O QUE A BÍBLIA DIZ ACERCA DE USOS E COSTUMES Esse tema divide a Igreja do Senhor gerando divisões e contendas.

É tudo que Satanás deseja pois certa vez Jesus disse: ...Todo o reino dividido contra si mesmo é devastado; e toda a cidade, ou casa, dividida contra si mesma não subsistirá. Mt 12.25b. Ele ganha vasto terreno quando gera confusão no meio do povo de Deus. E a quem perdoardes alguma coisa, também eu; porque, o que eu também perdoei, se é que tenho perdoado, por amor de vós o fiz na presença de Cristo; para que não sejamos vencidos por Satanás; Porque não ignoramos os seus ardis. 2Co 2.11. Infelizmente, quando se trata desse tema, a igreja no nosso País não consegue ser bíblica, ou abraça um extremo, ou abraça outro. Algumas denominações se sujeitam ao extremo legalismo proibindo coisas que a bíblia não proíbe, enquanto outras trocam liberdade por libertinagem passando por cima dos santos mandamentos. Só podemos vencer esse problema nos sujeitando a Palavra de Deus, portanto vejamos o que ela tem a dizer. A RESPEITO DAS VESTES A bíblia proíbe usar roupas de cor vermelha? A bíblia proíbe a mulher usar calça comprida? Essas são algumas das muitas perguntas feitas por cristão sinceros que simplesmente querem agradar a Deus, mas nem sempre recebem repostas com respaldo bíblico. O que a bíblia diz sobre o assunto Ao contrário do que parece, as citações a respeito do modo de vestir do povo de Deus são citadas em poucos textos da bíblia, o que não tira a seriedade do assunto, mas sabemos que as vezes se da muita ênfase ao quesito vestes e negligencia-se questões fundamentais da vida cristã. Não haverá traje de homem na mulher, e nem vestirá o homem roupa de mulher; porque, qualquer que faz isto, abominação é ao SENHOR teu Deus. Dt 22.5 No Antigo Testamento, este é o texto bíblico que expressa com clareza uma das formas de vestir que abomina ao Senhor. O texto nos ensina a honrar nosso próprio sexo, homem se vestir como homem e mulher se vestir como mulher. Também nos ensina que um comportamento contrário poderia nos indicar um certo desvio de comportamento sexual. Portanto trata-se de uma oposição ao travestismo. Que do mesmo modo as mulheres se ataviem em traje honesto, com pudor e modéstia, não com tranças, ou com ouro, ou pérolas, ou vestidos preciosos. 1Tm 2.9 No novo Testamento temos este texto que nos mostra claramente o padrão que deve ser adotado por todos os servos e servas de Deus no uso de roupas. Traje honesto – Quer dizer traje decente, traje honrado ou traje recatado. Pudor - Sentimento de pejo ou vergonha, produzido por atos ou coisas que firam a decência, a honestidade ou a modéstia. Modéstia - Ausência de vaidade ou de luxo, comedimento, humildade, simplicidade no modo de se apresentar, simplicidade, moderação, sobriedade.

A resposta foi especifica e resumiu de forma clara o que Paulo disse a Timóteo acerca do modo de vestir cristão.? Só poderemos responder essas questões se respondermos uma outra pergunta a luz da Palavra de Deus: É pecado se enfeitar? A bíblia vai nos dizer isso: Que do mesmo modo as mulheres se ataviem em traje honesto. Temos que tomar cuidado em chamarmos o diferente de errado e fazermos disso uma barreira para a pregação do evangelho. acompanhado de um pastor amigo meu que fez certa pergunta ao pastor Aparecido Pavanelli acerca do uso de roupas. com pudor e modéstia. alguns dizem ser pecado o uso de calça comprida para mulheres.A calça comprida para mulheres Baseando-se em Dt 22.Seu modo de vestir escandaliza seus irmãos na fé? . teve grande sucesso na obra missionária entre os chineses após deixar seu traje ocidental que incomodava muito os chineses da época. quando estava iniciando minha vida cristã na Igreja Cruzada Mundial. correntes.5.Seu modo de vestir causa desejo sexual nos outros? . Fonte geradora de pecado Eu me lembro como se fosse hoje.9 .Você se veste com decência.. ou vestidos preciosos. Hoje temos tanto calça feminina como calça masculina O pecado não está no fato de ser ou não a calça comprida. pudor e modéstia? Acredito ser o suficiente para entender como agradar a Deus na nossa maneira de vestir. Esta tem sido a resposta que tenho dado a todos os que me indagam acerca disso. etc. 1Tm 2. pulseiras. . “O crente não pode ser fonte geradora de pecado”. chamado Hudson Taylor. pudor e modéstia. assim tornou-se um dos missionários mais reconhecido da história. rapando sua cabeça e usando um traje despojado. não com tranças. A questão cultural Os cristãos devem entender também que há costumes diferentes em culturas diferentes. tanto o traje feminino como o masculino tinha certa semelhança com os vestidos de hoje. há lugares onde os trajes devem adaptar-se a condições climáticas. com isso. pelo grande trabalho que desenvolveu entre os chineses. mas na falta de decência. Conta-se que o grande herói da fé. ou pérolas.. A RESPEITO DO USO DE JÓIAS É pecado usar brincos? E outras jóias como anéis. essa interpretação merece algumas colocações: Não havia calça comprida no tempo que essa lei foi dada Apesar das diferenças. ou com ouro. Ele se adaptou aos costumes daquele povo.

4. Ct 1. Objeção .3) e outro que vem de uma qualidade interior (3. no incorruptível traje de um espírito manso e quieto. Casa Publicadora das Assembléias de Deus) diz: . Porque assim se adornavam também antigamente as santas mulheres que esperavam em Deus. todos os objetos de ouro.Tendo discutido as virtudes das esposas. Mas o homem encoberto no coração. na compostura de vestes). o teu pescoço com os colares. mas ensina a forma que deve-se enfeitar. “Que do mesmo modo as mulheres se enfeitem. Pedro cita as santas mulheres que esperavam em Deus.. e anéis. tais como submissão. Pv 25.Isso não quer dizer que as jóias se tornaram em algo abominável. As jóias são citadas na bíblia muitas vezes como alegoria a coisas virtuosas Como pendentes de ouro e gargantilhas de ouro fino. enfeitar(-se). no frisado dos cabelos. e pendentes. que é precioso diante de Deus.13—2. na compostura dos vestidos.3. e todo o homem fazia oferta de ouro ao SENHOR. No cap. castidade e respeito. 24 do livro de Gênesis Abraão ao mandar Eleazar buscar uma esposa para Isaque. trouxeram fivelas.Ataviar . Esse costume dos tempos de Abraão não teve reprovação de Deus. adornar(-se).5 Tratando do mesmo assunto. manda com ele um pendente (brinco) e duas pulseiras.4). 1Pe. Assim vieram homens e mulheres. no frisado dos cabelos. ele faz o contraste entre os dois tipos de beleza – um que é meramente o resultado de decoração (3. Pedro passa a instrui-las sobre sua beleza que não deve ser no “exterior”(isto é. aformosear(-se).12 Formosas são as tuas faces entre os teus [enfeites]. ornar(-se). 1Pe 3. essas santas mulheres usavam enfeites. A título de conhecimento. pois posteriormente as jóias também foram usadas para oferta ao Senhor. como mostra o verso seguinte. no uso de jóias de ouro. Antes.22 .3 O apóstolo Pedro proibiu o enfeite? O comentarista Roger Stronstad.10 Distorções bíblicas acerca do assunto Algumas interpretações usadas para proibir o uso de jóias: Os israelitas usaram as jóias para fazerem o bezerro de ouro. Qualquer leitor coerente vai notar que Paulo não proíbe o enfeite. Pedro não proíbe os adornos exteriores. mas sabe que a santidade é uma questão de atitude e conduta (1. todos dispostos de coração. e estavam sujeitas aos seus próprios maridos. ao escrever sobre este versículo no: “COMENTÁRIO BÍBLICO PENTECOSTAL”(Publicado pela CPAD. assim é o sábio repreensor para o ouvido atento..” O enfeite delas não seja o exterior. Ex 35. no uso de jóias de ouro.3) e nunca de austeridade exterior.Adereçar(-se). e braceletes.

e andam com o pescoço erguido. Naquele dia tirará o Senhor os ornamentos dos pés. e os mantos. e os xales. etc.. como é santo aquele que vos chamou. Mas. e queimadura em lugar de formosura. e o linho finíssimo. A melhor maneira de se vestir e se enfeitar é quando se faz com moderação.Isaías 3. e ela. lançando olhares impudentes.Então vamos analisar o texto: Diz ainda mais o SENHOR: Porquanto as filhas de Sião se exaltam. Deus revela minuciosamente a forma que elas seriam humilhadas. Começamos com algumas perguntas: O Assunto tratado por Paulo era uma doutrina ou um costume? . e os véus. sempre procurando fazer de uma forma que não chame atenção pelo excesso. exagero de jóias. Os anéis. E será que em lugar de perfume haverá mau cheiro. Quando que deve brilhar é o nosso Senhor Jesus Cristo. fazendo um tilintar com os seus pés. soberba. e os cintos e as caixinhas de perfumes. querendo chamar atenção com roupas preciosas. E as suas portas gemerão e prantearão. Os espelhos. e em lugar de encrespadura de cabelos. Qual era a indignação do Senhor com as filhas de Sião? O uso de Jóias? Não! Era o andar exaltado. desolada. façamos uma exegese do mesmo. pano de saco. orgulho. Os filhos e filhas de Deus devem ser vistos como pessoas de respeito. Os gorros.15 A RESPEITO DO CABELO E DO VÉU Alguns grupos também proíbem a depilação e até o uso da barba ou bigode. Portanto o Senhor fará tinhoso o alto da cabeça das filhas de Sião. falta de pudor. e os brincos. Os mestres que atam esses fardos terão que dar uma explicação ao Senhor quanto ao porque dessas proibições. sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver. É vergonhoso vermos nas igrejas. Não comentaremos sobre isso pois não há nenhuma proibição bíblica . Quando não se traja ou se enfeita de forma adequada. as estolas. vaidade. caminham afetadamente. e por cinto uma corda. É um grande problema interpretar a bíblia fora de seu contexto mudando a verdadeira mensagem de Deus. e adornos em forma de lua. Um passeio em 1Co 11. e em lugar de veste luxuosa.1-16 Sendo este o texto usado na polêmica da questão do cabelo.Teus homens cairão à espada e teus poderosos na peleja. e quando andam. humildes e que honram ao Senhor em toda a maneira de viver.16-26 condena o uso de jóias Objeção . e os ornamentos das pernas. etc. crentes desfilando como que se estivessem numa passarela. e as jóias do nariz. e o SENHOR porá a descoberto a sua nudez. Os pendentes. e as toucas. calvície. 1Pe 1. e as bolsas.. se assentará no chão. e os braceletes. Os vestidos de festa. e os turbantes. podemos transmitir pela nossa conduta aos outros.

neste lugar serviam mil sacerdotisas prostitutas sem contar com os outros atos de leviandade que atraía os comerciantes que lá passavam. desonra a sua própria cabeça. Mas. este é o principio que a igreja deve preservar. Temos que entender todo o texto baseando no significado do costume cultural do povo de Corinto e não de maneira formal e legalista. como também eu de Cristo. • • • Paulo inicia o tema falando de autoridade. At 15. principalmente na cidade de Corinto por sua importância comercial e pelo seu paganismo. • O não uso do véu para mulher era vergonhoso pelo que ele representava. • Não se trata de uma nova doutrina para a igreja. caso fosse assim haveria uma contradição. • Paulo começa elogiando os corintios por reterem suas tradições e faz mais recomendações.- A questão era de ética ou de salvação? Devemos aderir aquele costume ou ao principio que nos é ensinado? Teremos as respostas após a exegese do texto. porque é como se estivesse rapada. e retendes os preceitos como vo-los entreguei. e sim uma tradição muito antiga e preservada até hoje em muitas culturas. • A instituição do véu não é originada da lei de Deus. tosquie-se também. Bem vos vá. SEDE meus imitadores. porque em tudo vos lembrais de mim. e da prostituição. “Na verdade pareceu bem ao Espírito Santo e a nós. Nesta cidade havia um templo consagrado a Afrodite. tendo a cabeça coberta. independente de serem ou não cristãos. senão estas coisas necessárias: Que vos abstenhais das coisas sacrificadas aos ídolos. das quais coisas bem fazeis se vos guardardes. • O ensino de Paulo não dizia respeito a salvação e sim ética cristã. 4. talvez por ter recebido informações quanto a conduta de alguns no culto público. desonra a sua própria cabeça. irmãos. • O uso do véu era um costume de todos os orientais. Aprendamos aqui a importância da preservação de alguns hábitos culturais devido o seu significado no que diz respeito a ética e conduta. não vos impor mais encargo algum. visto que estava claramente definido o que seria passado aos gentios. Note também que este ensino não se encontra nos 613 preceitos da lei nem nas palavras de Jesus Cristo.28. e da carne sufocada. . E louvo-vos. 6 Portanto. Todo o homem que ora ou profetiza. que ponha o véu. 1-3.29”. Mas toda a mulher que ora ou profetiza com a cabeça descoberta.5. Mas quero que saibais que Cristo é a cabeça de todo o homem. se para a mulher é coisa indecente tosquiar-se ou rapar-se. se a mulher não se cobre com véu. e o homem a cabeça da mulher. e Deus a cabeça de Cristo. e do sangue.

na nossa época também existem costumes e condutas que devem ser observados pelo povo de Deus. nem o homem é sem a mulher. mas tudo vem de Deus. Aprendemos aqui que a postura do cristão deve ser aquela que não cause escândalo e tropeço para o evangelho. no Senhor. mas a mulher por causa do homem. ele diz que no Senhor são iguais. o cabelo cortado para o homem significava cabeça descoberta e o cabelo crescido para a mulher significava cabeça coberta. mas a mulher é a glória do homem. a mulher deve ter sobre a cabeça sinal de poderio.7-9. pois. o que estou fazendo é ético? É decente? Edifica? Até aqui concluímos que trata de um assunto de decoro • 14. assim também o homem provém da mulher. • • Assim como no ensino do véu. Se na nossa cultura é vergonhoso para o homem ter cabelo crescido. Portanto a importância do véu estava no seu significado cultural. Porque o homem não provém da mulher. Porque. pode se referir aos seres celestiais que estão presentes na adoração e são seres ordeiros e submissos ou pode referir-se aos líderes das igrejas. Esse deve ser o nosso proceder diante de todas as atitudes que tomamos. • • 11. mas a mulher do homem. mantenhamos nosso cabelo cortado . não deve cobrir a cabeça. Algumas traduções dizem “símbolo de poderio”. Porque também o homem não foi criado por causa da mulher. Note que apesar das diferenças entre homem e mulher e a aparente superioridade do homem principalmente naquela cultura. nem a mulher sem o homem. Estas condutas demonstram aos de fora a seriedade do evangelho. • Aqui Paulo contrasta com os versículos 8 e 9. O véu é um sinal. Quanto aos anjos no versículo dez.15. porque o cabelo lhe foi dado em lugar de véu. 10 Portanto.12 . por causa dos anjos. • O que Paulo defende com esse ensino é uma postura onde sempre haja distinção dos dois sexos e o entendimento da ordem das coisas. sempre perguntarmos a nós mesmos. O homem. Assim como algumas tradições antigas tinham sua importância no que diz respeito a ética cristã. porque é a imagem e glória de Deus. por ética. pois nossa conduta é muito observada pelos de fora.Todavia. pois a palavra “anjo” significa mensageiro. como a mulher provém do homem. assim como uma aliança é sinal de compromisso de cônjuges ou um traje formal representa reverência diante de autoridades. • • À medida que o texto é desenvolvido o ensino de Paulo se torna mais claro. 13 Julgai entre vós mesmos: é decente que a mulher ore a Deus descoberta? • Paula fala para os corintios julgarem ou avaliarem entre eles mesmo se aquela conduta era decente. Ou não vos ensina a mesma natureza que é desonra para o homem ter cabelo crescido? Mas ter a mulher cabelo crescido lhe é honroso.

analisar sua conduta adotando costumes que expressam decência. Na era medieval era comum o homem deixar seus cabelos crescidos até os ombros. o que chamaremos de farisaísmo. 3 Todas as coisas. hoje é visto em muitos pregadores que não vivem o que pregam. Cabe a você meu querido leitor. Os fariseus eram os religiosos que aparentemente estavam dentro da lei. pois aceitavam a autoridade das sagradas escrituras (Antigo Testamento).• • • Em algumas culturas é comum o homem ter o cabelo crescido em outras não. e aos seus discípulos. por meio da transmissão oral. porque dizem e não fazem. 16 Mas. Um dos grandes indícios de farisaísmo. ensinavam as escrituras ao povo. nós não temos tal costume. quando ele usa a expressão . Um passeio em Mt 23 1.2. observai-as e fazei-as. Aprenderemos que o farisaísmo é vivo hoje. Dizendo: Na cadeira de Moisés estão assentados os escribas e fariseus. Essa forma religiosa era explícita em um dos grupos que mais se confrontou com o Senhor Jesus. Aprendamos aqui que devemos adotar tudo que é moralmente correto em nossa sociedade. se alguém quiser ser contencioso. mas não procedais em conformidade com as suas obras.12 Agora falaremos dos dois extremos da igreja. . costume esse seguido por grandes heróis da fé. “mesma natureza” ou “próprio natureza” se refere àquilo que é comum. que vos disserem que observeis. O PERIGO DO LEGALISMO E DO FARISAÍSMO Então compreenderam que não dissera que se guardassem do fermento do pão. Mt 16. ENTÃO falou Jesus à multidão. só mudou a roupagem. A melhor forma de ensinar é o exemplo. pois. o qual advertiu a seus discípulos que se guardassem da doutrina (ensino) dos Fariseus. Nos tempo de Paulo isso não era comum. primeiramente acerca do legalísmo quanto a usos e costumes. mas da doutrina dos fariseus. • • Jesus reconhecia que eles. A maioria deles era associada aos fariseus. Hudson Taylor raspou sua cabeça e deixou o que chamamos de “rabo de cavalo” para se identificar com os chineses de sua época. mas o ensino prático deles não correspondia com a verdade da mesma. para o templo e para as sinagogas. • Finalmente a conclusão do assunto não deixa dúvidas! Trata-se de costume e não deveria ser motivo para contendas. mas as práticas são as mesmas. nem as igrejas de Deus. dentre eles John Wesley. • • Os escribas eram os mestres da lei que copiavam os manuscritos para o governo.

quando a verdadeira igreja é um corpo com membros de diferentes funções e responsabilidades. pois queriam parecer mais piedosos que os outros. • • • • Filactérios eram pequenas caixas ou bolsas de couro amarradas no braço ou na testa por correias que tinham trechos das Escrituras. hipócritas! pois que fechais aos homens o reino dos céus. que é o Cristo. • Gostam de reconhecimento. a saber. E o que a si mesmo se exaltar será humilhado. títulos. cor de roupas ou algo parecido? 6 E amam os primeiros lugares nas ceias e as primeiras cadeiras nas sinagogas. Os filactérios usados pelos fariseus eram maiores e mais ostentosos para parecerem mais santos. A franja das vestes dos Fariseus era mais larga. etc. querem ser vistos como grandes sábios. . Não fazemos a mesma coisa medimos santidade por cumprimento de cabelo. Nem vos chameis mestres. e o que a si mesmo se humilhar será exaltado. a Força e o Poder só pertencem a Deus. a Honra. O pior é a imposição de mandamentos que não são bíblicos (fardos pesados) diferentes de fardo de Jesus (Mt 11. 7 E as saudações nas praças. porque um só é o vosso Mestre.29. não queirais ser chamados Rabi.30). Rabi. porém. porque um só é o vosso Mestre. porém. grandes líderes.. e todos vós sois irmãos. devemos orar e não oram. mas iguais diante de Deus. e os põem aos ombros dos homens. e nem vós entrais nem deixais entrar aos que estão entrando. • Os verdadeiros servos de Deus sabem que a Glória. e o serem chamados pelos homens. etc. 5 E fazem todas as obras a fim de serem vistos pelos homens. eles. devemos amar e não amam. Você é assim? 8-12. Vós. são obcecados por estarem sempre em evidência na igreja. pois trazem largos filactérios... o Cristo. 13 Mas ai de vós. A franja das vestes era parte da lei para os homens. O maior dentre vós será vosso servo. • • É comum hoje sermos exortados no púlpito por pessoas que dizem que devemos evangelizar e não evangelizam.. E a ninguém na terra chameis vosso pai. • O farisaísmo é presente em cristãos quando se ocupam com intrigas por causa de cargos. escribas e fariseus. porque um só é o vosso Pai. Rabi. A humildade contempla a igualdade e o dever se servir e não o querer ser servido. e alargam as franjas das suas vestes. devemos visitar hospitais e não visitam. nem com o dedo querem movê-los. o qual está nos céus.4 Pois atam fardos pesados e difíceis de suportar.

O que falar daqueles que com palavras enganosas tomam posses dos bens alheios. depois de o terdes feito. • • Eles convertiam os gentios ao judaísmo e os deixavam piores que o estado anterior. mas o que jurar pelo ouro do templo. Fazemos o mesmo quando convertemos pessoas a nossa visão denominacional. Davam muito valor a coisas menos significantes e desprezavam a coisas essenciais. porém.24. jura por ele e por aquele que nele habita. hipócritas! pois que percorreis o mar e a terra para fazer um prosélito. ou o altar. o juízo. esse ai também é direcionado a nós. escribas e fariseus. esse é devedor. mas eles ensinavam o que lhes dava vantagens. pior é que leva consigo seus seguidores. ou o templo. E. O farisaísmo atua hoje com os mesmos princípios. Insensatos e cegos! Pois qual é maior: o ouro. que santifica o ouro? E aquele que jurar pelo altar isso nada é. sendo Jesus a expressão do amor e misericórdia de Deus. hipócritas! pois que devorais as casas das viúvas. sob pretexto de prolongadas orações. Jesus ensinou que não nos é necessário fazer juramentos. • • • Inversão de valores. o que jurar pelo templo. o que jurar pelo céu. a misericórdia e a fé. Ai de vós. deveis. Ai de vós. ou as nossas aptidões para termos proveito de alguma coisa. O dízimo era mais importante que o juízo a misericórdia e a fé. fazer estas coisas. mas não a Deus. o que jurar pelo altar. Ai de vós. quem acrescenta também é condenado. por isso sofrereis mais rigoroso juízo.• • Aqui começa uma sucessão de Ais. o fazeis filho do inferno duas vezes mais do que vós. Quem não vive o que ensina é condenado. • • A conveniência. priorizando demasiadamente a questão financeira e fazendo vistas grossas a . Ele expressa toda a sua ira com atitudes farisaicas. • • • Literalmente eles se aproveitavam dos bens (roubavam) das pobres viúvas com pretexto de prolongadas orações. condutores cegos! pois que dizeis: Qualquer que jurar pelo templo. 23. escribas e fariseus. o endro e o cominho. dando falsas esperanças? O que falar daqueles que fazem comercio do evangelho e ameaçam os desavisados para tirarem seu dinheiro? 15. isso nada é. que santifica a oferta? Portanto. e não omitir aquelas. 16-22. 14. esse é devedor. jura pelo trono de Deus e por aquele que está assentado nele. hipócritas! pois que dizimais a hortelã. Quando tentamos adaptar a palavra ao que achamos. Entendamos a gravidade da Hipocrisia. mas aquele que jurar pela oferta que está sobre o altar. E. Insensatos e cegos! Pois qual é maior: a oferta. e. Condutores cegos! que coais um mosquito e engolis um camelo. Ai de vós. e desprezais o mais importante da lei. jura por ele e por tudo o que sobre ele está. escribas e fariseus. como: Se preocupando mais com práticas exteriores quando deveria se preocupar mais com a prática do amor.

É fácil reconhecer grandes homens de Deus que se passaram pela história. 29 Ai de vós. mas interiormente estais cheios de hipocrisia e de iniqüidade. Enchei vós. e tu não quiseste! Eis que a vossa casa vai ficar-vos deserta. não impressiona a Deus. que por fora realmente parecem formosos. até que digais: Bendito o que vem em nome do Senhor. escribas e fariseus. Serpentes. Ser legalista é procurar se justificar apenas com regras e não buscar uma comunhão viva com Deus. até ao sangue de Zacarias. escribas e fariseus. sem ter uma vida verdadeira com Deus. desde o sangue de Abel. • • • Exaltavam os profetas e condenavam os que os mataram. Assim. constroem sua própria verdade adulterando a Santa Palavra. falam como santos. Fariseu cego! limpa primeiro o interior do copo e do prato. Algumas considerações contra o legalismo e o formalismo. Separamos aqui alguns versículos para que o leitor tenha uma compreensão maior acerca do que é essencial na nossa vida para com o Senhor.Para que sobre vós caia todo o sangue justo. como a galinha ajunta os seus pintos debaixo das asas. a uns deles matareis e crucificareis. eis que eu vos envio profetas. com isso perseguiram Jesus e perseguiriam os profetas. caso estivessem vivos. cerimônias e costumes. Ai de vós. Em verdade vos digo que todas estas coisas hão de vir sobre esta geração. • Vivem de aparência. o justo. Não suportam quando são confrontados com a verdade e apelam para maquinações humanas. E se esses profetas ainda fossem vivos? É fácil falar bem de quem já se foi. e a outros deles açoitareis nas vossas sinagogas e os perseguireis de cidade em cidade. enfim. mas interiormente estão cheios de ossos de mortos e de toda a imundícia. . escribas e fariseus. Jerusalém. vós mesmos testificais que sois filhos dos que mataram os profetas. são muitas as atitudes praticadas em nosso meio que são repudiadas por Jesus. e apedrejas os que te são enviados! quantas vezes quis eu ajuntar os teus filhos. E dizeis: Se existíssemos no tempo de nossos pais. filho de Baraquias. que matas os profetas. E se eles fossem da nossa geração e condenassem nossas práticas? Os farisaicos até se auto-intitulam como bíblicos. Porque eu vos digo que desde agora me não vereis mais. a medida de vossos pais. pois. Jerusalém. Assim também vós exteriormente pareceis justos aos homens. que matastes entre o santuário e o altar. Ser formalista é ser focado apenas na parte externa da religião com seus ritos. mas o interior está cheio de rapina e de iniqüidade. 25-28. que foi derramado sobre a terra. se vestem de santos. raça de víboras! como escapareis da condenação do inferno? Portanto. sábios e escribas. hipócritas! pois que limpais o exterior do copo e do prato. hipócritas! pois que sois semelhantes aos sepulcros caiados. Ai de vós. mas Deus conhece os corações! O que impressiona aos homens. nunca nos associaríamos com eles para derramar o sangue dos profetas.necessidade de uma vida santa. para que também o exterior fique limpo. mas não aceitam a verdade que vem de Deus. hipócritas! pois que edificais os sepulcros dos profetas e adornais os monumentos dos justos. parecem santos.

porque o tenho rejeitado. e ainda que multipliqueis as vossas orações. Uma igreja que pensa como o mundo. mais amigos dos deleites do que amigos de Deus 2Tm 3. já estou cansado de as sofrer. Traidores. presunçosos. quem requereu isto de vossas mãos. Sabe. ainda que sejam vermelhos como o carmesim. Este é um outro extremo que presenciamos na Igreja do Senhor. se tornarão como a branca lã. nem de bodes. nem mesmo a reunião solene. ingratos. não as ouvirei. Vinde então. e a convocação das assembléias. fazei justiça ao órfão. Is 29. profanos. e as luas novas. por que vos carregam ainda de ordenanças. Mt 24. Cl 2. porém o SENHOR olha para o coração.7 De que me serve a mim a multidão de vossos sacrifícios. Lavai-vos. porque as vossas mãos estão cheias de sangue. E. cruéis.12 . mas não são de valor algum senão para a satisfação da carne. a minha alma as odeia. irreconciliáveis. não posso suportar iniqüidade. eles se tornarão brancos como a neve. humildade. e com a sua boca. As vossas luas novas. e da gordura de animais cevados.1-4. tais como: Não toques. quando estendeis as vossas mãos. As quais têm. e argüi-me. cessai de fazer mal. segue a filosofia do mundo e menospreza os valores bíblicos.13 Porém o SENHOR disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência. 1Sm 16. mas o seu coração se afasta para longe de mim e o seu temor para comigo consiste só em mandamentos de homens. nem para a grandeza da sua estatura. o incenso é para mim abominação.20-23 O PERIGO DA LIBERTINAGEM Quando falamos de libertinagem. porque o SENHOR não vê como vê o homem. Aprendei a fazer bem. da vida devassa. por se multiplicar a iniqüidade. diz o SENHOR: ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata. segundo os preceitos e doutrinas dos homens.Porque o Senhor disse: Pois que este povo se aproxima de mim. falamos da falsa liberdade. que viésseis a pisar os meus átrios? Não continueis a trazer ofertas vãs. escondo de vós os meus olhos. purificai-vos. Sem afeto natural. tratai da causa das viúvas. não proves. orgulhosos. Is 1. caluniadores. Quando vindes para comparecer perante mim. pois o homem vê o que está diante dos olhos. e em disciplina do corpo. mas foi predito na Palavra de Deus. avarentos. desobedientes a pais e mães. estais mortos com Cristo quanto aos rudimentos do mundo. na verdade. diz o SENHOR? Já estou farto dos holocaustos de carneiros. soberbos. o amor de muitos esfriará. porém. da falta de respeito quanto aos mandamentos Divinos. e as vossas solenidades. pois. como se vivêsseis no mundo. isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos. Por isso. procurai o que é justo. e com os seus lábios me honra. tirai a maldade de vossos atos de diante dos meus olhos. obstinados. ajudai o oprimido. em devoção voluntária. blasfemos. alguma aparência de sabedoria. nem me agrado de sangue de bezerros. nem de cordeiros. não manuseies? As quais coisas todas perecem pelo uso. já me são pesadas. Porque haverá homens amantes de si mesmos. Tudo isso aumenta assustadoramente. sem amor para com os bons. em que foi instruído.11-18 Se. e os sábados. incontinentes.

não só na minha presença. A porta larga e o caminho espaçoso Entrai pela porta estreita. Ensina o amor de Deus ao pecador. somos diferentes do mundo. A concorrência evangélica A concorrência evangélica tem sido uma das causas do afrouxamento da sã doutrina.14 O padrão bíblico da caminhada cristã sempre foi e sempre será o mesmo! Estamos na contramão do mundo.A prostituição da Palavra de Deus Ai dos que ao mal chamam bem.. e fazem do amargo doce. como veremos a seguir. Pecados sendo defendidos. mas esconde-se sua abominação ao pecado. mas esconde-se a ira de Deus. O Deus não temido Uma outra causa que precisa ser revista é a negligência de toda a revelação acerca do caráter de Deus. assim também operai a vossa salvação com temor e tremor. E porque estreita é a porta. e do doce amargo! As práticas libertinas têm levado cristãos a transformarem antigas verdades em atuais mentiras e antigas mentiras em verdade atuais. e seja ele o vosso temor e seja ele o vosso assombro. “morah” e as palavras gregas “phobeo” e “phobos”.13. Todas elas indicam medo. e para isso. a ele santificai. e ao bem mal. O verbo temer está em toda a bíblia com as palavra hebraicas. mas devemos temer a ira de Deus. Ensina-se a graça e a misericórdia. e da luz trevas.12 Horrenda coisa é cair nas mãos do Deus vivo. mas temor é muito mais do que isso. pecadores não arrependidos sendo tolerados em seus postos ministeriais. Fp 2. assim como sempre obedecestes.. etc. mas muito mais agora na minha ausência. porque larga é a porta. que fazem das trevas luz. e poucos há que a encontrem. Is 8. Hb 10. Edson Cabral . “yare”. Mt 7. Quando se fala em temor a Deus. e espaçoso o caminho que conduz à perdição. Isso não quer dizer que devamos ter medo de Deus como um ser mau que quer nos destruir. estarmos sempre debaixo de sua graça. meus amados. e apertado o caminho que leva à vida. “pachad”.13 De sorte que.31 Pr. e muitos são os que entram por ela. Ao SENHOR dos Exércitos. Alguns líderes tem apresentado um evangelho de facilidades que ajustam ao modo carnal de vida de muitos adeptos que só querem satisfazer o próprio eu. diz-se apenas que devemos respeitar a Deus.