P. 1
Protótipo de Serviço de Atend. Urgência - Banner

Protótipo de Serviço de Atend. Urgência - Banner

|Views: 17|Likes:
Published by Onias Filho

More info:

Published by: Onias Filho on Sep 22, 2012
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

08/05/2013

pdf

text

original

Segundo Congresso Piauiense De Saude Publica

NUMERO DO TRABALHO: 600 AUTORES: ONIAS DE SOUSA RODRIGUES FILHO, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ PAULO FILHO SOARES MARCELINO, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ ROMÁRIO YANES DE CARVALHO LIMA, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ SAARA BARROS NASCIMENTO, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ SALATIEL MARTINS VIEIRA, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ DANDARA PIMENTEL FREITAS, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ LORENA NORBERTA MENDES MOURA, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ MANOEL GUEDES DE ALMEIDA, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ WELLAYNY CHRISTYAN RIBEIRO DE CARVALHO, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ JOSÉ IVO DOS SANTOS PEDROSA, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ TEMA: Eixo2?Atenção-a-Saúde APRESENTAÇÃO: banner

PROTÓTIPO DE SERVIÇO DE ATENDIMENTO DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA: UM ESTUDO DE CASO
INTRODUÇÃO
Apesar do grande avanço na rede de urgência e emergência desenvolvida no Brasil, o Serviço de Atendimento Móvel às Urgências (SAMU), desígnio criado pelo Ministério da Saúde (MS), em 2003, a partir do Programa Nacional de Urgência e Emergência, ainda enfrenta grandes problemas relativos à ausência e qualificação da estrutura de trabalho, além da insipiente informação de parte dos usuários em ralação aos reais serviços prestados pelo SAMU. Na cidade de Parnaíba ? PI o nível intermediário de atenção não subsidia suficientemente as reais necessidades de seu povo. Além disso, enfrenta descaso por parte da população, que confunde os reais serviços prestados pelo SAMU com trabalhos desevolvidos por outros níveis de atenção. Assim, este trabalho objetiva abordar o modelo assistencialista proposto pelo SAMU frente às reais necessidades da população da cidade de Parnaíba ? PI.

MATERIAIS E MÉTODOS
Pesquisa exploratória qualitativa na unidade do SAMU da cidade de Parnaíba ? PI sucedida através de busca efetiva, visita, debates e experiência prática entre profissionais e estagiários do Projeto Vivência e Estágios na Realidade do Sistema Ùnico de Saúde (VER-SUS) no dia 06 de fevereiro de 2012.

RESULTADOS E DISCUSSÃO
Observou-se extrema carência na estrutura de trabalho, tendo em vista a pequena disponibilidade de viaturas, sendo somente duas para o SAMU de Parnaíba-PI (uma para casos de emergência e outra para situações acessíveis), e o déficit de materiais necessários para o bom desempenho da Rede de Atenção às Urgências e Emergências. O quadro se agrava ao se considerar que essa unidade abastece também três cidades circunvizinhas, além da exiguidade de profissionais preparados para determinadas circunstâncias, em que são necessárias reações reflexas e sábias. Considerável problemática enfrentada por essa organização é o recebimento de ligações clandestinas ou por solicitação de atendimentos que não competem ao SAMU. Esta disposição deturpa o serviço de assistência prestado pelo SAMU, que, muitas vezes, realiza atendimento de caso clínico ou a grávidas, gerados pela má fidedignidade de alguns usuários ao solicitarem à diligência.

CONCLUSÃO

incrementando com trabalhos feitos por outras áreas de atenção à saúde. o SAMU assume importância no atendimento em menor tempo possível. salvando vidas e reduzindo sequelas. além da ignorância de parte da população. que avulta os serviços prestados pelo SAMU.Como centro especializado em primeiros socorros no auxílio à emergência. Mesmo assim. ainda fora do ambiente hospitalar. PESQUISA-PIAUÍ 23/08/2012 . que se mostra desatualizada para as efetivas carências dos usuários. enfrenta desentraves em sua estrutura.

You're Reading a Free Preview

Download
scribd
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->