Ba Duan Jin

As 8 peças do brocado sentado (Ba Duan Jin)

Sustentar o monte Kunlun com ambas as mãos
Afrouxar a cinta e a roupa. Sentar-se com as costas retas sobre uma almofada ou toalha, a panturrilha direita sobre a esquerda e as plantas dos pés voltadas obliquamente para cima. Relaxar todo o corpo e concentrar-se com o olhar fixo adiante. Cerre os dentes 36 vezes, com a ponta da língua tocando o palato, e faça uma breve pausa. Quando a boca preencher de saliva, engula tragando por três vezes ruidosamente, como se estivesse fazendo um gargarejo. Em seguida, tape os ouvidos com as palmas, mantendo os dedos separados em leque. Coloque o dedo indicador de cada mão sobre o dedo do coração (mínimo) e dê até 24 pequenos golpes na parte posterior da cabeça. Respire profundamente, com inspirações e exalações regulares.

Sacudir as colunas do Céu
Sente-se com as costas retas e pernas dobradas, a panturrilha direita sobre a esquerda, com as plantas dos pés voltadas para cima. Coloque a palma direita sobre a esquerda e sobre o abdômen, acima do umbigo, com os dedos ligeiramente flexionados. Gire a cabeça para a esquerda, e esforce-se para olhar para trás durante um ou dois segundos. Em seguida, gire a cabeça para a direita invertendo a posição das palmas com um movimento de fricção. Repita 24 vezes. Mantenha o torso erguido enquanto girar a cabeça.

1

com a mão direita sobre região dos rins. a palma da mão esquerda sob o umbigo e a direita sobre o dorso da mão esquerda. girando a cabeça ao mesmo tempo que os ombros. Friccionar a região lombar Desnude-se até a cintura e sente-se com as costas retas e as pernas dobradas. 2 . Esfregue as mãos para cima e para baixo ao lado da coluna (mais precisamente sobre os rins. Deverá sentir calor em todo o corpo. como se estivesse pendurado em uma barra horizontal. a perna esquerda sobre a direita e as plantas dos pés obliquamente orientadas para cima. com os polegares para diante e o resto dos dedos voltados para baixo. Girar o torso para um lado Sente-se na mesma posição da seqüência 4 (Friccionar a região Lombar). Feche as mãos e levante os punhos acima da cabeça. Respire suavemente e imagine que uma chama se estende desde seu coração até abaixo do umbigo. Repita 36 vezes. Feche os olhos e imagine que uma tocha esquenta seu coração e que as chamas se expandem por todo seu corpo. e engula tragando por três vezes. Volte a colocar a roupa. Volte a colocar as palmas das mãos sobre os joelhos. Gire o ombro esquerdo para diante. Esfregue as palmas das mãos até esquentá-las e coloque-as de cada lado da coluna vertebral. usando o ponto IG4) um mínimo de 36 vezes. e o olhar fixo adiante. com as plantas dos pés obliquamente orientadas para cima. a esquerda sobre o abdômen acima do umbigo e o olhar fixo adiante. o direito para trás e volte à postura inicial.Ba Duan Jin Elevação dos braços Sente-se com as costas retas e as palmas sobre as pernas dobradas. Faça 36 movimentos rotatórios com a língua no interior da boca para estimular a produção de saliva.

Os olhos devem seguir o movimento do pé. Repita 9 vezes. 3 . Gire o ombro esquerdo para diante e o direito para trás. Feche os olhos e imagine uma chama que se estende desde a parte inferior do abdômen até a cintura e continua até acima através das omoplatas e acima da cabeça. inverta o movimento. Feche a boca ligeiramente e faça três respirações profundas pelo nariz. com os dedos para cima. respirando profundamente em cada ocasião. Repita 36 vezes. Com as palmas para cima. com as plantas dos pés obliquamente orientadas para cima. Realize rotações com a língua no interior da boca para estimular a produção de saliva e trague com rapidez. atraindo para si a ponta do pé ao mesmo tempo que estende os tornozelos para diante. Sustentar o Céu com os dedos entrelaçados Sente-se com as costas retas e as palmas sobre as pernas dobradas. Estenda as pernas para diante.Ba Duan Jin Girar o torso para ambos os lados Sente-se na mesma posição da seqüência 4 (Friccionar a região Lombar). Incline-se para diante e pegue nos dedos de um pé e a parte superior deste com ambas as mãos. Mantenha a vista voltada para frente. Coloque as palmas sobre o solo de ambos os lados do corpo. com os polegares tocando o corpo e o resto dos dedos para diante. Em seguida. Coloque novamente as palmas sobre o abdômen. Tirar dos dedos dos pés com ambas as mãos Sente-se com as costas retas e as estendidas para diante. Coloque a palma esquerda na parte inferior do abdômen e a direita sobre o dorso da mão esquerda. e os músculos relaxados. inspirando enquanto sobe as palmas e exalando enquanto as abaixa. aumentando gradualmente o ângulo de rotação. Repita 12 vezes. Os pés devem estar separados na mesma largura dos ombros. Repita 6 vezes. Repita com o outro pé. encolha os ombros e gire a cintura. Eleve as mãos até a altura do peito e em seguida da cabeça. enquanto gira de maneira gradual os punhos até que as palmas voltem a ficar orientadas para cima. entrelace os dedos e pressione os dedos mínimos contra o abdômen. Permaneça sentado e em silêncio durante alguns segundos. Mantenha o olhar fixo adiante. Em seguida.

Ba Duan Jin Estes exercícios devem ser realizados pela manhã e pela tarde. um professor do Departamento de Educação Física da Universidade de Beijing. Li Shixin. favorece o sono profundo e aumenta a resistência às doenças. 4 . A prática constante abre o apetite.

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful