Boletim Técnico

Tema: Juntas
A função das juntas nas construções
Com as construções cada vez mais “deformáveis” devido aos materiais, dimensões e esbeltez, as juntas se fazem necessárias e técnicas, sendo detalhes vitais para que uma edificação não apresente patologias decorrentes da movimentação, seja ela qual for a origem. As juntas têm a principal função de receber os esforços (tração, compressão, cisalhamento, impacto, vibração, torção) e absorver as deformações decorrentes dos mesmos sem transmitir às estruturas. Sendo assim, elas evitam o aparecimento de trincas aleatórias, mantendo a integridade da construção. Além das juntas, outra parte de grande relevância para o perfeito funcionamento do sistema de piso é sua vedação. No caso dos pisos industriais a junta mais utilizada é a serrada ou de controle, que são executadas em no mínimo 30% da espessura total do contrapiso e tem a função de induzir trincas nas posições pré-estabelecidas. Para a vedação das juntas serradas o selante mais usual é o poliuretano, entretanto, para os pisos vinílicos a Fademac recomenda a utilização de perfis que protejam as bordas do piso, evitando o surgimento de trincas nos pisos em placas e o descolamento das mantas.

Nº 03 Maio 2007

Tipos de Junta
Junta serrada: Evita o surgimento de trincas aleatórias. Pode-se utilizar perfil de acabamento em T no nível do revestimento ou de sobrepor, semiflexível ou flexível para a proteção do piso vinílico.

Junta de dilatação: Absorve as movimentações sem causar danos na estrutura. Neste caso, deve-se utilizar juntas de acabamento específicas para a necessidade de movimentação.

Fotos ilustrativas

pg 01

Departamento Técnico Fademac. ou pelo e-mail: atendimento@fademac.br Departamento Técnico Fademac Fonte: Revista Téchne 98 maio de 2005. Todas as imagens e desenhos são de carater ilustrativo. As ilustrações foram retiradas da revista Téchne 98 . pois as mesmas têm a função de permitir movimentações.maio 2005. favor consultar o fabricante. Para maiores informações entre em contato conosco através do 0800 119 122. Cosimo Cataldo. pg 02 . Vedantes para juntas de pisos industriais: Poliuretano Epóxi flexibilizado Poliuréia Os pisos vinílicos não devem sobrepor juntas do contrapiso.Junta de construção: Estão presentes nos sucessivos lances de concretagem e devem receber perfil de acabamento adequado para evitar trincas e descolamento do revestimento Junta de dessolidarização: É localizada entre a parede e o contrapiso. Para a proteção e o perfeito acabamento dos revestimentos vinílicos. Flexilab. Para maiores informações sobre as juntas.com. de segunda à sexta-feira das 10:00 às 16:00. a Fademac recomenda a utilização de perfis adequados e juntas específicas para cada necessidade. Imagens cedidas pelas empresas Cosimo Cataldo e Flexilab. permitindo as movimentações sem ocasionar fissuras ou trincas no piso.