P. 1
Funções circulares

Funções circulares

|Views: 69|Likes:
Published by fcorrea611

More info:

Published by: fcorrea611 on Aug 12, 2012
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

12/05/2012

pdf

text

original

Funções circulares

1. Razões trigonométricas no triângulo retângulo Seja o triangulo retangulo ABC, mostrado abaixo, e ̂ um de seus angulos agudos. Definem-se: razões trigonométricas seno, cosseno e tangente são mostrados abaixo:

i) Seno de um ângulo agudo como a razão entre o cateto oposto ao ângulo e a hipotenusa.

2. A função senx ii) Cosseno de um ângulo agudo como a razão entre o cateto adjacente ao ângulo e a hipotenusa. Definição: Dado um número real x ϵ [0, 2π], seja P sua imagem no ciclo. Denominamos seno de x (e indicamos sen x) a ordenada OP1 do ponto P em relação ao sistema uOv.

iii) Tangente de um ângulo agudo como a razão entre o cateto oposto ao ângulo e o cateto adjacente ao ângulo.

Exemplo: 1) Dado o triangulo ABC, retângulo em A, calcule: Perceba que para cada número real x ϵ [0, 2π], existe uma única imagem P e cada imagem P tem um único valor para sen x (OP1 = sen x). Essas são condições suficientes para definir uma função bijetora no intervalo [0, 2π]. Se considerarmos x assumindo qualquer valor real, não mais limitado apenas ao intervalo [0, 2π], ainda assim para cada valor de x teremos uma única imagem P e um único valor para senx. Definição: Denominamos função seno a função f:R->R que associa a cada numero real x o real OP1=senx, isto é: f(x) = senx Obs: A definição apresentada para o seno de um arco vem diretamente da definição de seno apresentada no item anterior. De fato, se considerarmos o ciclo trigonométrico abaixo, teremos que:

a) Sen ̂ b) Tg ̂ c) Cos ̂

d) Cos ̂ e) Sen ̂ f) Tg ̂

1.1 Arcos notáveis Os arcos de 300, 450 e 600 aparecem com muita frequência nos problemas de trigonometria, assim esses arcos costumam ser chamados de notáveis. Os valores das

perceba que o seno nada mais é que a ordenada do ponto M. Em síntese.1 permitem propor o gráfico da função seno como segue: iii) Se x percorre o primeiro ou o quarto quadrante. a imagem de x (ponto P) dá uma volta completa no ciclo. no sentido anti-horário. então sen x é decrescente. De acordo com esse gráfico.2 Gráfico da função senx As propriedades observadas no item 2. 2. 2. então senx é positivo. iii) A função seno é periódica e seu período vale 2π. verificamos que. 2π]. Uma vez que senx é determinado sobre o eixo v. 1]. Por fim. então sen x é crescente. este será denominado de eixo dos senos. fazendo x percorrer o intervalo [O. . e a ordenada de P varia segundo a tabela: ii) Se x é do terceiro ou quarto quadrante então senx é negativo. é possível concluir que: i) A imagem da função seno é o intervalo [-1.iv) Se x percorre o segundo ou o terceiro quadrante.1 Propriedades da função seno i) Se x é do primeiro ou do segundo quadrante.

You're Reading a Free Preview

Download
scribd
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->