P. 1
NBR 14277 - 1999 - Campo para treinamento de combate a incêndio

NBR 14277 - 1999 - Campo para treinamento de combate a incêndio

|Views: 5|Likes:
Published by Marco Paiva

More info:

Published by: Marco Paiva on Dec 09, 2012
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

10/12/2014

pdf

text

original

Cópia não autorizada

JAN 1999

NBR 14277

Campo para treinamento de combate a incêndio
ABNT-Associação Brasileira de Normas Técnicas
Sede: Rio de Janeiro Av. Treze de Maio, 13 - 28º andar CEP 20003-900 - Caixa Postal 1680 Rio de Janeiro - RJ Tel.: PABX (021) 210 -3122 Fax: (021) 220-1762/220-6436 Endereço Telegráfico: NORMATÉCNICA

Copyright © 1999, ABNT–Associação Brasileira de Normas Técnicas Printed in Brazil/ Impresso no Brasil Todos os direitos reservados

Origem: Projeto 24:203.02-002:1998 CB-24 - Comitê Brasileiro de Segurança contra Incêndio CE-24:203.02 - Comissão de Estudo de Programa de Brigada de Incêndio NBR 14277 - Training field for fight fire Descriptors: Fire brigade. Fire Válida a partir de 01.03.1999 Palavras-chave: Brigada de incêndio. Incêndio 3 páginas

Prefácio
A ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas - é o Fórum Nacional de Normalização. As Normas Brasileiras, cujo conteúdo é de responsabilidade dos Comitês Brasileiros (CB) e dos Organismos de Normalização Setorial (ONS), são elaboradas por Comissões de Estudo (CE), formadas por representantes dos setores envolvidos, delas fazendo parte: produtores, consumidores e neutros (universidades, laboratórios e outros). Os Projetos de Norma Brasileira, elaborados no âmbito dos CB e ONS, circulam para Votação Nacional entre os associados da ABNT e demais interessados.

2.2 campo para treinamento: Local onde são realizados os treinamentos práticos de combate a incêndios, composto por obstáculos e proteções ao usuário e ao meio ambiente. 2.3 casa da fumaça: Obstáculo constituído por uma edificação destinada a simular um ambiente sinistrado. Deve ser dotada de no mínimo: porta de entrada, porta de saída, dispositivo ou saída de emergência e instalação elétrica à prova de explosão. 2.4 distância de segurança: Distância mínima julgada necessária para garantir a segurança das pessoas e das instalações, normalmente contada a partir do limite da área da instalação ou equipamento. 2.5 ECI: Equipamento de combate a incêndios. 2.6 EPI: Equipamento de proteção individual. 2.7 EPR: Equipamento de proteção respiratória. 2.8 GLP: Gás liquefeito de petróleo. 2.9 obstáculo: Recipiente, superfície, dispositivo ou edificação incombustíveis, destinados à queima de combustíveis de forma controlada ou simulação de ambiente sinistrado. Os obstáculos tipo recipientes de líquidos inflamáveis devem ser dotados de dispositivos de controle de derramamentos ou transbordamentos com capacidade superior ao próprio recipiente. 2.10 PMA: Proteção ao meio ambiente. 2.11 PU: Proteção ao usuário.

1 Objetivo
1.1 Esta Norma estabelece as condições mínimas para a padronização dos campos para treinamentos de combate a incêndio. 1.2 Esta Norma é aplicável no treinamento de brigadas de incêndio, de bombeiros e outros profissionais inerentes à área de incêndio.

2 Definições e abreviaturas
Para os efeitos desta Norma, aplicam-se as seguintes definições e abreviaturas: 2.1 área total de fogo; ATF: Soma de todas as superfícies de líquidos em combustão no momento da execução de um exercício.

3.Uma caixa de primeiros socorros . 3. na forma pura.Básico ECI: Obstáculos: Extintores portáteis ou extintores sobre-rodas Máximo de 2 m2 de ATF ou dispositivo para queima de GLP com utilização de no máximo um botijão com capacidade de 13 kg Óleo diesel.Uma unidade extintora .Profissional habilitado pata atendimento de emergências médicas . respeitando-se a distância mínima de 6 m Idem a 3.Um auxiliar do instrutor . 3. tolerando-se até 10% de mistura entre estes produtos para favorecer a ignição.1 a 3.Avançado Ver tabela 2.Veículo para transporte de acidentados .EPI para cabeça. ou GLP NOTA .1 Mínimo de 2 m para cada 1 m2 de ATF.Um auxiliar do instrutor (acima de 20 pessoas) Tabela 2 .Avançado ECI: Obstáculos: Combustível: Distância de segurança: PMA: PU: Extintores portáteis.Local para atendimento médico . gasolina. olhos.Cópia não autorizada 2 NBR 14277:1999 3 Condições gerais Os campos de treinamento são classificados de acordo com o rigor pretendido e devem atender aos requisitos mínimos prescritos em 3.Nível 02 .Proteção contra incêndio em conformidade com a legislação vigente. extintores sobre-rodas ou sistema de hidrantes Mínimo de 2 m2 e máximo de 7 m2 de ATF ou dispositivo para queima de GLP e casa da fumaça Idem a 3.Superior Ver tabela 3. independente dos ECI e agentes extintores usados no treinamento .1 .2 Nível 02 . 3. querosene ou álcool etílico. Tabela 1 .Nível 01 .1 Nível 01 . Combustível: Distância de segurança: PMA: PU: Mínimo de 3 m para cada 1 m2 de ATF De acordo com a legislação vigente .EPR para o instrutor e um carona.Básico Ver tabela 1. com autonomia mínima de 20 min .Estes ou outros produtos somente podem ser utilizados com autorização do órgão governamental responsável pela proteção ambiental da região onde estiver localizado o campo.3 Nível 03 . membros superiores e pés .

Nível 03 .Local para atendimento médico .Proteção contra incêndio em conformidade com a legislação vigente. tronco.2 Idem a 3. olhos. independente dos ECI e agentes extintores usados no treinamento .Superior ECI: Obstáculos: Combustível: Distância de segurança: PMA: PU: Extintores portáteis.Profissional habilitado para atendimento de emergências médicas . extintores sobre-rodas e sistema de hidrantes Mínimo de 7 m2 de ATF ou dispositivo para queima de GLP e casa da fumaça Idem a 3. membros superiores e pés .1 .Ambulância para transporte de acidentados .EPR .Uma equipe auxiliar do instrutor .Cópia não autorizada NBR 14277:1999 3 Tabela 3 .1 Idem a 3.EPI para cabeça.

You're Reading a Free Preview

Download
scribd
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->