P. 1
As Upanishads e o Yoga

As Upanishads e o Yoga

|Views: 68|Likes:

More info:

Published by: Marcel Vinicius Gulla on Sep 13, 2012
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

02/07/2013

pdf

text

original

AS UPANISHADS E O YOGA

Carlos Alberto Tinoco

ETIMOLOGIA
UPA = PERTO + NI = ABAIXO + SHAD = ASSENTAR-SE

REFERE-SE AO FATO DO DISCÍPULO SENTAR-SE JUNTO AO MESTRE COM HUMILDADE PARA APRENDER

UPANISHAD É UM TIPO DE LITERATURA VÉDICA ESOTÉRICA, PARA SER ESTUDADA EM CÍRCULOS FECHADOS, PRIVADAMENTE.

traduziu esses cinquenta textos.cinquenta Upanishads dentre aqueles mais recomendados pelos sábios hindus. introduzindo-os na Europa.COMO AS UPANISHADS ENTRARAM NO OCIDENTE Em 1641. A tradução deve ter sido um trabalho coletivo. feito com a ajuda dos Pandits (eruditos em sânscrito) e foi terminada em 1657. filho do imperador mogul Shah Jahan.quando a India estava sob o domínio muçulmano.idioma falado pelos muçulmanos . . Em 1801-2. interessou-se pelas Upanishads e pediu aos seus sábios que traduzissem do sânscrito para o persa . um mulçumano de espírito aberto e que seguia o misticismo dos sufis. do persa para o latim. o príncipe Mohammed Dara Shakor.o orientalista Anquetil Duperron.

A coleção ficou conhecida por “Oupnek`hat”. Foi esse o texto lido e muito elogiado por Arthur Schopenhauer. envolto em repelente casca . Deussen compara a essência oculta do texto a um caroço. Segundo Paul Deussen (9).a tradução da coleção Oupnek`hat para o latim é difícil de ser lida e Schopenhauer necessitou de um verdadeiro insight para perceber o núcleo principal ou a essência do texto latino. Criticando a tradução latina de Duperon.

Parerga II. DO CONJUNTO. EMANA UM ELEVADO. TÊM SIDO O CONSOLO DA MINHA VIDA. SUBLIMES. TÃO BENÉFICO E E LEVADO COMO O DAS UPANISHADS. SANTO E ARDENTE ESPÍRITO! EM TODO O MUNDO NÃO HÁ UM ESTUDO. ORIGINAIS. E SERÃO O CONSOLO DA MINHA MORTE!” (Shopenhauer.A . EXCETO O QUE SE FIZER NOS ORIGINAIS.Works VI 427) .PALAVRAS DE ARTHUR SCHOPENHAUER SOBRE AS UPANISHADS “CADA LINHA MOSTRA SUA FIRMEZA! DEFINIDA E COMPLETAMENTE HARMONIOSA EM SEU SENTIDO! TRANSCENDEM DE CADA SENTENÇA PENSAMENTOS PROFUNDOS. 185.

ALÉM DO PENSAMENTO. UM CONHECIMENTO QUE ESTÁ ALÉM DAS PALAVRAS. .DO QUE TRATAM AS UPANISHADS AS UPANISHADS TENTAM EXPRESSAR COM PALAVRAS.

3-O CONHECIMENTO DE BRAHMAN NÃO PODE SER REALIZADO PELA RAZÃO.1.III. . O ABSOLUTO (ALMA UNIVERSAL). 5-A NATUREZA DA REALIDADE É PURA CONSCIÊNCIA (Aitareya Up.3) 7-BRAHMAN É IMANENTE E TRANSCENDENTE À REALIDADE.3) 6-BRAHMAN. É PURA CONSCIÊNCIA (Aitareya Up III. 4-HÁ UNIDADE ENTRE TODAS AS COISAS.SÍNTESE DESSE CONHECIMENTO 1-O NÚCLEO ESPIRITUAL MAIS PROFUNDO DO SER HUMANO É O ATMAN.1. SITUADO ALÉM DO INCONSCIENTE. 8-O YOGA PODE LEVAR AO CONHECIMENTO DO ATMAN. 2-ATMAN (ALMA INDIVIDUAL) É IDÊNTICA À BRAHMAN.

1-5) 16-ATRIBUTOS DO ATMAN:ESTÁ ALÉM DO ESPAÇO E DO TEMPO E TUDO CONHECE. COSMOGÊNESE (Aitareya Up. O ATMAN NÃO PENSA.9-OS ESTADOS DE CONSCIÊNCIA DO SER HUMANO.) 15-SOBRE OS CORPOS DO HOMEM (Taittiriya Up. 10-O PRANA E SUAS VARIAÇÕES (Prasna Up. QUE REPRESENTA BRAHMAN. POIS É CONSCIÊNCIA PURA . 13-O KARMA E O SAMSARA. 11-A SÍLABA SAGRADA OM. 12-A IMPORTÂNCIA DO MESTRE ESPIRITUAL. II.). 14-ANTROPOGÊNESE.

.....17 TOTAL.........108 ...20 7-SAMNYASA.......08 5-VAISHNAVA...............14 4-SHAKTA.....................25 3-SHAIVA............CLASSIFICAÇÃO DAS UPANISHADS GRUPO Nº 1-PRINCIPAIS..................................................................................................................................................................10 2-SAMANYA VEDANTA...................................................................................14 6-DO YOGA...

3. seco.3. alcançando Brahman”. A prática do Yoga pode ser benéfica e injuriosa.11): “Esse estado caracterizado por firme controle dos sentidos.25): “A unificação (estabilização) da respiração. Quem assim procede. . sem seixos e fogo. da mente e dos (órgãos dos) sentidos e o abandono de todas as formas de existência. dependendo dos objetivos dessa prática”. produzindo divagações.3. isto é chamado Yoga” -KATHA UPANISHAD (II.REFERÊNCIAS AO YOGA NAS UPANISHADS ANTIGAS -MAITRI UPANISHAD (VI. plano. então a pessoa alcança o Supremo Estado. protegendo-se dos ventos fortes ou em local puro. os quais estão associados às técnicas do Yoga.”Após receber esses ensinamentos do Rei da Morte. torna-se vigilante. é obtido pela prática do Yoga. SVETASVATARA UPANISHAD (II. (II.10): “Quando os cinco sentidos concentram-se junto com a mente.18). não agressivo e prazeroso aos olhos”. e quando o intelecto não se movimenta. Naciketas tornou-se livre das impurezas e da morte.8):”O Yoga deve ser praticado dentro de uma caverna. uma condição de concentração segura e penetrante”. (II. sem perturbações de barulho.

EM SEU ASPECTO NÃO-DUAL. SEUS BRAÇOS SÃO TODAS AS COISAS E TODAS AS COISAS SÃO SEUS PÉS. O CAMINHO DOS DEUSES.”(Mundaka Up. NEM ATRAVÉS DAS PENITÊNCIAS OU PRÁTICAS RITUAIS. ELE PERMANECE O IMUTÁVEL.1. III.8).ALGUMAS FRASES DAS UPANISHADS “SÓ A VERDADE PREVALECE E NÃO A FALSIDADE. ELE DOTOU O HOMEM COM BRAÇOS. SUAS FACES ESTÃO EM TODOS OS LOCAIS. SOBRE O QUAL OS VIDENTES CAMINHAM EM DIREÇÃO À ELEVADA MORADA DA VERDADE. DANDO PÉS TAMBÉM AOS HOMENS. “SEUS OLHOS ESTÃO EM TODOS OS LUGARES. ELE PODE SER CONTEMPLADO UNO E SEM PARTES. NEM PELA FALA. III.” (Svetasvatara Up. PELA VERDADE O CAMINHO É ESTABELECIDO.TENDO FEITO O CÉU E A TERRA.6) “BRAHMAN NÃO É ATINGIDO PELA VISÃO.3) . EM MEDITAÇÃO.II. NEM POR OUTROS ÓRGÃOS DOS SENTIDOS.1.OS PÁSSROS COM ASAS E PÉS. UM HOMEM TORNA-SE PURO ATRAVÉS DA SERENIDADE DO INTELECTO.”(Mundaka Up.

CLASSIFICAÇÃO DAS UPANISHADS DO YOGA SEGUNDO GEORG FEUERSTEIN(3): 1-Bindu Upanishads: expõem a doutrina esotérica do ponto (bindu). Propõem o uso de mantras para transcender a mente: -Brahmavydia -Mahavakhya -Pashupatabrahmana 3-Grupo que expõem o Yoga como fenômeno luminoso. É a: -Ksurika 5-Grupo que trata da Kundalini Yoga: São as seguintes: -Yogakundalini -Yogashudamani -Darshana -Varaha -Yogashikka -Trishikabrahmana -Yogatattva -Shandilya . São elas: -Advayataraka -Mandalabrahmana 4-Upanishad que resume todas as formas de Yoga e propõe o uso da mente para "cortar" o corpo até que reste o Atman.

AS UPANISHADS DO YOGA SÃO AS SEGUINTES Nº NOME TRADUÇÃO DO TÍTULO ---------------------------------------------------------------------------------1-Yoga-chudamani Suprema Jóia do Yoga 2-Mahavakya Grande Provérbio 3-Dhyanabindu Ponto de Meditação 4-Nadabindu Ponto Sonoro 5-Advayataraka Libertador Não-Dual 6-Mandalabrahmana Mandala Brahmânica 7-Brahmavidya Conhecimento do Absoluto 8-Trishikhabrahmana Três Tufos 9-Amritabindu Gota de Ambrósia 10-Amritanada (Amritanada-Bindu)Som Imortal 11-Kshurika Navalha 12-Darshana Ponto de Vista 13-Pasupatabrahmana Shiva.Senhor dos Animais 14-Yogakundalini Kundalini Yoga 15-Yogashika Cume do Yoga 16-Yogatattva Princípios do Yoga 17-Tejobindu Ponto Radiante 18-Varaha Javali 19-Hamsa Cisne 20-Shandilya (Sem Tradução) .

The Kriya Yoga Upanishad. 2001.São Paulo. Thirty Minor Upanishads. (?). Upanishads du Yoga.Goswami. 1980. São Paulo. 1993. Paris. Editions Gallimard / UNESCO.Madras.Jean.Paul.R. 2-AYYANGAR. Pensamento.Srinivasa. -TINOCO. As Upanishads do Yoga. -KRIYANANDA. Narayanasvami. -AYAR.Santaresa Publication. Delhi. -______________Sixty Upanishad of the Veda.1998 (3 textos). The Adyar Library.Madras. Madras.The Temple of Kriya oga of Chicago. 3-VARENNE.(?). Carlos Alberto. The Yoga tradition. K. 2005. Leipzig. . T. 1952 (20 textos). Georg. -___________________A tradição do Yoga. Motilal. 4-FEUERSTEIN. 1995 (11 textos).TRADUÇÕES DAS UPANISHADS DO YOGA EM IDIOMAS OCIDENTAIS 1-DEUSSEN. 1972 (8 textos).The Yoga Upanishads. (?) 1897. Sechzig Upanishad’s des Veda.

Esses homens que se retiravam para as florestas eram conhecidos por vanaprashtas. caso seja tratado sem parcimônia. escritos num estilo velado. sem traumas. de um sat-guru. visando ocultar dos incautos um conhecimento espiritual profundo e perigoso. Eram homens que tinham netos nascidos. onde passavam a adquirir conhecimento espiritual diretamente de um orientador.Trata-se de um modo de escrever deliberadamente esotérico. . algumas vezes confuso. Abandonavam as suas famílias.As Upanishads do Yoga são de forte influência tântrica. A leitura dos originais sânscritos revelam o mesmo estilo. Foram escritos para serem estudados pelos ascetas que se retiravam para as florestas da Índia. a família materialmente sem problemas e os filhos assumiam a direção das finanças domésticas. Nas florestas. Daí o estilo confuso. São textos esotéricos. passavam a estudar as Upanishads e os Aranyakas.

As Upanishads do Yoga foram escritas entre os séculos VII e XVII d. apresentaremos abaixo a tradução da Hamsa Upanishad .. aproximadamente.C. Para que se tenha uma idéia da profundidade das Upanishads do Yoga.

Esta Verdade é secreta. eu vou te dizer o que é esta doutrina e o que é o Pássaro Supremo pois tu és um noviço mestre de si mesmo e devotado ao estudo: o ensinamento sobre o qual é preciso meditar mais e mais.O Sábio Gautama se aproximou do Senhor e indagou: “Tu que conheces todas as leis. perfeito cujo Yoga fez um porta joia.HAMSA UPANISHAD (Upanishad do Cisne) 1. sozinho. diga-me Senhor Shiva. digno dos tesouros mais lindos.Portanto. Ele é o verdadeiro conhecimento do Pássaro Migrador. como despertar o espírito ao conhecimento de Brahman?” Ao que Shiva respondeu: 2 “Aprenda primeiramente as leis. repetindo sem cessar: “o Pássaro!” “o Pássaro!” . eu te direi a Verdade tal como me foi revelada pela Deusa-da Montanha. é sobre o Pássaro. pois eu a reservo ao yogin. não se deve divulgá-La. Gautama. disse-me o Senhor Shiva. assimile a fundo o ensinamento do Senhor-do-Tridente em seguida. e por ele se obtém a liberdade para sempre! 4. Tu que sabes todas as ciências. 3.

resplandescente como a luz de dez milhões de sois e pelo qual todas as coisas foram permeadas. De lá o ar sobe até o anahata e o trespassa atingindo visudha que flanqueia as amigdalas semelhante aos testículos.Ele entra em todos os seres. 8. ele faz subir o alento a partir do Centro da Base9 até a Porta das Jóias não sem ter conduzido o ar de volta por três vezes em torno do swadistana. em primeiro lugar. situado além de toda a forma. assume a postura de lotus e retém o ar que inspira. ou como o óleo no sésamo. Sat-Chit-Ananda. e torna-se presente neles como o fogo nas varetas de atritar.5. a espreguiçar. a de Yama a agir com crueldade.O yogin. Saber isto é vencer a morte. 6. Comprimindo em seguida o seu ânus com o calcanhar esquerdo. o Pássaro Migrador.Habitando daí em diante no lotus do coração encontra ali oito incitações correspondendo a oito pétalas: a pétala oriental inclina para as ações piedosas a pétala de Agni a dormitar. . 7.Ele é o Pássaro Supremo. ele realiza enfim o que é o Atman trinitário. Retendo sempre o alento o adepto conduz o ar inspirado até o ajna chakra e o Brahmarandra .

os estames regem o estado de vigília. a Deusa morada e sede do prazer. o Pássaro. é preciso repeti-lo vinte uma mil e seiscentas vezes. mais além deste estado Quarto quando nele se atinge 9. um octosílabo. ele vai em seguida. o pericarpo o estado de sono rápido.Esse mantra. No meio do Lotus jaz o desgosto que se segue à saciedade. meditando sobre os seis centros. o Pássaro Supremo. o poder.a ressonância que circulava em todo o corpo sutil. . a pétala Soma inclina à sensualidade e a de Ishana à procura de bens materiais. o dedicador. ela é Brahman. Quanto ao estado Quarto o Pássaro o atinge quando ele deixou o Lótus. do Centro da Base até o Brahmarandra igual ao canto de um cristal puro. 10. e o androceu o sono profundo. ao Senhor Impassível e ao Brahman não manifestado. e junta a Vayavi o desejo de viajar. dedicando sua meditação ao Sol e à Lua. de noite e de dia. a Alma Suprema.Do mantra do Pássaro o profeta é ele mesmo o verso. Essa referida ressonância.a pétala de Niirte incita a fazer o mal junto a Varuni. é Ele. a semente (semeadura) verbal. e a ponta afiada quer dizer:”Eu sou Ele! 11. incitar-se-á por este meio o elemento sutil e sem forma que está no fundo de nós.

Agni e Soma são as asas. e concentrar a atenção Por este modo o espírito é elevado sobre a décima que é a de um trovão. por fim.À primeira sonoridade o corpo do yogin soa Cin-cini. o lotus do coração é atravessado. e se obtém o benefício esperado sem ter que repetir indefinidamente o mantra. como segue: ouve-se logo “cim”. de uma corda. a de um trovão. a cabeça treme. Om é a cabeça. sobre o Atman. 15. “cini-cini”.No final do rito.É preciso desprezar que se utiliza no rito duplo as nove primeiras sonoridades efetuado a partir da garganta. 14. são os três olhos. a Quarta. de uma flauta. a Sexta.este desaparece.12. a Quinta. a Nona de uma caixa grande. repetindo a interjeição ritual: “Vausat para Agni e Soma”! 13. de um címbalo. medita-se sobre o Pássaro aninhado no coração isto é. . 16.Porque é pela livre vontade do Pássaro à segunda. a Décima. em Segundo lugar.Pode-se assim realizar o Som repetindo o mantra dez milhões de vezes. M. da qual A. 18.Neste Pássaro. que o espírito do yogin é incitado! à terceira. de uma concha. a Terceira sonoridade é a de um sino.Utiliza-se deste mantra para os ritos de toque começando pelo coração. à quarta. U. Depois. a Oitava. Rudra e sua consorte são as duas patas: tais são as representações 17. e seguindo-se por sobre todos os membros. a Sétima. o Som se manifesta então de dez maneiras. de um tambor.

o mérito e o pecado tendo sido queimados. . tendo desaparecido o erro e a decisão. bebe-se a ambrosia. sem qualidades. à décima. perdurável. acordado. o yogin se torna Brahman. a Escritura o atesta. aparece o eterno Shiva por sua vez Alma e Poder presentes em todos os lugares.À nona o corpo torna-se invisível e se abre o olho divino sem mácula. realizando a união do Atman com a Alma Suprema. e pelo mesmo. Tal é a Upanishad.à quinta. o palato exsuda à sexta. à sétima vê-se o mistério. ser para sempre apaziguado.Desde então. o espírito sendo dissolvido no espírito. 21. Isso. brilhando por si mesmo para. à oitava ouve-se a palavra 20.19.

You're Reading a Free Preview

Download
scribd
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->