pri­ ião meira água de chuva de janei­ ro. Pegar numa panela limpinha e dar à criança para beber.

GASTANÇA — Para quem anda gastando demais, para quem o dinheiro corre muito, basta fazer essa simpatia: um banho de arroz. Certo e fácil.

43

SIMPATIAS DE A A Z
M
HÓSPEDES — Quando um hóspede não quer ir embora de nossa casa, devemos colo­ car a vassoura virada atrás da porta (com a escova para ci­ ma). O hóspede se m anda logo. MOLEZA — Contra moleza e preguiça, basta fazer três cruzes com azeite doce no cor­ po que tudo melhora. Simpa­ tia dos hindus, barra-pesada. SUSTOS — Pessoa que leva susto à toa deve fazer o se­ guinte: usar uma folha de tre­ vo de quatro folhas na bolsa. Dá bem certinho, maninhas.

ENEM — Mulher que não consegue engravidar deve co­ mer avelã. IR R IT A Ç A O — Quem tem marido irritado em casa ou namorado brigão, escreva o nome dele num papel e bote num copo com água e açúcar. Ele acabará ficando m an­ sinho.

OLHO GRANDE — Para olho grande, a simpatia é um bom banho de arruda. Ou então usar na bolsa uma fava cha­ mada de olho-de-boi.

TREM O RES NOTURNOS: Para quem tem tremores, maus sonhos, o primeiro pas­ so é boas leituras ao deitar, não pensar em grilos e proble­ mas, e a simpatia mais sim­ ples é a seguinte: botar um copo com água na cabeceira da cama e despejar em água corrente (bica aberta) na manhá seguinte.

Cf

JOELHO — Para dor nos joe­ lhos sem explicação, basta fa­ zer uma atadura com saiáo fresquinho. A simpatia é ba­ tata.

P E R D ID O S — Para achar coisas perdidas chamar por S. Longo e S. Longuinho.

UNHAS FRACAS — Soprar três vezes em cada unha du­ rante a lua cheia.

QUEBRAR AS FORÇAS DE INIM IGO — Quem tem inimi­ go deve pór seu nome dentro de um copo de sal grosso e virar o copo de boca para baixo. LIMPAR A CASA — Quando a casa está “carregada”, ou, melhor dizendo, com maus fluidos, basta pegar perfume e jogar nos quatro cantos de to­ dos os cômodos. Uma Bíblia aberta em casa e sua leitura também faz com que o baixo astral desapareça.

VIUVAS — Quando uma viú­ va quer casar, deve fazer um arroz branco, colocar mel e o nome do pretendente escrito num papel dentro desse pra­ to. Casamento na certa.

ROUBO — Contra roubo, de­ ve-se fazer essa simpatia: uma cruz com espada-de-são-jorge (p la n ta m uito conhecida) atrás da porta. Ou então uma ferradura.

ZANGAS — Contra zangas e brigas, colocar o nome da pes­ soa dentro de uma batata. ZERUMBETI — Simpatia fei­ ta com uma boneca talhada no gengibre, para aumentar a sexualidade dos impotentes.

44

Cartão Resposta Comercial ISR n" 52-402/81 DR/RIO

* Escolha agora seus livros e receba pelo Reembolso Postall ★ As despesas de remessa e embala­ gem são por nossa conta. * Em cada compra vocò ganha o ori­ ginal brinde esferofósforo” (a ca­ neta aue Imita um fôsforo-14cm). ★ Esimples fazer seu pedido: basta re­ cortar e enviar o Cartão Resposta Comercia^ ao lado devidamente preenchido.

CARTAO RESPOSTAeste cartão) COMERCIAL (Nâo é necessário selar
o selo serâ pago por:

selo já esta pago por nós.

>P

EDITORA MUNDO LATINO LTDA.

PEÇA TAMBÉM POR TELEFONE!

20425

Rio de Janeiro

VVA,

Nas terras africanas, Ifá é o deus da adivinhação. Ele che­ gou até nós trazido pela mão dos escravos que vieram para a lavoura ou para trabalhar nas minerações. Sem dúvida, é de todos os orixás o mais miste­ rioso. Nada sabemos de Ifá, apenas que usa a cor branca, tem filhos homens e é muito respeitado. Mas, se é assim desconheci­ do, por que é tão importante, perguntarão vocês. Apenas porque somente ele pode res­ ponder as perguntas de um jo­ go de búzios. Ele decifra as pa­ lavras dos outros orixás que váo surgindo durante essejogo. E para que serve um jogo de búzios? Para responder a todas as perguntas que são feitas pe­ lo povo do candomblé a seus deuses primitivos. Eles não fa­ lam, a não ser pelas caídas (po­ sições de um jogo de búzios), pelas indicações, pelos Odus (mistérios) das conchas e cara­ mujo. Um búzio é, na verdade, um caramujo, desses comuns que se encontram em qualquer praia. Ele tem um lado natural­ mente aberto e outro fechado (sem cortes e serrilhado). As­ sim, pelo modo que eles caem na toalha branca ou na peneira (sim, porque você vai jogá-los em cima de um desses elemen­ tos), ou seja, alguns com a par­ te serrilhada para cima e ou­ tras com essa mesma para bai­ xo, é que teremos as respostas do jogo de búzios. Há quem fa­ ça muito mistério em tomo do jogo de búzios. Mas a verdade é uma só: apesar de fácil, não é qualquer pessoa que pode deci­ frá-lo. Só os iniciados num ter­ reiro. Mas vamos ensinar para vocês, agora, grande parte do segredo dos delogims (búzios). Atenção: Não se jogam os bú­ zios durante o Carnaval ou Se­ mana Santa. Não se joga, JA­ M AIS, num a sexta-feira, dia consagrado a Oxalá, o maior dos orixás. Nos outros dias, tu­ do bem. Jogamos com 16 bú­ zios, sobre uma toalha branca ou uma peneira, como já disse­ mos. Vamos ver a sua sorte.

-

i,

:

'i

* i

■ m

:

y.

'' w

W%


Æ

Objems: CaSa Im buraM
Æ ^ to:

♦ .


0

f

«
\

t

c ^ ° Jorge^p^ ^ ^ Jão: Isa dol^bel^ •^ íç á o : í^pga Sos

♦ ♦
/

%

T ♦\ ♦ ♦ V
v >

V A
.

»

a

% s*

.

^ y /

♦ *

*

*

Nas terras africanas, Ifá é o deus da adivinhação. Ele che­ gou até nós trazido pela mão dos escravos que vieram para a lavoura ou para trabalhar nas minerações. Sem dúvida, é de todos os orixás o mais miste­ rioso. Nada sabemos de Ifá, apenas que usa a cor branca, tem filhos homens e é muito respeitado. Mas, se é assim desconheci­ do, por que é tão importante, perguntarão vocês. Apenas porque somente ele pode res­ ponder as perguntas de um jo­ go de búzios. Ele decifra as pa­ lavras dos outros orixás que váo surgindo durante essejogo. E para que serve um jogo de búzios? Para responder a todas as perguntas que são feitas pe­ lo povo do candomblé a seus deuses primitivos. Eles não fa­ lam, a não ser pelas caídas (po­ sições de um jogo de búzios), pelas indicações, pelos Odus (mistérios) das conchas e cara­ mujo. Um búzio é, na verdade, um caramujo, desses comuns que se encontram em qualquer praia. Ele tem um lado natural­ mente aberto e outro fechado (sem cortes e serrilhado). As­ sim, pelo modo que eles caem na toalha branca ou na peneira (sim, porque você vai jogá-los em cima de um desses elemen­ tos), ou seja, alguns com a par­ te serrilhada para cima e ou­ tras com essa mesma para bai­ xo, é que teremos as respostas do jogo de búzios. Há quem fa­ ça muito mistério em tomo do jogo de búzios. Mas a verdade é uma só: apesar de fácil, náo é qualquer pessoa que pode deci­ frá-lo. Só os iniciados num ter­ reiro. Mas vamos ensinar para vocês, agora, grande parte do segredo dos deloguns (búzios). Atenção: Não se jogam os bú­ zios durante o Carnaval ou Se­ mana Santa. Não se joga, JA­ M AIS, num a sexta-feira, dia consagrado a Oxalá, o maior dos orixás. Nos outros dias, tu­ do bem. Jogamos com 16 bú­ zios, sobre uma toalha branca ou uma peneira, como já disse­ mos. Vamos ver a sua sorte.

1

OS BÚZIOS REVELAM
O SEGREDO DO DELOGUM
Cada vez que os jogamos, os búzios farão uma determinada configuração. E em cada uma delas falará um orixá. Vamos conferir seu futuro, sua sorte, de acordo com o número de bú­ zios que cairão abertos, isto é, com a parte aberta do caramu­ jo para cima.

5 búzios abertos
Oxum fala. Deusa menina, dengosa e bela, faz com que tudo fique alegre. É filha de Iem anjá. Haverá uma queda para os orgulhosos e ascensão dos humildes. Tenha em mente que você é forte e falar mal dos outros não resolve nada.

das vitórias. Atenção: dispu­ tas, cam inhos com plicados agora. Mas, depois, chegarão as glórias. Coragem é tudo que ela recomenda.

12 búzios abertos
Ossãe vai falar. Ela é a deusa das folhas, regendo as plantas medicinais e dos rituais. Seus adeptos fazem as colheitas das folhas com extremo cuicfado, sempre em lugares onde elas crescem livremente. Cuidado! Discussões, reuniões cheias de mal-entendidos. Porém chefes bondosos poderão ajudar. Sai­ ba ser um bom companheiro(a) de trabalho. Não se arrepen­ derá.

6 búzios abertos
Oxalá fala. Rei dos orixás, o mais importante. Soberano de igbós, na África. Denuncia amores novos e um a guerra sentimental. Diplomacia é o se­ gredo desta caída.

1 búzio aberto
Fala Exu, orixá difícil de ser decifrado, definido. É astucio­ so, pouco delicado, indecente. Seu lado bom: é serviçal, pres­ tativo. Portanto, prepare-se para brigas, desánimos, falta de sorte. Haverá demandas, mas haverá também vitórias se você lutar com vontade e acre­ ditar em si mesma.

7 búzios abertos
Fala Xangô. Rei de Oió, dos trovões e relâmpagos, casado com muitas mulheres. Um bom sacerdote poderá lhe encami­ nhar à paz. Sucesso e facilida­ des no seu caminho.

13 búzios abertos
Naná, a avó dos orixás, tem a palavra. Saúde boa, vitórias e família reconciliada estão nes­ ta caída. Afaste as superstições e medos infundados. Haverá melhoria.

2 búzios abertos
Fala Obaluaê, orixá da cura, das mudanças, muito querido e respeitado nos terreiros. Ele avisa para termos cuidado com inimigos ocultos, mulheres fal­ sas e doenças. Você vencerá pe­ la calma.

8 búzios abertos
Fala de novo Oxalá, orixá menino, protetor das crianças. Você precisa mudar sua manei­ ra de pensar e saber que o obs­ táculo é apenas uma das ma­ neiras de sentir o prazer da che­ gada.

14 búzios abertos
Os gêmeos Ibeji vão falar (sincretizados no Brasil como São Cosme e Damião). Seja as­ tuciosa. Represente um pouco. Finja mesmo, para saber o que os outros estáo tramando. Sai­ rá ganhando.

3 búzios abertos
Fala Ogum, o ferreiro. Filho de Odudua, era um guerreiro terrível. É rei de Irê na África. Protege os agricultores, caça­ dores, açougueiros e barbeiros. Ele traz sorte em dinheiro. Não haverá muitos imprevistos em sua vida.

9 búzios abertos
Xangô fala novamente. Há m uita inveja de amigos em vol­ ta de você. Acontece que seu Anjo de Guarda é formoso e forte. Nada há a temer. Boa sorte.

15 búzios abertos
Obá a guerreira (Santa Joa­ na D ’Arc) vai falar. Terceira mulher de Xangô, ela é mais forte do que muito orixá mas­ culino. Apesar dos ciúmes e bri­ gas de amor, você ganhará pre­ sentes e haverá um nascimento feliz em sua vida. Quem briga sempre vence.

10 búzios abertos
Ainda Xangô falando. Faça economia, ainda que com sacri­ fícios, e só aceite trabalho com boa remuneração. Aparecerão boas ofertas. Pense bem antes de decidir-se por uma delas.

4 búzios abertos
Iemanjá é quem fala. Deusa das águas, mãe cujos filhos são peixes. Filha de Olocum, casa­ da com Orumilá. Ela recomen­ da que você se trate mais. Dê um jeito no visual e tenha paci­ ência. Os empecilhos são sim­ ples ilusões. Tudo bem.

16 búzios abertos
Orumilá fala. É a calda da mais completa sorte e felicida­ de. Tudo bem, muitas alegrias e fortunas inesperadas no seu caminho.

11 búzios abertos
Vai falar a deusa dos relâm­ pagos: Iansã. Deusa também
49

Maravilhosa é a força e a fé do nosso povo. O brasileiro, ge­ neroso por natureza, abre os braços ao sincretismo religio­ so. MAGIA pretende que você se encontre um pouco mais com as nossas coisas e que possa, através dos vários as­ suntos que abordarmos, des­ cobrir o melhor caminho para que sua vida ande sempre mais e mais para frente. Qiie

você se livre do mau-olhado e da inveja que perturba a nos­ sa paz. Que seus pensamentos voltem-se somente para o BEM. AXÉ, palavra belíssi­ ma, que simboliza a transfe­ rência de força e sorte de uma pessoa para outra. AXÉ, sau­ dação máxima, tradicional dos cultos afros. AXÉ e suas vibrações cheias de amor e paz para você. Ana L. Bizinover

Capa: Norma Dubugras fotografada por Flávio Ferreira, com produção de Guiga Soares e maquilagem de Marlene.

EDITORA VECCHI
Fundador: ARTURO VECCHI Presidente: Amália C. Vecchi Vice-Presidência: Élide Maria Vecchi Penna e Costa e Yolanda Maria Vecchi Marcondes Silva Dir. Superintendente: Delman Bonatto Dir. Comercial: Arthur Linneu Vecchi M. Silva Dir. Planejamento: Fernando Antonio Vecchi Alzuguir Dir. Industrial: Paylo Duarte Dir. Adm.-Financeiro: Antonio Luiz M. Santos Diretor Responsável: Delman Bonatto Gerente Editorial: João Almeida

REDAÇÃO Editora: Ana Lúcia Bizinover Pequisa, reportagens e textos: Maria Helena Farelli Diagramação: Carlos Alberto Soares Coelho Arte-final: Haroldo Pinto de Souza, Vicente de Castro e Marco Pontes Calheiros Fotografia: Flávio Ferreira (chefe), Chico Jorge, Helmut Hanle e Paulo Violeta Revisão: Paulo Guanaes CIRCULAÇÃO Gerente: Áugusto Ribeiro PROMOÇÕES Chefe: Maria Emilia F. Saldanha PUBLICIDADE Diretor: Antonio Aylor Farnezi RIO DE JANEIRO Rua do Resende, 144 — Tel.: 221-0822 e 231-1444 Gerente de grupo: Benedito N. Wanzeler Contato: Altair Silva Assistente de publicidade: Marcilio J. Ribeiro SÃO PAULO Rua Bahia, 756 — Tel.: 256-4606 — Higienópolis Gerente da filial: Clarisse Regina Kramer

Gerente de grupo: Oscar Ludovico Chiorlin Contatos: Jean Antonio S. AL Osta, Nilson Clélio S. de Paula e Evandro Jorge RIO GRANDE DO SUL Representante: Clarisse Corrêa Karam Av. Alberto Bins, 628, apt? 205 Tel.: 21-8515 — Porto Alegre — RS CEARÁ, PARÁ, PIAUÍ, MARANHÃO. R. G. NORTE Representante: Guilherme A. N. Filho Publicidadè e Promoções Av. Monsenhor Tabosa, 111, s/139 Tel.: 231 -3352 — Fortaleza — CE DISTRIBUIÇÃO São Paulo (Capital) e Interior do Brasil: Fernando Chinaglia Distribuidora S.A. Rua Teodoro da Silva, 907 Grajaú — Rio de Janeiro MAGIA é uma Edição da Revista CIÚME, formato dois, publicação da Editora Vecchi S.A. — Redaçao, Administração e Oficinas: Rua do Resende, 144 — CEP 20234 — Tel.: 221 -0822 — Telex (021) 32756 — Rio de Ja­ neiro, RJ. Preço do exemplar avulso: O constante na capa. Fica proibida a repro­ dução total ou parcial desta publicação. Copyright 1982. Os nomes usados em nos­ sos contos e fotonovelas são fictícios. Toda semelhança é mera coincidência. Impressa pela Editora Vecchi S.A. Prfnted In Brazll.

© Q OjO OÃÍ ©
Reg. na DCDP sob o n? 1786 P.209/73

<

ALMANAQUE

©G n D fltJ D
D 1 ANOS — Manaus. Boa Vista, Porto Velho. R Brancoe Santarém (Via Aérea): C 234,00 E 6 io rS

CrS 180.00 — EDITORA VECCHI

As revelações chegam através de
• Cartomancia . , • Quiromancia f • Ervas da sorte * : • Orixás | • Jogo de búzios • Numerologia • Horóscopo chinês • Simpatias • Umbanda j ív [ fi • Comidas que c f t f t atraem o amor S íjí/ e outras mandingas ' entrevista exclusiva

DESACONSELHAVEl

PARA

MEflQRES

Olga de Alaketo

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful