• Breno Ottoni • Contato: breno@bauru.unesp.

br

Breno Ottoni - Bibliotecário STRAUD

NORMAS da ABNT: Trabalhos Acadêmicos
• Biblioteca – UNESP / Bauru

POR DENTRO DAS NORMAS

Nº NBR 6021 NBR 6022 NBR 6023 NBR 6024 NBR 6025 NBR 6027

TÍTULO Publicação periódica científica impressa – Apresentação Artigo em publicação periódica científica impressa Referências – Elaboração Numeração progressiva das seções de um documento escrito – Apresentação Revisão de originais e provas Sumário – Apresentação

ATUALIZAÇÃO 05/2003 05/2003 08/2002 05/2003 09/2002 05/2003

NBR 6028

Resumos

11/2003

POR DENTRO DAS NORMAS

Nº NBR 6029

TÍTULO Livros e folhetos – Apresentação

ATUALIZAÇÃO 09/2006 08/2002 06/2009 08/1992

NBR 10520 Citações em documentos – Apresentação NBR 10719 Apresentações de relatórios técnico-científicos NBR 12676 Métodos para análise de documentos – Determinação de seus assuntos e seleção de termos de indexação NBR 14724 Trabalhos acadêmicos – Apresentação

08/2006

TESES. DISSERTAÇÕES OU TRABALHOS ACADÊMICOS ESTRUTURA ELEMENTO Capa (obrigatório) Lombada (opcional) Folha de rosto (obrigatório) Errata (opcional) Folha de aprovação (obrigatório) Dedicatória(s) (opcional) Agradecimento(s) (opcional) Epígrafe (opcional) Resumo na língua vernácula (obrigatório) Resumo em língua estrangeira (obrigatório) Lista de ilustrações (opcional) Lista de tabelas (opcional) Lista de abreviaturas e siglas (opcional) Lista de símbolos (opcional) Sumário (obrigatório) Pré-textuais .

DISSERTAÇÕES OU TRABALHOS ACADÊMICOS ESTRUTURA ELEMENTO Textuais Introdução Desenvolvimento Conclusão Referências (obrigatório) Glossário (opcional) Apêndice(s) (opcional) Anexo(s) (opcional) Índice(s) (opcional) Pós-textuais .TESES.

com exceção das ilustrações  Todo o texto deve ser digitado com espaço 1. do primeiro ao último volume. No caso de o trabalho ser constituído de mais de um volume. no canto superior direito da folha. natureza do trabalho. em algarismos arábicos. devem ser contadas seqüencialmente. objetivo.Regras Gerais de Apresentação  Texto apresentado em papel branco tamanho 21 cm x 29. deve ser mantida uma única seqüência de numeração das folhas. mas a numeração é colocada a partir da primeira folha da parte textual. . direita e inferior = 2 cm  Tamanho da fonte: 12 para o texto e tamanho menor para as citações de mais de 3 linhas.7 cm (A4)  Formatação: margem esquerda e superior = 3 cm.  Todas as folhas do trabalho. que devem ser digitados ou datilografados em espaço simples. a partir da folha de rosto. legendas das ilustrações e das tabelas. ficha catalográfica. referências. paginação e legendas das ilustrações e tabelas  Tipo da fonte (sugerida por nós): Arial  Cor da fonte: preta.5 excetuando-se as citações de mais de três linhas. nome da instituição a que é submetida e área de concentração. notas de rodapé. notas de rodapé.

Capa NOME DA INSTITUIÇÃO NOME DO AUTOR TÍTULO PRINCIPAL:subtítulo Local Ano de entrega .

Lombada (ou Dorso) .

Folha de Rosto NOME DO AUTOR TÍTULO PRINCIPAL:subtítulo Natureza e Objetivo Nome do Orientador Local Ano de entrega .

Verso da Página de Rosto .

Errata .

Folha de Aprovação .

Dedicatória .

Agradecimentos .

Epígrafe .

afirmativas e não de enumeração de tópicos A primeira frase deve ser significativa. explicando o tema principal do documento .Resumo NBR 6027 O resumo deve ressaltar o objetivo. o método. os resultados e as conclusões do documento O resumo deve ser composto de uma seqüência de frases concisas.

Abstract .

Lista de Ilustrações e Lista de Tabelas Elemento elaborado de acordo com a ordem apresentada no texto .

Lista de Abreviaturas e Siglas Consiste na relação alfabética das abreviaturas e siglas utilizadas no texto .

Lista de Símbolos Elemento elaborado de acordo com a ordem apresentada no texto .

Sumário NBR 6027 .

Resumo. Fonte em caixa alta. Índice da matéria tratada no livro. Divisão de palavra de um texto legislativo. síntese. Designação de letras maiúsculas. Compêndio. Índice sistemático. livro de texto para escolas. sílabas e palavras. . Pastel. Inversão indevida de letras.GLOSSÁRIO Elemento opcional. Versal. elaborado em ordem alfabética Glossário Alínea.

travessão e pelos respectivos títulos. Eles são identificados por letras maiúsculas consecutivas. . APÊNDICE A – Avaliação numérica de células inflamatórias totais aos quatro dias de evolução. ANEXO B – Representação gráfica de contagem de células inflamatórias presentes nas caudas em Regeneração – Grupo de controle II. Excepcionalmente utilizam-se letras maiúsculas dobradas.Apêndice(s) e Anexo(s) APÊNDICE(S) E ANEXO(S): Elementos opcionais. ANEXO A – Representação gráfica de contagem de células inflamatórias presentes nas caudas em Regeneração – Grupo de controle I. APÊNDICE B – Avaliação de células musculares presentes nas caudas em regeneração. na identificação dos apêndices. quando esgotadas as letras do alfabeto.

. acompanhada do respectivo número da página. visando facilitar a recuperação das informações.Índice(s): Elemento opcional. Relação de assuntos ou autores tratados no texto. em ordem alfabética. elaborado conforme a NBR 6034.

Citação de citação: citação direta ou indireta de um texto em que não se teve acesso ao original. data e página. Elementos essenciais: sobrenome do autor. Citação direta: transcrição textual de parte da obra do autor consultado. ilustrar ou sustentar o assunto apresentado.NBR 10520 – Citações em documentos Citação: menção de uma informação extraída de outra fonte para esclarecer. Citação indireta: texto baseado na obra do autor consultado. . Pode aparecer no texto ou em notas de rodapé.

esclarecimentos ou explanações. . devendo ter numeração única e consecutiva para cada capítulo ou parte. A numeração das notas explicativas é feita em algarismos arábicos. que não possam ser incluídos no texto. Não se inicia a numeração a cada página.NBR 10520 – Citações em documentos Notas de referência: indicam fontes consultadas ou remetem a outras partes da obra onde o assunto foi abordado. Notas explicativas: usadas para comentários.

p. Tais culturas eram favorecidas pelo crédito rural fornecido pelo governo e. serviram como argumento para que o latifúndio engolisse as pequenas propriedades. 2004. 15).Citação Direta A instalação de fábricas de máquinas e insumos agrícolas possibilitou o avanço da modernização da agricultura no país pela redução da sua dependência externa.]” (CARVALHO. transformando muitos desses proprietários em empregados assalariados ou em sem terra. como demandavam grandes extensões de terra. (SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DA PRESIDENCIA DA REPÚBLICA DO BRASIL.. 293. . 1997. [.. aliado ao estímulo à cultura da soja – para gerar grandes excedentes exportáveis – propiciou a incorporação das pequenas propriedades rurais pelas médias e grandes: a soja exigia maiores propriedades e o crédito facilitava a aquisição de terra. Assim. “Essa onda de ajuste tecnológico e gerencial contemporâneo nos médios e grandes estabelecimentos rurais foi denominada modernização conservadora [.. grifo nosso). p..] o dinheiro farto e barato. quanto mais terra tivesse o proprietário. mais crédito recebia e mais terra podia comprar.

. 2004). (FERNANDES. Conflitos por motivos semelhantes aconteceram também nos estados do Maranhão e Paraná.Citação Indireta A resistência dos camponeses se espalhou pelo estado e foi freada pela truculência do regime militar que dizimou os trabalhadores envolvidos.

É o que aponta Hoffman (apud DOMINGOS. a extensão em que o indivíduo se percebe como competente. 132) que demonstrou o aumento da concentração de terra no Brasil. 54). durante o governo FHC houve aumento da concentração fundiária. p. isto é. 1981. quer o índice utilizado seja o de Gini. entre 1992 e 1998. quer seja o Dual do T de Theil ou o índice de Atkinson. 2004.Citação de Citação A citação da citação pode ser feita: a) na forma textual como no exemplo Além disso. b) após a idéia do autor como no exemplo Outra variável que tem importância especial como característica de personalidade é a auto-estima. . capaz e que pode prover a satisfação de suas necessidades (KORMAN apud PASQUALI. p.

1999. São Paulo: Xamã..Notas de Referência ____________________ 1 BOITO JR. Política neoliberal e sindicalismo no Brasil. Armando. .

. No rodapé: 1 Na realidade. na época.700 pessoas1. em 1920 o proletariado no Brasil forma um contingente de 30. contra 43. são considerados aliados da classe operária e. pequeno burguesa.428. instrumento necessário da revolução proletária: a revolta “tenentista”.700 inclui os pequenos burgueses já que eles.203 da grande burguesia.Notas Explicativas No texto: Segundo a contabilidade de A Nação. a cifra 30. mais que isso.428. é a ante-sala da revolução proletária. isto é.

Complementares: são elementos opcionais que. local. edição. .NBR 6023 – Referências Referência é o conjunto padronizado de informações agrupadas em elementos descritivos. título. número de páginas e/ou volumes. Elementos da referência Essenciais: são aqueles obrigatórios à identificação do documento como autor. retirados de um documento e que permitem a sua identificação no todo ou em parte. título e número da série. acrescentados aos essenciais. indicação de tipo de fascículo. editora e data. ISBN. permitem melhor caracterização do documento referenciado tais como subtítulo. tipo de suporte e notas.

 Se optar pela utilização dos elementos complementares. com espaço simples e separadas entre si por espaço duplo. Ao adotar a utilização de autores com os pré-nomes abreviados deve-se usar este procedimento em toda a lista. grifo ou itálico) utilizado para destacar o título deve ser uniforme em todas as referências de um mesmo documento.  O recurso tipográfico (negrito. eles deverão ser incluídos em todas as referências da lista.NBR 6023 – Referências  A referência exige padronização. .  As referências devem ser alinhadas à margem esquerda do texto.

Tradução Prenome Sobrenome. ed. nº p. ano.Autoria ORDEM DOS ELEMENTOS SOBRENOME. . mais de três autores. por vários autores tendo o nome explícito de um responsável pelo conjunto da obra e autoria desconhecida. Tipo de suporte. dois autores. A obra pode ser produzida por um autor. autor entidade ou autoria desconhecida. (Série. nº). ISBN. Local: Editora. Prenome. Um dos passos mais importantes é definir quem é o autor da obra. três autores. Título: subtítulo. Pode ser um autor pessoal.

G. L. ed. Metodologia científica: guia para eficiência nos estudos. 2. 4. Belo Horizonte. 1989. 1997. M.. João Álvaro. Cálculo numérico: aspectos teóricos e computacionais. da R. Dissertação (Mestrado em Administração) . Qualidade de vida no trabalho. V. 180 f. Dois autores RUGGIERO. M. . São Paulo: Atlas. V. L. LOPES. RODRIGUES. 1996. A. ed. São Paulo: Makron Books. 1989.Autoria Um autor RUIZ.Faculdade de Ciências Econômicas. Universidade Federal de Minas Gerais.

Jearl. ed. Fundamentos de física: eletromagnetismo. Maria da Graça Corrêa et al. Rio de Janeiro: LTC. . 262 p. 350 p. RESNICK. Petrópolis: Vozes. 4. WALKER. 1996.Autoria Três autores HALLIDAY. Mais de três autores JACQUES. David. Robert. ed. 7. Psicologia social contemporânea: livro-texto. 2002.

revisor. ed. 1994. editor (Ed. ilustrador. 63 p. Outros tipos e responsabilidade como tradutor. 12. coordenador (Coord). etc aparecem logo após o título da obra na forma direta. ALBERGARIA. compilador (Comp. Cinco anos sem chover: história de Lino de Albergaria. Ilustrações de Paulo Lyra. Rosemary (Coord. São Paulo: FTD. . Lino de.) etc: ACHCAR. Psicólogo brasileiro: práticas emergentes e desafios para a formação.). 1994. São Paulo: Casa do Psicólogo. 2. ed.Autoria Responsável pelo conjunto da obra como: organizador (Org). 310 p.).

Autoria Autor entidade (órgãos governamentais. UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. NBR 6028: resumos. Educação profissional: um projeto para o desenvolvimento sustentado. BRASIL. Brasília: SEFOR.. 1979. 1995. São Paulo. Rio de Janeiro. Curitiba. 1988. 10. etc. Anais. . empresas. Secretaria de Formação e Desenvolvimento Profissional... 3 p. congressos. Anuário astronômico. associações. seminários. Instituto Astronômico e Geográfico. CONGRESSO BRASILEIRO DE BIBLIOTECONOMIA E DOCUMENTAÇÃO. 1979. 1990. Curitiba: Associação Bibliotecária do Paraná. Ministério do Trabalho.): ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS.

São Paulo: Câmara Brasileira do Livro. 1993. .Autoria Autoria desconhecida: a entrada deve ser pelo título DIAGNÓSTICO do setor editorial brasileiro. 64 p.

THE NEW Encyclopaedia Britannica: micropaedia. Petrópolis: Vozes. 207-208. Formas alternativas de estruturação do Poder Judiciário. 1986. Parte da monografia NOGUEIRA. Belo Horizonte. .Como Referenciar? Monografia como um todo DINA. Anais… Belo Horizonte: ANPAD. 1986. 1989. D. 1998. ed. 11. In: CONFERÊNCIA NACIONAL DA ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL. p. RODRIGUES. 1986. In: FUNDACENTRO. 1987. 2.]: OAB.. Belém. Alceu Loureiro. Chicago: Encyclopaedia Britannica. Antonio. Anais… [S. M. Curso de médicos do trabalho. 30 v. P. A fábrica automática e a organização do trabalho. São Paulo: Saraiva.. In: ENCONTRO ANUAL DA ANPAD. Uma investigação na qualidade de vida no trabalho. 455-468. p. 1989. 13. V. Fadiga. ORTIZ. l.

p. São Paulo: Ed. Folha de S. . Isto É./ago. mês. p. Três. 13. 2001. 28 jun. 22 set. 1999. ano. Rio de Janeiro: IBGE. São Paulo. SANTOS. Análise conformacional de modelos de lignina. 1939Um fascículo de periódico ISTO É. NAVES. 44-47. Lagos andinos dão banho de beleza. Título: subtítulo. n. dos. jul. Complemento. 1824.. p. 2004. Explosão da fé. H. 4. Título do periódico: subtítulo. Folha Turismo. 24. Local. n. n. Artigo e/ou matéria de periódico ORDEM DOS ELEMENTOS SOBRENOME. p. Gilberto. Paulo. Prenome. 22 set. v. São Paulo. NASCIMENTO. nº. v. 2004. 1824. F. P. 480-490. Caderno 8.Como Referenciar? Publicações periódicas no todo REVISTA BRASILEIRA DE GEOGRAFIA. Química Nova. São Paulo..

Curitiba. 1998. Biblioteca Central. inverno 1994. Normas.2. Marcelo. 5 disquetes. Neo Interativa. ALCIONE. Cássio Leite.Como Referenciar? Multimeios OS PERIGOS do uso de tóxicos. Produção de Jorge Ramos de Andrade.doc. 1 videocassete. 1983. MPB especial. São Paulo: CERAVI. LOPES. 1 videocassete. Araçatuba: SBJ. 1 CD. c1995. Rio de Janeiro. 1999. VIEIRA. p1998. 1 disco sonoro. Ouro e cobre. A queda do cometa. [Rio de Janeiro]: Globo: Movieplay. A HISTÓRIA da química e seus conceitos básicos. UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ. 1 CD-ROM. n. São Paulo: RCA Victor. .

br/anais/anais/educ/ce04.bdt. 1999. Acesso em: 09 out. 1985. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EPIDEMIOLOGIA. 4.Como Referenciar? Documento de acesso exclusivo em meio eletrônico MOURA. . Citação de referências e documentos eletrônicos.propesq.com.. Disponível em: <http://www. Acesso em: 30 maio 2002. Disponível em: <http://www.br/users/gmoura/refere. Recife: UFPe.br/acaro/sp/>. Anais eletrônicos. Base de Dados Tropical. 1996.fat..htm>.elogica.. 1998.org. Rio de Janeiro. ÁCAROS no Estado de São Paulo. Acesso em: 17 jan. In: FUNDAÇÃO TROPICAL DE PESQUISAS E TECNOLOGIA "ANDRÉ TOSELLO".html>. C. 1996. Globalização e saúde: impactos nos perfis epidemiológicos das populações.ufpe. Disponível em: <http://www. SABROZA. P. Gerson.

Disponível em: <http://www. 9 mar.com.estado.br/frame-artig.br/editoriais/2001/03/09/eco81html>. Paulo.datavenia. 2000. São Paulo. 33. Disponível em: <http://www. 2000. Acesso em: 9 mar. Volta por cima. 2001. 2001. BETING. jun. O Estado de S. v. Joelmir. Acesso em: 31 jul. Ailton Elisário de. 4. Campina Grande. Dataveni@. .inf. n. Penhora e avaliação.Como Referenciar? Artigo e/ou matéria de periódicos em meio eletrônico SOUZA.html>.

TOEFL brienfieng number [mensagem pessoal]. em Londres. etc.Como Referenciar? E-mail MARIANO. Informação verbal (palestras. comunicações.) No texto: O novo medicamento estará disponível até o final deste semestre (informação verbal)¹ No rodapé da página: _____________________ Notícia fornecida por John Smith no Congresso Internacianal de Engenharia Genética. debates. Anne Marie. .org> em 12 maio 1998. em outubro de 2001. Mensagem recebida por <educatorinfo@gets.

2000] data aproximada [199-] década certa [199-?] década provável [19--] século certo [19-?] século provável . não indicada no item [entre 1994 e 2000] use intervalos menores de 20 anos [ca. indicar entre colchete conforme exemplos: [1947 ou 1048] um ano ou outro [1949?] data provável [1986] data certa. Se for impossível identificar o nome da editora.Viçosa.l. MG . RJ Se for impossível identificar o local. acrescenta-se o nome do estado. do país. utilizar a expressão [S. Quando não aparecer o ano. utilizar a expressão [S.] (sine loco).] (sine nomine). n. AL . Viçosa.Outras Orientações No caso de homônimos de cidades.Viçosa.etc.

Domingos Paschoal. ______. ______. Novíssima gramática da língua portuguesa. ele poderá ser substituído por um traço sublinear (equivalente a 6 espaços) e ponto. 1996. 17. São Paulo: Nacional. São Paulo: Nacional. . 1968. ed. 9. CEGALLA. Rio de Janeiro: Nova fronteira. No caso do título também ser igual poderá ser colocado mais um traço. Dicionário de dificuldades da língua portuguesa. ______.Outras Orientações No caso de autores repetidos em mais de uma referência. ed. 1977.

unesp.OBRIGADO!!! Contato: breno@bauru.br .

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful

Master Your Semester with Scribd & The New York Times

Special offer: Get 4 months of Scribd and The New York Times for just $1.87 per week!

Master Your Semester with a Special Offer from Scribd & The New York Times