KAIROS

DEFINIÇÃO: PALAVRA GREGA QUE SIGNIFICA MOMENTO
CERTO, TEMPO OPORTUNO, PLENITUDE DOS TEMPOS. ESTÁ INTIMAMENTE LIGADA AS PALAVRAS AEON (ETERNIDADE) E O AGORA, O PRESENTE.

MITOLOGIA GREGA: KAIROS FILHO DE CHRONOS, O
CRIADOR DO TEMPO SEQUENCIAL, CRONOLÓGICO, TEMPO QUE SE MEDE, PERMEIA O UNIVERSO MATERIAL E CONCRETO, SIMBOLIZANDO A DURAÇÃO DE UM MOVIMENTO, CRIAÇÃO (NÃO CONFUNDIR A COM O TITÃ DO KRONOS). TEMPO KAIROS É

CONSIDERADO CHAMADO DE

EXPERIÊNCIA OPORTUNIDADE

OPORTUNO,

PELOS

PITAGÓRICOS.

CONSIDERADO TEMPO ETERNO, TEMPO EM POTÊNCIAL, INVOCADO PELOS HOMENS PARA DEFENDÊ-LOS DA TIRANIA DE CHRONOS, O TEMPO DOS MORTAIS QUE ALCANÇA E DEVORA A TUDO E A TODOS. Habitualmente era considerado filho menor de Zeus e Tyche, mas na genealogia dos deuses Kairos parece estar associado a todos eles como manifestação de um ou outro: Kairos, além de filho de Zeus, pode ser o mesmo Zeus; Kairos pode ser Chronos (Tempo), mas também Aevum (Eternidade); Kairos é Atena (Inteligência) e também Eros (Amor); inclusive Dionísio pode ser Kairos.

KAIROS NA TEOLOGIA:
ECLESIASTES 3:11: Tudo fez formoso em seu tempo (kairos); também pôs o mundo (aeon) no coração do homem, sem que este possa descobrir a

Portanto. o ilimitado. amanhã onde estará?”(Rabot 168. NO PLANO E NO TEMPO DO DIVINO. não se pode parar. Um é o século. o homem vive freneticamente. o outro. Traduzindo de forma radical: pecado é o homem não se respeitar! E para manter sua saúde física e mental. o homem precisa de um “tempo”. Na linguagem.obra que Deus fez desde o princípio até ao fim.1) O respeito pela saúde é fundamental no judaísmo. DEUS JÁ PÕE NO CORAÇÃO DO HOMEM A IDÉIA DE ETERNIDADE. Até seu tempo de lazer “tem que ser preenchido” – o que . O MUNDO CONCEBIDO NA ETERNIDADE. em meu corpo. o tempo humano é finito e o tempo divino infinito ou. o tempo simboliza um limite na duração e a distinção mais sentida com o mundo do Além. Vivemos num mundo em que “time is money”. não há entre eles nenhuma medida comum possível. a eternidade. melhor. como na percepção. DE ATEMPORALIDADE. Segundo Glasman. Tanto que “pikua’h nefesh do’hef kol averá” (proteger a integridade física permite qualquer transgressão). é a negação do tempo. – Vou em busca de repouso para o meu hóspede! – Tem algum hóspede em tua casa? Respondeu o sábio com um resignado abater de ombros: O hóspede a que me refiro é a pobre alma que vive. Transgressão é o conceito judaico original que foi teologicamente chamado de pecado. Hoje aqui. em O tempo na cosmovisão judaica. Conta um midrash (parábola): Aonde vai? perguntaram a Hillel seus discípulos quando o viram sair de casa. que é o da eternidade. Por definição. como um forasteiro.

. OS GREGOS E BABILONIOS E MAIAS. UM TEMPO QUE TEM UM INICIO. sem contra-indicações. O QUE É JÁ FOI E O QUE JÁ FOI TORNARÁ A SER. nos fins de semana... A dificuldade de lidar com o conceito de “tempo livre” gera angústia no homem moderno – se o seu tempo não estiver ocupado. TEXTOS COMO ECLESIASTES FALA DE CICLICIDADE : NÃO HÁ NADA NOVO DEBAIXO DO SOL. A ETERNIDADE. ELA FALA DO TEMPO NÃO COMO UM PROBLEMA . EM SUA DISCERTAÇÃO DE MESTRADO SOBRE O CHRONOS E KAIROS. ENQUANTO OS DEMAIS POVOS CRIAM NUM TEMPO CICLICO.fazer nas férias. COMO OS HINDUS. AFIRMA QUE A BIBLIA TRÁS UMA VISÃO DIFERENCIADA SOBRE ESTA QUESTÃO. O PENSAMENTO JUDAICO-CRISTÃO LANÇA A IDÉIA DO INICIO DO TEMPO ATRAVÉS DA CRIAÇÃO COM INICIO MEIO E FIM. MEIO E FIM MAS QUE ANTES DE DESAGUAR NA ETERNIDADE SEGUE EM ESPIRAL. ANTES DO PRINCIPIO A ETERNIDADE E DEPOIS DO FIM. EU PARTICULARMENTE DISCORDO UM POUCO DISSO POIS A VISÃO DE MUNDO JUDAICA. FALA DA COMPLEXIDADE DA QUESTÃO DO TEMPO. EMBORA TRABALHE A TEMPORALIDADE COMO ESPAÇO CERCADO PELA ETERNIDADE. JOSUÉ GUERRERO GUTIERREZ. ele não tem sentido. UMA LINEARIDADE CICLICA. E o Shabat surge como um remédio anti-stress natural. DEUS COMO TODO-PODEROSO NÃO SENTE NECESSIDADE DE REPETIR AS COISAS EM CICLOS. nos feriados. DE ACORDO COM EURIPEDES DA CONCEIÇÃO..

para Berdiaev "afín a la eternidad. . entre el fin y el principio". el movimiento en profundidad. FALA QUE el tiempo existencial no está sujeto a la medición matemática.ABSTRATO MAS COMO UMA ESFERA CRIADA EM QUE SE ATUALIZA O PLANO DE REDENÇÃO. Considera que es caracterizado por la intensidad de la experiencia y simbolizado por un punto. no teniendo distinción entre el futuro y el pasado. O AUTOR. SITANDO NICHOLAS BERDIAEV. Este tercer tipo de tiempo es.