CALCULADORA FINANCEIRA HP12C

I.

MEMÓRIAS TRANSITÓRIAS

A calculadora HP12C possui quatro memórias transitórias (X, Y, Z e T), que operam formando uma pilha de valores, com as seguintes características: a) b) c) d) A memória X é o conteúdo que aparece no visor; As memórias Y, Z e T são empilhadas, nesta ordem seqüencial, em cima da memória X; As operações aritméticas são realizadas com os conteúdos das memórias X e Y; Quando um número é digitado ele passa a ocupar a memória X;

e) Acionando a tecla ENTER todos os conteúdos da pilha de memórias sobem um nível, e o conteúdo da memória T é perdido.

II.

PONTO OU VÍRGULA

A calculadora HP12C permite utilizar o ponto ou a vírgula como separador das partes inteira e decimal de um número. Para trocar de um sinal para outro basta efetuar os passos: a) b) Com a calculadora desligada, acionar ao mesmo tempo as teclas ON e a tecla do ponto decimal; Soltar primeiro a tecla ON e depois a tecla do ponto decimal.

III.

CASAS DECIMAIS

A calculadora HP12C permite fixar o número de casas decimais a ser mostrado no visor, bastando acionar a tecla amarela f e em seguida digitar o número de casas desejado (0 a 9). Esta operação apenas fixa a quantidade de casas decimais a ser apresentada no visor, mas internamente a calculadora continua trabalhando com um número de casas decimais bem superior.

IV.

FUNÇÕES

Cada tecla da calculadora HP12C pode realizar até três funções, distinguidas pelas cores: a) b) c) Branca – função normal impressa na face superior da tecla; Amarela – função secundária, impressa na parte superior da tecla, acionada pela tecla amarela f ; Azul – função secundária, impressa na parte inferior da tecla, acionada pela tecla azul g .

Apresentaremos apenas as funções da calculadora financeira HP12C utilizadas na resolução de problemas de Matemática Financeira.

1

valor principal. RND Payments PMT CFj Pagamentos (valor periódico das parcelas ou das prestações). Chamar de Volta (utilizada para chamar para o visor os valores das memórias fixas ou os valores contidos nas memórias financeiras (n. IRR Future Value FV Nj Valor Futuro (valor final. expressa em porcentagem). armazenada na memória X. PMT e FV). valor de resgate. 2 FIN x y x £ y Exchange Recall RCL . valor do montante acumulado ao final de n períodos com a taxa i por período). Limpa a Memória X (apaga o visor). do valor principal contido na memória Y). Intercâmbio (essa tecla permuta os valores das memórias X e Y). i.A) Funções Brancas a) Funções Financeiras básicas TECLA NPV FUNÇÃO TRADUÇÃO/COMENTÁRIO Present Value PV CFo Valor Presente (valor presente na data zero. PV. (calcula a variação porcentual entre o conteúdo das memórias Y e X). permitindo a revisão dos parâmetros informados na solução dos problemas). I NT Interest Rate i 12÷ AMORT Number of Periods n 12X Número de Períodos (número de períodos capitalização de juros em números inteiros fracionários). (calcula a porcentagem do conteúdo da memória Y representado por X). % FRAC Variação Porcentual %T LN Porcentagem do Total REG CL X x=0 Clear X CHS DATE Change sign Troca o Sinal (troca o sinal do número que aparece no visor). capital inicial ou valor aplicado). de ou b) Funções de porcentagens e outras TECLA % INTG FUNÇÃO TRADUÇÃO/COMENTÁRIO Porcentagem (calcula a taxa porcentual. Taxa de Juros (taxa de juros por período de capitalização.

calcula o valor presente líquido de até 20 fluxos de caixa não uniformes e um valor presente). AMORT n 12X (essa função possibilita o desdobramento das prestações iguais em suas parcelas de juros e amortização. IRR FV Nj IRR Internal return rate Taxa interna de retorno (determina o retorno em termos porcentuais de um financiamento com fluxos de caixa não uniformes). IRR FV Nj Nj Number of j BEG Begin Número de vezes em que o fluxo j ocorre consecutivamente (utiliza-se para informar o número de vezes que um valor repete consecutivamente. FIN x y x £ y (apaga apenas os registradores financeiros). TECLA REG FUNÇÃO TRADUÇÃO/COMENTÁRIO CL X x=0 REG Registradores FIN Registradores Financeiros AMORT Amortização (apaga todos os registradores de armazenamento de uma só vez). em regime de juros simples.B) Funções Amarelas ( f . A taxa deve ser introduzida na forma porcentual anual e o tempo em dias). respectivamente. i e PV). valor do investimento ou valor financiado). C) Funções Azuis ( g .tecla azul: aciona as funções secundárias azuis). armazenando-os nas memórias X e Y. Juros (calcula. RND PMT CFj CFj Cash flow j Fluxo de caixa no período considerado (registra os valores das parcelas individuais do fluxo de caixa nos diversos períodos em ordem seqüencial). 7 BEG 8 END END Início (informa que a série de pagamentos/recebimentos é antecipada). TECLA NPV FUNÇÃO TRADUÇÃO/COMENTÁRIO PV CFo CF0 Cash flow at zero Fluxo de caixa na data zero (fluxo de caixa inicial. Amortiza n parcelas considerando os valores armazenados em PMT. evitando digita-los um a um). RND PMT CFj RND Round Arredondado (efetua o arredondamento de um número eliminado as casas decimais da memória X e que não são mostradas no visor). os juros acumulados na base de 360 dias ou 365 dias. 3 .tecla amarela: aciona as funções secundárias amarelas). I NT i 12÷ INT Interest NPV PV CFo NPV Net Present Value Valor Presente Líquido (retorno de um investimento em termos monetário. Fim (informa que a série de pagamentos/recebimentos é postecipada).

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful