You are on page 1of 8

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO LETRAS MÁRCIA ALCANTARA CRUZ MÁRCIO RODRIGUES DE PAULA MARIA VITÓRIA DE MEDEIROS SANTOS

NALLEM MATOS CARDOSO

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDICIPLINAR GRUPO

Senhor do Bonfim 2012

Alexandre villas Boas. Oksana Battini. Professores: Anderson Texeira. Lílian Salete. Senhor do Bonfim 2012 .PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDICIPLINAR GRUPO Trabalho apresentado ao Curso de Letras da UNOPAR . para a disciplina Interdiciplinar.Universidade Norte do Paraná.

Fazendo – nos refletir sobre o lúdico. Apontando as principais características linguisticas e estéticas do movimento de maneira formal. faremos uma dois estilos de época importantes da Literatura . o filosófico. Teremos assim a possibilidade de conhecer mais sobre cada estilo. a fantasia e toda ligação com a realidade.Introdução Para melhor compreender e intencificar o que pesquisa mais detalhada de Brasileira. analisando todo conteúdo das obras. Onde será estabelecido uma comparação entre a função social do perído e os valores culturais que aparecem nas obras literárias. entendendo melhor a importância de estuda-las. foi estudado. como o Arcadismo e o Romantismo.

eram os termos utilizados. tevi início no ano de 1729. Miguel Torga O Arcadismo no Brasil. como de casamento. como inutilia truncat (cortar o inútil). Apesar de sua linguagem simples. Expressando com isso uma crítica aos burgueses da cidade. De poeira. De searas onduladas Pelo vento.Os autores usavam temas bastante comuns. passavam muita objetividade naquilo que queria transmitir. Outra característica que se assemelha com as citadas. sem deixar de expressar críticas com a burguesia e todo seus abusos. suas principais caracteristícas era retratar em suas obras uma linguagem simples e exaltação pela natureza. De ver esta maravilha: Meu Pai a erguer uma videira Como uma mãe que faz a trança à filha. De casas de moradia Caiadas e com sinais De ninhos que outrora havia Nos beirais. dentre outras cacterísticas. De sombra de uma figueira. solidão e morte. conhecido também como bucolismo. amor. locus amoenus (lugar . Queriam colocar em foco a valorização pela vida no campo.Desenvolvimento A vida é feita de nadas: De grandes serras paradas À espera de movimento.

inglês.agradável). Esses valores transpareciam em grande partes de suas obras literárias. a auto-ironia masoquista. da subjetividade. valorização do indivíduo. francês. As mulheres sempre estavam em destaque nas obras literárias do Arcadismo. suas fantazias e imaginação. busca no campo a pureza e a felicidade perdida. O Romantismo tem um estilo um tanto quanto diferente do Arcadismo. o erotismo difuso ou obsessivo. da vida familiar e social no Brasil Império. fugere urbem (fuga da cidade). o namoro com a imagem da morte. Gonçalves Dias foi um dos grandes poetas da época e colocava o índio como elemento importante na formação do povo brasileiro. Castro Alves . Na década de 60. assim como o culto do eu. valorização da mulher. Alfred Musset. termos onde confirmava sua preferencia e admiração pela vida no campo e coloca o pastor como personagem em destaque. Na Segunda geração os poetas passam a imitar outros poetas. As principais características do romantismo foi a liberdade de expressão.”. Os autores buscavam inspiração nas narrativas orais e nas canções populares. A religiosidade foi um tema muito forte ligados ao sentimento cristão fazendo parte da primeira geração do romantismo. como europeus (Lord Byron. Castro Alves e Sousândrade são os poetas do momento e lutam por ideais democráticos. inicia – se a crise no Brasil. tendência para o devaneio. Onde o amor e morte eram retrados em suas temáticas. “O poeta árcade. dando uma valorização a arte popular. do amor. Outros temas foram abordados nas obras literárias deste período. a depressão. O Arcadismo queria chamar atênção para valorização pela vida no campo. sendo idelizada a mulher amada. a melancolia. onde revelam sentimentos ligados ao nacionalismo e ao patriotismo. o tédio.

que buscou o aprisco. que os arrulos solta. abandonando os ninhos. que sorriso S'expande no brônzeo rosto.. Vendo o lar do seu amor. Que eu quis pintar. Aqui n'aurora. na pequena mão. ou como o pombo. Canta a jandaia sobre a curva rama E alegre chama sua dona amiga. Assim. cantando a pastoril balada. Aonde a escrava seu viver abriga. Que além se perde pelos cerros nus. Vede que olhar...Qual o veado.. Se ao ninho volta.. quando a tarde morre. A testa enfeita da infantil choupana Verde liana de festões azuis.. Para a cabana da gentil Maria Com que alegria a suspirar marchou! Ei-la a casinha.. Balindo arisco... Pousam-lhe alegres nos cabelos bastos. para a cerva corre.. Eis o painel encantado. Lucas melhor o traçara Na canção suave e rude. Nos seios castos. É este o galho da rolinha brava. Os passarinhos vêm pedir-lhe pão.... Já na esplanada o lenhador chegou.. tão pequena e bela! Como é singela com seus brancos muros! Que liso teto de sapé doirado! Que ar engraçado! que perfumes puros! Abre a janela para o campo verde.. Ai! Da luz do Paraíso . mas não pude...

principais poetas e toda importância que ela tem para o Brasil e a formação cultural de seu povo. podendo através da mesma obter conhecimento na origem de seu nascimento. .Conclusão O Arcadismo e o Romantismo foram dois dos estilos da literatura portuguesa que fizeram parte da pesquisa. suas principais características. Sendo que este trabalho vem somente acrescentar de forma resumida todo conhecimento adquirido durante esse semetre.

html http://www.Referências Jardim.com.2009. Marcelo Rodrigues.com/romantismo-caracteristicasautores.uol.br/literatura/arcadismo-no-brasil. http://educacao.com. Literatura portuguesa.html http://aprovadonovestibular.mundoeducacao.com/romantismo-caracteristicasautores.br/portugues/romantismo-no-brasil-3-as-tresgeracoes-de-poetas.htm .jhtm http://aprovadonovestibular. São Paulo: Pearson Education.