1

MATÉRIA: EDUCAÇÃO FÍSICA

- Conteúdo Programático: FUTSAL

PROFESSOR: EMERSON WALTER
Capítulo I: O FUTSAL e sua origem. Tema: Origem e evolução do futsal. Objetivo: Capacitar os alunos para as aulas teóricas do histórico do Futsal. Origem do futsal • O jogo é uma atividade universal, uma vez que pode ocorrer em qualquer parte do mundo, estando fortemente enraizado em diferentes culturas e civilizações. • Por esta razão, fixar o nascimento de uma modalidade esportiva não é uma tarefa fácil.

“Ao buscar a origem de uma modalidade esportiva é necessário distinguir sua parte prática e recreativa de sua parte organizacional e administrativa” Tolussi (1982). quanto à sua real paternidade.

• Um estilo de futebol reduzido demonstra diversidades e diferenças, que resultam em dúvidas • Apesar de todas as controvérsias, parece ser unânime, na historia do FUTSAL, que a
Associação Cristã de Moços – ACM (Young Men’s Christian Association) desempenhou um papel central na sua criação e no seu desenvolvimento, com seus primeiros passos por meio do futebol de salão.

• No início da década de 1930, na América do Sul, especificamente nas quadras do Brasil e
do Uruguai.

• Há outra versão histórica, que diz que o futebol de salão foi criado em 1931 na Associação
Cristã de Moços – ACM de Montevidéu,Uruguai, pelo professor Juan Carlos Cerani. Mais corrente histórica predominante dá a Habib Mahfuz o título de criador de futsal. Evolução do futsal no Brasil

• O Brasil possui uma proeminente posição na evolução histórica e no desenvolvimento
• mundial do FUTSAL. Desempenhando um papel central para o seu crescimento, conhecer um pouco das peculiaridades que cercam seu crescimento interno pode ajudar a elucidar sua posição de destaque no FUTSAL mundial. Com a modalidade. regulamentada e organizada, o "esporte da bola pesada" se popularizou nas ACMs de São Paulo e do Rio de Janeiro, chegando aos clubes e, também, às escolas. Em virtude do alto grau de indisciplina e dos problemas gerados nas partidas, contudo, a prática do futebol de salão por adultos foi suspensa em 1942, e proibida em todas as ACMs sul-americanas. Desobedecendo a esta ordem, a ACM de São Paulo continuou a desenvolvê-lo e a estudálo, criando a Comissão de Futebol de Salão, com a seguinte proposta: solucionar os problemas da modalidade e reduzir a violência do jogo.

• •

Evolução mundial do futsal • Referências sobre a prática de algum tipo de indoor foot ball podem ser encontradas em todos os continentes, apresentando diferentes nomenclaturas, graças de evolução e muitas particularizem seus registros históricos. • Na Europa, por exemplo, variações do futebol, com cinco ou sete jogadores, tiveram um papel central na evolução da prática indoor. • Praticado apenas nos meses em que as condições climáticas não permitiam os treinamentos em campos abertos, esta forma de jogo reduzido passou a ser assunto de discussões e metodologias de alguns treinadores europeus, que acreditavam ser um tipo de treinamento altamente eficaz para o desenvolvimento e o aprimoramento técnico das habilidades de seus jovens jogadores de futebol.
Educação Física/ FUTSAL Aula 1

2

• Publicado em 1936 pela Federação Inglesa de Futebol, The Football Association Coaching
• Manual já era um manual que incluía os primeiros exercícios para a prática do futebol tradicional no ambiente indoor (Sampedro, 1997). Do mesmo modo, nos anos 1950, Suécia e Finlândia praticavam o futebol indoor durante quase toda a temporada como forma de desenvolver o seu futebol jogado com 11 jogadores, uma vez que o inverno rigoroso impedia a prática do jogo ao ar livre. Evolução internacional

• A expansão internacional da modalidade teve início em 1964, com a realização do 1.°
Campeonato Sul-americano, na cidade de Assunção, Paraguai, com a seleção local sagrando-se campeã.

• Em 14 de setembro de 1969, nessa mesma cidade, o encontro entre o então presidente da
Confederação Brasileira de Desportos, João Havelange, com os presidentes da Federação Paraguaia de Futebol de Salão, Luiz Maria Zubizarreta, e da Associação Uruguai de Futebol, Carlos Bustamante Arzúa. Resultou na fundação da Confederação Sul-americana de Futebol de Salão - CSAFS, tornando-se este um passo fundamental para a criação da FIFUSA - Federação Internacional de Futebol de Salão, após dois anos, em 25 de julho de 1971, na cidade do Rio de Janeiro.

FUTSAL HOJE

• Chegando às mãos da FIFA em 1989, o FUTSAL sofreu um crescimento
• rápido e impressionante na década de 1990, assumindo uma posição de hegemonia em relação ao antigo futebol de salão regido pela FIFUSA. Acoplando sob os seus domínios também o FUTSAL, a FIFA determinou que todas as suas confederações de futebol criassem, dentro de seus departamentos, urna comissão de desenvolvimento do FUTSAL, com as tarefas de dirigir, organizar e implementar a modalidade, com foco em seu crescimento e solidificação. A seguir, países como Espanha, Rússia, Bélgica, Holanda, Itália e Portugal desenvolveram fortíssimas ligas de FUTSAL, enquanto a República Tcheca, Ucrânia, Eslovênia, Eslováquia, Polônia, Azerbaijão, Bielo Rússia, Iugoslávia, Geórgia, Letônia, Bósnia, Croácia, Grécia e Hungria começaram a promover competições de nível nacional. Segundo dados da FIFA, o FUTSAL está presente hoje em mais de 140 países, e conta com um número superior a 12 milhões de praticantes. Porém, a busca pela unificação e pelo fortalecimento da modalidade ainda são visíveis, e em muitos locais a modalidade começa a ser planejada para seguir os caminhos do futebol. MARCAÇÃO DA QUADRA A quadra de jogo será um retângulo tendo um comprimento mínimo de 25 metros e máximo de 42 metros e a largura mínima de 16 metros e máxima de 25 metros.

• •

Educação Física/ FUTSAL

Aula 1