PROJETO DA FEIRA DE CIÊNCIAS 2012

TEMA: A SUSTENTABILIDADE DA NATUREZA NORDESTINA NAS TRILHAS DE LUIZ GONZAGA. STAND: A MATEMÁTICA E SUSTENTABILIDADE DO CENTENÁRIO LUIZ GONZAGA. DISCIPLINA: MATEMÁTICA PROFESSORA: MATEMÁTICA. MARIA APARECIDA DANTAS E BOLSISTAS PIBID/UFCG-CES

JUSTIFICATIVA: Luiz Gonzaga não foi somente o Rei do Baião. Sua vida e sua vasta e rica obra foram alicerçadas por atitudes que procuravam destacar valores éticos, culturais e a força e potencialidade do povo nordestino que, mesmo sofrendo as agruras da vida, vivendo numa região de seca e de miséria, nunca deixam de acreditar em dias melhores. A Matemática e Sustentabilidade do Centenário Luiz Gonzaga fará um passeio por este período em que este nosso ilustre conterrâneo nordestino esteve vivendo conosco. É nossa forma de homenageá-lo e agradecer pela beleza e dignidade com que ele tratou nossa Região Nordeste e seu povo. E que aprendamos dele que precisamos amar, valorizar e preservar o que é nosso. E acreditar que, se quisermos, nossos sonhos se tornarão realidade. Nossa Região Nordeste é próspera e nos permite isto. OBJETIVOS:     Destacar a vida e obra de Luiz Gonzaga, através de números que retratam sua realidade; Identificar, partindo de estudo de algumas canções de Luiz Gonzaga, problemas ambientais que se fazem presentes na nossa região; Discutir a importância de cultivarmos atitudes éticas e de valorização de nossa cultura e meio ambiente, para vivermos em harmonia com o nosso habitat. Mostrar a presença da Matemática em muitos momentos da vida e obra de Luiz Gonzaga.

ATIVIDADES:      Confecção de painéis para retratar a vida e obra de Luiz Gonzaga; Produção da paródia “Sistema Monetário Brasileiro em 100 anos de Luiz Gonzaga”. Produção de vídeo, mostrando a evolução das mídias usadas por Luiz Gonzaga. Confecção de artesanatos recicláveis para ornamentação do nosso stand. Exposição de objetos que enriquecem a compreensão dos temas tratados no stand.

MATERIAL:      TV ou computador para reproduzir vídeo e paródia; Fita adesiva grande; Cola branca grande; Pistola e bastões de cola quente; Tesouras

Colas Glitter de cores variadas . Tintas fosforescentes de cores variadas.       Martelo e pregos Folhas de papel madeira Cartolinas guache de cores variadas TNT de cores variadas 2 m de plástico adesivo transparente.