VALORES DE REFEÊNCIA PARA ADULTOS MAIORES DE 20 ANOS

COLESTEROL TOTAL Valores (mg/dl) Menor que 200 200 a 239 Maior ou igual a 240 Categoria Bom De risco Alto

ELABORAÇÃO

DISLIPIDEMIAS

COLESTEROL – LDL
Valores (mg/dl) Menor 100 100 a 129 130 a 159 160 a 189 Maior ou igual a 190 Categoria Ótimo Desejável De risco Alto Muito alto

COLESTEROL – HDL
Valores (mg/dl) Menor que 40 Menor que 60 Categoria Baixo Alto

UHE Curuá-Una

TRIGLICERÍDEOS
Valores (mg/dl) Menor que 150 Categoria Desejável

Santarém - PA

CUIDADOS ALIMENTARES
São alterações nas concentrações de gorduras (lípides) no sangue. As dislipidemias mais comuns são: Hipertrigliceridemia - Aumento de triglicerídeos no sangue. Hipercolesterolemia - Aumento do colesterol no sangue. Dislipidemia Mista - Aumento do colesterol e triglicerídeos As gorduras são essenciais ao nosso organismo, mas quando em taxas elevadas podem causar doenças como: obesidade, ataques cardíacos e derrames. O colesterol é uma das principais gorduras do sangue que provém de duas fontes: do próprio organismo e dos alimentos ingeridos.

FATORES DE RISCO PARA DOENÇAS CARDIOVASCULARES
     Pressão alta; Fator genético; Tabagismo; Sedentarismo; Consumo excessivo de alimentos gordurosos.

 Preferir o consumo de carnes magras, peixes e aves (sem pele);  Aumentar a ingestão de frutas, leguminosas como a soja e verduras em geral;  Utilizar leite e derivados desnatados;  Reduzir o consumo de frituras;  Reduzir o consumo de doces;  Introduzir o consumo de fibras, encontrada nos cereais como a aveia;  Evitar o consumo de ovo, carnes gordas e peles de animais.

MEDIDAS PREVENTIVAS

TIPOS DE COLESTEROL:

HDL – “bom colesterol”: É responsável por conduzir o excesso de colesterol para fora das artérias e evitar o entupimento das mesmas, protegendo o organismo das doenças cardiovasculares. LDL – “mau colesterol”: É responsável pelo depósito de colesterol nas artérias, em quantidade elevada leva a formação das placas de ateroma, que podem entupir as artérias, podendo levar ao infarto.

      

Controle de peso; Praticar atividade física regular e orientada; Eliminar/reduzir o álcool e o fumo; Promover o equilíbrio emocional; Controlar a pressão arterial; Realizar exames médicos regularmente; Reeducação alimentar.