You are on page 1of 12

Classificação das Paisagens da Cidade de Maputo

Índice Conteúdo Página

Lista de Acrónimos .................................................................................................................1 1. Introdução ............................................................................................................................2 2. Objectivos.............................................................................................................................3 2.1. Geral..............................................................................................................................3 2.2. Específicos.....................................................................................................................3 3. Procedimentos Metodológicos.............................................................................................4 4. Classificação das Paisagens da Cidade de Maputo..............................................................4 4.1. Localização Geográfica ................................................................................................4 4.2. Superfície.......................................................................................................................5 4.3. Clima.............................................................................................................................5 4.4. Características económicas...........................................................................................6 5. Tipos de paisagens ...............................................................................................................7 5.1. Vale de Infulene............................................................................................................7 5.2. Catembe.........................................................................................................................7 5.3. Estuário de Incomati.....................................................................................................8 5.4. Mahotas.........................................................................................................................8 5.5. Michafutene...................................................................................................................9 5.7. Congolote.....................................................................................................................9 5.8. Maputo Cimento..........................................................................................................10 6. Conclusão...........................................................................................................................11 7. Referências Bibliográficas.................................................................................................12 Anexo 1 (Mapa de uso e cobertura da terra) Anexo 2 (Mapa de unidades paisagísticas)

Lista de Acrónimos CENACARTA – Centro Nacional Cartografia e Teledetecção DNG – Direcção Nacional Geologia IIAM – Instituto de Investigação Agrária de Moçambique DNTF – Direcção Nacional Terras e Florestas
Geografia de Paisagem Grupo VII

Classificação das Paisagens da Cidade de Maputo EN1 – Estrada Nacional no1 INE – Instituto Nacional Estatística 1. Introdução O presente trabalho tem como tema Classificação das Paisagens da Cidade de Maputo. Geografia de Paisagem Grupo VII 2 . É resultado de um trabalho prático no âmbito da disciplina de Geografia de Paisagem cujo objectivo final é classificar as diferentes paisagens que se encontram na área de estudo. Segundo SANTOS (1997) a paisagem é o conjunto de formas que num dado momento. exprimem as heranças que representam as sucessivas relações localizadas entre o homem e a natureza.

as suas potencialidades sócioeconómicas ou geográficas e o perfil de sucessão evidente nas paisagens. Geral • Identificar os tipos de paisagens da área de estudo. 2. plantas e solos. Nesta perspectiva. 2. considerado pai da Geografia. a paisagem compõe-se de diversos elementos concretos do ambiente: relevo. assim. Objectivos 2.1. Específicos • Analisar os tipos de paisagens da cidade de Maputo. p. 3 Geografia de Paisagem Grupo VII . designando. o presente trabalho aborda aspectos como os tipos de paisagens da cidade de Maputo. áreas homogéneas caracterizadas essencialmente pela morfologia do terreno e a cobertura vegetal que lhe conferia uma fisionomia própria.7). utiliza o termo “paisagens natural”. Para os geógrafos alemães.2. TRICART (1981. geralmente nutridos pelas ciências naturais.Classificação das Paisagens da Cidade de Maputo Humboldt.

Classificação das Paisagens da Cidade de Maputo 4. de seguida. com uma altitude média de 47 metros. topográfica. 4. em seguida. Localização Geográfica A área em estudo corresponde a cidade de Maputo e uma parte da Matola. Está localizada no sul de Moçambique. CENACARTA. procederamse várias leituras com intuito de um melhor esclarecimento dos conceitos abordados no tema. Geografia de Paisagem Grupo VII 4 . De referir que a produção do mapa foi feita com base no processo analógico que consistiu na extracção e sobreposição dos temas das cartas no papel vegetal. (vide mapa de unidades paisagísticas em anexo).1. 3. 2532 D3 a escala 1:50 000. INIAM e DNF respectivamente. de solos e vegetação da cidade de Maputo a escala 1:50 000 nas instituições seguintes DNG. fezse consulta bibliográfica de obras que versam sobre o assunto com recurso à biblioteca e consulta virtual por meio da Internet. copiouse para o papel A2 onde por fim fezse a legenda. A realização do trabalho incluiu a aquisição da carta geológica. Avaliar as potencialidades sócioeconómicas ou geográficas. Procedimentos Metodológicos Para o efeito do trabalho.Classificação das Paisagens da Cidade de Maputo • • • Descrever os aspectos relevantes de cada paisagem. compreendida entre os paralelos e 26 0 00′ de latitude Sul e os meridianos 32 0 30′ e 32 0 45′ de longitude este. é representada nas cartas temáticas com a folha número 1190. Definir o perfil de sucessão evidente nas paisagens.

sendo o período mais quente do ano compreende os meses de Novembro a Abril e o mais frio.3. A humidade relativa média é de 78. O Clima de Maputo é do tipo tropical seco. respectivamente.2.5 por cento. 4. Gráfico TermoPluviométrico da cidade de Maputo R = 4T Geografia de Paisagem Grupo VII 5 . e os meses como menor humidade são Junho e Julho com 75 por cento e 76 por cento. considerouse as características desta no aspecto climático. com pouca oscilação durante o ano.5 por cento. Clima Sendo cidade de Maputo a área de maior representatividade.Classificação das Paisagens da Cidade de Maputo 4. respectivamente. Os meses com maior humidade relativa são Fevereiro e Março com 81 por cento e 80. na área de estudo. possui aproximadamente 690 km2 de superfície. segundo cálculo realizados com base numa das cartas temáticas. O período de maior precipitação ocorre nos meses mais quentes. Superfície A área em estudo. os meses de Maio a Outubro. entre Novembro e Março (vide o gráfico termopluviométrico adiante).

7 24.0 20.2 112 Abr 23. Características económicas As principais actividades económicas praticadas são: agricultura.2 13 Ago 20.5 22.0 30.0 60.0 32 48 81 Fonte: Instituto Nacional de Meteorologia 4.8 137 Mar 25.2 12 Set Out Nov Dez 25.6 54 Mai 21.4 20 Jul 19.8 130 Fev 25.4 29 Jun 19.0 20.0 Mês Temperatura Precipitação Jan 25.0 0.0 40.0 10.0 80. nos pântanos e nas depressões intradunares. do tipo familiar. em pequena escala.Classificação das Paisagens da Cidade de Maputo T(C) 40.0 15.0 25. principalmente no vale do Geografia de Paisagem Grupo VII 6 .0 35.0 Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Mes Precipitaçao Temperatura R(mm) 160.0 120.4.2 99 21.0 5.0 140.0 0.0 100.

ocorrendo no sentido norte-sul ao longo da EN1 desde Michafutene até estuário do Espírito Santo. Vale de Infulene Tratase de uma unidade paisagística plana. limita a cidade de Maputo e Matola. O perfil de sucessão evidente é alogênica. Indústria. Catembe A unidade paisagística é plana.Classificação das Paisagens da Cidade de Maputo Infulene. especialmente para a cultivo de hortícolas. É uma área cultivada e habitada. cujo intercâmbio é permanente entre a natureza e a sociedade. situase muito próximo dos conceitos de matéria e energia. ao longo da Estrada Nacional no1 até ao km 14. 5. situa-se a sul da cidade de Maputo. conferem a área.2. ocorrem depósitos aluvionares (Qa) e os solos predominantes são amareloalaranjados e sedimentos marinoestuarinos junto ao estuário do Espírito Santo. uma forte potencialidade agrícola. (MUCHANGOS. daí temse: 5. 1999). geologicamente. 5. orgânicos e sociais. classificouse as unidades paisagísticas da área em estudo em função do uso e cobertura da terra que é interacção entre a natureza e a sociedade. Desta forma. o termo paisagem. Por consequência.1. limitando a norte pelo estuário do Espírito Santo. As características acima descritas. Geografia de Paisagem Grupo VII 7 . Tipos de paisagens A paisagem é uma forma espacial de organização da matéria ligada a superfície terrestre que se caracteriza pela integração de fenómenos e processos inorgânicos. pesca artesanal e industrial e prestação de serviços.

É uma área de planície. industriais pela proximidade da linha férrea do corredor de Chicualacuala. pastagens arborizadas. depósitos aluvionares (Qi). geologicamente. depósitos aluvionares (Qi). O perfil de sucessão evidente é autogênica secundária. Oferece boas potencialidades para actividade agrícola e turística. O perfil de sucessão evidente é alogênica. ocorrem na área. formação de Xefina (QXf) e depósitos de praias e tidais (Qm).Classificação das Paisagens da Cidade de Maputo Geologicamente ocorrem depósitos de praias e tidais (Qm). pradarias. formação de Congolote (QCo) e formação de Xefina (QXf). É uma área cultivada e habitada. localizase na foz do rio Incomati junto ao oceano Indico. pastagens. pastagem arborizadas. Mahotas Localizase entre da linha férrea do corredor de Chicualacuala e o estuário de Incomati. formação de Xefina (QXf) e depósitos intradunares (Qi). 5.3. formação da Machava (QMc). Geografia de Paisagem Grupo VII 8 . O perfil de sucessão evidente é alogênias. pântanos e comunidade de mangais. pradarias e pântanos. pântanos e floresta de duna litoral. com áreas cultivadas e habitadas. pastagens. É uma planície. Possui potencialidades agrícolas. Predominam solos de sedimentos marinoestuarinos. ocorrem pradarias.4. Tem potencialidades turísticas. os solos são aluviões calcários e sedimentos marinoestuarinos. comunidade de mangais. cobertos comunidade de mangais. 5. Estuário de Incomati Unidade paisagística plana. com depósitos aluvionares (Qi).

formação da Machava (QMc) e depósitos intradunares (Qi). geologicamente. O perfil de sucessão evidente é alogênica. O perfil de sucessão evidente é autogênica secundária. estando localizada no município da Matola. 5. verificase solos arenosoalaranjados. ocorrendo formação de ponta vermelha (TPv). ocorrem formações de Malhazine (QMa). depósitos intradunares (Qi) e formações da ponta vermelha (TPv).7.6. Michafutene Situase a norte da cidade de Maputo entre a EN1 e a linha férrea do corredor de Chicualacuala. arenosoamarelados e arenosohidromórficos. 5.5. possui formação de Congolote (QCo). Geologicamente. Marinoestuarinos. é uma área de planície. Geografia de Paisagem Grupo VII 9 . Possui boa potencialidade agrícola.Classificação das Paisagens da Cidade de Maputo 5. os solos são arenosoalaranjados e arenosoesbranquisados. Congolote É uma área de planície. Possui potencialidades agrícolas. É uma área de cultivada e habitada com ocorrência de floresta aberta. Ricatla Situase a norte de Michafutene nas proximidades da EN1. Os solos são derivados de grés vermelho. O perfil de sucessão evidente é alogênica. com fim habitacional e cultivo de eucaliptos. formações de Congolote (QCo). com fim habitacional e plantação de eucaliptos. com limite a este o vale de Infulene. industriais pela proximidade da EN1.

Oferece potencialidades turísticas de sol e praia pele aproximada a costa e. Maputo Cimento É uma área de planície. com ocorrência da comunidade de mangais.8. solos arenosoalaranjados e solos de sedimentos marinoestuarinos. A geologia é constituída por formações da ponta vermelha (TPv). Geografia de Paisagem Grupo VII 10 . Os solos são derivados de grés vermelhos. pelas Mahotas a este. O perfil de sucessão evidente é alogênica. actividades industriais podendo beneficiarse de serviços portuários. vale de Infulene a oeste e Michafutene a norte. depósitos intradunares (Qi) e formação de Congolote (QCo).Classificação das Paisagens da Cidade de Maputo 5. limitada a sul pelo estuário de Espírito Santo.

na área da carta estão representados principalmente sedimentos de plataforma Mananga jovem. Com base nos mapas de geologia. podese perceber que a paisagem da cidade de Maputo é muito diversificada. em relação a geologia predomina a formação da ponta vermelha e por fim. A paisagem é que adverte os tipos e intensidades do aproveitamento do solo. e neste trabalho o objecto em análise foi a paisagem natural. Conclusão Depois de uma consulta bibliográfica nesta temática. das consequências das actividades humanas sobre o sistema natural e a intensidade dos impactos ambientais. de idade pleistocénica superior. solos e de vegetação da cidade de Maputo. verficouse que esta apresenta um clima tropical e seco. no que diz respeito a vegetação predominam áreas cultivadas e habitadas. há predominância de solos de sedimentos marinoestuarinos. Geografia de Paisagem Grupo VII 11 . constituído pelas dunas interiores.Classificação das Paisagens da Cidade de Maputo 6. topografia. solos derivados de grés vermelhos e solos arenosos amarelados. A área em estudo apresenta um relevo maioritariamente de planície . apresentando uma paisagem humanizada e outra natural. e os depósitos pósMananga. o tempo que desperta a necessidade de protecção frente a certas alterações provocadas pelo homem.

Maputo. Aniceto dos.Classificação das Paisagens da Cidade de Maputo 7. 1999. Moçambique.50webs. Paisagens e Regiões Naturais. 1996. Maputo.com/ www.pt Geografia de Paisagem Grupo VII 12 . Consultouse os seguintes sites: • • • http://historiasalapis.blogspot. MUCHANGOS. Referências Bibliográficas Direcção Nacional Geologia.com http://marcosoliveira. Notícia da Carta Geológica da Cidade de Maputo. Minerva Central.info@grupo-do-risco.