Preenche o crucigrama, de forma a completares as frases correspondentes.

1.

Alguns seres vivos, a que chamámos microrganismos são invisíveis a olho nú. Para os observar é necessário utilizar um....................... . Nem todas as bactérias são prejudiciais ao Homem; algumas têm actividades benéficas - algumas bactérias participam na produção de alimentos como o......................., o queijo e o vinho.

2.

Chamámos........................às bactérias que nos causam doenças. Comer alimentos estragados ou que tenham microrganismos patogénicos pode fazernos.......................a barriga, vomitar ou diarreia. Para prevenir estas doenças, ao preparar alimentos devemos cumprir

F

3. 4.

I G
5.

algumas.......................de higiene: Quando vamos à casa de banho, depois de assoar o nariz, depois de mexer em animais e, sempre, antes de comer devemos.......................muito bem as mãos com água e sabão ou sabonete. 6. Os utensílios e as superfícies que entram em contacto com alimentos devem ser muito bem limpos. A.......................é um poderoso desinfectante (mas tem que estar dentro do prazo de validade) que podemos usar na limpeza de superfícies e de equipamentos. Cuidado com os vapores! 7. Para que possam crescer, os microrganismos necessitam de .......................Por isso, depois de lavados, os utensílios e as superfícies devem ser muito bem secos. Se forem utilizados panos, estes devem estar muito limpinhos…Imaginem o que acontece se um pano sujo, que provavelmente estará cheio de bactéria, for utilizado para secar um prato que acabou de ser lavado!

As bactérias são os microrganismos que existem em maior número. Estão presentes em toda a parte, por exemplo, na água, no solo, na pele e nos intestinos do Homem e dos outros animais, nas plantas…

_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ Ciência Viva VI – Ensino experimental das ciências na Escola "Estamos de volta…De pequenino se torce o pepino: Lições de segurança para os mais novos