PESQUISA OPERACIONAL Profª.

Edlene 7° e 8º sem - Engenharia de Produção Mecânica

Problema de Designação Introdução Se no modelo de transporte forem introduzidas as restrições: a) número de origens = número de destinos (m = n); b) capacidade da cada origem = 1 ( ai = 1 para todo i); c) demanda da cada destino = 1 ( b j = 1 para todo j);

obtém-se o seguinte modelo de designação: min Z = ∑∑ cij xij
i =1 j =1 n n

S .a.

∑x
i =1 n

n

ij

= 1 ( j = 1,2,K, n) = 1 (i = 1,2,K, n)

∑x
j =1

ij

xij ≥ 0, (i = 1,2,K, n), ( j = 1,2,K, n) Apenas uma origem i abastecerá um único destino j, de modo que as últimas restrições são equivalentes a: ⎧= 1 se a origem i for designada para abastecer o destino j. xij ⎨ ⎩= 0 caso contrário.

Os problemas de designação ocorrem quando se tem de distribuir uma determinada quantidade de itens (homens, máquinas, etc.) em uma quantidade igual de localizações (tarefas, locais, etc.). Por exemplo, o chefe de um departamento quer saber como deve distribuir cinco supervisores em suas cinco divisões, de modo que a “eficiência” do seu departamento seja máxima. Por esse motivo, denomina-se “Matriz de eficiência” à matriz do problema de designação.

reserve (□) aquela posição para uma designação. Retornar ao passo ii). c) Marcar todas as linhas que tenham designações em colunas marcadas. Escolher o elemento mínimo desses elementos e subtraí-lo de todos os elementos não cobertos por uma reta. iv) Examinar todos os elementos não cobertos por uma reta. Somar esse elemento mínimo a cada elemento situado na interseção de duas retas. as seguintes operações devem ser realizadas na matriz de eficiência: i) Subtrair o elemento mínimo de cada linha de todos os elementos daquela linha. Repetir. se necessário.Algoritmo da Designação: De maneira a se obter a designação de custo mínimo. Fazer o mesmo para as colunas. Estes custos (em milhares de reais) são dados abaixo: Locais 2 3 1 4 4 1 2 6 3 3 Diretores A B C D 1 2 3 1 1 4 2 6 5 7 Determinar as designações de cada diretor para cada local de trabalho de modo a minimizar o custo de transferência. b) Marcar todas as colunas que tenham zeros em linhas marcadas. Se as posições reservadas completam as designações a solução é ótima. seguir para o passo iii). e) Traçar uma reta sobre cada linha não marcada e sobre cada coluna marcada. assumindo que os diretores são igualmente qualificados para os diversos serviços. . e elimine (X) os outros zeros da coluna (linha) correspondente. d) Repetir os passos b) e c) até não ser mais possível marcar linhas ou colunas. Caso contrário. iii) Traçar um número mínimo de retas para cobrir todos os zeros. da seguinte maneira: a) Marcar todas as linhas que não tenham designações. Para cada linha (coluna) com exatamente um zero restante. para as linhas e colunas sem posições reservadas até que todos os zeros tenham sido reservados ou eliminados. Foram feitas estimativas dos custos envolvidos na transferência de cada homem para cada local de trabalho. ii) Examinar as linhas e colunas sucessivamente. Exemplos: 1) O presidente de uma empresa está estudando a transferência de quatro diretores para quatro locais de trabalho diferentes.

R2 = 80. O local 4 não é permitido à máquina A por restrições físicas. Resolva o problema utilizando o algoritmo da designação. B e C). isto pode ser feito multiplicando a função objetiva por -1. envolvendo cada máquina com as respectivas posições. ou transformando o quadro num quadro de perdas (complemento em relação a um valor fixo). Capacidade de cada vendedor de atingir o potencial da região em %. O custo de manuseio de materiais. 3 e 4) para receber três máquinas novas (A. Designar um vendedor para cada região para maximizar o valor total das vendas. R3 = 60 e R4 = 90. Como no problema dos transportes. Os potenciais de vendas nas regiões são conhecidos. Potencial de vendas em milhares de $: R1 = 100. em reais por hora. é dado a seguir: 1 2 3 4 A 5 1 3 X B 3 1 4 3 C 3 3 4 2 O objetivo é destinar as novas máquinas aos locais disponíveis de modo a minimizar o custo total de manuseio de materiais.2) Uma fábrica possui quatro locais (1. Caso de Maximização No caso de maximização o modelo deverá ser substituído por outro de minimização. Alguns desses locais são mais interessantes que os outros para determinadas máquinas em virtude da proximidade com os centros de trabalho que terão um fluxo de trabalho pesado para essas máquinas e vice-versa. Não haverá nenhum fluxo de trabalho entre as máquinas. . testados em quatro regiões. Exemplo: o quadro representa as eficiências de quatro vendedores. 2.

2. D e E.Exercícios 1) Uma companhia de transportes possui 5 caminhões disponíveis localizados nas cidades A. B. 3. dado a quilometragem entre as cidades abaixo? (Resp: 55 km) Origem A B C D E 1 20 15 18 8 12 2 15 32 15 24 20 3 26 46 2 12 18 Destinos 4 40 26 12 22 10 5 32 28 6 22 22 6 12 20 14 20 15 2) Resolva o problema de designação: 3) Resolva o problema de designação. Qual a designação dos caminhões que minimize a quilometragem percorrida por todos os caminhões. onde o símbolo X indica a impossibilidade da designação da origem para o destino correspondente: . Necessita-se de um caminhão nas cidades 1.4 5 e 6. C.

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful