MICRODERMOABRASÃO ASSOCIADO À LUZ PULSADA NO TRATAMENTO DO MELASMA

Faculdade de Medicina Santo Amaro -- São Paulo -- SP Faculdade de Medicina Santo Amaro São Paulo SP Autores: Cucce LC, Tamura B, Iaconelli C, Chehin F, Zane TP, Berti TC. Autores: Cucce LC, Tamura B, Iaconelli C, Chehin F, Zane TP, Berti TC.

INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO
O melasma é uma condição clínica freqüente, caracterizada por uma mácula de evolução lenta e progressiva, com áreas irregulares de hiperpigmentação, que podem ir do castanho claro ao marrom escuro. Afetando pacientes de todas as raças em ambos os sexos. Sendo mais freqüente em mulheres (90%)1,2 devido à gravidez e ao uso de anticoncepcional hormonal. Embora em menor freqüência outros fatores envolvidos na patogênese devem ser mencionados como: a influência genética, exposição à radiação ultravioleta, cosméticos, drogas foto reagentes e anticonvulsivantes. 1 Pode-se classificar o melasma clinicamente em: 1) epidermal – coloração castanha claro, onde a melanina encontra-se na camada basal e supra basal da epiderme, 2) dermal - coloração acinzentada, há melanócitos com acumulo de pigmento nas papilas dérmicas, 3) misto apresenta coloração marrom escuro, 4) inderteminado ou não aparente, ocorre em pacientes negros e é visível a luz solar. 3 Em todos os subtipos há um moderado aumento no número dos melanócitos e também em sua atividade celular. O controle do melasma é um desafio, não há um tratamento padrão ouro e a recorrência é muito comum. Sendo assim os princípios que governam o tratamento são baseados nos seguintes estágios: 1) uso de filtro solar, 2) inibição da atividade exacerbada dos melanócitos, 3) remoção da melanina, 4) dispersão dos grânulos de melanina. 1 A Luz Pulsada vem sendo utilizada no tratamento de lesões vasculares, epilação e remoção de lesões pigmentares superficiais e profundas, isso devido à flexibilidade dos seus parâmetros como; energia da fonte que varia 500-1200nm, a variação na duração do pulso, no intervalo entre os pulsos e na fluência. 3 No tratamento do melasma o alvo da Luz Pulsada é a melanina, com pulsos curtos (nano segundos) essa causa um grande aumento no gradiente de temperatura (107 C/seg.), que conduz uma forte onda de injúria mecânica quebrando as partículas do pigmento que são subseqüentemente removidas por macrófagos ou drenadas pelos vasos linfáticos.3 A microdermoabrasão é uma técnica capaz de promover a renovação superficial da pele. Pode ser realizada através de um sistema de pressão negativa que passa os cristais de óxido de alumínio para a pele, enquanto simultaneamente retira os cristais usados.4

OBJETIVO OBJETIVO
Observar a eficácia da luz pulsada versus a luz pulsada associada à microdermoabrasão no tratamento do melasma em pacientes de pele clara.

METODOLOGIA METODOLOGIA
Foram selecionadas 7 pacientes, todas do sexo feminino, idade entre 26 – 43 anos, média de 35 anos com melasma, apresentando tipo de pele II a IV de Fitzpatrick. O tratamento foi realizado entre os meses de Setembro de 2004 a Fevereiro de 2005. As pacientes foram orientadas para utilizar creme de ácido retinóico a 0,025% no período noturno em dias alternados iniciando de 2 a 3 semanas antes do início do tratamento associado ao uso de filtro solar FPS 25 diariamente por todo o período do tratamento. As pacientes foram submetidas seções mensais utilizando: Microdermoabrasão em hemiface pré determinada, utilizando ponteira de vidro esterelizavel de uso médico e a abrasão obtida até um leve eritema na pele. Associados a Luz Pulsada em toda face utilizando os seguintes filtros: 390nm, 590nm, 640nm com fluência variando entre 18J a 27J. Foram realizadas 4 sessões por paciente. A avaliação dos resultados foi realizada através de fotografia digital pré e pós tratamento. Não foi utilizado antibióticos ou antivirais durante o tratamento.

RESULTADOS RESULTADOS
Todas as pacientes apresentaram melhora considerável do quadro, porem não houve diferença no uso da microdermoabrasão como pré tratamento. O tratamento não apresentou nenhuma complicação.

Antes

Depois: microdermoabrasão realizado do lado E da paciente

CONCLUSÃO // DISCUSSÃO CONCLUSÃO DISCUSSÃO
O tratamento convencional do melasma inclui a eliminação dos fatores causais quando possível, associado ao uso de filtro solar e medicamento tópico. Apesar dessas medidas, o controle do melasma é muito difícil e sua recorrência muito comum. Alguns trabalhos vem mostrando que o emprego da Luz Pulsada no tratamento do melasma obtêm bons resultados. Em nosso estudo a utilização da microdermoabrasão como pré tratamento para o melasma não trouxe diferença no resultado final do tratamento.

BIBLIOGRAFIA BIBLIOGRAFIA
1. 2. 3. 4. Haddad AL, Matos LF, Brunstein F, Ferreira LM, Silva A, Costa DJ. Aclinical, prospective, randomized, doublé-blind trial comparing skin whitening complex with hydroquinone vs. placebo in the treatment of melasma.International Jounal of Dermatology 2003,42, 153-156. Pathak MA, Fitzpatrick TB, Paresh JA. Treatment of melasma with hydroquinone. J Invest Dermatol 1993, 76, 324-329. Arias GAM, Ferrando J. Intense Pulsed Light for Melanocytic Lesions. Dermatol Surg 2001, 27, 397-400. Bernard RW, Beran SJ, Rusin L. Microdermabrasion in clinical practice. Clin Plast Surg 2000, 27, 571

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful