A Fibromialgia (FM) e o Síndrome da fadiga crónica (SFC) são duas enfermidades diferentes, embora se apresentem e tenham sintomas similares.

A fadiga crónica é um sintoma que pode estar presente em doenças de todo o tipo, incluídas as psíquicas e também na síndroma de fadiga crónica pós viral (Encefalomielite Álgica). O (SFC) é uma enfermidade grave, complexa e debilitante, caracterizada por uma fadiga intensa, física e mental, que impede o repouso e que se agrava com a actividade, o que obriga à redução desta nas lides diárias com um impacto demolidor, tanto pela doença em si mesma, como pela incompreensão e isolamento a que obriga, dificultando a vida do casal. São frequentes a debilidade, sobretudo nas pernas, dores musculares w nas articulações, deterioro da memória e da concentração.

Não se conhece a causa embora haja estudos que sugerem ser uma resposta auto-imune do organismo a determinados vírus, também factores genéticos, falta de actividade física na infância, bem como stress severo…

O Relaxamento e a Hipnose como antídoto contra o stress têm mostrado melhoras na qualidade de vida dos pacientes.