You are on page 1of 2

Atividade não Diretamente Supervisionada 1. Descreva a importância da análise de processos.

A importância da análise dos processos é fundamental para o sucesso do mesmo, ja que para que o proesso tenha excito é necessária uma análise criteriosa e profissional para que não haja problemas depois que o processo ja venha estar em funcionamento na empresa;

2. A fila é um indicador de problemas no processo ou não? A fila indica que o processo está burocrático e não está otimizado por isso gera este problema. também é possivél analisar o tempo que se espera na fila se ele é aceitavél e está dentro dos padrões ou se esta muito acima e gerando descontentamento dos clientes que tanto podem ser externo como interno exemplo de cliente externo em uma feira ou evento que todos tem que passar pelo detector de metais para entrada ou interno em uma fábrica onde depois de pronto o produto é levando para o check list final para análise onde só uma pessoa faz esse processo gerando filas também por isso acho que filas mostram problemas no processo; 3. Há executivos que afirmam que qualquer fluxograma pode ser utilizado, independentemente do processo em análise. Qual é a sua opinião? Na minha opinião não é qualquer fluxograma que pode utilizado acho que primeiro se deve analisar os métodos usados, coletar os dados e verificar se há dificuldades com outros processos para depois tomar a decisão de qual fluxograma será usado de acordo com o processo analisado. 4. Quais são as vantagens de utilizar fluxograma? ->levantamento e análise de qualquer método administrativo; ->apresentação real do funcionamento; ->visualização integrada de um método administrativo; repercusões ->uso de convenções e símbolos; na minha opinião é a forma mais segura para uma futura análise e modificações na empresa a ser analisada; 5. Eliminar passos é a essência da simplificação de processos.Você admite como correta essa afirmação? Na minha opinião a nem sempre a eliminação significa a simplificação ou a melhoria dos processos acho que o mais correto é pensar de forma otimizada tentando extrair o maximo de todos os passos e corrigindo os desperdícios que podem ocorrer em cada passo no processo.A eliminação será feita em ultimo caso, quando realmente se verifica a necessidade da extinção do passo ou pode ocorrer a evolução do processo mas isso também esta dentro da otimização; 6. Você acredita que seja possível concluir ideias sobre estruturas organizacionais, partindo-se de um ou mais processos? Por quê? Posso dizer que partindo de um ou mais processos é possivel concluir ideias sobre as estruturas organizacionais por que devido a forma como é estabelecido os processos dentro de uma empresa ja se pode ter uma idéia de como é a estrutura organizacional da empresa ja que essa estrutura foi pensada em cima dos processos que ela executa na sua rotina diária.

7. Elabore 1 exemplo de fluxograma vertical. --ANEXO AO ARQUIVO FLUXOGRAMA VERTICAL 8. Elabore 1 exemplo de fluxograma sintético. ANEXO AO ARQUIVO FLUXOGRAMA SINTÉTICO 9. Elabore 1 exemplo de fluxograma de blocos. ANEXO AO ARQUIVO FLUXOGRAMA DE BLOCOS 10. Considerações finais do aluno sobre a utilização de processos. Na minha opinião os processos são fundamentais nas empresas para evitar desperdicios e retrabalho, facilitando o papel dos administradores para uma análise criteriosa e mais ajustada e segura de todos os processos da empresa podendo otimizalos para um melhor desempenho.