A institucionalização da pratica profissional.


O ESTADO E A INSTITUCIONALIZAÇÃO. AS INSTITUIÇÕES ASSISTENCIAIS. AS ESPECIFICIDADES DO SERVIÇO SOCIAL INSTITUCIONALIZADO.

 A PARTIR DE 1930 OU LOGO APÓS O INICIO DA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL O ESTADO ASSUME A FUNÇÃO DE CUIDAR DO DISCIPLINAMENTO E REPRODUÇÃO DA FORÇA DE TRABALHO. .O Estado e a institucionalização.

AS INSTITUIÇÕES ASSISTENCIAIS  AS INSTITUIÇÕES ASSISTENCIAIS (ESTATAIS. . . E É TAMBÉM NO SURGIMENTO DAS INSTITUIÇÕES ASSISTENCIAIS QUE SE DA O PROCESSO DE LEGITIMAÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL. AUTARQUICAS OU PRIVADAS) SERÃO INSTRUMENTOS DE REALIZAÇÃO DA INTERVENÇÃO. DO ESTADO TANTO NO QUE SE REFERENTE ÀS EXPRESSÕES DA QUESTÃO SOCIAL COMO AO DISCIPLINAMENTO E REPRODUÇÃO DA FORÇA DE TRABALHO.

AMENIZAR AS LUTAS DE CLASSES POR PARTE DO PROLETARIADO. ELA PROCURAVAM NEUTRLIZAR DESLOCAR.AS INSTITUIÇÕES ASSISTENCIAIS    AS INSTITUIÇÕES ASSISTENCIAIS E DESENPENHARÃO FUNÇÕES POLITICAS. E SUAS MEDIDAS ERAM FAZER ATENDIMENTOS INCONPATIVEIS DEVOLVENDO AS REIVINDICAÇÕES DO PROLETARIADO EM FORMA DE BENEFICIOS. IDEOLOGICAS E ECONOMICAS PARA A MANUTENÇÃO DA CLASSE. ERA ESTA UMA PRATICA POLITICA DE CONTENÇÃO E CONTROLE DAS LUTAS SOCIAIS .

ASPECTO ESTE MOTIVADO PELAS CARATERISTICAS DA QUESTÃO SOCIAL DESGASTE DO TRABALHADOR.AS INSTITUIÇÕES ASSISTENCIAIS   OUTRO ASPECTO DAS INSTITUÇÕES DE SERVIÇO SOCIAL É A DE CONSERVAÇÃO E REPRODUÇÃO DA FORÇA DE TRABALHO E A INTERIORIZAÇÃO E A ACEITAÇÃO DA EXPLORAÇÃO DA FORÇA DE TRABALHO TENDO NESTA UMA INCULCAÇÃO IDEOLOGICA . IMPULSIONADA PELO CRESCIMENTO DO CAPITALISMO. NECESSIDADE DE QUALIFICAÇÃO.  .

   É NO PROCESSO DE INSTITUCIONALIZAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES ASSISTENCIAIS QUE SE DA O PROCESSO DE LEGITIMAÇÃO E INSTITUCIONALIZAÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL EM QUANTO PROFISSÃO. PASSA A SER UMA ATIVIDADE LEGITIMADA E INSTITUCIONALIZADA PELO CONJUNTO DO BLOCO DOMINANTE. . E AGORA REMUNERADA.AS INSTITUIÇÕES ASSISTENCIAIS E A PROFISSIONALIZAÇÃO. É NO MERCADO DE TRABALHO (INSTITUIÇÕES) QUE SE DA O ROMPIMENTO COM O BLOCO CATÓLICO (DETERMINADAS FRAÇÕES DE CLASSES) E A CONSOLIDAÇÃO DA PROFISSÃO ASSISTENTE SOCIAL.

Esta concepção era uma certeza interna na mente das pioneiras do serviço social. PRIMEIRA. Suas praticas eram dispersas sem solução de continuidade e que atingiam uma parcela insignificante da clientela . Uma intervenção política determinadas. LEGITIMADA por frações de classes cujo a pratica intervencionista era o assistencialismo por intermédio da igreja.AS INSTITUIÇÕES ASSISTENCIAIS E A LEGITIMAÇÃO “  AS DUAS LEGITIMAÇÕES DA INTERVENÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL ” .

SUAS PRATICAS TERÃO COMO ESCOPO OS GRANDES SEGMENTOS DO PROLETARIADO. . JÁ A SEGUINTE É LEGITIMADA POR UM QUADRO JURÍDICO E INSTITUCIONAL. PELO ESTADO E TAMBÉM PELO CONJUNTO DO BLOCO DOMINANTE.AS INSTITUIÇÕES ASSISTENCIAIS E A LEGITIMAÇÃO  SEGUNDA. NESTA NOVA ETAPA DO SERVIÇO SOCIAL ELE UMA DAS ENGRENAGENS DE EXECUÇÃO DAS POLÍTICAS PUBLICAS DO ESTADO E DA CLASSE BURGUESA.

LOGICO QUE NÃO SE LIMITARÁ SOMENTE A ELÁ. DISTRIBIÇÃO DE AUXILIO. ETC. ESTA ESPECIFICIDADE APENAS TEM UM FIM FUNCIONAL DAS INSTITUIÇÕES E SEU IDEAL É PERPETUAR. INCORPORAÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL NAS INSTITUIÇÕES O SERVIÇO SOCIAL FOI INCORPORADO AS INSTITUIÇÕES CUJO AS PRATICAS ERAM AS DAS MAIS DIVERSAS MEDICINA CURATIVA. ASSESSORIA JURIDICA.     A PRIMEIRA ESPECIFICIDADE.AS ESPECIFICIDADES DO SERVIÇO SOCIAL INSTITUCIONALIZADO. . MEDICINA PREVENTIVA. SERA A PARCELA MAIS CARENTE DA POPULAÇÃO. REDUZIR E REMEDIAR AS SEGUELAS MAIS BERRANTES DA EXPLORAÇÃO. INSTITUTOS CORRECIONAIS PARA MENORES E ADULTOS. QUANTO A PUBLICO ALVO. CONJUNTOS ABTACIONAIS.

E É AI QUE É OBSERVADO PRATICA DO ATENDIMENTO FEITO COM TRIAGEM QUE VISAVA APENAS ATENDER A PARCELA PERTENCENTE A FORÇA DE TRABALHO ENGAJADA NO PROSSESSO DE PRODUÇÃO (CASO DO INANPS). .AS ESPECIFICIDADES DO SERVIÇO SOCIAL INSTITUCIONALIZADO. OS INTERESSES DA CLASSE DOMINANTE IMBUTIDOS NAS POLITICAS SOCIAIS DO ESTADO QUE DIRECIONA E DETERMINA AS AÇÕES DAS INSTITUIÇÕES ASSISTENCIAIS.   TEMOS A SEGUNDA ESPECIFICIDADE DO SERVIÇO SOCIAL.

 TEM SE ENTÃO A INSTITUCIONALIZAÇÃO DA PRATICA PROFISSIONAL E SUAS CARACTERISTICAS MAIS MARCANTES.A institucionalização da pratica profissional. .

 BAS NOITI .