Manipulação e tratamento de foto profissional

Grandes leitores! Hoje iremos desenvolver uma técnica bem interessante. Muita gente me escreve com dúvidas sobre tratamento de imagens, de uma forma mais profissional e comercial. Então, hoje iremos estudar mais um pouco o assunto. Ah! Só mais uma coisa. Eu gostaria de dizer a todos meus amigos que esse ano teremos o maior evento de internet do Brasil: o iMasters InterCon 2006 (www.imasters.com.br/intercon) e eu estarei lá! Um abraço a todos Let´s Rock! Artista: Fabio Lody (www.fabiolody.com.br). Descrição: Manipulando Rostos, como em revistas. Software ultilizado: Photoshop CS2 em Inglês. Grau de Dificuldade: 8,5. Ao som de: Peter Gabriel - In Your Eyes. Antes de mais nada, quero deixar claro que não podemos simplesmente alterar, tratar ou manipular qualquer foto sem nenhuma base ou conteúdo técnico do que estamos fazendo. Precisamos entender realmente a função de cada ferramenta e determinar uma meta para efetuarmos um trabalho bem feito. Vou explicar aqui como funciona, inclusive a parte técnica de uma manipulação de cor. Vamos entender como tudo isso funciona. O que é manipulação de imagem/fotos? Uma imagem digital é uma coleção de pixels ou pontos, cada pixel contendo um número que corresponde à cor ou ao brilho de uma porção minúscula da imagem total. A alteração de uma imagem digital consiste justamente na alteração dos valores desses pixels, de forma a não deixar transições que tornem a alteração detectável visualmente. Tecnicamente, como isso funciona? Cores Parecidas Para determinar qual dentre duas cores (RGB) é a que mais se parece com uma terceira, basta calcular a distância entre as cores no espaço RGB.

Quanto menor a distância, mais parecidas são Cor 1 e Cor 2. Tom de Cinza Uma cor é um tom de cinza sempre que suas componentes R, G e B são iguais Preto Branco Cinza Cinza R:0 R:255 R:30 R:200 G:0 G:255 G:30 G:200 B:0 B:255 B:30 B:200

Grau de luminosidade Grau de luminosidade de uma cor significa quanto o olho humano pode perceber desta cor. Pode ser calculado por Luminosidade = R*0.3 + G*0.59 + B *0.11. Método do Limiar (threshold) Determina-se um nível de cinza (Limiar) a partir do qual o ponto deve ser acesso.

Para cada ponto da imagem, se n ível de cinza limiar acenderá o ponto. Caso contrário, apagará. O limiar pode ser escolhido como a intensidade média do palette da imagem. Gera uma imagem de baixa qualidade, entretanto é um algortimo rápido Fonte: http://www.inf.pucrs.br Prof. Dr. Márcio Serolli Pinho. Foto retirada de http://www.sxc.hu Principais pontos de manipulação

Vamos começar. 1º Passo: Abra uma imagem para trabalharmos na manipulação. No meu caso encontrei uma foto em um site que disponibiliza fotos principalmente para fins de estudo. Procurei uma foto com muitos "problemas" para serem trabalhados.

Lembro que a técnica mostrada aqui não é complicada, porém requer paciência. 2º Passo: Utilizaremos duas ferramentas basicamente. A Healing Brush Tool Clone Stamp Tool . ea

Clone Stamp Tool: É capaz de copiar um trecho fiel de uma imagem em uma camada e aplicá-la em outro lugar. Healing Brush Tool: É capaz de copiar um trecho de uma imagem respeitando sua textura e pontos de luz. Clique sobre a ferramenta "Clone Stamp Tool" (S) e segure a tecla "Alt". Nesse momento, capture uma área sem imperfeições da região em que voce irá tratar e clique sobre outra área, como mostrado abaixo:

Veja, no círculo vermelho, uma área limpa e ótima para utilizarmos. Já a área com o círculo roxo é onde iremos colar o trecho copiado. Caso haja interesse, altere a opacidade (Opacity) da ponta do pincel da "Clone Stamp Tool", alterando na barra de opções como abaixo.

3º Passo: Repare que em alguns momentos após a alteração com a Clone Stamp, deixa um aspecto "liso" demais na pele, e isso é falso. Com a ajuda da "Healing Brush Tool" podemos corrigir, capturando uma textura de outra área, segurando o "Alt" e clicando em outra área rica em detalhes. Após isso, clique novamente onde você pensa estar liso.

4º Passo: Repare em áreas que precisamos ter maior atenção, como boca, bochecha e outro pontos com nuances de cor e texturas que necessitam de tratamento especial.

Veja como está ficando nossa manipulação:

Antes

Depois Agora, utilizando as mesmas técnicas, iremos corrigir o cabelo. Clique sobre a ferramenta "Brush Tool" (B) e, em seguida, pressione "Q" para entrar no modo "Quick Mask Mode".

Quick Mask Mode 5º Passo: Trace, com a ferramenta Brush Tool, ao redor do resto, próximo ao cabelo onde iremos manipular.

6º Passo: Pressione "Q" novamente para retornarmos ao "Standard Mode":

7º Passo: Utilizando as mesmas técnicas da pele, retire o cabelo.

8º Passo: Na paleta de camadas, clique sobre o botão "Create new fill or adjustment layer":

9º Passo: Vamos corrigir alguns tons em nossa foto. Então escolha a opção "Selective Color..." e altere como abaixo:

10º Passo: Nesse momento, vá em Image > Adjustments > Shadow / Highlights:

Neste momento, já temos uma foto tratada:

Antes

Depois Mas iremos trabalhar inclusive com outras técnicas aqui, e algumas encontradas na internet, principalmente em fotologs ou sites relacionados. Com esta técnica, iremos dar um outro aspecto à nossa foto. 11º Passo: Pressione "Ctrl + J" para duplicarmos nossa foto. Feito isso, vá até os fitros e escolha Filter > Noise > Dust & Scratches. Altere como abaixo:

Fazendo isso, iremos "criar" uma outra pele para nossa modelo, principalmente trabalhando com todas nuances da foto. 12º Passo: Nesse momento, vá ate o filtro Filter > Blur > Gaussion Blur e deixe como abaixo:

13º Passo: Agora vá até Filter > Noise > Add Noise:

Com isso, daremos uma leve textura em nossa nova pele. 14º Passo: Clique sobre o botão "Add Layer Mask" para criarmos uma máscara sobre a camada pele.

15º Passo: Pressione "X" para nossas cores de "background" e "foreground" retornarem aos padrões.

16º Passo: Agora, utilizando a "Painted Bucket Tool" (G), preencha nossa máscara em preto. Repare que nossa imagem retornará ao normal e nossa máscara ficará totalmente preenchida como abaixo:

17º Passo: Pressione "D" para inverter as cores princiais e configure a ponta do pincel. Em certos tons e posições da pele em que iremos corrigir com a "nova pele", precisamos alterar as configurações da ponta de nosso pincel. Para fazer isso, veja abaixo meu exemplo:

A ponta de pincel que usei é a "Soft Round 21 pixels". 18º Passo: Caso haja necessidade de se alterar a ponta do pincel, utlize os atalhos "[" para diminuir a ponta e "]" para aumentar. Clique várias vezes sobre a máscara de nossa "nova pele". Dessa forma iremos deixar um aspecto mais jovem, sem rugas e imperfeições como em revistas. Tome cuidado com as diagonais da foto e pontos de passagem de luz.

Note que nossa máscara mantém exatamente os pontos e regiões tratados.

19º Passo: Nesse momento, iremos incluir um filtro em nossa foto. Vá em Layer > New Adjustment Layer > Photo Filter.

Já temos um resultado bem satisfatório:

Iremos alterar alguns pontos de nossa foto, como lábios, por exemplo. 20º Passo: Pressione "Shift + Ctrl + N" para criarmos uma nova camada.

Tome cuidado para deixar esta camada sobre todas as outras. 21º Passo: Pressione "B" para habilitarmos a ferramenta "Brush Tool". Altere o tom da ponta do pincel para #860404 e trace como abaixo:

22º Passo: Altere a propriedade da camada "boca" para "soft light" e deixa-a com 67% de opacidade.

23º Passo: Duplique a camada que não possui máscara, pressionando "Ctrl + J":

24º Passo: Vá até Filter > Blur > Guassian Blur.

25º Passo: Agora vá em Layer > Layer Style > Blending Option.

26º Passo: Altere a propriedade da camada para "Linear Light". 27º Passo: Clique sobre o botão "Create a new fill or adustament layer" e, em seguida, "Brightness/Contrast".

E finalmente...

Final

Com algumas alterações.