P. 1
Billings na Amamentação

Billings na Amamentação

|Views: 513|Likes:

More info:

Published by: palestrascatolicas1527 on Dec 17, 2012
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

09/06/2015

pdf

text

original

AMAMENTAÇÃO

A ESCOLHA NATURAL!

Um guia para usar o Método de Ovulação Billings durante a COISA NATURAL DE SE AMAMENTAÇÃO – QUE amamentação FAZER! Julyanne White, SRN

AMAMENTAÇÃO – A ESCOLHA NATURAL!
Amamentação – a escolha natural! Esta afirmação pode facilmente ser relacionada ao uso do Método de Ovulação Billings de Planejamento Natural da Família.

O Método de Ovulação Billings é um companheiro natural do aleitamento materno
Através do uso do Método de Ovulação Billings, a mãe, enquanto amamenta, ficará livre da preocupação com os efeitos nocivos dos hormônios sintéticos, como a “pílula”, que passariam para o seu bebê através do leite materno. Ela também não tem de se preocupar se a pílula irá reduzir a qualidade ou a quantidade do seu leite. Durante a amamentação, a mulher experimenta um período de infertilidade natural. Esse período é, no entanto, variável para cada mulher e para cada gestação. Essa infertilidade depende da interação de vários fatores, incluindo as necessidades do bebê e da mãe e do estilo de amamentação. Amamentar, assim como o Método de Ovulação Billings, envolve aprendizado sobre o próprio corpo. Enquanto a mulher entra em sintonia com as necessidades de seu bebê e com a sua personalidade individual, o Método de Ovulação Billings ensina à mulher a entrar em sintonia com seu corpo. Com esse conhecimento, um casal pode avaliar a fertilidade um do outro, e juntos tomar decisões sobre a época de futuras gravidezes. A chave para utilizar o Método de Ovulação Billings de ou para Planejamento Natural da Família com sucesso, durante a amamentação, é aprender o método com um instrutor qualificado, autorizado e fazer anotações cuidadosamente a cada noite. O que a mulher anota é a observação do fluxo do muco na vulva, que ocorreu durante o dia. O muco vem da cérvix1 e é responsável pelo funcionamento normal dos espermatozóides. Ele fornece sinais precisos e confiáveis da fertilidade.

2

Quando começo as anotações?
O gráfico pode ser iniciado de 3-4 semanas depois do nascimento do bebê, ou quando o lóquio2 cessar ou tiver diminuído consideravelmente. São recomendadas duas semanas de anotações, durantes as quais, a abstinência deve ser mantida, Isto, para que o casal possa aprender a reconhecer os sinais de infertilidade da mulher sem a presença do fluido do líquido seminal da relação sexual, confundindo as observações. É importante que o casal anote a cada noite. O período após o nascimento de um bebê pode exigente e cansativo para o casal; então, se a disciplina de anotar iniciar assim que for possível, ela se tornará um “momento natural”.

O que eu anoto?
Você é educada a ficar atenta às sensações e a observar seus sinais que são vistos e sentidos na vulva durante o dia. Você não necessita examinar-se para “encontrar” o muco, nem usar o papel higiênico para “ver” o muco. Este, se presente, será sentido na vulva. É importante que você observe a sensação e o sinal visual mais fértil do dia, e os anote ao deitar-se (no fim do dia). Sensação é o que você pode experimentar na vulva. Pode ser uma completa ausência de sensação (seca) ou uma sensação de estar molhada, úmida, escorregadia, pegajosa – o importante é que você utilize suas próprias palavras para descrever o sentiu e seja perseverante. Se a mesma sensação for experimentada, então você deve usar a mesma descrição.
Sinais visuais são aquilo que você vê todas as vezes que você vai ao banheiro. Você será encorajada a descrever estes sinais de modo simples, com 2 ou 3 palavras. Você deve ser perseverante e descrever o mesmo sinal visual com a mesma descrição. Você não deve examinar dentro da vagina com o objetivo de “sentir” o muco, pois você vai sempre senti-la úmida ou molhada. Isso acontece porque a vagina é constantemente úmida, como são todas as membranas do corpo.

3

Também é benéfico anotar o número de mamadas dadas ao bebê durante o dia e o intervalo mais longo entre as mamadas – se o bebê dorme a noite toda, por exemplo. Isto é importante porque há uma forte correlação entre a quantidade e a freqüência de sugadas que o bebê faz e o retorno da fertilidade. Se uma pequena quantidade de muco cervical com características férteis for experimentada, então você poderá ver se está relacionada a uma redução no número de mamadas. Estresse ou doenças devem ser anotados, porquanto podem ser a causa de mudanças no padrão de muco.

Como eu reconheço a infertilidade?
Existem vários padrões que podem indicar que você está infértil. Como cada bebê terá diferentes necessidades e rotinas de mamadas, então cada experiência de amamentar será diferente. Não se deve presumir que se você não retornou à fertilidade por um período específico de tempo após o nascimento de seu primeiro bebê, o mesmo se aplicará para os bebês posteriores. Esta é a razão pela qual é desejável que você aprenda com um instrutor credenciado do Método de Ovulação Billings, que estará disponível para futuras consultas, em épocas em que as situações mudam. A fase infértil de uma mulher é referida como um Padrão Básico de Infertilidade (PBI). A principal característica do PBI é um padrão que não muda. Cada mulher é única e terá um padrão individual. O PBI pode ser: • Uma sensação seca e nenhum muco; • Um muco sem mudanças dia após dia, com uma sensação pegajosa ou seca; • Uma combinação de dias secos e dias com muco sem mudança; • Dias de fluxo sem mudanças (molhado, leitoso). A sensação é molhada, mas não escorregadia, e é comumente experimentada pela manhã em muitas mulheres que estão amamentando. A característica importante e consistente é a natureza sem mudanças do PBI.

4

Como saberei que a fertilidade retornou?
Qualquer mudança neste padrão de infertilidade (PBI) sem mudanças informará a você que o retorno à fertilidade pode estar iminente. Uma característica do retorno à fertilidade é que a sensação e os sinais visuais mudarão, possivelmente diariamente. Isso se deve ao aumento dos níveis de estrógeno na corrente sanguínea. Algumas vezes, uma mulher experimentará esta “mudança” e então voltará ao seu PBI definido, sem menstruação seguindo esta “mudança”. Outras vezes, essa mudança será seguida de sangramento. Apenas sangramento após uma ovulação é menstruação verdadeira. O muco observado neste período pode mudar de pegajoso, grosso (espesso) ou grudento e então desenvolver uma aparência clara semelhante à clara de ovo cru. Ele produz uma sensação molhada ou escorregadia que será sentida na vulva. O último dia da sensação “molhada” ou escorregadia é chamado Dia Ápice. Pode não ser o último dia de muco visível, mas particularmente o último dia de sensação molhada ou escorregadia. A ovulação está estreitamente relacionada ao Ápice. Se a ovulação ocorrer, a menstruação acontecerá 11 – 16 dias depois. Este intervalo pode ser menor em alguns ciclos devido aos efeitos hormonais da amamentação. Se um sangramento ocorrer e não houver mudança no PBI definido antecipadamente, então o sangramento pode ser tratado como um sinal de possível fertilidade. Isso se dá porque o sangramento pode acompanhar a ovulação. Qualquer mudança na sensação pode ser mascarada pela presença do sangue.

Eu sei que existem regras – quais são elas?
Durante o padrão básico de infertilidade, um casal que deseje evitar uma gravidez, usaria as Regras dos Primeiros Dias. Se você estiver observando seu PBI durante o dia, você pode usar essa noite para relação . No dia seguinte, você estará atenta às sensações de molhada e escorregadia na vulva, o que é devido ao fluido seminal e a outras secreções. Qualquer mudança no PBI pode ser mascarada por essas sensações, então a abstinência é recomendada. No dia seguinte, você observará novamente suas sensações e sinais visuais. Se você anotar seu PBI nesse dia, essa noite é novamente disponível para relação .

5

As manhãs não são recomendáveis para ser utilizadas para relação, em virtude de você ter estado deitada por várias horas, e qualquer muco presente na cérvix não vai ser notado na vulva, até você ter caminhado por um tempo. Se a relação aconteceu enquanto existia muco presente na cérvix, então pode resultar em gravidez. Quando uma pequena quantidade de muco ou manchas de sangue é percebida, isso significa que houve uma mudança no PBI. Então a abstinência é recomendada por 3 dias, contados do término do muco, da sensação molhada ou de manchas de sangue. Isso se chama Regra “Esperar e Ver”. O que lhe permite ver se o padrão de muco ou manchas continua até o Ápice ou retorna ao seu PBI. Se o padrão de muco retornar ao PBI reconhecido, então as relações podem ser reiniciadas depois da contagem de 3 dias (isto é, relações na noite do quarto dia e, então, em noites alternadas), até que outra mudança no seu PBI seja notada (seja muco ou sangramento). Se a mudança do padrão continuar até o Ápice, então a contagem de 3 dias (durante os quais não há mais umidade ou sangramento) é aplicada. É aconselhável que as relações sejam adiadas até a manhã do 4º dia após o Dia Ápice, se sua intenção for evitar uma gravidez neste período. Esta é chamada Regra do Ápice. O Ápice é o último dia de qualquer sensação úmida ou escorregadia. Se você não observou ciclos férteis previamente, então você deve continuar a aplicar as Regras dos Primeiros Dias por um tempo, até a ovulação ser confirmada.

Existem circunstâncias especiais?
De certo modo existem. Uma vez que você retorna à fertilidade e experimenta ciclos regulares enquanto amamenta, o padrão que você estava anotando previamente como seu PBI, pode não se aplicar agora. Isso pode ocorrer quando seu padrão de mamadas muda, quando uma dieta educacional for introduzida, quando o desmame ocorre, ou quando você experimenta seu primeiro sangramento. A mulher deve, nesse momento, conversar com seu instrutor do Método de Ovulação Billings para restabelecer seu novo Padrão Básico de Infertilidade.

6

Quanto mais cedo um casal aprender o Método de Ovulação Billings após o nascimento do seu bebê, mais fácil será aprender e estabelecer um Padrão Básico de Infertilidade. Mesmo que você se observe e faça anotações todos os dias, você é encorajada a olhar o “padrão” de fertilidade ou infertilidade. Infertilidade é definida como um padrão sem mudanças ou de dias secos ou de muco, enquanto que a fertilidade é vista como um padrão de muco com mudanças.

Eu ouvi falar sobre o MELA (LAM). O que é isto?
O Método de Lactação e Amenorréia (MELA) é baseado no conhecimento de que se uma mulher amamentar completamente e não experimentar sangramento, então a taxa de gravidez será em torno de 2% nos 6 primeiros meses. (Alguns peritos acreditam que seja maior que 2%). Porque a mulher não foi ensinada quanto aos padrões de muco de infertilidade e fertilidade, então ela não tem meios de predizer seu retorno à fertilidade. Gravidezes inexplicadas podem então ocorrer. Existe outra limitação óbvia deste método, que é o fato de que a infertilidade natural do casal pode ser realmente inferior ou superior a 6 meses.

O Método de Ovulação Billings e Você
O Método de Ovulação Billings é um método que dá informações complementares à mãe durante o período da amamentação. Quando você aprende a reconhecer seu retorno à fertilidade, você pode amamentar efetivamente seu bebê por quanto tempo quiser. Enquanto isso, você pode escolher, a qualquer momento, se deseja conseguir, evitar ou adiar nova gravidez. As necessidades e a saúde de seu bebê não serão comprometidas em nenhum momento pelo uso do Método de Ovulação Billings. Se o Padrão Básico de Infertilidade e as regras que acompanham o Método de Ovulação Billings forem aprendidas no início da amamentação, todas as variações do retorno da fertilidade podem ser administradas.

1 2

N.T - Colo do útero. N.T - Sangramento após o nascimento do bebê.

7

Contato: CENPLAFAM..... End. Fone: .....................

8

You're Reading a Free Preview

Download
scribd
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->