Boletim informativo -------------------------------------------------------------------------------É um impresso de várias páginas, que permite informar e aprofundar diversos temas com enfoques variados.

O boletim é como a voz oficial de um grupo de pessoas, de uma org anização ou instituição. Por seu intermédio, sabe-se o que fazem e pensam essas pessoas. É t ambém um meio que facilita a participação daqueles que desejam colaborar. A produção de um boletim requer uma equipe de trabalho e recursos econômicos para custear a impres são.

Como produzir um boletim A elaboração de um boletim pressupõe um planejamento das tarefas, para coordenar adequ adamente o trabalho dentro da equipe responsável. Decisões preliminares - A equipe deve definir os objetivos do boletim e seus destinatários (público alvo) - Definir as seções do boletim, seu estilo e formato jornalístico. - Deve haver clareza com relação aos recursos disponíveis antes de iniciar a edição. - Determinar a sua periodicidade, tiragem e tipo de impressão. - Deve ser escolhido um nome para o boletim. Há a possibilidade de escolha junto c om os leitores.

Equipe responsável Essa equipe deve desempenhar todas as funções necessárias para produzir o boletim. O m ais comum é que os integrantes assumam mais de uma função. - Repórter que vai a campo, coletando informações.

- Correspondente, se foi decidido acolher informações de outros lugares. - Desenhista e/ou fotógrafo, dependendo das habilidades pessoais. - Revisor corrige o material antes de enviá-lo para reprodução.

- Diagramador (veremos a seguir). - Editor responsável que recebe os trabalhos, entrega às pessoas responsáveis, lembra de prazos e coordena o trabalho de fechamento da edição.

Plano de trabalho As reuniões de pauta servem para que sejam decididos os temas que serão incluídos, a d ata de saída e os prazos de fechamento, a distribuição de tarefas, a edição, a impressão, a distribuição e a avaliação de cada número. Na reunião de pauta, é importante elaborar um cronograma de trabalho, com base na da ta de saída do boletim. O calendário sempre é iniciado pelo fim. Veja:

revisor. Pode ser um meio de comunicação permanente de um grupo. a folha informativa. Uma alternativa. É sempre recomendável dispor de espaços para troc r ou reatualizar informações que ficaram obsoletas. Habitualmente. instituição ou organização. Normalmente. repórter. apresenta notícias breves. diagramador.1a reunião de pauta 2a reunião de pauta Preparação do material Fechamento da edição diagramação impressão Distribuição. Não esqueça que as notícias têm vida curta. periodicidade. deve determinar uma periodicidade. a folha é estruturada em torno de um tema central e contém elementos destinados a chamar a atenção dos leitores e a gerar opinião. p odendo ser distribuído ou colocado em murais. Seções. custo). Características da edição (quantidade de exemplares. tamanho ofício. Sua linguagem deve ser ágil. O tipo de impressão. Os responsáveis por cada função: editor responsável. . Neste ca so. impresso pelos dois lados. Como fazer Definições preliminares: Objetivos e papel que cumprirá. matérias e temas a tratar. criativa e tem um outro fator de convencimento: é barato.

. como. Tipos formato de letras em diversos corpos (tamanho das letras).Redação do texto Podem apresentar notícias. como espaços em branco. Se for necessário. mas. Facilitam a leitura e contrib uem para uma identificação visual. Ilustrações Fotografias. siga a risca aquele número. onde. send o um deles o principal e os demais secundários. num espaço pr erminado. Seções permitem organizar os temas ao longo das páginas. fios e quadros (Box). quando vierem aba Intercalados ao longo do texto para dar um descanso ao leitor e separ Antetítulos ixo. detêm a essência da informação. que tanto podem ser complementos da infor mação. Ou sub-títulos. Quando trabalhar com um determinado número de colu nas. em muitos casos. em uma página. Disposição dos textos Títulos conforme a importância maior ou menor de cada artigo. O espaço limitado recomenda que não se aborde mais do que quatro ou seis temas. Diagramação Diagramação é a ação concreta de distribuir. Aqui se combinam: Capa atrai o leitor e adiante o seu conteúdo. nas páginas os elementos gráficos. um fechamento. cores. entrevistas. desdobramento do tema e seu contexto. O jornal é trabalhado em colunas. Atrair e orientar o leitor (sobre o que deve ler primeiro) Permitir o reconhecimento do informativo. Os textos devem ter Introdução Corpo Final Apresente o tema e responda às questões: quem. gráficos. Que funções deve exercer: Facilitar a leitura do informativo. algo motivador ou provocador. depoimentos. quando e porquê. Entretítulos ar temas. Devem despertar o interesse do leitor e introduzi-lo na leitural. Elementos de apoio retícula. Escolha a forma mais adequada para o material informativo disponível. desenhos. reverso. dando-lhe identidade e harmo nia gráfica. breves textos colocados acima do título. Valem as mesmas regras.

Serigrafia .Impressão em formato artesanal.Permite usar cores. § § . uma boa dica é ler: Manual de Comunicação .Aconselha uso de fios. . .Imagens em alto-contraste. § . .Adequado para impressos de uma página. onde este text o foi baseado.Tornou-se impróprio para jornal.Variação de cores. § .Permite qualquer formato. Mimeógrafo .Os recursos de impressão Off-set . § .Permite diagramação original.Como usa r os meios de comunicação em grupos. Para fazer este tipo de material.Baixas tiragens. da Editora Sinodal (São Leopoldo).boa reprodução de fotos e fundos. § § . § § Tipografia .A tiragem depende do tipo de mimeógrafo e do tipo de matriz.Permite tiragens médias e altas. . .

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful