LIMITAÇÕES ATUAIS DA TECNOLOGIA DE MODIFICAÇÃO DE ÓLEOS E GORDURAS Papel fundamenta na alimentação humana. . Óleos e gorduras são importantes matérias primas para vários segmentos da indústria. Existem aplicações onde se deseja mudar as características de estrutura ou da distribuição dos ácidos graxos. Necessidade de processos para manipular a composição das misturas dos triglicerídeos.

Interestificação: Alteração da distribuição dos grupos glicéricos. Ácidos graxos e solução aquosa rica em glicerol ( destilação para recuperação de subprodutos. . T=250°C) Eficiência em torno de 98 %. metilato de sódio (P=5MPa. Hidrólise (P= 4. T=260°C).LIMITAÇÕES ATUAIS DA TECNOLOGIA DE MODIFICAÇÃO DE ÓLEOS E GORDURAS Modificação química dos óleos. Catalisadores: sódio metálico.8 MPa.

LIMITAÇÕES ATUAIS DA TECNOLOGIA DE MODIFICAÇÃO DE ÓLEOS E GORDURAS Limitações dos processos: catalisadores químicos empregados. altas temperaturas. . fornece produtos de composição mista e contaminada. reações de baixa especificidade das reações.

. materiais biológicos (RNA). obtenção de produtos biodegradáveis. Biocatalisadores: MO vivos. anticorpos . menor consumo de energia e menor produção de resíduos. enzimas isoladas. Maior rendimento de processo.BIOTRANSFORMAÇÃO Utilização de processos biotecnologicos.

BIOTRANSFORMAÇÃO .

alta enantiosseletividade. farmacêutica. .BIOTRANSFORMAÇÃO Lipase: alta estabilidade em solventes orgânicos. Cosméticos. larga especificidade pelo substrato. olequimica. celulose e papel.

vegetal. Fonte: animal. Custo alto quando comparado com outras hidrolases. Tecnologia do DNA: alta atividade e preço competitivo. Atividade na faixa de pH 4 a 9 e temperatura da ambiente até 70°C . microbiana.LIPASES COMO CATALISADORES Hidrolases: atuam sobre a ligação éter sendo os acilgliceróis seu melhores substratos.

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful