COPEIRO DE BAR

O profissional do apoio ao bar

Evitar molhar-se demais durante a lavagem. Manter a pia limpa para evitar contaminação entre materiais limpos e materiais a serem lavados. Cortar frutas em local limpo

APRESENTAÇÃO PESSOAL
A apresentação pessoal não quer dizer respeito à beleza física da pessoa, e sim a forma como ela se apresenta aos clientes. A primeira impressão a respeito de uma pessoa é criada nos três primeiros segundo de contato entre as pessoas, sendo que 25% dessa primeira impressão é dada pelo aspecto visual, 18% com o tom de voz, 14% com a adequação das palavras usadas, 10% com a linguagem corporal. Como você acha que o profissional que efetua a limpeza dos materiais, repõe as frutas no bar, recolhe copos e taças entre os clientes, dentre outros serviços deveria se apresentar? Qual a primeira impressão que deseja causar? Como o copeiro atua com manipulação de alimentos (corte de frutas, manuseia utensílios que estarão em contato com produtos que serão ingeridos – comidos ou bebidos – pelos clientes) e com lavagem de material, ele deve ter muito cuidado entre esses momentos. No ato da lavagem, não encostar o corpo na pia para não molhar e sujar o fardamento.

Sempre usar a tábua de corte para manipular as frutas Não pôr as frutas em cima da pia sem devida limpeza antes. Deixar o local de trabalho limpo, durante e depois do serviço e limpar antes de começar o serviço.

FARDAMENTOS
O Fardamento deve estar sempre limpo e apresentável. Para tal é fundamental o cuidado na hora da lavagem dos materiais e de cortar as frutas. Nunca se apoie na pia para fazer essas tarefas, evitando, assim, que se molhe ou se suje. Sempre limpe a pia antes de começar qualquer atividade, principalmente com frutas e utensílios que serão usados no bar. Cuidado com cabelos, unhas e adereços. Mantenha os cabelos presos, de preferência com touca, as unhas cortadas e sem esmalte e não utilize adereços, como cordões, relógios, pulseiras, anéis, brincos indiscretos, etc.

1

manterse “reta” quando lavando materiais e copos. crescer sobre elas. 2 . etc. Proatividade é atitude. com SEUS convidados. aquele é o SEU evento. é movimentar-se buscando melhorias. o La Maison buffet prepara uma refeição para os funcionários. mais um aniversário. O morango é uma fruta típica de regiões frias e muito sensível. nas mesas ou até mesmo no bar não é postura de um profissional a serviço. mantendo copos. com o passar do tempo. apoia-la no braço quando muito pesada. Mas para o cliente. etc.POSTURA Para o profissional. é buscar sempre o que fazer. como a hora certa. O copeiro está no evento para auxiliar o bar. visitando. além de ser mais “elegante” também ajuda que o trabalho não acarrete dores. sugerir e ouvir criticas. A conduta durante a realização do mesmo é fundamental para a boa execução do seu trabalho e para passar uma boa imagem. cortado ou lavado e não for usado. Ficar no salão encostado na decoração. Se tem dúvidas quanto à maneira certa de o fazer: pergunte. Pegar na bandeja corretamente. Não precisa esperar uma ordem do seu gerente para fazer algo. postura também é segurança de trabalho. olhando todo o evento durante a sua realização não é cabível com as funções a serem desempenhadas. PROATIVIDADE Ser proativo é ter atitude. e dando apoio a o que mais for necessário durante o evento. em sua maioria. Em alguns locais. e residências normalmente são mais informais e tem menos restrições quanto a esses detalhes. absorvê-las e procurar melhorar. O ideal é tentar manipular e lavar somente o que for ser utilizado. já terem se servido. FRUTAS morango: retire o “talo” (folhas) do morango e o corte no meio. mantido em temperatura ambiente. não é aceito que se os profissionais sirvam-se do buffet. cansaço excessivo e outros problemas que possam chegar a acontecer. familiares. como fazer melhor. ele se estragará muito rapidamente. os profissionais servem-se do próprio buffet depois de os clientes. Se vê uma maneira melhor de trabalhar: sugira. Se vê que é necessário: faça. o local apropriado e se houver alguma restrição: exemplo. mas na maioria dos buffets. apenas mais um no seu currículo: mais um casamento. Se manipulado. E por fim. materiais e frutas sempre no bar. sempre consulte o seu gerente quanto à hora apropriada e o local onde poderá fazer suas refeições. amigos. Por ter tantas condições. Bem como ficar passeando. Comer durante o evento será uma postura que o gerente do evento passará uma posição. um evento pode ser tornar. no comprimento.

se mais maduro. fazendo assim que dure mais. pois isso fará com que queime a folha. Com casca. cortar ao meio no comprimento e retirar o “miolo” branco. Mesmo assim. causando perda de sumo e maior acidez quando o for utilizar. o mesmo reduz muito sua validade. o líquido ácido do suco da tangerina criará uma liga. cortar em 4 cubos. deverão ser envoltos logo após o corte com plástico filme. Depois de arrancado as folhas do abacaxi. 3 rodelas. Hortelã: lavar bem as folhas e separar as folhas do talo. Nenhuma fruta deverá ser reaproveitada após o evento. Depois de cortada. pois a casca geralmente é muito fina.Abacaxi: cortar em rodelas de 1 a 2 dedos de largura. e que quando não está no cacho (talo) ele estraga muito mais rápido. depois de cortada. quando mais manipulado mais rápido ele estragará. 4 a 5 rodelas. Também uma fruta típica de regiões frias. a fim de manter suas características originais e sua propriedades. tempo de exposição e perda de temperatura. Não pode congelar nem ficar em contato direto com gelo. Tangerina: cortar as duas pontas (tampas). Uva: lavar bem e retirar cada uva do talo. e cortar em rodelas: se mais verde. o limão não dura muito tempo. Fruta também muito sensível. Abacaxi que estiver cortado. Poucas horas e o mesmo ressecará. Se o talo estiver firme. cortar em 4 cubos. fazendo 8 pedaços. É um hortaliça e. toda fruta cortada deverá voltar para o depósito para conferência e pesagem. Depois de cortado. quando estiver ficando com essa composição “liguenta” seja lavada. deslizar a mão pelo talo fará com que as folhas caiam mais rapidamente. como alface e outras. As frutas inteiras deverão voltar devidamente acondicionadas. que faz com que a tangerina se estrague rapidamente. Com casca. por conta de risco de contaminação. eliminando o desnecessário" Seiton = Senso de Ordenação 3 . Não deve fica debaixo de nenhuma outra sob risco de amassar. 5 SENSOS Seiri = Senso de Utilização CONCEITO: "separar o útil do inútil. cortar ao meio no comprimento e retirar o “miolo” branco. Limão: cortar as duas pontas (tampas). Kiwi: descascar com cuidado. machucar ou mesmo partir a frutas e impossibilitar seu uso. O ideal é que. etc. Descascar e cortar em “pizza”. hortelã e uvas despencados. mesmo que refrigerado.

ou seja. sendo: Copos toma juízo dentro das storen’pours Jarras deitadas e com shakers e mini tins e storen’pours Copos de macerador e açucareiros 4 . acendedores. pinças. Tapetes de shaker CAIXAS PRETAS Organizadores com três pacotes de guardanapo na parte maior de cada. copos toma juízo envoltos em guardanapos. eliminando as causas da sujeira e aprendendo a não sujar". coadores. Canudos. Guardanapos. no organizador. da metodologia. Balde com bailarinas. isqueiros. ORGANIZAÇÃO DOS MATERIAIS (RETORNO) CAIXAS BRANCAS Colocar os utensílios. Seisou = Senso de Limpeza CONCEITO: "manter um ambiente sempre limpo. um hábito. para que qualquer pessoa possa localizar facilmente". facas. Shitsuke = Senso de Autodisciplina CONCEITO: "fazer dessas atitudes.CONCEITO: "identificar e arrumar tudo. Tábua. espremedores. Se necessário. Seiketsu = Senso de Saúde CONCEITO: "manter um ambiente de trabalho sempre favorável a saúde e higiene". maceradores. transformando os 5s's num modo de vida". Açúcar. biqueiras. etc.

pois. 5 . refrigerantes. etc. ocasionar acidentes. para repor itens sem precisar ser pedido e atento para manter o bar limpo.Com a prática alguns movimentos podem facilitar muito quando se está passando por um lugar com muitas pessoas ou quando esta retirando copos das mesas. abaixar. de equilíbrio mais difícil. levantar a bandeja. Ele deve estar atento a tudo. fazendo com que se apoiem uns nos outros. completar com garrafas vazias ou tentar intercalar com refrigerantes e sucos as bebidas evitando contato das garrafas de vidro e possível quebra. As peças mais altas. Mas dessa forma se perde muito a aglidade. Quando a bandeja estiver muito pesada. limpeza. sucos. Ele lhe dará o equilíbrio. armazenados de forma que evite quebras. Caso tenha muito espaço na caixa. TRABALHANDO DE BAR BACK O bar back é o “commis” de bar responsável pela reposição. Todas as solicitações dos bartenders e superiores devem ser prontamente atendidas. oferecendo alguns recursos caso tenha algum desequilíbrio. dobrando levemente os dedos para dar maior suporte e permitir movimentos mais seguros com a bandeja. Encostar os materiais facilita o equilíbrio dos mesmos. também. no braço. como girar o pulso. Vamos à pratica. com a base apoiada e o bojo não se pode ter desequilíbrio e quebra no contato. manutenção e assistência dentro do bar. assim como aqueles que contêm mais líquidos devem estar próximos ao corpo de quem carrega a bandeja. USNDO A BANDEJA Como pegar uma bandeja? A bandeja deve ser apoiada na base da mão. Como recolher diferentes materiais em uma bandeja? Sempre comece colocando na bandeja o material a partir do centro. caso esteja recolhendo copos nas mesas ou algo assim. podendo. CAIXAS VERDES Bebidas. Só ter bastante cuidado e atenção com taças e copos de base maior que o bojo. pode-se apoia-la.

expelimos gotículas de saliva (chamadas perdigotos) que contêm estafilococos. areia e outros produtos que podem cair nos alimentos. Na boca. que causam doenças. Utilização regularmente. touca ou boné. portanto. os produtos não apresentam alterações nas suas características.TIPOS DE CONTAMINAÇÃO Origem física: causada por metais. brincos e etc. O consumidor irá perceber depois. que provocam a perda das características dos alimentos ou patogênicos. Não comer. tossimos ou espirramos. inseticidas. Além de servirem como depósito de sujeiras e dificultarem a higiene. espirrar e evitar falar enquanto estiver manipulando alimentos. As unhas curtas facilitam a higiene e dificultam o acúmulo de sujeiras e o esmalte deve ser evitado devido ao risco de descascar e cair no alimento. agrotóxicos e outros venenos. caramujos. evitando que os mesmos caiam no alimento. são consumidos sem que se perceba qualquer problema. Não utilizar adornos como anéis. que podem contaminar os alimentos. fungos e bactérias). moscas. tossir. 6 . Os principais tipos de micro-organismos causadores de contaminação são as bactérias (produzem toxina – veneno – e esporos – capsula protetora – resistentes ao calor) e os fungos (também produzem toxinas extremamente prejudiciais a saúde. produtos para matar ratos. odor. sabor e textura) e. lesmas e micro-organismos (vírus. HIGIENE PESSOAL Todos os envolvidos com a produção de alimentos devem se preocupar com a higiene pessoal. podem cair nos alimentos. pulgões. Banho diário com sabonete e utilização de toalhas limpas. existem microrganismos chamados estafilococos. Aplique o detergente. no nariz e na garganta. relógios. com sintomas de alguma doença. No caso da presença apenas dos patogênicos. antibióticos. Origem biológica: causada por parasitas. cabelos. pedaços de madeira. que podem contaminar os alimentos. Os microorganismos podem ser deteriorantes. que devem ser trocadas Manter as unhas sempre limpas e curtas. Origem química: causada por desinfetantes. (cor. fumar. Manter cabelos limpos e totalmente protegidos por gorro. Escovar os dentes frequentemente. Enquanto falamos. pulseiras. mascar chiclete. sem esmalte. de roupas limpas. Os hábitos de higiene adequados diminuem a possibilidade de contaminação durante o preparo de alimentos: Como Lavar corretamente as mãos: Umedeça as mãos e antebraços.

pois este se desmancha e pode deixar resíduo Verifique se estão bem limpo. ou reponha no bar. Use o sanitizante à base de álcool 70%. ou acondicione as frutas em local apropriado (qualquer dúvida quanto à reutilização. Retire os líquidos. e a quantidade. esse é um material muito frágil e relativamente caro. Despeje líquidos e resto de frutas. caso ainda não tenha sido conversado nada. 7 .Esfregue até remover a sujeira. Retire canudos. quebras e etc. por dentro e por fora. As frutas e outros parecidos que ficarem na pia só devem ser jogados no lixo quando não tiver mais resíduos de gelo ou outro líquido. floripas e tubos. UTENSÍLIOS Separe os materiais por tipo. só lavar esse material quando estiver com a pia livre. Escove as unhas. perguntar ao gerente). guardanapos e guarnições e jogue no lixo. Ensaboe todos e só depois enxague todos. para que o mesmo faça o controle de quanto precisa inda ser reposto. Use uma esponja do lado macio. Coloque-os emborcados a fim de deixa-los escorrer um pouco. Os restos dos coquetéis jogue na pia com tela (caso não tenha tela não o fazer). VIDROS E FRUTEIRAS Atenção. portanto. embeba-a em detergente e esfregue o copo. Pergunte ao gerente sempre se há necessidade de repor. juntando os iguais. Lave os vidros um a um com sabão e esponja macia. Enxágue. Deixo-os escorrendo a água um pouco e seque-os antes de os por nas caixas. não reciclado. para evitar acidentes. Sempre que levar copos para o bar informar o gerente a quantidade de copos que está levando. separando o guardando adequadamente os que forem ser reutilizados e/ou devolvidos ao depósito. se necessário. Seque-os e guarde. Deixe secar sem uso de tecido. evitando que molhe suas embalagens e provoque acidentes. As mãos podem ser secas com papel toalha branco. LAVANDO CORRETAMENTO CADA MATERIAL COPOS Separe os copos por tipos: calderetas.

Passe para os utensílios de outro tipo e repita o processo. Sempre que possível lavar as caixas. e sempre que o necessário.Lave com uma esponja macia. retirar as grades de separação. CAIXAS Atentar. No caso das caixas dos copos. sem hesitar. 8 . para a limpeza das caixas. lavar as caixas e depois secar e só depois recolocar as grades. de utensílios e copos. Secar os utensílios antes de guardar. ensaboando todos os utensílios de um tipo e só depois enxaguando-os e pondo-os para escorrer. durante o evento. o fazer.

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful