Este diploma veio estabelecer a obrigação de disponibilização do livro de reclamações a um conjunto alargado de estabelecimentos. foi publicada a Portaria n. Estes estabelecimentos/actividades encontram-se identificados no Anexo I ao DL n.09. que aprovou o modelo do novo livro de reclamações a ser disponibilizado pelo universo dos profissionais abrangidos pelo DL n. . Em 15 de Setembro de 2005.º156/2005.º156/2005.º 156/2005 de 15.    Em 15 de Dezembro de 2005.º1288/2005. foi publicado o Decreto-Lei n.

Mas só em Novembro de 2007.    De acordo com esta alteração. de 06. é alargada a obrigação de disponibilização do livro de reclamações a todos os fornecedores de bens e prestadores de serviços. E que mantenham contacto com o público. foi publicado o DL n. que veio alterar o DL n.11. .º156/2005 de 15.º371/2007.09. Se encontrem instalados em estabelecimentos fixos.

devendo a morada referir-se a esta entidade). .A Portaria aprovou ainda o modelo de letreiro que os profissionais devem afixar em local bem visível nos respectivos estabelecimentos. tratando-se de um cabeleireiro. Identificação e a morada da entidade competente para onde o reclamante (e o profissional) devem enviar a folha de reclamação (ex. a entidade competente é a ASAE.

é uma edição conjunta da Imprensa Nacional Casa da Moeda e da DirecçãoGeral do Consumidor.  O preço de venda do livro de reclamações é de 18. . é vendido por estas duas entidades bem como pelas entidades reguladoras e entidades de controlo de mercado competentes que manifestarem o interesse em vender livros de reclamações.00 euros. O livro de reclamações.

O Original da folha destina-se a ser remetido à entidade competente no prazo de 10 dias úteis.   . O livro de reclamações é composto por 25 folhas de reclamação em triplicado.º 98 1050-070 LISBOA. O profissional é obrigado a entregar o duplicado ao reclamante. Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) Avenida Conde de Valbom n.

pois é um instrumento útil na defesa dos direitos dos consumidores. Todos os estabelecimentos e serviços são obrigados a ter um livro de reclamação. Obrigações do profissional…  Afixado e bem visível.  . por um período mínimo de três anos. um arquivo organizado dos livros de reclamações. Manter.

.

Motivo ao qual surgiu à reclamação. Identifique-se correctamente (nome.    Data e hora em que fez a queixa. para que não alterem os registos. . ou de passaporte). Usar sempre uma esferográfica.   Identificar o estabelecimento ou serviço em causa (nome e morada).I. morada e nº B. Escrever de forma legível.

.

 .Livro de reclamações… Não esquecer de ler as instruções.

. O exercício deste direito pressupõe o respeito pelas regras e procedimentos legais.Reclamar é um direito.

chame a polícia para resolver a situação.   . Em caso de incorrer na prática de contra-ordenação (no caso de empresa a coima pode ir até 30 mil euros). Se o acesso ao livro lhe for negado. 2ª pela recusa da apresentação do livro. Numa segunda fase poderá efectuar duas reclamações escritas: 1ª pela a reclamação.

Instituto dos Registos e do Notariado.Inspecção-Geral das Actividades Culturais. IMTT – Instituto da Mobilidade e dos Transportes Terrestres. IGAC .      ASAE – Autoridade de Segurança Alimentar e Económica. INFARMED – Autoridade Nacional do Medicamento e dos Produtos de Saúde. INCI – Instituto Nacional da Construção e do Imobiliário. .

          INAC – Instituto Nacional da Aviação Civil. Entre muitas outras… . INSPECÇÃO-GERAL DA EDUCAÇÃO. DGEG – Direcção-Geral de Energia e Geologia.Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos. ERSE . ISP – Instituto de Seguros de Portugal. BP– Banco de Portugal. ERSAR – Entidade Reguladora dos Serviços de Água e Resíduos. CENTRO DISTRITAL DA SEGURANÇA SOCIAL DA ÁREA. ICP-ANACOM.

comércio. Livro de Reclamações Electrónico do INFARMED. entre outros. (reclamações sobre os serviços prestados pelas farmácias sem sair de casa). Amarelo: a todas as Repartições Públicas. http://app. Vermelho: hotelarias.aspx   .pt/Complaint/complaint..infarmed..

    Ana Rita Guerra Olívia Adão Sandra Anselmo Sara Noelma Pesquisa: www.pt .reclamar.

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful