You are on page 1of 13
Anhanguera Educacional Faculdade de Negócios e Tecnologias da Informação - FACNET Curso de Administração – Noturno

Anhanguera Educacional Faculdade de Negócios e Tecnologias da Informação - FACNET Curso de Administração – Noturno – Turma 5B Análise de Investimentos

CLÁUDIA OLIVEIRA PEREIRA – RA: 2149245493 FABIANO OLIVEIRA DOS SANTOS – RA: 2135001344 JANETHE SILVA REIS – RA: 2162252101 RONIEL RANGEL BONFIM FERREIRA – RA: 2121188784 WILLIAN DA SILVA NASCIMENTO – RA: 2164246838

ATPS DE ANÁLISE DE INVESTIMENTOS – ETAPAS 01, 02 E 03

BRASÍLIA

2

2012

3

CLÁUDIA OLIVEIRA PEREIRA – RA: 2149245493 FABIANO OLIVEIRA DOS SANTOS – RA: 2135001344 JANETHE SILVA REIS – RA: 2162252101 RONIEL RANGEL BONFIM FERREIRA – RA: 2121188784 WILLIAN DA SILVA NASCIMENTO – RA: 2164246838

ATPS DE ANÁLISE DE INVESTIMENTOS – ETAPAS 01, 02 E 03

Atividade Prática Supervisionada bimestral para a disciplina de Análise de Investimentos do curso de Administração da Anhanguera Educacional - Faculdade de Negócios e Tecnologias da Informação – FACNET

Professor (a): Hélio Carneiro

BRASÍLIA

2012

4

Introdução

A análise de investimentos envolve decisões de aplicação de recursos com prazos longos, com o objetivo de propiciar retorno adequado aos proprietários desse capital. Orçamento de capital é um processo que envolve a seleção de projetos de investimento e a quantificação dos recursos a serem empregados e busca responder a questões como:

projeto vai se pagar?

projeto vai aumentar a riqueza dos acionistas ou vai diminuí-la?

Esta é a melhor alternativa de investimentos?

O orçamento de capital requer uma estimativa de fluxos de caixa livres que serão obtidos com o projeto de análise. As previsões de investimentos em ativos, de vendas, também de preços, de custos e despesas devem ser elaboradas da forma mais realista a acurada possível. De qualquer modo, a incerteza em orçamentos de capital é elevada, pois envolve cenários econômicos e políticos de longo prazo. Os métodos mais comuns de avaliação de projetos de investimento são:

Payback;

Payback descontado;

Valor presente líquido – VPL;

Taxa interna de retorno – TIR.

5

Etapa 01 – Passo 01

Conceito de investimento:

Investimento é um conceito originário do campo da economia e que tem uma grande

importância para as organizações;

Investimento em seu sentido econômico significa utilizar recursos disponíveis no tempo presente, para criar mais recursos no futuro. Investimentos são realizados por pessoas físicas, empresas e pelo governo.

A importância dos investimentos para as organizações:

Os investimentos são importantes para as organizações, porque na verdade a própria sobrevivência das organizações á longo prazo está condicionada ao volume de investimentos realizado por elas. Ele a influencia em dois aspectos:

Expansão das organizações, para poder gerar mais retorno para o investidor;

Reposição do capital, para repor o desgaste e a obsolência de suas máquinas e

equipamentos; Os investimentos devem ser considerados em valores monetário, normalmente em reais (R$) para serem comparados.

Os tipos de investimentos:

Os investimentos podem ser de diversos tipos, mas basicamente dividem-se em três grandes categorias.

Os tipos básicos de investimentos são:

a) Investimentos públicos: são recursos disponibilizados pelos governos ou entidades públicas a fim de gerar bem estar social, não tem por objetivo gerar retornos monetários, mas sim retornos sociais. Alguns exemplos são: hospitais, escolas, rede de saneamento básico, pavimentação de ruas, dentre outros.

b) Investimentos privados: são recursos disponibilizados por pessoas jurídicas ou físicas de direito privado, a fim de gerar retorno monetário aos investidores, sendo esses os maiores geradores de empregos. Alguns exemplos são: fábricas particulares, empresas de prestação de serviço particulares, lojas de varejo, shopping centers, dentre outros.

c) Investimentos mistos: são recursos disponibilizados em parte pelos governos ou entidades públicas, e em parte por pessoas físicas ou jurídicas de direito privado.

6

Etapa 01 – Passo 02

Lanchonete

Mercado e a influência do ponto no sucesso do negócio

O mercado para montar uma lanchonete é bastante competitivo, mas por outro lado e uma atividade que abrange um grande número de consumidores, visto que uma lanchonete é um ambiente freqüentado por todas as classes sociais, faixa etária, etc, portanto há espaço para muitas lanchonetes. Um dos fatores mais importantes ao montar uma lanchonete é a escolha do ponto comercial. Ele está diretamente relacionado ao sucesso do negocio, estar perto a locais movimentados ou empresas, escolas ou locais com grande volume de fluxo de pessoas, é bem importante. Definido o local, o empreendedor poderá decidir com mais facilidade o produto que vai oferecer, porque a escolha dos produtos está diretamente ligada ao público que a lanchonete irá atender. A estrutura do local para montar a lanchonete dependerá do tipo de negocio que o empreendedor vai abrir. Existem lanchonetes em shopping, que exigem uma estrutura mais elaborada, lanchonetes em locais movimentados que podem contar com poucas cadeiras e mesas, se a intenção for de oferecer lanche rápido em local de alta rotatividade. Existem ainda lanchonetes voltadas ao lazer e entretenimento. Definido o local e o publico alvo, de atenção a instalação, fiações, disposição de balcões e freezers, cadeiras e maquinário em geral, tudo deve estar de forma a facilitar o atendimento e a comodidade do cliente. Deverá ainda contar com banheiros, e local para armazenar o estoque. Os equipamentos da lanchonete não precisam ser necessariamente estes, mas estes são os mais frequentemente usados. Equipamentos mais comuns usados para montar uma lanchonete:

Freezers;

Geladeira;

Balcão;

Chapas;

Exaustor;

Espremedor de frutas;

Liquidificador;

Estufa;

Fritadeiras;

Forno;

Talheres, prato, copos, e utensílios de cozinha;

Mesas e cadeiras;

Caixa;

Móveis e utensílios à sua escolha.

7

Investimento inicial para montar uma lanchonete

O valor do investimento inicial para montar uma lanchonete vai variar de acordo com a estrutura física, de modo geral estima-se que é gasto em torno de R$ 30.000,00. Este valor é bastante relativo, especialmente pelas características de uma lanchonete. Em uma lanchonete praticamente 100% das vendas são à vista, o investimento em equipamentos é relativamente pequeno. Assim é possível montar uma lanchonete com bem menos do que 30mil.

Pessoal necessário para o funcionamento

O pessoal necessário para conduzir a lanchonete pode variar também de acordo com o tamanho do empreendimento, mas será praticamente:

Gerente;

Caixa;

Chapeiro;

Um ou mais funcionários para pratos rápidos e lanches;

O empreendedor deve estar atento ao atendimento, higiene e qualidade dos pratos, pois são aspectos de extrema importância para o sucesso de uma lanchonete. A gastronomia e o grande diferencial. O funcionamento da lanchonete fica a critério do empreendedor, que vai analisar o publico alvo, localização, horários com maior fluxo de pessoas dentre outros fatores.

Fornecedores para lanchonete

Os fornecedores não é fator para se preocupar demais, já que existe vários, e o que deve prevalecer na hora de escolher será o preço e a qualidade dos produtos. No geral serão vendedores de frutas, bebidas, etc. Você pode até pesquisar preços e ofertas em supermercados. Lembre se que a qualidade da matéria prima está ligada diretamente à qualidade dos produtos oferecidos na lanchonete. Você pode escolher por fabricar os salgados para sua lanchonete, terceirizar a produção ou comprar os salgados já prontos para a venda.

Estoque necessário para iniciar na atividade

Atenção especial: Produtos perecíveis devem ser comprados em quantidade reduzida, ou de acordo com a demanda, já produtos não perecíveis ou congelados, poderão ser comprados em maior quantidade se assim preferir.

Estoques – O que e quanto comprar para estoque vai variar de acordo com a rotina da lanchonete. Vale a pena lembrar que para o sucesso de qualquer negocio o bom senso e a boa administração do empreendedor são fatores decisivos. Fique atento também para se adequar às normas da vigilância sanitária, não vender bebidas e ou cigarro á menores.

8

Etapa 01 – Passo 03

Nome da Empresa: Lanches & Cia Ramo de Atividade: Comercialização de lanches rápidos Localização: Comercial Sul – Taguatinga – Brasília – DF

Produtos Comercializados

X-Burguer

Etapa 02 – Passo 01

Tipos de Investimentos

Existem vários tipos de investimentos, porém são somente três mais importantes, são eles:

Investimentos públicos: em geral, são aqueles onde o governo disponibiliza recursos para

o bem da sociedade. Por exemplo: hospitais, escolas, saneamento básico, pavimentação de ruas, etc. estes não visam lucros, porém visam o retorno social, como: votos para o políticos ou governo que gerou estas melhorias para a população. Investimentos privados: são aqueles que pessoas jurídicas ou físicas de direito privado proporcionam recursos com estimativa de lucro aos seus investidores. Por exemplo:

fábricas particulares, empresas de prestação de serviço particulares, lojas de varejo, shopping centers, ou seja, qualquer estabelecimento particular. Este tipo de investimentos é o maior gerador de empregos e tributos de qualquer país capitalista.

Investimentos mistos: este investimento é mantido tanto pelo governo e entidades públicas

como pessoas jurídicas e físicas de direito privado, portanto visando o bem estar da sociedade e o retorno monetário e estrutura-se na forma de capital misto. Por exemplo:

Petrobras, Banco do Brasil, Caixa Econômica. Os investimentos tem a importância fundamental tanto para economia, quanto para as organizações. A lógica dessa afirmação é que, para a economia crescer, faz-se necessário aumentar a produção da empresa, uma vez que a unidade tem a capacidade de produção limitada. Para a empresa de hambúrguer o investimento foi comprar uma moto para fazer entrega, visando aumentar a produção em 20%. A análise de investimentos envolve decisões de aplicação de recursos com prazos longos (maiores que um ano), com o objetivo de propiciar retorno adequado aos proprietários desse capital.

9

Etapa 02 – Passo 02

a)

Produto

 

Valor Unitário

Quantidade Diária

Quantidade Mensal

X-Burguer

   

R$ 2,50

   

80

 

2400

b)

Produto

Valor Unitário

Quantidade

 

Faturamento

 

Faturamento

Mensal

 

Mensal

Anual

X-Burguer

   

R$ 2,50

2400

 

R$ 6.000,00

 

R$ 72.000,00

c)

 

Estimativa de Faturamento Para os Próximos 5 anos

   

Ano 1

 

Ano 2

 

Ano 3

Ano 4

 

Ano 5

 

R$ 72.0000,00

R$ 72.0000,00

R$ 72.0000,00

R$ 72.0000,00

R$ 72.0000,00

d)

 

Custos

 

Produto

Valor Unitário

 

Quantidade

Quantidade

Valor Total

 

Valor Total

Diária

Mensal

 

Diário

Mensal

Pão

R$ 0,20 unid.

 
  • 80 R$ 16,00

  • 2400 R$ 480,00

 

Hambúrguer

R$ 0,40 unid.

 
  • 80 R$ 32,00

  • 2400 R$ 960,00

 

Queijo

R$ 32,00 pç.

 

-

 
  • - R$ 32,00

-

 

Presunto

   

-

 
  • - R$ 13,50

-

 

Embalagem

R$ 13,50 pç. R$ 0,05 unid.

 

80

 
  • 2400 R$ 120,00

R$ 4,00

 

e)

 

Custo Total Mensal

Custo Total Anual

   

R$ 1.605,50

 

R$ 19.266,00

 

10

f)

Investimento Inicial

Valor

Jogo com cadeiras

R$ 400,00

Fluxo de Caixa Relevante

A partir da implementação de um fluxo de caixa relevante, como uma das mais importantes ferramentas gerenciais, pode-se partir para uma previsão elaborada com base nos dados levantados nas projeções financeiras, induzindo a previsões sobre o setor financeiro. O alto grau de competitividade entre empresas vem se acirrando e levando milhares de empresas a investirem em novas tecnologias e formação continuada de seus profissionais. Tais investimentos têm se tornado o diferencial no âmbito empresarial, já se tornou bastante comum o discurso da turbulência econômica e da instabilidade do mercado financeiro, refletindo nos processos decisórios que estão se tornando cada dia mais duvidosos e incertos, gerando imprevisibilidade diante das ações de todos os indivíduos envolvidos. Dentro deste contexto, surgem dificuldades para planejar, gerir, organizar, e principalmente administrar, abreviando cada vez mais a confiabilidade para empreendimentos e previsões.

Etapa 03 – Passo 01

Taxa Selic: 9,75 % a.a. Data: 07/03/2012 Período de vigência: 08/03/2012

Etapa 03 – Passo 03

VPL – Valor Presente Liquido Formula:

10 f) Investimento Inicial Valor Jogo com cadeiras R$ 400,00 Fluxo de Caixa Relevante A partir

Calculo do VPL:

Não há fluxo de caixa esperado após o quinto ano. A TMA é de 12% ao ano, segue abaixo o cálculo do valor presente líquido para cada ano.

T=0 -R$ 55.349,50 / 0,10^0 = -R$125.000 VP (Valor Presente).

11

T=1 (R$ 55.349,50 - R$72.000)/ 1,12^1 = R$ 65.454,54 VP. T=2 (R$ 55.349,50 - R$72.000)/ 1,12^2 = R$ 59.604,13 VP. T=3 (R$ 55.349,50 - R$72.000)/ 1,12^3 = R$ 54.094,66 VP. T=4 (R$ 55.349,50 - R$72.000)/ 1,12^4 = R$ 49.176,96 VP. T=5 (R$ 55.349,50 - R$72.000)/ 1,12^5 = R$ 44.706,33 VP.

A soma de todos estes valores será o VPL (Valor Presente Líquido), o qual é igual a R$ 217.587,12 Como o VPL é maior que zero, significa que a empresa ta gerando lucro.

Payback = 55.349,50/72.000,00 = 0,7687 ano.

12

Referências Bibliográficas

13