Editorial 26

Comentários à Lei EIRELI Empresa Individual de Responsabilidade Limitada

novo tipo de pessoa jurídica que será admitida no Direito brasileiro após a vigência da Lei 12.441/2011. Trataconstituída por uma única pessoa, que transfere determinado patrimônio próprio para o titular de direitos e obrigações próprios, não confundíveis com os direitos e obrigações da pessoa que a constituiu.

Porém, em qualquer caso, é necessário que o patrimônio transferido para o nome da ários mínimos. Pode-se dizer que esse é o

e que preenchidos os demais pressupostos legais. por ventura, figure com apenas um único sócio.

Sim, desde que verificadas algumas das situações excepcionais que autorizam essa desconsideração, por exemplo, aquelas listadas no art. 50 do Código Civil. Importante destacar que, ao analisar o teor da Lei 12.441/2011, foi vetado pela Presidência da República o § 4º que faria parte do art. 980-A do CC, justamente para evitar interpretações

sociedade limitada ?

mínimos, enquanto a legislação não exige nenhum capital social mínimo da sociedade

mas normas aplicáveis às sociedades limitadas, desde que sejam compatíveis com sua essência jurídica.

Comercial do estado-membro ou do DF onde for localizar a sua sede, tal qual o empresário mesmas normas aplicáveis às sociedades limitadas, desde que sejam compatíveis com sua essência juríd constituída e receberá personalidade jurídica própria.

6. Quais as vantagens para a pessoa jurídica que resolver constituir uma

Com a vigência da Lei 12.441/2011, qualquer pessoa jurídica poderá instituir subsidiária autorização que, atualmente, só existe para as sociedades anônimas (arts. 251 e 252 da Lei 6.404/76). A instituição da subsidiária integral é uma faculdade legal que poderá ser adotada quando se vislumbrar a necessidade de melhorar a organização administrativa, seja para fins de planejamento societário, familiar, sucessório ou tributário.

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful