You are on page 1of 12

TIPO DE ENTREVISTADORES

AS MÚLTIPLAS PERSONALIDADES

Contribuição Patrícia Farias

CARENTE
DURANTE A ENTREVISTA DÃO POUCA CHANCE PARA O CANDIDATO FALAR. SENTEM UMA NECESSIDADE ENORME DE SE AUTOPROMOVER E CONTAR SUA PRÓPRIA VIDA E CARREIRA PROFISSIONAL.

www.despertrh.com.br

2

FÚTIL
CONDUZEM A ENTREVISTA COMO SE ESTIVESSEM SENTADOS EM UMA MESA DE BAR EM UM FINAL DE TARDE. O CANDIDATO PASSA O TEMPO TODO SEM ENTENDER O MOTIVO DO “BATE-PAPO” CONDUZIDO PELO ENTREVISTADOR.

www.despertrh.com.br

3

DESENCONTRADO
DURANTE TODA A ENTREVISTA FAZEM PERGUNTAS QUE ESTÃO ESCRITAS EM UM CARTÃO SOBRE A MESA. MUITAS VEZES NÃO DÃO TEMPO PARA QUE O CANDIDATO RESPONDA UMA PERGUNTA JÁ FAZEM OUTRA. SUA TAREFA É CUMPRIR O ROL DE PERGUNTAS.
www.despertrh.com.br 4

PSICANALÍTICO
AQUELE QUE TRANSFORMA A ENTREVISTA EM UMA SESSÃO DE PSICANÁLISE. PASSA DELIBERADAMENTE A ANALISAR O CANDIDATO MESMO SEM TER PERMISSÃO PARA AGIR DESTA FORMA.

www.despertrh.com.br

5

OMBRO AMIGO
AQUELE QUE SE COLOCA NA SITUAÇÃO DE ANGÚSTIA DO CANDIDATO E PASSA A CONTAR SUA PRÓPRIA EXPERIÊNCIA DE DESEMPREGADO, CRIANDO UMA SITUAÇÃO DRAMÁTICA E CONSTRANGEDORA E PROJETANDO SUAS PRÓPRIAS CARÊNCIAS AFETIVAS SOBRE O CANDIDATO.

www.despertrh.com.br

6

DIFERENTE
USAM TÁTICAS NADA COMUNS PARA IDENTIFICAR COMPETÊNCIAS E HABILIDADES DOS CANDIDATOS. ÀS VEZES FAZEM PERGUNTAS UM TANTO AGRESSIVAS PARA SENTIR A REAÇÃO DO ENTREVISTADO.

www.despertrh.com.br

7

ENGRAÇADO
PERMANECEM POR ALGUM TEMPO DESENHANDO EM UMA FOLHA DE PAPEL SEM DIZER ABSOLUTAMENTE NADA AO CANDIDATO. DIZEM QUE ESSA É A MELHOR TÁTICA PARA MEDIR O NÍVEL DE INTELIGÊNCIA EMOCIONAL DO ENTREVISTADO.

www.despertrh.com.br

8

CURIOSO
DEIXA O CANDIDATO CONFUSO COM AS PERGUNTAS QUE FAZ SOBRE SUA FAMÍLIA, AUTOMÓVEL, SE OUTROS MEMBROS DA FAMILIA POSSUEM CARRO, SE É ELE QUEM SUBVENCIONA, SE TEM CASA PRÓPRIA OU ALUGADA, POUPANÇA, TÍTULOS DE CLUBES, CASA DE VERANEIO, HOBBY, ETC.

www.despertrh.com.br

9

INDEFINIDO
MARCA DUAS, TRÊS OU QUATRO ENTREVISTAS SEM CHEGAR A UMA CONCLUSÃO. ENTRE AS VÁRIAS ENTREVISTAS COM GERENTES, DIRETORES, VEM O MESMO ENTREVISTADOR COM AS MESMAS PERGUNTAS FEITAS NAS VEZES ANTERIORES, DEIXANDO O CANDIDATO SEM ENTENDER O “ANDAR DA CARRUAGEM”.
www.despertrh.com.br 10

ENGANADORES
SÃO AQUELES QUE CONDUZEM A ENTREVISTA DE FORMA TÃO AMIGÁVEL QUE O CANDIDATO, QUANDO SAI DA SALA, LEVA CONSIGO A NITIDA IMPRESSÃO E ÀS VEZES A CERTEZA QUE FOI ESCOLHIDO. OS MAIS DESAVISADOS ATÉ CANCELAM OUTRAS ENTREVISTAS NA EXPECTATIVA DA RESPOSTA POSITIVA QUE NUNCA CHEGARÁ. ESSE TIPO DE EXPECTATIVA É GERALMENTE CRIADA QUANDO A ENTREVISTA É FEITA COM A ALTA DIREÇÃO DA EMPRESA E ATÉ COM OS MEMBROS DO CONSELHO.
www.despertrh.com.br 11

AVISO
O CANDIDATO QUANDO PROCURANDO UMA NOVA RECOLOCAÇÃO PROFISSIONAL ESTÁ COM OS ÓRGÃOS SENSORIAIS COMPLETAMENTE ABERTOS. ELE PRECISA DE ATENÇÃO E RESPEITO; ESTÁ VULNERÁVEL E EMOCIONALMENTE ABALADO. QUANDO A ENTREVISTA É MAL CONDUZIDA, O RESULTADO PODERÁ SER PREJUDICIAL, A PRINCÍPIO PARA O CANDIDATO, QUE PERDE A OPORTUNIDADE DE COLOCAÇÃO, E, POR DECORRÊNCIA, PARA A PRÓPRIA EMPRESA. ELA PODERÁ PERDER UM BOM PROFISSIONAL PELA FRAGILIDADE DA ENTREVISTA ELABORADA.

www.despertrh.com.br

12