Página 2 de 28

Introdução ................................................................................................................................ 3 Organização e simplificação ................................................................................................ 5 Backup direto da Câmera..................................................................................................... 7 Backup ao Importar no Lightroom........................................................................................ 8 Lightroom, exportando para backup ................................................................................ 10 COBIAN BACKUP - Configurando ....................................................................................... 15 Backup Externo Principal ...................................................................................................... 19 Backup Externo Online ......................................................................................................... 22 Dicas finais para não perder suas fotos ............................................................................. 23 Conclusão .............................................................................................................................. 27 Sobre o Autor ......................................................................................................................... 27

VISITE A LOJA FOTOGRAFIA-DG
Cupom 5% em compras: BACKDG

Backup um BEM necessário por Eduardo Guilhon www.fotografia-dg.com

é possível que faça com outro.. Vai ser difamado e perderá mais clientes. Pare um pouco e se faça a seguinte pergunta. E finalmente vai começar a fazer backup O pior de tudo é você perder o cliente e ainda ser difamado por ele. tenho mais de 1TB de arquivos importantes que faço backup diariamente.. noticia ruim corre mais do que a boa. eu. documentos. Vai ter que devolver a grana. as que já perderam algum tipo de arquivo e aquelas que ainda vão perder! A única diferença é que uns podem saber recupera-los.. Backup um BEM necessário por Eduardo Guilhon www. O maior problema é que você geralmente não recebe nenhuma mensagem sobre algum problema que esteja ocorrendo e que o mesmo pode danificar ou apagar seus arquivos. Pode abrir um processo contra você Vai pedir a grana de volta Se ganhar o processo (grandes chances) mais grana vai ser desembolsada. “O que aconteceria se eu perdesse um trabalho que não foi entregue?” Vou lhe dizer o que poderia ocorrer O Cliente       Não vai ter as fotos e se puder refazer..Página 3 de 28 Introdução Existem apenas dois tipos de pessoas. Como alguns devem saber. Se for processado vai ter arcar com os prejuízos. por exemplo. O Fotógrafo       Vão vai saber explicar por que não tinha backup.fotografia-dg. temos que fazer backup de vários formatos de imagens. e-mails. Não é fácil ser fotógrafo e ter milhões de arquivos para fazer backup. Já comecei com uma frase impactante e que faz parte de nossa realidade. Pode perder o cliente. Vai perder toda a confiança em você Vai comentar com todos sobre o problema ocorrido. trabalhei mais de 15 anos na área de informática e isso me possibilitou ter uma bagagem bastante interessante com os mais diversos casos de pessoas que perderam os seus dados. Lembre-se. programas.com .

fotografia-dg. exclusão acidental. 2. mas Backup um BEM necessário por Eduardo Guilhon www. 7. 8. 6. falha no hardware e software. 1. entre elas: vírus. exportando para backup. Obs. O Samsung era o meu HD de Backup Interno e o Seagate era um HD Extra que não era novo. queda de energia. um Samsung e um Seagate. Abaixo mostro um diagrama com alguns tipos de backups.com . ou o mesmo pode se tornar ineficaz. e com eles podemos ter uma ideia de como funcionam. Para se proteger da melhor forma possível é necessário ter um planejamento para Backup. 9. Cobian Backup . Diagrama de alguns tipos de backup Mas não se preocupe. não precisamos fazer todos os métodos informados no diagrama. mau uso e por ai vai.Página 4 de 28 Existem inúmeras formas para ter arquivos perdidos ou corrompidos. Temos que utilizar os principais e que podem nos deixar seguros. 4. acabei tendo problemas com dois HDs de 1TB.: Lei de Murphy apareceu durante esse e-book.Configurando Backup Externo Principal Backup Externo Online Dicas finais para não perder suas fotos. 3. Introdução Organização e simplificação Backup direto da câmera Backup ao Importar no Lightroom Lightroom. 5.

Para começar nosso trabalho aconselho o seguinte cenário. Remova arquivos duplicados Arquivos duplicados podem ocupar muito espaço com o passar dos anos.  Uma Pasta para Fotos Pessoais (Hobby)  Separe por ANO  Uma Pasta para Fotos de Trabalho  Separe por ANO  Uma pasta para Backup de Arquivos Originais  Separe por ANO  Pasta para DOCUMENTOS PESSOAIS  Separe por tipos de Arquivos  Pasta para DOCUMENTOS DE TRABALHO  Subpasta para Documentos de Clientes  Subpasta para Documentos da empresa  Subpasta para Pagamentos e Recibos Dicas (obvias e não tão obvias) 1. Tudo tem seu lugar Separe tudo e sempre deixe tudo organizado. crie filtros/pastas “inteligentes” para o Lightroom. 2. Simplifique seu backup. evite isso organizando suas pastas. Separe os arquivos por datas e tipos. Algumas vezes eu tive e ainda tenho (em arquivos muitos antigos ainda não organizados) dificuldades para encontrar o que procurava.Página 5 de 28 estava parado e acabou substituindo o Samsung (por pouco tempo).com . 3. e que depois de um tempo elas podem (deveriam) se tornar um hábito. Três HDs Grandes de acordo com sua necessidade  Um para os arquivos originais  Um para Backup Interno  Um para Backup Externo Local 3. por isso acabei adotando algumas técnicas que tem ajudado constantemente. Utilize um HD apenas para o seu sistema ( C: ) 2. Backup um BEM necessário por Eduardo Guilhon www. Organização e simplificação Organizar nossos documentos é algo que pode dar muito trabalho ao ser feito e quanto mais tempo você espera pior fica. Por isso aconselho o uso de algumas dicas que podem ajuda-lo. acabei comprando mais um HD de 1TB e outro de 2TB.fotografia-dg. 1.

Separe seus Documentos importantes Backup um BEM necessário por Eduardo Guilhon www. faça com que ele seja salvo em uma pasta padrão ou em uma pasta com um prefixo/sufixo padrão (exemplo: TMPPhotos_Arquivos_para_impressao). sem precisar verificar o exif. 5.08.Página 6 de 28 Ao criar um filtro para exportar/salvar uma imagem. 4. normalmente você tem que utiliza-la como uma pasta temporária. Detalhe de como ficam os nomes dos arquivos e pastas 7. só que quando você não tem o software para procurar ocorre o problema de não conseguir encontrar facilmente.fotografia-dg. Dessa maneira consigo diminuir a probabilidade de ter arquivos iguais em qualquer momento.com . Tenha a pasta da Bagunça (no meu caso é a Downloads) Esse tipo de pasta não pode ter nada importante guardado. mesmo utilizando duas câmeras e ainda sei quando a foto foi tirada. Com isso você pode economizar mais de 50GB de backup dependendo do tamanho do seu trabalho anual. você não leva mais de 5 minutos pra fazer isso. faça uma verificação semanal e transfira para as pastas corretas.22_Nome_do_cliente” Assim é possível obter a informação de exatamente quando a foto foi feita e com qual cliente. Organize suas pastas de fotos “2011.jpg). Assim você coloca para ignorar qualquer pasta que tenha “TMPPhotos”. esses dados são pegos através do metadados da foto. Organize suas fotos De forma semelhante às pastas é aconselhável criar uma rotina para que o Lightroom altere o nome dos arquivos para a seguinte nomenclatura “DSC_2384_20110822215601. Antigamente (também com o Lightroom) eu utilizava muito apenas as Datas (sem o nome).jpg” (DSC_2384 2011/08/22 21:56:01 . 6. dessa maneira era fácil achar dentro do programa por causa das Palavras chaves (KeyWords).

A Nikon D7000 trabalha também com dois cartões. Backup Fiel (o mesmo arquivo em ambos os cartões).). 4. Backup em formatos diferentes (NEF + JPEG). Favoritos. Backup um BEM necessário por Eduardo Guilhon www.com .Página 7 de 28 Utilize pastas padrões para guardar seus arquivos (Downloads. Vídeos e etc. Backup direto da Câmera Este deveria ser o primeiro método de backup utilizado (quando possível). Essa possibilidade de usar dois cartões simultâneos é excelente quando usado para backup. D300s e D3s da Nikon (entre outras). 5. através de câmeras que suportam a utilização de dois cartões simultâneos. Documentos. A Nikon D300s trabalha com dois cartões. Transbordo (Grava no segundo depois que o primeiro lotar). 6.fotografia-dg. tais como a D7000. só que não deixe no HD de sistema ( C: ). escolha outro. Musicas. mas ambos SD. Essas câmeras liberam algumas configurações para utilização. um CF e outro SD.

Backup ao Importar no Lightroom O Backup CRÚ . O Cartão de memoria.É aqui que as coisas começam a acontecer de fato. tem vida útil (MTBF). Fazendo isso já vais ter um backup inicial. Não mova ou apague os arquivos depois de transferir o trabalho que está no cartão para algum computador ou drive de backup. atualmente os cartões atuais tem uma expectativa de vida de aproximadamente 10 anos. assim como qualquer hardware. só que nesse meio tempo ele está sujeito a falhas por diversos motivos: mau uso. Backup um BEM necessário por Eduardo Guilhon www. Esta opção faz com que seja feito um backup de tudo que for copiado do cartão para outro local escolhido. Fazendo isso você tem os mesmos arquivos em dois locais diferentes. Infelizmente o mais comum é o mau uso. Quando for selecionar a pasta. não esqueça que o local deve ser em outro HD físico diferente.fotografia-dg. Deixe para apagar/formatar o cartão antes de iniciar o próximo ensaio e pela própria câmera. o meu conselho é de substitui-los depois de aproximadamente dois anos de uso. Quando vamos importar uma foto temos a opção “Fazer uma segunda cópia para:” que deve ser marcada. oxidação. e se for assaltado possivelmente não vão levar os dois cartões. com a utilização do “Lightroom 3” no primeiro processo é possível estar fazendo o backup de todas as fotos/vídeos sem edição.Página 8 de 28 Se você tem uma câmera com essa opção use o modo de “Backup Fiel” e sempre que terminar uma sessão ou encher o cartão faça o seguinte. retire os cartões e entregue um para alguém de confiança da sua equipe e o outro coloque no bolso. descarga elétrica. por isso chamei esse backup de “CRÚ”.com .

07. Logo abaixo desta opção aparecerão os HDs/Partições existentes. Eu por exemplo. Antes de iniciar a importação vá até a opção “Destino” no Lightroom e faça a seguinte configuração  Marque a opção “Na Subpasta”. por exemplo: 2011. no caso demonstrado selecionei a partição “C:” e procurei a pasta “Arquivos” que fica dentro de “C:/Fotos/Fotos_2011/”. Backup um BEM necessário por Eduardo Guilhon www. assim quando precisar fica mais fácil de achala.07.fotografia-dg.  Na opção “Organizar” selecione “Em uma pasta”.  Escreva o nome da pasta. exemplo: “2011.10_TESTE” ficou de uma cor diferente dos outros.Página 9 de 28 Detalhe do nome da pasta Aconselho nomear a pasta com a data e nome do cliente ou com o mesmo nome que você salva para edição. Perceba na imagem abaixo que o nome “2011. salvo todas as minhas fotos em pastas com a data do trabalho e nome do cliente. isso ocorre quando uma pasta nova está sendo criada e mostra exatamente onde ela vai ficar quando você finalizar a importação.com .07.10_Artigo_Fotografia-DG (igual mostrado na segunda parte do e-book).10_TESTE”.

Antes de qualquer coisa precisamos ter as regras para que o backup seja feito corretamente.com . exportando para backup Vou mostrar um método que utilizo para fazer os backups de minhas fotos editadas em JPEG ou RAW/PSD/TIFF. Backup um BEM necessário por Eduardo Guilhon www. cedilha. mas é interessante manter os arquivos por pelo menos um ano e se quiser depois descarta-los ou ficar apenas com os arquivos originais que foram selecionados. Lightroom. pois você está fazendo uma cópia crua.fotografia-dg. Este não é um método de suma importância para manter por muito tempo. nos navegadores. por exemplo: “á é í ó ú” = “%E1%20%E9%20%ED%20%F3%20%FA” (o espaço é trocado por %20). o Lightroom 3 e o Cobian Backup.Página 10 de 28 Utilizando a opção “Destino” Não utilize acentuações. caracteres especiais ou espaços nos nomes das pastas e arquivos. Para isso preciso de dois softwares. Alguns sistemas/softwares não se dão muito bem com esses tipos de caracteres e fazem com que eles sejam convertidos para códigos que o sistema identifica.

já podemos configurar o Lightroom corretamente para que salve os arquivos. Backup um BEM necessário por Eduardo Guilhon www. Acesse o menu “Arquivo > Exportar” ou aperte “Ctrl+Shift+E” 8. Agora no menu Predefinição vamos ter o seguinte.  Menu: Backup  Submenu: Backup_JPEG_Final 11.com .Página 11 de 28 CONFIGURAÇÕES PARA O LIGHTROOM 3: Criando os Atalhos 7.fotografia-dg. Repita para criar outro menu com o nome Backup_RAW_Final Detalhes de como fica o menu Predefinição Com os menus criados (Backup_JPEG_Final e Backup_RAW_Final). Na janela “Nova Predefinição” têm duas opções.  Nome da predefinição: Backup_JPEG_Final  Pasta: Selecione “nova pasta” e escreva “Backup“  Clique em Criar 10. Clique no botão Adicionar (ao lado esquerdo) 9. Criando o Backup para Arquivos JPEG Clique no submenu Backup_JPEG_Final e ao lado coloque as configurações conforme são mostradas nas imagens abaixo.

fotografia-dg.Página 12 de 28 Primeira etapa de configuração para Backup em JPEG Segunda etapa de configuração para Backup em JPEG Terminada a configuração é necessário que você clique com o Lado direito do mouse em cima do submenu Backup_JPEG_Final e em seguida clique em “Atualizar com configurações atuais” Backup um BEM necessário por Eduardo Guilhon www.com .

com pequenas diferenças (veja abaixo).fotografia-dg. Selecione outra opção no menu “Predefinição” e depois clique novamente no Submenu Backup_JPEG_Final. faça o seguinte. Criando o Backup para Arquivos RAW/PSD/TIFF Clique no submenu Backup_RAW_Final e ao lado coloque as configurações conforme foram mostradas nas imagens para o JPEG. Essas configurações fazem com que as fotos selecionadas sejam salvas em uma nova pasta chamada Backup_JPEG_Final no formato JPEG e dentro da mesma pasta de onde se encontra a original. para saber se foi atualizado corretamente com as configurações novas e depois clique no X para fechar essa janela.Página 13 de 28 Salvando as predefinições Para verificar que foi salvo corretamente. Backup um BEM necessário por Eduardo Guilhon www.com . Selecione as fotos que deseja fazer o backup e em seguida clique com o lado direito do mouse em cima de uma delas para acessar o menu e clicar em Exportar > Backup_JPEG_Final.

com .fotografia-dg. Backup um BEM necessário por Eduardo Guilhon www.Página 14 de 28 Em “Local da exportação” mude o nome da pasta e em “Configurações de arquivos” selecione o formato para a opção “Original” Ao finalizar a configuração siga o mesmo procedimento de clicar com o Lado direito do mouse em cima do submenu Backup_RAW_Final e em seguida clique em “Atualizar com configurações atuais” Abaixo segue uma imagem de como fica a hierarquia das pastas após a criação dos backups selecionados.

Configurando Aconselho este é um programa.fotografia-dg.Página 15 de 28 Detalhes de como fica a hierarquia das pastas e formato das imagens JPEG COBIAN BACKUP . e o melhor de tudo. para que ele não acabe fazendo backup de arquivos fora do proposito de sua regra de backup. Criando o Backup para Arquivos JPEG Temos que configura-lo de acordo com as opções o que utilizamos para exportar as fotos em formato JPEG no Lightroom. 1. Acesse o menu “Tarefa > Nova Tarefa” ou aperte “Ctrl+A” 3.com . A janela “Nova tarefa” temos:  Geral  Nome da tarefa: Backup_JPEG_Final  Marque: Incluir Subdiretórios. já utilizo ele há uns três anos e nunca tive problemas.  Marque: Utilizar lógica de atributo de arquivo. No menu “Ferramentas > Opções > Mecanismo” aconselho marcar a opção “Remover diretórios vazios” 2.  Arquivos Backup um BEM necessário por Eduardo Guilhon www.). é totalmente gratuito e sem propagandas.  Marque: Utilizar cópia de sombra de volume (p/ Windows vista ou superior)  Tipo de Backup: Incremental  Fazer uma cópia completa a cada: 7 (fica a sua escolha.

Página 16 de 28       Origem: Adicione as pastas que deseja fazer backup. Programar  Tipo de programação: Diariamente  Data/Hora: Eu uso as 02h00min da madrugada Arquivo Compactado  Tipo de compactação: Sem compactação Exclusões  Incluir SOMENTE estes arquivos: *\Backup_JPEG_Final\*  Excluir estes arquivos: Não coloque nada Eventos (Não precisa marcar nada) Avançado  Marque: Sempre criar o diretório pai Primeira parte dos detalhes de como fica a configuração para JPEG Backup um BEM necessário por Eduardo Guilhon www.  Destino: Adicione o local para onde o backup deve ir.fotografia-dg.com .

 Marque: Utilizar cópia de sombra de volume (p/ Windows vista ou superior)  Tipo de Backup: Incremental  Fazer uma cópia completa a cada: 7 (fica a sua escolha.Página 17 de 28 Segunda parte dos detalhes de como fica a configuração para JPEG Criando o Backup para Arquivos RAW/PSD/TIFF Copie o mesmo procedimento do JPEG mudando apenas alguns parâmetros.). No menu “Ferramentas > Opções > Mecanismo” aconselho marcar a opção “Remover diretórios vazios” 2.fotografia-dg.  Programar  Tipo de programação: Diariamente  Data/Hora: Eu uso as 02h00min da madrugada  Arquivo Compactado  Tipo de compactação: Sem compactação Backup um BEM necessário por Eduardo Guilhon www.  Arquivos  Origem: Adicione as pastas que deseja fazer backup. 1. para que também seja feito o Backup dos arquivos RAW/PSD/TIF (ou seja.com . A janela “Nova tarefa” temos:  Geral  Nome da tarefa: Backup_RAW_Final  Marque: Incluir Subdiretórios. tudo que está na pasta Backup_RAW_Final).  Marque: Utilizar lógica de atributo de arquivo.  Destino: Adicione o local para onde o backup deve ir. Acesse o menu “Tarefa > Nova Tarefa” ou aperte “Ctrl+A” 3.

com .fotografia-dg.Página 18 de 28    Exclusões  Incluir SOMENTE estes arquivos: *\Backup_RAW_Final\*  Excluir estes arquivos: Não coloque nada Eventos (Não precisa marcar nada) Avançado  Marque: Sempre criar o diretório pai Primeira parte dos detalhes de como fica a configuração para RAW/PSD/TIFF Backup um BEM necessário por Eduardo Guilhon www.

Compre um HD externo com o dobro de tamanho que você precisa. Saiba quantos MB/GB/TB você precisa para fazer backup. procure por eles. mudamos apenas a máscara de inclusão. 14.Página 19 de 28 Segunda parte dos detalhes de como fica a configuração para RAW/PSD/TIFF. Backup Externo Principal A melhor opção atualmente é a utilização de um HD Externo. O que devo saber para comprar um HD Externo? 12. Backup um BEM necessário por Eduardo Guilhon www. ainda acaba sendo mais barato do que perder tudo. Lacie. Y e Z) e configure o Cobian para fazer o backup.fotografia-dg. Para fazer o backup no HD é extremamente simples e pode ser baseado no que aprendemos anteriormente. apesar do valor ser um pouco superior que os outros métodos. Obs. WD (Western Digital).: Alguns modelos já estão oferecendo três anos de garantia (Hitachi). 13. Conecte o seu HD externo no computador e verifique qual a letra dada para o mesmo (eu gosto de mudar meus discos externos para X. É uma ótima opção para quando você quer guardar por tempos mais longos e acaba se tornado extremamente barato.com . por exemplo: Seagate. Samsung e Hitachi. Escolha um HD externo de boa qualidade.

Se você configurou como explicado neste e-book pode fazer o uso de duas máscaras  *\*Previews. na pasta de Previews de 2010 que está no meu computador possui 3. Para você ter ideia.389 pastas. Com isso podemos configurar o Cobian para que não pegue essas pastas. economizando bastante espaço.Página 20 de 28 Para que o Backup não seja muito demorado e que também economize espaço.  Backup de todas as fotos Backup um BEM necessário por Eduardo Guilhon www.34GB.com . adicione uma máscara de exclusão removendo as pastas desnecessárias.591 arquivos e 27. 18. *\*TMPPhotos*\* Esse é o prefixo/sufixo que pedi para vocês utilizarem com a configuração dos arquivos exportados.lrdata*\* Essa máscara faz com que não seja copiada a pasta que contem todos os milhões de previews e subpastas do Lightroom.fotografia-dg.

Deixe um em casa parado e outro no escritório fazendo o backup. Backup um BEM necessário por Eduardo Guilhon www. pois só precisa trocar de DVD e depois marcar a data e nome do cliente na mídia e guardar. você tem um backup completo com no máximo apenas sete dias de desatualização. não custa marcar para criar uma segunda cópia. e mantenha o reserva em um endereço diferente e faça rodizio deles a cada sete dias. Já que tem que gravar a mídia para o cliente. com a arte impressa na mídia de DVD e na capa da caixinha do DVD.Página 21 de 28 Repare nas “Mascaras de exclusão” Dica: Tenha dois HD Externos. Gosto de entregar o meu trabalho todo personalizado. isso vai lhe economizar um bom tempo.com . assim se ocorrer algum desastre. mas é um método muito pratico e não deve levar mais que 10 minutos por cliente. o trabalho para isso é muito pouco. Caso o cliente diga que perdeu ou danificou a mídia. Acho que 90% dos fotógrafos que conheço entregam o trabalho para o cliente em algum tipo de mídia (eu sou um deles).fotografia-dg. Backup em Mídias (CD/DVD/BlueRay) Muitos podem achar que é besteira fazer isso. vais ter uma copia igual a entregue para ele.

como pegar fogo no local que estão os backups. Montei um método especifico para utilizar o backup online.Página 22 de 28 Backup Externo Online Armazenar suas fotos e documentos online pode ser uma forma bastante segura em caso de um acidente extremo. para isso normalmente só é preciso entrar no site do software utilizado e navegar pelos backups. você levaria aproximadamente 180 dias consecutivos para enviar tudo. com dólar a 1.com  Backup um BEM necessário por Eduardo Guilhon www. pois qualquer tipo de acesso precisa utilizar o upload e download para trafegar dados.com .mozy. esse espaço vem com o Pacote família e da para utilizar com até cinco computadores pelo valor de $14. Faço backup de:  Todos os documentos pessoais  Todos os documentos de trabalho  Todas as fotos dos clientes de 2010 e 2011 em JPG O Backup de todos esses itens chegou a 80GB e levei dois meses para concluir o envio. mas que tem apenas 512Kbps (50KB/s) de upload. o que é impossível.95 por mês.fotografia-dg.com Oferece uma conta gratuita com 5GB de espaço e trabalha com arquivamento verdadeiro em qualquer tipo de conta e não espelhamento como ocorre com o Mozy Mozy – www. isso se a velocidade se mantese sempre a 512Kbps.  IDrive – www. Existem dois problemas graves na utilização desse sistema.  Alguns provedores de Backup Online. O lado bom de guardar seus arquivos na Nuvem é a garantia de acessa-los de qualquer lugar do mundo. pois no Brasil é extremamente caro e demorado fazer esse tipo de procedimento.  Lentidão para enviar os arquivos Imagina enviar 1TB de arquivos em uma ADSL de 10MB.idrive. tenho 500GB de espaço no IDrive.00.4 (aproximadamente R$296.65). Preço Eu por exemplo. Com esse valor posso comprar um HD de 2TB por ano. totalizando $179.

fotografia-dg.com Não fala o tamanho e nem o tempo da grátis da conta. e não trabalha com arquivamento verdadeiro e sim com espelhamento.Página 23 de 28 Oferece uma conta gratuita com 2GB de espaço. ou seja.com . diminuindo assim o problema de corrupção/perda de dados. Cartões de qualidade são produzidos com memorias de maior confiabilidade e durabilidade.syncplicity.  Leia o contrato. hoje tenho oito cartões deles. pode existir informações uteis. Carbonite – www. Compre cartões de memória de qualidade. Backup um BEM necessário por Eduardo Guilhon www. 1. normalmente nesses casos é feito por espelhamento.  Tamanho do espaço liberado  Número de usuários por conta  Número de computadores por Conta  Veja se permite fazer backup de HDs Externos  Tipo de backup: Arquivamento verdadeiro ou Espelhamento  Procure e solicite informações a quem já utiliza. Eu particularmente gosto muito dos cartões de memória da serie Extreme feitos pela Sandisk. procure algumas informações.  Antes de escolher algum.carbonite. se você perder ou mover a pasta ela é removida do servidor em 30 dias.  Syncplicity – www. mas por um preço único diz que libera espaço ilimitado. mas também não consegui saber pelo site se o backup é por arquivamento ou espelhamento. Dicas finais para não perder suas fotos Uma pequena recapitulação do que vimos anteriormente e mais algumas dicas novas que podem ser úteis. Lembre-se que inclusive a maioria dos fabricantes tem linhas de baixo custo e que podem dar problemas também. mas não consegui saber pelo site se o backup é por arquivamento ou espelhamento. são rápidos e confiáveis.com Oferece uma conta gratuita de 2GB.

Escreva a data de compra nos cartões. como você o carrega para todo lado.Página 24 de 28 Arquivo danificado no cartão de memória de péssima qualidade 2. a troca é aconselhada devido ao mau uso (que todos fazemos em alguns momentos). Coloque nome ou números nos cartões e use um diferente em cada trabalho. assim você evita que um cartão quebre por fadiga mais rápido.com .fotografia-dg. 6. 3. é comum apresentar problemas no HD ou elétricos. Evite apagar ou remover as fotos durante um trabalho. como colocar o cartão no bolso sem a proteção. Além que nenhum visor é bom o suficiente bom para dizer se a foto ficou boa. 5. assim você pode se programar para comprar novos cartões depois de um ou dois anos. Não remova as fotos durante um trabalho. tirar/colocar com a câmera ligada ou sem ejetar a USB etc. tocar nos contatos. durante o trabalho você tem coisas mais importantes para fazer e por isso pode acabar removendo uma foto errada. 4. Nomeie e faça rotatividade de cartões. Troque os cartões a cada um ou dois anos. Não salve arquivos apenas no notebook. Notebook é um dos piores locais para se salvar arquivos importantes. importe as fotos para outro local. Sempre que possível faça uma copia. Nunca deixe as fotos apenas no cartão de memória. Backup um BEM necessário por Eduardo Guilhon www. deixar cair.

Faça um Backup do backup. assim você evita apagar alguma foto errada e ainda por cima pode fazer um estudo de sua evolução e quais erros tem que resolver. sempre faça em cima de uma cópia ou utilize softwares que editam as fotos de forma não destrutiva. Nunca. 9. pode ser em mídia ou até mesmo um ISO dele. Organize e classifique suas fotos. Sempre confira seus backups pelo menos uma vez por mês. 13. 17. 10. Não remova o cartão do PC sem antes ejeta-lo. As portas USB tem energia elétrica e assim como na câmera podem danificar o cartão se removido enquanto está sendo usada. Não remova nenhuma foto por pelo menos um ano. 15. em momento algum edite uma foto original. você nunca saber se esse arquivo vai ser possível de ler depois de 10 anos. Sempre tenha um Backup do Backup. 12. Não edite a foto original. Faça backup. Meio obvio. 11. Desta forma se ocorrer algum problema com a mídia do cliente é possível recuperar sem problemas. Não confie no próximo. Não remova nenhuma foto por pelo menos um ano. Verifique seus backups. mas é isso mesmo. qualquer alteração ele grama em um arquivo XMP. Não adianta ter milhões de backups. se eles não funcionam como deveriam. Você não sabe se depois do trabalho ela vai para uma festa ou até para outro trabalho. Faça um backup do DVD. Terminou o trabalho leve para fazer o backup. faça backup. Isso é muito comum de ocorrer e pode danificar o cartão. 14. como o Lightroom. 8. perdi dois HDs enquanto escrevia esse e-book. Tenha os arquivos salvos em formatos padrões. Faça backup do DVD entregue para o cliente. os hardwares não são confiáveis.fotografia-dg. como falei antes.com . Evite salvar arquivos fora dos padrões.Página 25 de 28 7. Backup um BEM necessário por Eduardo Guilhon www. Nunca confie seu arquivo único em uma pessoa ou freelancer. pois ele está alimentado com corrente elétrica. 16. Não mexa no cartão com a câmera ligada.

com . Western-Digital e Samsung.fotografia-dg. Backup um BEM necessário por Eduardo Guilhon www. para saber o grau de importância de cada uma. ele mostra muitas informações interessantes. Verifique com a loja quais os discos que dão menos problemas. Use discos rígidos de qualidade e novos. Backup só é caro na sua cabeça. Não deixe para depois. Procrastinação é a pior inimiga do Backup. Faça um checklist para saber o que fazer antes de editar uma foto Fala esse checklist imprima e cole em algum local visível. mas pelo menos compre dois HD externos grandes e faça seu backup. Nunca compre ou uso discos usados. 21. O custo de dois HDs externos de 2TB é de aproximadamente R$700.00. sai por menos de R$30.Página 26 de 28 Separe as fotos que você faz por hobby das fotos de trabalho. 20. O único problema é que ele não consegue monitorar HDs externos via USB. 18.00. dois dias depois o HD parou de funcionar. Instale o Acronis Driver Monitor Esse software é excelente e já me ajudou muito. assim foi possível salvar meus dados. mas não é um problema dele e sim do HD que não manda as informações necessárias. Verifique. e são feitos para serem confiáveis por dois a três anos. normalmente os melhores são os Seagate. Você não precisa fazer milhões de tipos de backups. se for contabilizar o custo mensal por dois anos. para que você nunca se esqueça de fazer qualquer etapa. se você deixar para depois pode ser tarde. 19. Backup em primeiro lugar. através dele consegui saber que o HD estar para apresentar problemas. 22.

. sempre pensamos “isso não vai acontecer comigo”. refletindo e registrando com alto desempenho o momento único existente durante todo o trabalho. Existem apenas dois tipos de pessoas. A fotografia cresce em dimensões assustadoras. se você explicar para o cliente todo o cuidado tomado para que nenhum dado de perca. nascido no ano de 1981 e residente na cidade de Florianópolis/SC. Infelizmente normalmente não somos instruídos para pensamentos de preservação até o momento que “ACONTECE”.. entregando ao cliente. Você pode utilizar o backup para agregar valor ao seu trabalho..br Backup um BEM necessário por Eduardo Guilhon www. Sua marca é a utilização de técnicas de iluminação criativa (Strobist) em conjunto com a luz ambiente. ter backup dos arquivos está ficando cada vez mais fundamental e ter o backup pode ajuda-lo a se livrar de grandes dores de cabeça. Pois é nesse pensamento (às vezes inconsciente) que acabamos perdendo dados importantes. as que já perderam algum tipo de arquivo e aquelas que ainda vão perder! A única diferença é que uns podem saber recupera-los. um pedaço especial de sua vida em forma de fotografias.Página 27 de 28 Conclusão Backup é algo que nem sempre damos muita importância. Tem como missão congelar a imagem de forma inovadora.. certamente ele vai ficar mais confiante em seu trabalho. Sobre o Autor Eduardo Guilhon é brasileiro.guilhonfotografia.com. ele também foi o primeiro Catarinense se especializar em Crianças com Necessidades Especiais através SpecialKids Brasil. Conheça mais do trabalho de Eduardo Guilhon em www.com .fotografia-dg. Lembre-se. atua no mercado através Books/Retratos.

com .fotografia-dg.Página 28 de 28 Backup um BEM necessário por Eduardo Guilhon www.

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful