a energia necessária para aquecer a parede do recipiente está a ser negligenciada.Algum calor é perdido para o ambiente. energia interna não é completamente independente da pressão. .

.

O cálculo de (b) é mais preciso porque as tabelas de vapor explicar o efeito da pressão sobre a entalpia específica (comportamento do gás não ideal). . e uma parte é perdido para o ambiente. (d) A maior parte da energia libertado vai para elevar a temperatura dos produtos da combustão. é transferido para um dos tubos da caldeira e das paredes.

uma vez que exigiria que o fluxo de calor a partir do etano para o vapor sobre uma parte do permutador. Fluxo extra iria compensar as perdas de calor em ambientes. (c) co-corrente em contracorrente de fluxo (como representado no fluxograma) não funciona. (Observar as duas temperaturas de saída) . de modo que o calor cedido pelo vapor condensado é igual ao calor transferido para o etano Muito baixo.Assuma que as perdas de calor para o ambiente é insignificante.

.

Capítulo 8 .

O método (i) é mais precisa. c. uma vez que não se baseia na hipótese de gás ideal. O trabalho realizado pelo vapor de água .

. o calor é transferido do gás quente para a água fria abaixamento da temperatura do gás (o objeto do processo) e elevação da temperatura da água.Quando os contatos do gás quente de água fria.