You are on page 1of 2

DESENVOLVIMENTO E SUSTENTABILIDADE DA AGRICULTURA FAMILIAR DA COMUNIDADE DE SALEMA: RIO TINTO – PB

INTRODUÇÃO A agricultura familiar brasileira (AF) é extremamente diversificada. Inclui tanto famílias que vivem e exploram minifúndios em condições de extrema pobreza como produtores inseridos no moderno agronegócio que logram gerar renda superior, várias vezes, a que define a linha da pobreza. Segundo Carmo (1999) a agricultura familiar no Brasil se organiza de forma produtiva adotando critérios que orientam nas decisões relativas à exploração agrícola, não se subordinando unicamente pelo ângulo da produção e rentabilidade econômica, mas buscando também as necessidades e objetivos da família. Na AF gestão e trabalho devem está intimamente relacionados. Cerca de 70% da comunidade de Salema da cidade de Rio Tinto na Paraíba, vivem da agricultura familiar, parte da produção é destinada a feira agroecológica em contato com os agricultores foi observado que a procura desses produtos é maior que a oferta dos produtores e isso se dá pela falta de conhecimento de gestão dos recursos necessários para o aumento da produtividade de maneira sustentável. Nossa proposta deste trabalho é a criação de uma consultoria com profissionais que possam dá suporte para o desenvolvimento da comunidade agrícola.

METOTOLOGIA

Através da criação da consultoria que será composta por professores, alunos Universidade Federal da Paraíba das áreas de ecologia, agronomia, economia que trabalharão junto a comunidade as técnicas percepção ambiental, utilização de recursos renováveis, técnicas de plantio e gerenciamento de recursos financeiros. Através de palestras, materiais informativos, mini-cursos, oficinas e visitações nas áreas de produção.

RESULTADOS ESPERADOS

Através da consultoria espera-se que os pequenos produtores venham desenvolver novas técnicas de produção agrícolas para o aumento da produtividade e também possam gerenciar através recursos renováveis as plantações para que se tenha um trabalho de sustentabilidade, amenizando as ações antrópicas no meio

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS TINOCO. Antônio Márcio .com/Artigos/2008_4/AgricFamiliar/index. Valorizando. Acesso em: 01/12/2010. BUAINAIN. Vol. S.htm>. Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável: questões para debate. CONCLUSÃO A aplicação de novas técnicas de plantio como também o uso de forma sustentável de recursos naturais criarão grandes oportunidades socioeconômicas gerando o desenvolvimento e aumento da qualidade de vida da comunidade de Salema. 2008.T. assim. Artigo em Hypertexto.infobibos.J.ambiente e assim proporcione uma garantia na utilização do solo para as gerações futuras. Agricultura Familiar. Conceituação de agricultura familiar: uma revisão bibliográfica. . 5 2006. o agricultor e sua família. Disponível em: http://www. Série Desenvolvimento Rural Sustentável.