Língua Portuguesa

Nome:_____________________________________ Data:________

Lendas e Histórias do Chocolate

Diz a lenda dos povos da América que o deus asteca Quetzcoalt, senhor da Lua prateada e dos ventos gelados, tal como prometeu, ofereceu aos homens um presente roubado do país dos deuses. Querendo dar aos mortais algo que os enchesse de energia e prazer, Quetzcoalt foi aos campos luminosos do Reino dos Filhos do Sol para de lá roubar as sementes da árvore sagrada. Os outros deuses não lhe perdoaram que desse a conhecer um alimento divino e vingaram-se, mandando-o expulsar das suas terras pelo deus Tezcatlipoca, um deus cruel. Antes de se ir embora, Quetzcoalt jurou regressar «por onde o Sol sai» no ano ce-acatl do calendário asteca. Desta maneira fantástica, as sementes do cacaueiro teriam nascido na região dos Astecas, dando origem à árvore. O "xocolatl", (do nauatle xoco, «amargo», e atl, «água»), como era chamado, tinha tanta importância entre estes povos, que a bebida só era consumida por reis, nobres e guerreiros. O xocolatl era também utilizado em sacrifícios aos deuses, funerais e ritos de iniciação. As sementes de cacau eram, por sua vez, utilizadas como moeda de troca. Admite-se que os índios astecas foram os primeiros chocólatras conhecidos da história. Eles colhiam sementes de cacau e faziam uma infusão que acreditavam ser um poderoso afrodisíaco, chamada "chocolate" (líquido quente). Os astecas torravam e moíam as sementes de cacau, misturavam-nas com água, juntavam-lhe especiarias, como malagueta, canela, pimenta ou baunilha (e, por vezes, farinha de milho, a fim de a tornarem mais espessa) e obtinham uma bebida de sabor forte, mas muito energética. O imperador asteca Montezuma chegava a beber mais de 50 porções por dia - e cuidava sempre de tomar uma dose extra antes de entrar no seu harém. Isto fez com que Cortez, o conquistador europeu, e seus homens acreditassem que o chocolate poderia

intensificar sua performance sexual, pois contava com uma «corte» de seiscentas mulheres!... Foi esta mistura que o imperador asteca Montezuma ofereceu ao conquistador espanhol Fernando Cortez, confundindo-o com o deus Quetzcoalt pelas roupas que usava, por ter chegado por mar do lado de onde nasce o sol, por vir montado num cavalo, tudo isso no ano em que era suposto o retorno do Deus. Montezuma recebeu-o com todas as honras devidas a uma divindade, e ofereceulhe a bebida reservada às pessoas importantes. Naquela época não tinha o sabor suave e delicado que conhecemos hoje, mas, sim, amargo e forte. Numa carta ao rei da Espanha, Cortez disse que, devido às propriedades daquele líquido amargo, os guerreiros caminhavam durante um dia inteiro sem necessidade de mais alimentos! Acrescentou ainda que é um fruto que vendem moído, e têm-no em tão grande estima que o usam como moeda em todas as terras e com ele se compram todas as coisas necessárias. Ao retornar à Espanha em 1528, Cortez presenteou o Rei Carlos V com algumas preciosas sementes de cacau - e a partir daí, o chocolate começou definitivamente a fazer sua história, tornando-se tão popular e valioso na Espanha que sua produção foi mantida em segredo por mais de um século. A escassez de chocolate durante o século XVII fez com que este se tornasse um presente de excepcional valor. Contudo, os monges monásticos espanhóis, responsáveis pela manufactura do líquido, não conseguiram escondê-lo por muito mais tempo.

Acredita-se que o chocolate tenha chegado à Grã-Bretanha na segunda metade do século XVII, sendo que a primeira "fábrica" de chocolate inglesa surgiu em 1657. Pouco a pouco, a produção artesanal deu lugar à produção em massa, e por volta de 1730 seu preço já era acessível a boa parte da população. A invenção da prensa de cacau em 1828 diminuiu ainda mais os custos de produção.

Durante boa parte do século XIX, o chocolate continuou a ser consumido exclusivamente na forma líquida - mas a partir de 1861 passou a ser vendido na forma sólida, acondicionado em caixas com formato de coração. E apenas em 1876, em Vevei, na Suíça, o chocolatier Daniel Peter desenvolveu a técnica de adição de leite ao chocolate, criando o produto final que consumimos até hoje.

COMPREENSÃO DO TEXTO:

1. A quem atribuem os astecas o conhecimento do chocolate? __________________________________ _______________________________________________________________________________ 3. O chocolate era uma bebida muito valiosa para os astecas? Justifica. _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ 3. Como era confeccionada a bebida? ___________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ 4. O chocolate dos astecas era igual ao que consumimos hoje? Justifica. _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ 5. Que qualidades eram atribuídas ao chocolate? ___________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ 6. Qual foi o primeiro povo europeu a ter conhecimento do chocolate? _______________________________________________________________________________ 7. Cortez foi muito recebido pelo imperador asteca. Que relação teve esse acolhimento com a lenda do Chocolate? ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ 8. Durante muitos séculos, o chocolate foi apenas uma bebida mas, a partir de certa altura, passou a ser vendido na forma sólida. Em que ano isso aconteceu? _______________________________________ 9. Outra inovação do chocolate actual é o chocolate com leite. Quem o inventou? __________________ 10. Há quem defenda que a escolha deste ou daquele tipo de chocolate noz diz algo sobre a personalidade. Qual destes tipos de chocolate é o teu preferido?

amargo

de leite

branco

praliné

licoroso

com fruta

1.

Indeciso, não sabe o que quer da vida. Todas as portas lhe são abertas. Mas qual escolher? Você pesa o favor e o contra antes de cada decisão tomada, você é o melhor. Emocionalmente você ama viver no passado, através de tudo o que lhe lembre a infância. Desiludido você pensa com melancolia nos momentos em que tudo era tão simples. Fino conhecedor ou especialista, você sabe o que você diz, o que pode parecer ditadura aos olhos dos outros que devem obrigatoriamente adaptar-se à sua maneira de pensar. Busca o autêntico, valorizando o que existe realmente. Refinado e sequioso de passar ou demonstrar seus sentimentos. A palavra guloso pode parecer vulgar, gourmand e sensual.

2.

3.

4. 5. 6.

amargo 3.

de leite 2.

branco 1.

praliné 6.

licoroso 5.

com fruta 4.

Será que sabe tudo sobre o chocolate?
O chocolate, por ser rico em gordura, provoca e agrava a acne. 2. É rico em cafeína e por isso causa insónia.

3. É rico em flavenóides, substâncias amigas do coração. 4. Tal como a aspirina, diminui a formação de coágulos no sangue. 5. É um anti-depressivo. Promove a secreção de serotonina, que induz o bem-estar psicológico. 6. A sua gordura faz aumentar o colesterol e promove a arteriosclerose.·

7. O chocolate negro não engorda porque não tem açúcar.

8. Funciona como as anfetaminas e pode causar dependência.

9. Tem teobromina – alcalóide, que aumenta a concentração e pode diminuir ataques de tosse.

10.Em pessoas susceptíveis, pode provocar enxaqueca.