EEEFM PROFESSORA “HILDA MIRANDA NASCIMENTO” Nome: ________________________________________________________ turma: ___________ EXERCÍCIOS 01.

Qual é a área de uma região retangular cujas 11. Um pedaço de madeira, cuja espessura é medidas são 24 m por 12,5 m? desprezível, tem a forma e as dimensões da figura abaixo. Calcule a área desse pedaço 02. Um terreno retangular tem 8,4 m por 15 m e de madeira. está sendo gramado. Sabendo que um quilo de semente de grama é suficiente para gramar 3 m² de terreno, quantos quilos de semente de grama são necessários para gramar o terreno todo?

03. Uma lajota retangular tem 30 cm por 20 cm. Qual é a área da lajota? Quantas lajotas são necessárias para cobrir o piso de uma garagem de 96 m² de área?

12. Um pedaço de cartolina tem a forma e as dimensões da figura abaixo. Qual é a área desse pedaço de cartolina?

04. Quantos m² de azulejo são necessários para revestir ate o teto uma parede retangular de 4 m por 2,75 m? 05. Um terreno tem forma quadrada, de lado 30,2 m. calcule a área desse terreno. 06. Um ladrilho de forma quadrada tem 20 cm de lado. Qual é a área desse ladrilho? 07. Para ladrilhar totalmente uma parede de 27 m² de área foram usadas peças quadradas de 15 cm de lado. Quantas peças foram usadas?

13. Qual é a área de um triangulo retângulo cuja hipotenusa mede 13 cm e um dos catetos mede 5 cm? 14. Cortando-se um pedaço de madeira, obtevese a figura abaixo, com suas dimensões aproximadas. Calcule a área desse pedaço de madeira.

08. Uma metalúrgica utiliza chapas de aço quadradas de 1 m de lado para recortar quadrados de 30 cm de lado. Ao sair da maquina, da chapa original sobra uma parte que é reaproveitada posteriormente. Quantos cm² de chapa são reaproveitados?

15. Em um painel de publicidade está desenhado um triangulo retângulo cuja hipotenusa mede 2 2 m. Se 60% da área desse triangulo já foi colorida, quantos m² do triangulo foram coloridos?

09. A região de uma cartolina é limitada por um paralelogramo que tem 15,4 cm de comprimento pó 8,5 cm de largura. Qual é a área dessa região?

16. (Unesp-SP) A área de um triangulo retângulo é 12 cm². Sabendo que um dos catetos é igual ao dobro do outro, calcule a medida da hipotenusa desse triangulo.

10. Um pedaço de compensado, cuja espessura é desprezível, tem a forma e as dimensões da figura abaixo. Determine a área desse pedaço de compensado.

17. Qual é a área do triangulo retângulo ABC da figura seguinte?

18. Para uma festa junina foram recortadas 100 bandeirinhas com o formato de um triangulo equilátero de lado 20 cm. Quantos m² de papel foram necessários para obter essas bandeirinhas?

24. Um terreno tem a forma e as dimensões da figura abaixo. Calcule a área desse terreno. (sen 150° = sen 30° = 0,5).

(Use 3  3,14).
25. Um jardineiro prepara um canteiro em forma de losango cujas diagonais medem 3,20 m e 2,40 m. qual é, em m², a área ocupada desse canteiro? 26. Um losango tem 40 cm de perímetro. Se a medida da diagonal maior é o dobro da medida da diagonal menor, determine a área do losango. 27. A figura seguinte nos mostra uma circunferência de centro O e de raio 4 cm e um losango ABCD, cujo lado mede 5 cm. Calcule a área desse losango. 20. Um hexágono regular tem 12 cm de lado. Determine a área desse hexágono (Lembrese: o hexágono regular é formado por 6 triângulos equiláteros de mesma área). 28. Determine a área do losango representado pela figura.

19. De uma placa quadrada de alumínio de 1m de lado foi recordada uma região triangular equilátero de lado 60 cm. Quantos cm² restaram da placa original após o recorte? (Use

3  3,14).

21. A área de um triângulo equilátero é de
16 3 cm ². Nessas

condições,

qual

é

o

perímetro do triângulo?

22. A figura seguinte nos mostra um triângulo equilátero ABC no qual AH = HP = PQ =
6 3 cm. Nessas condições, calcule a área

do triângulo ABC.

29. O quadrilátero ABCD é um trapézio cujas bases medem 30 cm e 21 cm. Sabendo que a altura desse trapézio é 16 cm, determine a área do trapézio. 30. A área de um trapézio é 39 cm². A base maior mede 17 m e a altura mede 3 m. qual é a medida da base menor? 31. Um terreno tem forma de trapézio de bases 22,5 m e 16 m e de altura 10 m. nesse terreno foi construído uma piscina retangular de 9 m de comprimento por 4 m de largura. No restante do terreno foram colocadas pedras. Quantos m² do terreno foram cobertos por pedras?

23. Uma placa de ferro tem a forma da figura abaixo. Suas medidas estão indicadas na figura. Calcule a área dessa placa de ferro. (sen 120° = sen 60º = 0,8).

32. A área de um trapézio é 25 m², a diferença entre as medidas das bases é 6 m e a medida da altura é a semi-soma das medidas das bases. Calcule a medida das bases. 33. (Mack-SP) Uma escola de Educação Artística tem seus canteiros de forma geométrica. Um deles é o trapézio retângulo, com as medidas indicadas na figura.

37. Um setor circular tem 10  cm.² de área. Sabendo que o ângulo do setor mede 36º calcule a medida r do raio desse setor.

38. Dois círculos concêntricos tem raios iguais a 50 cm e 40 cm, conforme indicada a figura. Calcule a área da superfície sombreada.

Calcule a área desse canteiro

34. Feito o levantamento das medidas de um terreno pentagonal, foram determinados os lados indicados na figura. Determine a área desse terreno.

39. (ENEM) Uma empresa produz tampas circulares de alumínio para tanques cilíndricos a partir de chapas quadradas de 2 metros de lado, conforme a figura.

35. Calcule a área do setor circular sombreado na figura seguinte.

Para uma tampa grande, a empresa produz quatro tampas médias e dezesseis tampas pequenas. As sobras de material da produção diária das tampas grande, médias e pequenas dessa empresa são doadas, respectivamente, a três entidades: I, II e III, para efetuarem reciclagem do material. A partir dessas informações pose-se concluir que: a) A entidade I recebe mais material do que a entidade II. b) A entidade I recebe metade de material do que a entidade III. c) A entidade II recebe o dobro de material do que a entidade III. d) As entidades I e II recebem juntas, menos material do que a entidade III. e) As três entidades recebem iguais quantidades de material.

40. 36. Qual é a área do setor circular indicado pela figura?