You are on page 1of 3

Pisca-alerta para Suzuki Yes

Bom pessoal, aqui vou explicar como fazer de maneira extremamente, fácil, barata e eficaz como fazer um pisca-alerta para a Suzuki Yes. Às vezes esse item nos faz falta, seja por motivos mecânicos, seja por motivo meramente estético. Por exemplo quando estamos em um passeio motociclístico e as pessoas costumam usar o pisca-alerta*. Para construir esse sistema pisca-alerta simples não gastaremos mais do que R$5,00.
* Para conhecimento, segundo o artigo 251 do CTB, transitar com pisca-alerta aceso quando não se está em uma situação de imobilização/emergência é infração média.

Material Necessário:  Fio paralelo 0,75mm2 de aproximadamente 50cm;  Interruptor simples NA (normalmente aberto);  Fita isolante ou termo-contrátil;  Ferro de solda e estanho;  Fita do tipo enforca-gato, lacre, Hellermann-Tyler ou como preferir chamar. Procedimentos: 1. Retire o tanque da moto. Para isso será necessário retirar o banco e as carenagens laterais; 2. Com a moto desmontada, localize o soquete amarelo que fica embaixo do tanque (figura 1); 3. Na figura 2 preste atenção nos dois fios marcados, são os fios da setas. O preto é das setas esquerdas e o verde claro das setas direitas.

para utilizá-lo você deverá colocar o interruptor na posição ligado e acionar a seta para qualquer lado (figura 4). Solde 2 pontas do fio paralelo no interruptor. o próprio pino macho do conector se encarregará de manter as pontas descascadas fixas. Está pronto. 9. isso não ocasiona qualquer tipo de problema ao sistema elétrico da moto. O que nós faremos nada mais é do que um jumper das duas setas. O fio ficará com a aparência da figura 3 6. Descasque as outras pontas do fio em aproximadamente 1cm. Com o lacre prenda o interruptor em algum lugar acessível. Abra o conector amarelo do início do tutorial e encaixe uma ponta do fio junto ao fio preto e outra junto ao fio verde. 7. Feche o conector. cada ponta do fio em um contato do interruptor. Feito isso isole os contatos do interruptor com fita isolante ou termo-contrátil.4. 5. . 8. Antes que se preocupem.

Para quem quiser ter uma idéia melhor do pisca-alerta. o seguinte vídeo no Youtube mostra o funcionamento do mesmo instalado na moto. http://www.com/watch?v=jl4ApbajTr8 . A qualidade está ruim. mas dá pra perceber a atuação das duas setas em conjunto.youtube.